Vous êtes sur la page 1sur 18

Reforma Penal de 1984

Reforma Penal de 1984

Superpopulao

Reforma Penal de 1984

Atividades Laborativas

Fim da Ditadura Militar: Diretas J


Nos ltimos anos do governo militar, o Brasil apresentava vrios problemas. A inflao estava alta e a recesso tambm. Enquanto isso a oposio ganhava terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos. A democracia comearia a surgir novamente. Acabava-se assim a era do SILNCIO... e iniciava-se a era dos MOVIMENTOS POLTICOS...

Movimento das Diretas J:


iniciado em 1984, foi um movimento civil de reivindicao por eleies presidenciais diretas no Brasil. Com o lema: Um, dois, trs, quatro, cinco mil, queremos eleger o presidente do Brasil. o movimento pelas Diretas J, foi um dos mais importantes movimentos sociais da histria do nosso pas, acendendo nos brasileiros o desejo de um pas melhor.

A Democracia volta a vigorar:


No dia 15 de janeiro de 1985, o Colgio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da Repblica. Ele fazia parte da Aliana Democrtica o grupo de oposio formado pelo PMDB e pela Frente Liberal. Era o fim do regime militar. Porm Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume assim o vice-presidente Jos Sarney. Em 8 de maio de 1985 o congresso nacional aprovou emenda constitucional que acabava com os ltimos vestgios da ditadura.

Medidas aprovadas pela emenda:


Por 458 votos na cmara e 62 no senado foi aprovada a eleio direta para presidente ; Com apenas 32 votos contra na cmara e 2 no senado, foi aprovado o direito ao voto para os analfabetos; Os partidos comunistas deixaram de ser proibidos; Os prefeitos de capitais, e municpios considerados de segurana nacional voltavam a ser eleitos diretamente; O Distrito Federal passou a ser representado no Congresso Nacional por trs senadores e oito deputados federais. Eleita em 15 de novembro de 1986 e empossada em 1 de fevereiro de 1987, a constituinte funcionou at 5 de outubro de 1988 quando foi promulgada a Constituio.

Advento do governo civil com Sarney

Primeiro governante civil depois do Regime Militar de 1964, Jos Sarney eleito pelo Colgio Eleitoral vice-presidente da chapa encabeada por Tancredo Neves, que morre sem ter sido empossado.

Sarney assume a Presidncia em 15 de maro de 1985 e fica at 15 de maro de 1990, um ano a mais que o previsto na carta-compromisso da Aliana Democrtica, pela qual chegou ao poder..

Enfrenta trs desafios: a reforma constitucional, a estabilizao da economia e a retomada do crescimento em um quadro de recesso e inflao alta.

Ento quatro meses aps sua posse, Jos Sarney envia uma emenda ao congresso convocando uma Assembleia Nacional Constituinte. Foi a emenda n 26, de 1985, da Carta de 1967 que ainda se encontrava em vigor.

Os Trabalhos

Congresso Nacional

Comisso de Sistematizao

O Deputado Federal Ulysses Guimares, do PMDB de So Paulo, foi eleito presidente da ANC.

Existiam 24 subcomisses, agrupadas 3 a 3 em 8 comisses temticas que deveriam fazer audincias pblicas ouvindo os setores populares interessados naquele tpico.

Em 5 de outubro de 1988, o Presidente da Constituinte, em sesso solene, promulgou a Constituio Federal.

CONSTITUIO FEDERAL DO BRASIL

Conjunto de normas (regras e princpios) supremos do ordenamento jurdico de um pas. A Constituio limita o poder, organiza o Estado e define direitos e garantias fundamentais.

A Constituio Federal de 1988:


A Constituio de 1988 apagou os rastros da Ditadura Militar e estabeleceu princpios democrticos no pas.
Constituio Cidad

Vous aimerez peut-être aussi