Vous êtes sur la page 1sur 29

Ian, 25 meses

Alexandre (2 anos e meio)

II REPRESENTATIVO (2/3 ANOS)


A Aparecem formas isoladas, tornadas possveis pelo levantamento do lpis (traado descontnuo).

B O ritmo se torna mais lento.

C Inicia-se a tentativa de reproduzir o objeto e os comentrios verbais acerca do mesmo.

D Produo ganha valor de permanncia (passa a ser dado).

III COMUNICATIVO (3/4 ANOS)


A A imitao do aluno torna-se mais manifesta e se traduz por uma vontade de comunicar-se com o outro

B Aparece a escrita fictcia que procura reproduzir as letras dos adultos. No h um pulo de um estgio a outro. Ela precisa exercitar os tipos de linhas e formas que anteriormente tenham produzido com sucesso uma semelhana e desenvolvero um repertrio de linhas e formas que possam ser usadas para desenhar novos objetos.

IV EVOLUO DAS LINHAS


A Por volta dos 20 meses a criana comea a fazer traos para apresentar um objeto inteiro ou uma pessoa.

B Alguns nomeiam seus rabiscos, antes ou depois que o executam, sem nenhuma semelhana com o objeto real, a fim de torn-los reconhecveis.

C s vezes notam em seus rabiscos espontneos uma semelhana com algo que elas conhecem e, ento intencionalmente, acrescentam-lhe outras partes.

Aidan, de dois anos e sete meses, anunciou: Estou desenhando um homem. Essa a mame. Esse o papai. Essa ngela.

Mame e Papai, de Simon, trs anos e dois meses.

D A forma que a criana desenha no somente um smbolo arbitrrio que representa um objeto do mesmo modo que uma palavra representa um objeto: deve haver alguma semelhana entre o desenho e o que representa. O problema que esto empenhados em resolver como fazer os traos no papel de modo que possamos reconhecer seu significado, atrelado ao prazer de manejar formas, cores, materiais.

E Mesmo com a evoluo das linhas a criana no abandona necessariamente os rabiscos, pois rabiscar permite experimentar e desenvolver novas maneiras de usar linhas que podem ser incorporadas ao esquema figurativo.

V EVOLUO DAS FORMAS GEOMTRICAS


A As crianas conseguem perceber a diferena entre formas geomtricas simples (crculo, tringulo) muito antes de saber desenh-las (domnio gestual). B Nos rabiscos aos poucos os gestos vo naturalmente se arredondando. Surgem espirais e coraes (dentro para fora; fora para dentro). H vrios ensaios at o aparecimento do 1 crculo fechado. C O aparecimento do crculo fechado o aparecimento da forma fechada. o objeto, o corpo. Algo permanente que distingue do todo. Inaugura-se a diferenciao entre mundo exterior/interior; dentro/fora; aberto/fechado; eu/outro.

D As formas circulares amadurecem, associam-se entre si e relacionam-se com outros elementos grficos. Surgem radiais, os sis, as mandalas. E A gnese do crculo, do quadrado e do tringulo apesar de constiturem formas fechadas, elas elaboram em nveis e operaes mentais diferentes. O crculo nasce de movimentos contnuos (pulsional). O quadrado nasce de movimentos descontnuos e coincide com a aquisio do duplo controle do ponto de partida e do ponto de chegada. Exige maior controle visual numa comunho total entre olho, crebro e mo. F As formas geomtricas elementares (crculo, quadrado, tringulo) permitem criana conjugar novos espaos, novas figuras.

G O domnio gestual e conseqentemente as formas vo evoluindo de uma atividade sem objetivo para uma finalizada. 2 anos traos verticais ou circulares 2 anos e - traos horizontais 3 anos - crculo 4 anos cruz 4 anos e - quadrado 5 anos tringulo 7 anos - losango

Mo guia o olho

Olho guia a mo

H Inicialmente h apenas uma distino topolgica (figuras abertas e fechadas). As propriedades euclidianas (beiradas, ngulos, distncias) surgiro posteriormente.

VI EVOLUO DA FIGURA HUMANA (BONECO)


A O primeiro desenho manifestamente figurativo que as crianas desenham a figura humana (origem de toda figurao infantil) e esta permanece como um dos temas mais escolhidos at mais ou menos os dez anos.

B Com o desenho do boneco a criana passa do trao para o signo que supe a distino e a aproximao entre um significado e um significante (da ao representao).

C Ele o resultado do crculo irradiado (pr-figurao do boneco girino) e constitui-se como signo egocntrico.

D Mais ou menos aos 3 anos de idade surgem os homenzinhos cabeudos (cefalpodes, girinos) representados geralmente por um nico crculo, que pode conter traos faciais, posto sobre o que parecem ser duas pernas. Os braos podem estar presentes ou no e quando esto ficam ligados ao que parece ser a cabea.

E A maioria das crianas passa por uma fase girino podendo durar dias ou muitos meses.

Aparecimento da irradiao (2 ou 3 anos).

Celine (4 anos)

1 TRANSFORMAO DO GIRINO EM BONECO ESQUEMTICO


A Inicialmente localizam o tronco no mesmo crculo da cabea. B Numa fase de transio da figura girino, a criana desenhar as pernas mais longas do que a cabea e colocar a barriga entre as pernas e os braos, so colocados tambm nas pernas deixando o crculo representar apenas a cabea. C Elas no tem dificuldade de conceber a figura humana, mas difcil desenhar uma parte de cada vez e na seqncia (uma parte em relao s demais). At os 5 anos por exemplo comum esquecerem os braos.

D Por volta dos 5 anos seus desenhos do boneco tornam-se mais diferenciados (tronco distinto da cabea) e desenham mais partes do corpo (mos/ps) como acrescentam-se mais detalhes (sobrancelhas, bolsos, botes). Meninas tendem a acrescentar mais detalhes que os meninos.

E Por volta dos 6 anos comeam a desenhar pares de linhas para limitar uma regio (pernas e braos).

F Certas partes do corpo como a cabea, as pernas ou as mos podem ser desproporcionalmente grandes em comparao com o resto da figura, em conseqncia da importncia que a parte tem para ela (grandeza afetiva) ou porque esperam incluir mais detalhes mesma.

Stephen, de cinco anos e cinco meses, usou crculos separados para a cabea e para o corpo de sua figura e linhas nicas para os braos e pernas.

A cabea e o corpo da figura de Simon tm um limite compartilhado no pescoo.

A fase de girino de Amy durou trs dias e logo ela passou a desenhar figuras convencionais.

Aidan apresentou uma mistura de figuras de girino, transitrias e convencionais, durante vrios meses at desenhar apenas formas convencionais.

Christophe (4 anos) Exemplo de propores afetivas: boneco maior que a casa.

Exemplo daquela transformao analgica to freqente na criana: as pupilas do boneco transformaram-se em duas cabeas. (Josette, 5 anos)

Vous aimerez peut-être aussi