Vous êtes sur la page 1sur 11

Para Facilitadores

Haroldo Ribeiro
1

SIGNIFICADO DO 5S

SEIRI
SEITON SEISO

Utilizao, Seleo, Classificao Ordenao, Arrumao, Organizao Limpeza, Inspeo

Sade, Higiene, Padronizao, SEIKETSU Asseio Autodisciplina, Autocontrole, SHITSUKE Respeito


2

SEIRI
saber utilizar sem desperdiar.
Vamos combater o desperdcio de recurso!

Analise cada recurso que voc mantm no ambiente. Retire todas as coisas e documentos das gavetas, armrios e outros compartimentos. Coloque de volta apenas o que voc usa. Mantenha prximo de voc apenas o que voc usa com muita freqncia e na quantidade adequada. O que voc usa de vez em quando, deixe em um local mais afastado e que possa ser usado por outras pessoas. Aquilo que voc no usa mais, descarte-o do ambiente, enviando-o para possveis interessados ou colocando-o no lixo. Verificar se o histrico de consumo justifica a manuteno da quantidade observada no local. Evite excessos. Tenha somente o necessrio e na quantidade necessria. Evite descartar aquilo que ainda pode ser usado. Evite manter no local de trabalho objetos ou documentos pessoais que voc no usa com freqncia. Mantenha as instalaes e os recursos em boas condies de uso, de forma que no gerem riscos ou perdas.

SEITON
saber organizar para facilitar o acesso e a reposio.
Vamos combater a baguna e o desperdcio de tempo!

Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar. Defina o local de guarda de cada recurso mvel, visando a facilidade de acesso, a reposio, a segurana, o conforto e a preservao. Isto inclui objetos pessoais como bolsa, pasta, casaco, palet, sobretudo, guarda-chuva, sapatos, etc. Guarde os recursos de forma que seja fcil a sua localizao visual. Recursos colocados por trs, muito acima ou muito abaixo da linha de viso do usurio na posio de p, obrigando-o a inclinar-se ou subir em um suporte (banco ou escada), dificultam a localizao visual. Evite misturar recursos de caractersticas muito diferentes ou largar os recursos teis diretamente no piso ou sobre armrios. Identifique e sinalize recursos, locais e postos de trabalho para evitar perda de tempo e riscos para voc e para outras pessoas que freqentam o ambiente ou utilizam os recursos.

SEISO
saber usar sem sujar.
Vamos combater a sujeira!

A melhor pessoa para manter o ambiente limpo voc. A limpeza feita pelo prprio usurio do ambiente contribui para a reduo da sujeira, o combate fonte de sujeira, a identificao e eliminao de locais de difcil acesso, a identificao de problemas de conservao, a identificao de malefcios provocados pela sujeira e a melhoria do ambiente de trabalho. Mesmo quando a limpeza do ambiente feita por pessoal especializado, cabe a voc evitar a gerao de sujeira e indicar os pontos onde a sujeira se esconde. Use adequadamente os locais de uso coletivo. Sempre que sair destes locais, deixe-os limpos e organizados, adequados para serem usados por outros. Analise se as lixeiras e outros coletores de recursos inteis ao ambiente facilitam a manuteno da limpeza e a remoo do material descartado (quantidade, localizao, conservao, higiene, tipo, tamanho, sinalizao, identificao, freqncia de retirada do lixo e prtica da coleta seletiva. D sugestes de melhorias.

SEIKETSU
saber cuidar da sade fsica e mental.
Vamos criar um ambiente de trabalho saudvel!

Identifique os recursos de acordo com um padro. Caso ainda no existam alguns deles, d sugestes. Discuta com a equipe as Regras de Convivncia para os comportamentos que incomodam algumas pessoas, at chegar a um consenso. Tenha uma preocupao efetiva e pr-ativa com relao sade e higiene do trabalho. Verifique se existem problemas de ergonomia. Se h desconfiana, solicite um estudo de um especialista. Invista na sua sade fsica e mental. Exemplos: Cuide da higiene pessoal (limpeza das roupas e calados, barba, cabelo, higiene bucal, etc.); Pratique exerccios de relaxamento; Previna e/ou elimine doenas contradas fora do trabalho (obesidade, dependncia qumica, cncer, stress, sedentarismo, etc.); Crie o hbito de se integrar com outros colegas de trabalho (confraternizaes, torneio de jogos, etc.); Discuta com a equipe uma decorao adequada para o seu ambiente (quadros, plantas, fotos e outros elementos ornamentais), etc.

SHITSUKE
cumprir rigorosamente o estabelecido.
Vamos ter atitudes de qualidade!

Honre a sua palavra. Ela sagrada. Cumpra rigorosamente todos os compromissos assumidos na data e horrio definidos. Na impossibilidade, faa contato o mais rapidamente possvel com as pessoas afetadas, tentando contornar o atraso e at estabelecendo um novo acordo, quando for o caso. Evite repetir impontualidades. Cumpra rigorosamente os acordos, normas e regras independente de cobranas. Aquilo que voc no concorda, apresente sugestes aos responsveis, mas respeite o que foi consensado e/ou definido. Analise se as suas atitudes esto prejudicando outras pessoas, direta ou indiretamente. Seja humilde e tente mudar a forma de agir quando a sua conscincia reconhece isto. Pea o apoio das pessoas mais prximas, pois no fcil mudar uma hbito adquirido e praticado ao longo de toda a sua vida.

O Papel dos Facilitadores


Apoiar a equipe na prtica do 5S Acompanhar as auditorias de sua rea Discutir os resultados da auditoria com a equipe Divulgar permanentemente as informaes relativas ao 5S da empresa Realizar visitas surpresas com foco em 5S Discutir os problemas comportamentais mais freqentes

Sensibilizao da alta e da mdia gerncias

Metodologia de Implantao do 5S
Estruturao do Comit

Treinamentos com nfase nos 3 primeiros S

3S

Treinamentos com nfase no 2 ltimos S

Consolidao dos 3 primeiros S?

Lanamento do 5S e aes sistemticas de descarte, ordem e limpeza

5S

Auditoria

Discusso de Metas

Aes sistemticas de sade, padronizao e autodisciplina

Aes de Melhorias

Plano de Ao

Certificao

Consolidao do5S?

Auditorias de 5S

Capacitao de Auditores

Planejamento das auditorias

Auditoria

Feed-back para o auditado

Melhorias

Elaborao do Plano de ao pelas reas

Divulgao de resultados

Elaborao e envio do relatrio 10

5S ...

Um processo educacional Um termmetro do gerenciamento O melhor vendedor A Base para Gestes de Excelncia

11

Vous aimerez peut-être aussi