Vous êtes sur la page 1sur 14

Mestrado em Gesto de Polticas Pblicas

Disciplina: Estado, Sociedade e Polticas Pblicas Professor: Doutor Flvio Ramos

Mestrandos: Alcinira, Ana, Bruno, Cristiane, Gabriela, Geraldo e Pedro.

POLTICAS PBLICAS
A Poltica Pblica enquanto rea de conhecimento e disciplina acadmica nasceu nos Estados Unidos, sem, no entanto, estabelecer relaes com as bases tericas sobre o papel do Estado, passando direto para a nfase nos estudos sobre a ao dos governos.
Na Europa surge como um desdobramento dos trabalhos baseados em teorias explicativas sobre o papel do Estado e de uma das mais importantes instituies do Estado o governo, produtor, por excelncia de polticas pblicas (Souza, 2006).

O QUE SO POLTICAS PBLICAS?


Colhe-se dos ensinamentos de Celina Souza (2006), que no existe uma nica, nem melhor, definio sobre o que sejam polticas pblicas. Mead (1995) a define como um campo dentro do estudo da poltica que analisa o governo luz de grandes questes pblicas e Lynn (1980), como um conjunto de aes do governo que iro produzir efeitos especficos. Peters (1986) diz que poltica pblica a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou atravs de delegao, e que influenciam a vida dos cidados. Por isso, diz-se que a poltica pblica o que o governo escolhe fazer ou no fazer. Quando se analisa poltica pblica tenta-se responder. Quem ganha o qu? Por qu? Que diferena faz? por meio da poltica pblica que se define para onde vai o dinheiro pblico, pois ela tambm um conjunto de procedimentos que expressam relaes de poder, decises e de aes relativas alocao de pessoas e recursos para um determinado objetivo (SOUZA, 2006 apud FRANK; SEVEGNANI; TOMASELLI, 2009).

O QUE SO POLTICAS PBLICAS?


Pode-se, ento, resumir poltica pblica como o campo do conhecimento que busca, ao mesmo tempo, colocar o governo em ao e/ou analisar essa ao (varivel independente) e, quando necessrio, propor mudanas no rumo ou curso dessas aes (varivel dependente) (SOUZA, 2006).

MODELO DE MLTIPLOS FLUXOS (MULTIPLE STREAMS MODEL)


Kingdon (2003) procura responder a seguinte questo: por que alguns problemas se tornam importantes para o governo?
Como uma idia se insere no conjunto de preocupaes dos formuladores de polticas, transformando-a em uma poltica pblica?

MODELO DE MLTIPLOS FLUXOS (MULTIPLE STREAMS MODEL)


Para Kingdom, para que haja uma poltica pblica necessrio que haja uma agenda, para tanto o autor preocupa-se com dois estgios considerados pr decisrios: a formao da agenda e as alternativas para formulao das polticas. A agenda governamental definida como o conjunto de assuntos sobre os quais o governo e pessoas ligadas ele concentram sua ateno em determinado momento. No entanto, em virtude da complexidade e do volume de questes, apenas algumas delas so realmente consideradas em um determinado momento, chamando a ateno dos policy makers ou formuladores de polticas. Estas compem a agenda decisional.

MODELO DE MLTIPLOS FLUXOS (MULTIPLE STREAMS MODEL)

Para o modelo de Kingdon, a mudana da agenda resultado da convergncia de trs fluxos:


problemas - os problemas so conhecidos por um de trs mecanismos: indicadores; eventos, crises ou smboso; e feedback solues ou alternativas consenso sobre idias construdo com base na persuaso de especialistas; idias viveis tcnica e financeiramente e com valores compartilhados sobrevivem, rapidamente difundidas na conscincia dos atores, e poltica coalizes em torno de questes, construdas com base em barganhas e negociaes polticas

MODELO DE MLTIPLOS FLUXOS (MULTIPLE STREAMS MODEL) ANLISE DE CASO

GRUPO DE REAO SC
PROBLEMA (FLUXO 1)
Nos ltimos anos Santa Catarina vem sendo assolada por uma srie de catstrofes climticas, especialmente a que ocorreu em 2008, devastando muitos de nossos Municpios. Em 2008 Santa Catarina sofreu com a maior tragdia registrada no Estado, provocada por chuvas intensas que perduraram por cerca de 3 meses e que atingiu 2 milhes de catarinenses. De acordo com a Defesa Civil Estadual, um tero do territrio catarinense foi atingido pelas chuvas: 63 municpios catarinenses decretaram Situao de Emergncia e 14 decretaram Estado de Calamidade Pblica.

MODELO DE MLTIPLOS FLUXOS (MULTIPLE STREAMS MODEL)


SOLUO/ALTERNATIVA (FLUXO 2)
Houve um consenso de idias acerca da necessidade de uma equipe para discutir as estratgias a serem adotadas pelo Governo do Estado, visando soluo para quatro focos: o cidado, o setor produtivo, o setor pblico e a preveno.
.

MODELO DE MLTIPLOS FLUXOS (MULTIPLE STREAMS MODEL)


POLTICA (FLUXO 3) O Governo do Estado instituiu o Grupo de Reao, mediante a edio do Decreto n 1940/2008, para atuar a frente de aes coordenadas pelo Governo do Estado visando ao atendimento dos atingidos pela catstrofe climtica de 2008. A funo primordial do grupo de reao, naquele momento, era coordenar as aes de restabelecimento dos cenrios do desastre, alm das aes de reabilitao das infraestruturas pblicas danificadas em razo do evento extremo.

O planejamento estratgico do Grupo de reao definiu suas metas com base em quatro frentes de trabalho, sendo:
atendimento emergencial ao cidado Catarinense e desobstruo de rodovias e ruas Municipais, com enfoque principal de contornar os isolamentos das comunidades e garantir acomodao e alimentao ao povo desabrigado; o restabelecimento da normalidade com a reconstruo das infraestruturas (estradas, vias, rodovias, pontes, galerias, sistemas de drenagem, correo de margens de rios e canais, muros de conteno, barragens, sistemas de abastecimento de gua, etc.); as tratativas polticas na busca dos recursos financeiros; e o planejamento das frentes de trabalho com a consequente gesto das metas.

MODELO DE MLTIPLOS FLUXOS (MULTIPLE STREAMS MODEL)


O maior legado que o Grupo de Reao deixou para o Estado de Santa Catarina foi demonstrar que a atividade pblica no est preparada para enfrentar esse tipo de problema, no sentido de que o estado deficiente no planejamento e na gesto de polticas pblicas para tratar aes emergenciais.

MODELO DE MLTIPLOS FLUXOS (MULTIPLE STREAMS MODEL)


Criou-se o Grupo Tcnico Cientfico (GTC), formado por integrantes do governo e da comunidade especialista, para investigar os fatores que tm provocado desastres ambientais em Santa Catarina, o qual ter carter permanente de atuao, gerando um processo imediato de avaliao e anlise contnua das aes mitigatrias, adaptativas e de monitoramento ambiental, propondo ao governo medidas de natureza pblica para o fortalecimento do sistema de preveno s catstrofes naturais em Santa Catarina.

MODELO DE MLTIPLOS FLUXOS (MULTIPLE STREAMS MODEL)


Como importante resultado do trabalho realizado pelo Grupo de Reao, cita-se a implementao do atual governo da criao da Secretaria de Estado da Defesa Civil, demonstrando, assim, a iminente preocupao do governo catarinense em gerir aes de polticas pblicas eficazes na preveno e ao emergenciais.

Vous aimerez peut-être aussi