Vous êtes sur la page 1sur 33

HISTORIA DO LINUX

O sistema Linux tem sua origem no Unix, um sistema operacional multitarefa e multiusurio que tem a vantagem de rodar em uma grande variedade de computadores. 1965 - A Bell Telephone Labs da AT&T, juntamente com a General Electric e o projeto MAC do MIT (Massachusetts Institute of Technology), desenvolvem o sistema operacional Multics.

1969 - Como o Multics no atinge seu propsito o Laboratrio Bell sa do projeto.


1971 O Unix escrito para um computador PDP-11.

1973 - O Unix reescrito em linguagem C pelo prprio criador da linguagem, Dennis Ritchie. O uso do Unix dentro da AT&T cresceu tanto que foi criado um grupo de suporte interno para o sistema, que cediam cpias do cdigo fonte para fins educacionais em universidades

Entre 1977 e 1982 a AT&T combinam vrias verses do Unix de Ritchie e Thompsom em um nico sistema chamado de Unix System III.
1983 - A AT&T percebendo o potencial comercial do Unix, iniciou a venda do System V comprometendo-se a dar suporte aos seus usurios. 1983 - Richard Stallman cientista do MIT lana o projeto GNU (GNUs not Unix) que tinha a pretenso de criar um sistema operacional do tipo Unix gratuito, em funo do desagravo de muitos programadores que haviam contribudo para o aprimoramento do Unix e consideravam injustos que a AT&T e outros se apropriassem do fruto deste trabalho. 1984 - O projeto GNU iniciado oficialmente. 1985 - Para organizar o trabalho do projeto GNU, Stallman e outros criam a Free Software Foundation (FSF) uma corporao sem fins lucrativos que busca promover softwares gratuitos eliminando restries cpia, redistribuio estudo e modificao do mesmo formulando assim a licena GPL (GNU General Public License).

1989 - Um estudante finlands chamado Linus Torvalds inicia um processo pessoal de aprimoramento do Kernel do Minix um sistema operacional do tipo Unix escrito por Andrew Tannenbaum, chamando esta vertente de Linux como abreviao de Linuss Minix. 1990 - A FSF j tinha obtido ou escrito vrios componentes importantes do sistema operacional GNU, com exceo de um kernel. 1991 - Em 5 de outubro deste ano, Linus Torvalds anuncia a primeira verso oficial do Linux. 1992 - No incio deste ano, o Linux se integra a GNU com o objetivo de produzir um sistema operacional completo.

Desde ento, muitos programadores e usurios espalhados pelo globo terrestre tem seguido os ideais de Richard Stallman e Linus Torvalds.

SLACKWARE
A distribuio mais antiga ainda ativa o Slackware, lanado em julho de 1993. O Slackware uma das distribuies mais espartanas, que tem como objetivo preservar a tradio dos sistemas Unix, provendo um sistema estvel, organizado, mas com poucas ferramentas automatizadas, que te obriga a estudar e ir mais a fundo na estrutura do sistema para conseguir usar. Muita gente usa o Slackware como ferramenta de aprendizado, encarando os problemas e deficincias como um estmulo para aprender.

Temos aqui o famoso instalador em modo texto, que usado por todas as verses do Slackware

Assim como quase todas as distribuies atuais, o Slackware comeou como um "remaster" de uma distribuio anterior (o SLS Linux), incluindo diversas modificaes e melhorias. Esta , justamente, a caracterstica mais marcante do desenvolvimento do sistema. Novas distribuies raramente so criadas do zero; quase sempre usada uma distribuio j existente como base, o que permite que os desenvolvedores se concentrem em adicionar novos recursos e corrigir problemas, aumentando radicalmente a velocidade de desenvolvimento de novos projetos.

RED HAT
O Red Hat foi a primeira distribuio a usar um sistema de gerenciamento de pacotes, onde cada programa includo no sistema transformado em um pacote compactado, que pode ser instalado atravs de um nico comando. O sistema guarda as informaes dos pacotes instalados, permitindo que voc possa remov-los completamente depois (sem deixar restos de bibliotecas e chaves de registro, como no Windows). O uso do gerenciamento de pacotes uma das diferenas mais visveis entre o Linux e o Windows: no Windows voc clica no executvel do programa e aberto um instalador; no Linux voc usa o gerenciador de pacotes para instalar os programas que quer usar. Aqui temos o venervel Red Hat 9, lanado em 2003:

A partir de 2003 a Red Hat mudou seu foco, concentrando seus esforos no pblico empresarial, desenvolvendo o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e vendendo pacotes com o sistema, suporte e atualizaes. A conseqncia mais marcante da deciso foi a descontinuidade do Red Hat Desktop, que era at ento a distribuio Linux com o maior nmero de usurio.

FEDORA
A ltima verso foi o Red Hat 9. A partir da, passou a ser desenvolvido o Fedora, combinando os esforos de parte da equipe da Red Hat e vrios voluntrios que, com a maior abertura, passaram a contribuir com melhorias, documentaes e suporte comunitrio nos fruns. O Fedora herdou a maior parte dos usurios do Red Hat Desktop, tornando-se rapidamente uma das distribuies mais usadas.

MANDRAKE
O Mandrake comeou de uma forma modesta, como uma verso modificada do Red Hat, lanada em julho de 1998, cuja principal modificao foi a incluso do KDE (ainda na verso 1.0). O KDE e o Gnome so os dois ambientes grficos mais usados no Linux, dividindo a preferncia dos usurios e das distribuies. Ambos rodam sobre o X, usando os recursos oferecidos por ele. O X cuida do acesso placa de vdeo, teclado, mouse e outras funes "base", enquanto o KDE ou Gnome cuidam da interface que mostrada a voc. Superando todas as expectativas, o Mandrake conquistou rapidamente um grande nmero de usurios. A partir de um certo ponto, ele passou a ser desenvolvido de forma independente, sempre com o foco na facilidade de uso. Muita gente comeou a usar Linux justamente com o Mandrake 10 e 10.1:

O Conectiva foi a primeira distribuio Linux nacional e por muito tempo foi uma das mais usadas por aqui, atendendo tanto usurios domsticos, quanto empresas. Em 2005 aconteceu a fuso entre o Mandrake e o Conectiva, que deu origem ao atual Mandriva, uma evoluo do Mandrake, que passou a ser desenvolvido combinando os esforos das equipes em ambas as distribuies. A histria do SuSE um pouco mais complicada. As primeiras verses foram baseadas no SLS (assim como o Slackware). Em 1995 os scripts e ferramentas foram migrados para o Jurix, que por sua vez era baseado no Slackware. A partir da verso 5.0, lanada em 1998, o SuSE passou a utilizar pacotes RPM, o formato do Red Hat e passou a incorporar caractersticas e ferramentas derivadas dele. Todas estas ferramentas foram integradas no Yast, um painel de controle central que facilita bastante a administrao do sistema. Devido a todas estas mudanas, o SuSE difcil de catalogar, mas atualmente o sistema possui muito mais semelhanas com o Fedora e o Mandriva do que com o Slackware; por isso mais acertado coloc-lo dentro da famlia Red Hat. Em 2003, a SuSE foi adquirida pela Novell, dando origem ao Novell Desktop (uma soluo comercial) e ao OpenSuSE, um projeto comunitrio, que usa uma estrutura organizacional inspirada no exemplo do Fedora.

DEBIAN
Finalmente, temos o Debian, que provavelmente a maior distribuio Linux nocomercial, tanto em volume de desenvolvedores quanto em nmero de usurios, diretos e indiretos. O primeiro anncio pblico do Debian foi feito em agosto de 1993, mas a primeira verso (chamada Buzz) foi finalizada apena em 1996. A demora se deu devido ao tempo necessrio para desenvolver as ferramentas de gerenciamento de pacotes, as ferramentas de atualizao do sistema e de manuteno dos repositrios e toda a metodologia de desenvolvimento que continua at hoje. O Debian utiliza um sistema de desenvolvimento contnuo, onde so desenvolvidas simultaneamente 3 verses, chamadas de Stable (estvel), Testing (teste) e Unstable (instvel). A verso estvel o release oficial, que tem suporte e atualizaes de segurana freqentes. A verso estvel atual o Etch (4.0), lanado em dezembro de 2006. Antes dele vieram o Sarge (3.1), lanado em junho de 2005; o Woody (3.0), lanado em julho de 2002, e o Potato (2.2), lanado em agosto de 2000. Atualmente, novas verses estveis do Debian so lanadas a cada 18 meses, sendo que a prxima, chamada de Lenny, est planejada para setembro de 2008.

UBUNTU
provavelmente a distribuio Linux mais usada atualmente. Ele desenvolvido pela Ubuntu Foundation, uma organizao sem fins lucrativos, que por sua vez patrocinada pela Canonical Inc., que ganha dinheiro vendendo suporte, treinamentos e customizaes do Ubuntu. Esta combinao de ONG e empresa tem dado muito certo, combinando os esforos de um sem nmero de voluntrios e um grupo de desenvolvedores bem pagos que trabalham em tempo integral no desenvolvimento do sistema

LINUX X WINDOWS
Microsoft Office -- Sute OpenOffice.org (Na minha opinio, muitas vezes melhor do que o programa da Microsoft. Mais recursos e uma facilidade incrivelmente grande). Adobe Page Maker -- Scribus (No to ureo quanto o PageMaker, mas muito bom mesmo, eu, particularmente, o uso para trabalhos profissionais e estou satisfeito). Descarregador de imagens do Windows (r) -- DigiKam (Muito mais fcil para descarregar a cmera, alm de incluir um pequeno editor de imagens). Delphi -- Lazarus (To bom quanto o Delphi, inclusive na interface de criao). Visual Basic -- Gambas (Acho inclusive que melhor e mais rpido). 3D Studio -- Blender (To bom quanto, s um pouco mais complicado por no ter tantos atalhos de teclado). 3D Studio -- PovRay (Concorrente do Blender, ideal para usurios avanados do 3D Studio).

AutoCad -- Qcad (No to bom quanto, em 2d, mas pelo menos no custa 5.000 reais, free!). Microsoft Money -- KMyMoney (Estou muito satisfeito com o programa, gerencia muito bem as contas e faz clculos apurados). Internet Explorer -- Firefox (Browser com abas e to pesado quanto o IE, mas possvel adicionar-se plugins). Internet Explorer -- Opera (Browser mais leve, com abas, design apurado e vrios plugins e desktop widgets). MS Outlook -- Thunderbird (Muito mais leve e organizado). Tradutores de texto -- BabyTrans (Dicionrio completo, com traduo simultnea ao grifar a palavra). eMule e outros P2P -- aMule (To bom quanto, basicamente o mesmo programa). eMule e outros P2P -- FrostWire ou LimeWire (Melhores no quesito pesquisa e interface, iguais na velocidade)

Msn Messenger -- aMsn (Talvez o mais conhecido e o mais usado, bastante customizvel e bem parecido com o cliente MSN da Microsoft). Msn Messenger -- Kopete (Vem junto com o KDE, um pouco diferente, mas leve e funcional). Msn Messenger -- Mercury (Feito em java, um pouco pesado, mas tem mais funcionalidades que o prprio cliente da Microsoft). Desktop 3D do Vista -- Aixgl + Beryl (Muito mais leve do que o do Vista, rodando apenas com 64 de vdeo e 256 de RAM, e igualmente bonito). Windows Media Player -- Kaffeine (Player muito mais completo e bonito). Windows Media Player -- Mplayer (Muito mais leve). Nero -- K3B (Um milho de vezes melhor, com muito mais recursos e opes de configurao). PortSniffer -- WireShark (Sniffer eficiente e simples). Gerenciadores de rede -- Gnome NetInfo (Ideal para admins. de rede, tem vrias opes diferentes e teste de vulnerabilidaes). PortScanner -- Nessus (Muito eficiente, leve e rpido).

As parties no linux
Temos duas interfaces IDE na placa-me, onde cada uma permite a conexo de dois HDs, configurados como master ou slave. O primeiro HD, conectado interface IDE primria e configurado como master, reconhecido pelo Linux como hda, o segundo HD, slave da IDE primria reconhecido como hdb, enquanto os dois HDs conectados IDE secundria so reconhecidos como hdc e hdd. Caso voc esteja usando um HD Serial ATA, ento ele ser visto como sda. Caso sejam dois, um ser o sda e o outro sdb. O mesmo acontece ao usar HDs SCSI.

A primeira partio primria, do primeiro HD (hda) chamada de hda1. Caso o HD seja dividido em vrias parties, as demais parties primrias so chamadas de hda2, hda3 e hda4. Porm, o mais comum ao dividir o HD em vrias parties criar apenas uma partio primria e criar as demais parties dentro de uma partio extendida. isso que o particionador faz por default. As parties extendidas recebem nmeros de 5 em diante (hda5, hda6, hda7, etc.) mesmo que as parties hda2 e hda3 no existam:

Neste mapa temos a partio primria, montada no diretrio raiz (/) e uma partio extendida, que engloba tanto a partio swap quanto a partio montada em /home. Este o esquema de particionamento mais usado no Linux: trs parties, sendo uma a partio raiz, onde o sistema fica instalado, a partio swap e uma terceira partio (opcional), montada no diretrio /home. A idia a mesma de dividir o HD em C:\ e D:\ no Windows: simplesmente manter seus arquivos pessoais numa partio diferente da dos arquivos do sistema, para melhorar a segurana e permitir que voc possa tranqilamente reformatar a partio do sistema quando precisar reinstal-lo, sem correr o risco de perder junto seus arquivos pessoais.

Partio de Troca (Swap) Destinada ao suporte memria virtual. Caso o equipamento tenha 32 MB ou menos, a criao de uma partio de troca extremamente recomendada, caso contrrio til cri-la. O tamanho da partio dever ser de, no mnimo, 32 Mb ou igual quantidade de memria do equipamento (se a quantidade de memria for menor que esta, recomenda-se colocar no mnimo 32 MB de partio de troca). Note que possvel criar mais de uma partio de troca (at 8 parties), mas isto s necessrio para grandes instalaes.

Partio Raiz Uma partio raiz montada como "/" (diretrio inicial) quando o Linux inicia, e contm os itens necessrios a inicializao do sistema de arquivos de configurao. Ela pode ser, inclusive, a nica partio do sistema; se isto ocorrer, voc deve colocar o tamanho da partio igual ao tamanho do disco. Entretanto, recomendamos fortemente que sejam criadas outras parties.

Partio /usr Esta partio conter a maior parte dos softwares que o Linux disponibiliza. Deve ser, portanto, grande (algo entre 700 MB a 1GB), dependendo de quantos pacotes se pretenda instalar. Uma instalao tentar em geral utilizar mais espao desta partio do que de qualquer outra. Partio /home Esta partio conter os diretrios pessoais dos usurios. Seu tamanho depende principalmente de quantos usurios utilizaro o sistema e do volume de dados que eles armazenem.

Partio /tmp Destinada ao armazenamento de arquivos temporrios. A razo para sua criao reside na possibilidade dos diversos usurios esgotarem o espao em disco da partio raiz ("/" ), onde fica localizado o diretrio /tmp. Note, porm, que esta partio desnecessria em estaes de trabalho, visto que existem apenas um ou alguns poucos usurios.

Partio /var O sistema Linux ir gerar diversos arquivos nesta partio, como, por exemplo, arquivos de histricos, de mensagens e arquivos de filas de impresso. Caso se preveja uma grande atividade de impresso ou alto volume de registros de atividades do sistema, deve-se considerar a possibilidade de criao de uma partio /var. Em geral somente sistemas servidores e multi-usurios faro uso efetivo de um sistema de arquivos /var em separado, o que significa que no muito til para voc criar esta partio.

Partio /opt Alguns softwares so desenhados para serem instalados sob o diretrio /opt. A menos que a partio /opt seja criada, o software tentar instalar-se sob a partio raiz, a qual pode eventualmente no ter o espao necessrio. Claro que existem outras opes de resoluo do problemas, mas se voc deseja instalar outros softwares, recomendando criar esta partio.

Partio /boot Todos os arquivos que os carregadores do Linux necessitam acessar (em tempo de inicializao) esto no diretrio /boot. Uma vez que os arquivos (incluindo o kernel do Linux) tm o tamanho de 1 MB aproximadamente, e existam dificuldades de se encontrar uma rea de 100 Mb para a partio raiz na rea desejada, pode ser mais simples criar uma partio com 5 a 10 MB denominada /boot.

Partio /etc Arquivos de configurao normalmente ficam neste diretorio, programas colocam suas configuraes neste diretorio. Partio /LIB Normalmente as bibliotecas fical neste diretorio. Partio /bin Aquivos binarios, geralmente fical os comandos neste diretorio ou no /sbin Partio /dev Normalmente fica os dispositivos como HD,CDROM,USB e impressoras.

SISTEMA DE ARQUIVOS
Ext Inicialmente, Linus Torvalds adaptou o sistema de arquivos do MINIX, de Andrew Tanembaum, para o Linux. Porm, por possuir vrias limitaes, como tamanho limite para o nome do arquivo (14 caracteres) e para o tamanho de um arquivo ou uma partio (64 MB), acabou sendo substitudo pelo Ext2, desenvolvido em 1993 por Rmy Card.

Ext2 O 2nd Extended File System, Ext2, foi projetado para corrigir as deficincias de seu antecessor, que era simplismente uma adaptao de outro sistema de arquivos, e procurou seguir a semntica do UNIX. Melhoras em relao ao Ext: 1. O tamanho limite para o nome de um arquivo foi aumentado para 255 caracteres; 2. O tamanho mximo de um arquivo passa de 64MB para uma faixa entre 16GB e 2TB (o tamanho varia de acordo com o tamanho dos blocos, que varivel); 3. O tamanho mximo de uma partio passa a ser entre 2 e 32 TB. Bloco a menor unidade de alocao do Ext2. Constitui vrios setores (cada um possui 512 bytes) e pode ter tamanho de 1, 2 ou at 4KB. Super-bloco a estrutura bsica do Ext2. Ocupa 1024 bytes e inicia no terceiro setor da partio pois os primeiros 1024 bytes de cada partio so sempre reservados para o boot.

Ext3 O Ext3 (ou third extended filesystem) baseado em journaling, que comumente usado pelo kernel do Linux. Sua maior vantagem sobre o antigo Ext2 justamente o uso do journaling, que aumenta a confiabilidade e elimina a necessidade de checar o sistema de arquivos depois de um desligamento inesperado do sistema. Vantagens Apesar de sua performance (velocidade) ser menos atrativa em comparao Com outros sistema de arquivos Linux como o JFS, ReiserFS e o XFS, o Ext3 tem uma importante vantagem, que a de ser possvel um upgrade direto do ext2 sem a necessidade de backup e restaurao de dados. Em relao ao Ext2, possui as seguintes melhorias: 1. Journaling; 2. Crescimento do sistema de arquivos de forma online

ReiserFS
Uma das vantagens do ReiserFS sobre o EXT3 o seu desempenho para lidar com parties que possuem um grande nmero de arquivos pequenos. Esses arquivos so lidos em apenas uma operao de entrada/sada do disco rgido, sendo esse sistema ideal para esse tipo de aplicao. Isso deve ser levado em conta pelo administrador de sistemas. Mesmo com as caractersticas e funcionalidades avanadas do ReiserFS, tais como rvores balanceadas, velocidade de acesso e melhor desempenho com operaes de entrada e sada em disco, esse sistema ainda no se encontra em um estgio avanado de desenvolvimento. Isso faz com que o EXT3 ainda seja uma boa opo para servidores de produo, j que possvel realizar a migrao para o EXT3 com relativa facilidade, evitando-se a reinstalao de sistemas.

Vous aimerez peut-être aussi