Vous êtes sur la page 1sur 19

SISTEMAS DE INFORMAO

Nadia Vanti Dra. em Comunicao e Informao Profa. do DEBIB/UFRN

SISTEMAS
O que vem a ser um sistema?
Um

sistema um conjunto de elementos ou componentes independentes que interagem para atingir um objetivo. prprios elementos e as relaes entre eles determinam como o sistema trabalha. o sistema tem entradas (inputs), mecanismos de processamento e sadas (outputs).
2

Os

Todo

SISTEMAS
Os

elementos do sistema podem incluir maquinrio, empregados, gerenciamento. As entradas (inputs) para esses sistemas incluem trabalho, capital, terra, mercado. As sadas (outputs) nestes sistemas so os produtos ou servios oferecidos pelo sistema ou pela organizao.

SISTEMAS
Exemplos de sistemas e seus elementos e objetivos:
Sistema Objetivo Inputs Elementos Mec. Proc. Outputs
Bicicletas

Fabricao de Bicicletas de Componentes Soldagem / bicicletas alta qualidade de armao / Pintura/ trabalho / Montagem suprimentos Universidade

Aquisio de Estudantes / Ensino/Pesquis Profissionais conhecimento Professores/ a/Extenso habilitados / Administradore pesquisa s / Livros/ expressiva / Equipamentos servios comunidade / estado e nao. 4

SISTEMAS
Limite

do sistema: define o sistema e o distingue de qualquer outro e do ambiente define a forma na qual os elementos do sistema esto organizados ou arranjados.

Configurao:

SISTEMAS
Classificao dos sistemas
Quanto Quanto Quanto Quanto Quanto Quanto

a sua constituio: fsicos ou abstratos a seus elementos: simples ou complexos a sua natureza: abertos ou fechados a mudanas: estveis ou dinmicos ao ambiente: adaptveis ou no adaptveis

ao seu tempo de durao: permanentes ou temporrios


6

SISTEMAS
Fsico Tangveis: mquina, Equipamentos so de fcil mensurao Simples Possui poucos elementos e a relao entre os elementos simples e direta Aberto Interage com o ambiente: pessoas, empresas, etc. Abstrato Intangveis: idias, planos, conceitos so de difcil Mensurao Complexos Muitos elementos altamente interconectados: avio Fechado No mantm intercmbio com o ambiente: mquina, 7 equipamentos, etc.

SISTEMAS
Estvel ou No adaptvel No est preparado para mudanas Permanente Projetado para longo tempo, podendo ser adaptado Dinmico ou Adaptvel Permite adaptaes a medida que o sistema vai demandando novos elementos Temporrio Projetado para uma finalidade com prazo determinado de utilizao.

SISTEMAS DE INFORMAO
Componentes

inter-relacionados que trabalham em conjunto para coletar, processar, armazenar, e disseminar informao, a fim de fornecer suporte para a tomada de deciso, coordenao, controle, anlise e visualizao em uma organizao. (LAUDON & LAUDON, 2004). Batista (2003), sistema de informao todo e qualquer sistema que possui dados ou informaes na entrada que tenham por fim gerar informaes na sada para suprir determinadas necessidades.
9

Para

SISTEMAS DE INFORMAO
A biblioteca tradicional pode ser considerada um sistema de informao no automatizado, onde os elementos deste sistema so: os documentos: livros, peridicos, dissertaes, teses, etc.; os especialistas: bibliotecrios, auxiliares de bibliotecas; e os usurios: pblico que busca informao.

10

SISTEMAS DE INFORMAO
Entrada:

documentos no tratados processos tcnicos

Processamento: Sada:

informao tratada e recuperada

Feedback:

novos documentos produzidos com base na informao recuperada e ainda no tratados

11

SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE INFORMAO


Os elementos de um sistema automatizado de informao sero:
O A O

dado, enquanto material de coleta; informao, enquanto dado tratado;

conhecimento, enquanto acervo do usurio; e por fim enquanto informao analisada e validada para fins de esclarecimento de dvidas, preenchimento de lacunas informacionais e aumento do conhecimento.
12

Inteligncia,

SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE INFORMAO


Definidos operacionalmente, seus conceitos podem ser assim descritos:

Dado: matria bruta, dispersa nos documentos; Informao: tratamento do dado, transformando-o em uma informao; Conhecimento: contedo informacional contido nos documentos, nas vrias fontes de informao e na bagagem pessoal de cada indivduo; Inteligncia: a combinao destes trs elementos resultante do processo de anlise e validao pelo especialista: informao com valor agregado.
13

SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE INFORMAO


Os processos de um sistema automatizado de informao sero todas as etapas por onde o dado ir passar a fim de que chegue ao seu destino final, ou seja, se torne conhecimento na mo do usurio. Fazem parte destas etapas:
Coleta

de dados;

Processamento

ou tratamento (representao descritiva e temtica); sistema; da informao e atualizao do


14

Armazenamento

SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE INFORMAO


Disseminao

da informao; Recuperao da informao de forma simples e rpida (utilizao de operadores booleanos). Um sistema de informao automatizado mais complexo ir permitir tbm o gerenciamento da informao, oferecendo vrios servios: Controle de aquisio; Controle de emprstimo;
15

SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE INFORMAO


Servios de comutao; Servio de DSI; Servio de recuperao da informao pela internet (campos disponveis para busca, etc.) Depois da informao recuperada por meio do sistema, o usurio ir dispor dela, j em forma de conhecimento, podendo reutiliz-la para produzir novas fontes de informao, tais como artigos, livros, dissertaes ou teses, etc. Estas, por sua vez, iro retornar ao sistema em forma de dados e passar por todo o processo novamente at chegar em forma de informao a outro usurio que mais uma vez a utilizar. A isto se chama retroalimentao (feedbadck do sistema).
16

SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE INFORMAO


Componentes dos Sistemas Automatizados de Informao
Hardware Software Tecnologia Tecnologia Formato

de armazenamento de comunicaes

de padronizao dos dados


17

SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE INFORMAO


Exemplos de conhecidos sistemas de informao automatizados complexos:
Aleph; Siabi; Pergamum; Thesaurus; WinISIS

EMP; Arches Libris; Novo sistema que est sendo criado pela UFRN para o sistema de bibliotecas.

18

OBRIGADA PELA ATENO!!


E-mail: nvanti@hotmail.com

19

Vous aimerez peut-être aussi