Vous êtes sur la page 1sur 33

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE CIENCIAS BIOLOGIAS IMUNOLOGIA DOCENTE: ROSIMEIRE OLIVEIRA

Discentes: Clisiane Lima de Jesus Paulo Amaro dos Santos Neto Rafaela Dantas de Souza Silvana Maria de Oliveira

IMUNODEFICINCIAS
Consequncias de um defeito no sistema imune. Elas resultam da ausncia ou deficincia de elementos do sistema imune, e ainda podem surgir como complicaes por infeces e em decorrncia de tratamentos.

O Que Imunodeficincia?

A maioria das imunodeficincias so adquiridas (secundrias), mas existem tambm as primrias que, em sua maioria, so determinadas geneticamente.

Imunodeficincia um estado em que o sistema imune, ou algum componente deste, est comprometido ou inteiramente ausente.

Caracterizao
Primria - determinadas geneticamente. Secundria ocorrem principalmente por infeces virais, neoplasias e tratamentos (imunossupressores).

Primrias
Especficas envolvem anormalidades das clulas T e B Inespecficas - anormalidades no sistema complemento e fagcitos.

Secundrias
Medicamentos Drogas que so capazes de alterar as funes imunes. Desnutrio - deficincias/enfraquecimentos das respostas imunes.

Infeces virais - Aids

Estrutura e ciclo replicativo do HIV


Forma esfrica; um retrovrus envelopado; Protena principal do capsdeo p24; Matriz proteica p17; As Glicoprotenas gp120 e gp41; Contm duas cpias de RNA genmico; Trs enzimas viriais: o Protease; o Transcriptase reversa; o Integrase;

Genoma pr-virial do HIV

Genoma Pr-virial do HIV


Funo dos principais componentes do genoma:
Gene gag pol env tat rev vif vpr Antgeno grupo-especfico Polimerase Envelope Transativador Regulador da expresso viral Infectividade viral Protena viral R Produto gnico/funo Protena do cerne e da matriz Enzima transcriptase reversa, protease e integrase Glicoprotena transmembrana Regulador positivo de transcrio Permite a exportao de transcritos no processados do ncleo Afeta a infectividade da partcula Para o ciclo e facilita a infeco de macrfagos

vpu
nef

Protena viral U
Fator de regulao negativa

Promove a degradao de CD4+


Regula a expresso de MHC I e CD4+ na superfcie, bloqueia a apoptose, ela a infectividade do vrus

Ciclo de replicao do HIV

Infeco
O HIV entra no corpo atravs dos tecidos das mucosas e do sangue; Infecta primeiro clulas T, macrfagos e clulas dendrticas; A infeco se estabelece ao longo do tecido linfoide, onde podem permanecer latente a longos perodos;

Preferncia pelas clulas CD4+, macrfagos e clulas dendrtcas

Linhagens do HIV
M-trpicas: podem infectar moncitos/macrofgos e clulas T recentemente isoladas mais no propagadas; T-trpicas: podem infectar s somente clulas T; Essa seletividade deve-se ao co-receptor de membrana destas clulas. O M-trpico encontrado na fase aguda da doena, e ao longo da doena se transformam em Ttrpicos.

Mecanismos Imunes Protetores


Fator de Transcrio NF-KB;

o Ativa transcrio dos genes que codificam a IL-2 e seu respectivo receptor nas clulas T CD4+; o A IL-2 ativa clulas B que secretam anticorpos IgG; o As sequencias de LTR tem stios de ligao para o KB; o TNF estimula a atividade do NF-KB;

Mecanismos da Imunodeficincia
Resultando em morte de clulas B;

Que aumentam a replicao viral;

As mltiplas infeces, causadas pelas deficincias das clulas T auxiliares, aumentam o nmero de citocinas inflamatrias;

Respostas por Clulas T

Quando h uma deficincia nas clulas T CD4+...


Queda nos nmeros de clulas T CD4+ significa uma reduo significativa nas respostas imunes mediadas pelas clulas T auxiliadoras 1 e 2. Queda nos nmeros de clulas Th1 significa reduo na ativao de macrfagos e clulas T CD8+ (citotxicas), permitindo a sobrevivncia de clulas infectadas por mais tempo e proliferao mais rpida do vrus.

Sndrome da Imunodeficincia Adquirida

A AIDS o estgio final da progresso da infeco pelo HIV nos rgos vitais do sistema imunolgico, e a expectativa de vida aps o aparecimento dos sintomas de, cerca de, 9,2 meses.

Sintomas
Os sintomas da AIDS resultam de infeces que normalmente no se desenvolvem em indivduos que no esto afetados pela imunodeficincia adquirida, causadas por bactrias, vrus, parasitas e fungos que so controlados pelo sistema imune sadio.

Infeces oportunistas so comuns em pessoas com AIDS, afetando praticamente todos os rgos do corpo.

Dentre estes sintomas sistmicos esto febres, inchao nas glndulas e linfonodos, perda de peso e fraqueza muscular

Risco de Cncer
Pessoas com AIDS tambm possuem um risco maior de desenvolver vrias formas de cncer, como o sarcoma de Kaposi, cncer cervical e linfomas Isto se d principalmente atravs de co-infeces com DNA virais oncognicos (EBV, HHV-8, HPV, HBV e HCV, entre outros).

Linfomas e a AIDS
Linfoma um cncer nas Pacientes com AIDS clulas linfticas do frequentemente sistema imune na forma desenvolvem de um tumor slido nas linfadenopatia, uma clulas linfides, forma incurvel da originado muitas vezes doena mas que, no nos linfonodos, entanto, no afetam provocando inchao gravemente a expectativa nestes. de vida.

Linfomas e a AIDS
Os possveis fatores que levam ao desenvolvimento de linfomas noHodgkin em pacientes soropositivos

Imunossupresso induzida pelo HIV

Superproduo de citocinas advindas da sndrome

Estimulao antignica crnica

Tratamento Tratamento
Classes de medicamentos anti-retrovirais: Inibidores Nucleosdeos da Transcriptase Reversa: Zidovudina, Abacavir, Didanosina, Estavudina, Lamivudina e Tenofovir. Inibidores No Nucleosdeos da Transcriptase Reversa - bloqueiam diretamente a ao da enzima e a multiplicao do vrus. So eles: Efavirenz, Nevirapina e Etravirina.

Tratamento

Tratamento
Classes de medicamentos anti-retrovirais:
Inibidores No Nucleosdeos da Transcriptase Reversa bloqueiam diretamente a ao da enzima e a multiplicao do vrus: Efavirenz, Nevirapina e Etravirina

Inibidores de fuso - impedem a entrada do vrus na clula e, por isso, ele no pode se reproduzir. Enfuvirtida.

Inibidores Nucleosdeos da Transcriptase Reversa: Zidovudina, Abacavir, Didanosina, Estavudina, Lamivudina e Tenofovir

Tratamento
Classes de medicamentos anti-retrovirais:

Inibidores da Integrase bloqueiam a atividade da enzima integrase. o Raltegra

Inibidores de Protease: Amprenavir, Atazanavir, Darunavir, Indinavir, Lopinavir/r, Nelfinavir, Ritonavir e Saquin

O uso de IFNs _ principalmente os alfa.Combinao eficaz com zidovudina (AZT).Efeito sinrgico com os agentes antiretrovirais

Tratamento
A zidovudina (AZT) o nico frmaco recomendado para gestantes

Prevenir a transmisso Perinatal.

Tratamento
O SUS disponibiliza gratuitamente desde 2006 frmacos para o tratamento.

Atualmente, existem 19 medicamentos divididos em cinco tipos.

Cerca de 200 mil pessoas recebem regularmente os medicamentos .

REFERNCIAS
KNOWLES, D.M. Etiology and Pathogenesis of AIDS-related nonHodgkin Lymphoma. Hematology/Oncology Clinics of North America, out. 1996. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/aids/pub_destaques.php. http://www.google.com.br/imgres. BRASIL, Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Programa Nacional de DST e Aids. O Remdio via Justia: Um estudo sobre o acesso a novos medicamentos e exames em HIV/aids no Brasil por meio de aes judiciais. Braslia: Ministrio da Sade,2005. JANEWAY; C.A. TRAVERS, P.; WALPORT, M. Imunobiologia: o sistema imune na sade e na doena. 5 ed. So Paulo: Atheneu, 1995. FOCACCIA,R. Veronesi: Tratado de Infectologia. 3 edio. SoPaulo: Atheneu,2005.

Vous aimerez peut-être aussi