Vous êtes sur la page 1sur 10

Doenas do Sistema Tegumentar

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

Psorase
4/29/12

Histrico da Doena

Conhecida desde de 1550 a.C, por mais de mil anos foi confundida com a Lepra (Hansenase) e somente no sculo XVII foi diferenciada pelo Centro Brasileiro de Psorase (CBP). No incio acreditava-se que a psorase fosse um processo de regulao anormal do crescimento dos queratinocitos (clulas diferenciadas) ou de origem inflamatria, porm estudos imunolgicos indicaram participao das clulas sanguneas na psorase, em 1982, novos estudos mostraram participaes das funes das clulas T (clulas dos glbulos brancos responsveis pelo sistema imune) nas leses da psorase. Assim a doena passou a ser vista como uma desordem do sistema imune. Hoje sabido que trata se de uma doena da pele inflamatria crnica, no contagiosa, bastante frequente, tratvel, porem no curvel, que atinge 2% da populao mundial igualmente entre homens e mulheres.
4/29/12

O que Psorase

Sua

causa ainda desconhecida. Fenmenos


4/29/12

Tipos de Psorase

Psorase

Vulgar: Placas de tamanhos variados,


4/29/12

Tipos de Psorase

Psorase Artroptica: Em alguns casos pode haver o comprometimento articular. Na artropatia perifrica as manifestaes comuns so o comprometimento assimtrico de articulaes, pontas dos dedos das mos e ps e at mesmo de joelho ou cotovelo. Quando o quadro articular mais grave, ocorrem deformidades nos dedos que ficam com "forma de salsicha". Psorase Pustulosa: Leses com pus (estveis). Mais comuns em mos e ps e uma generalizada. Psorase Palmo - Plantar: Pode haver envolvimento de palmas das mos e sola dos ps em 12% dos casos. As leses tpicas podem apresentar fissuras (rachaduras), e so de difcil manejo por serem dolorosas.
4/29/12

Psorase Vulgar

Psorase Invertida

4/29/12

Psorase Gutata

Psorase Eritrodrmica

4/29/12

Psorase Ungueal

Psorase Artroptica

4/29/12

Psorase Pustulosa

Psorase Palmo - Plantar

4/29/12

Tratamentos e Manuteno

Cada caso tem seu tratamento especifico e individual que varia de acordo com a severidade, so usados tratamentos tpicos (creme e pomadas), a base de corticosterides, emolientes, uria e outras composies, afim de hidratar e retardar seus efeitos, tratamentos sistmicos (antibiticos) que desaceleram o crescimentos da pele doente e sua descamao e tambm agem como antifngico. Tambm existe o tratamento fototerpico usado para a melhora das leses e do aspecto da pele, porem no se sabe exatamente como a luz atua na pele e seus efeitos colaterais com o uso prolongado. A maioria dos tratamentos no podem ser feitos por um longo perodo devido seus efeitos colaterais e todos eles apenas mantm a doena em remisso melhorando o bem estar do paciente e no visam cura, pois ainda no h histricos de cura.
4/29/12

Vous aimerez peut-être aussi