Vous êtes sur la page 1sur 12

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

Histria e Geografia Politica sc. XX

Jeniffer Azevedo 38683 Joana Catarina Carvalho 38684 Nlia Albuquerque 38697 Cincias da Comunicao 1 ano

Biografia Trao Psicolgico Vida Politica Ideologia O Estado Novo Lado benfico da ao salazarista A morte

1889- Nasce em 24 de Abril de no Vimieiro, Santa Comba Do (Viseu); 1914- Concluiu o curso de Direito e mais tarde torna-se professor de Cincia Econmica; 1926- Depois do Golpe de 28 de Maio convidado a Ministro das Finanas; 1930- Fundao da Unio Nacional; 1932 Adquire o cargo de Presidente do Conselho de Ministros; 1933- Promulgao de uma nova constituio que deu incio ao Estado Novo e ditadura militar; 1936- Guerra Civil de Espanha em que apoia a ditadura Franquista e cria a Mocidade Portuguesa; 1937- Escapa de um atentado aos anarquistas; 1939- Incio da Segunda Guerra Mundial e desenvolveu a Exposio do Mundo Portugus;

1943- Cedeu aos Aliados uma base militar nos Aores; 1945- A PVED passa a chamar-se PIDE; 1949- Carmona reeleito a Presidente da Repblica contra Norton de Matos; 1951- Craveiro Lopes eleito Presidente da Repblica contra Quinto Meireles; 1958- Amrico Toms e eleito Presidente da Repblica contra Humberto Delgado; 1960- Celebrao da adeso ao FMI; 1964- A FRELIMO inicia a luta da independncia em Moambique; 1965- Crise acadmica, Humberto Delgado assassinado pela PIDE; 1966- Salazar inaugura a ponte sobre o Tejo; 1968- Salazar sofre um acidente que o incapacitou fisicamente de governar; 1970- Morte de Salazar.

Sensvel; Tmido; Humilde; Sbrio; Espartano; Emotivo; Compreensvel; Afvel; Indulgente.

Dicotomia

Arrogante; Desdenhoso; Soberbo; Remoto; Duro; Impiedoso; Desumanizado.

Salazar entrou no poder como Ministro das Finanas, mas acabou por exercer o cargo durante 4 dias pois no lhe tinham delegado todos os poderes que exigia. Regressou pasta das Finanas com a entrada de scar Carmona no cargo de Presidente da Repblica. Entre 1928-29 imps uma Reforma Oramental. Em 1932 tornou-se chefe de governo e foi condecorado pelo exrcito com as insgnias da Gr-Cruz da Torre de Espada nunca atribudas a um civil. Em 1933 o Estado assume uma nova Constituio com um regime autoritrio semelhante ao de Mussolini. Salazar toma novas medidas devido s perturbaes dos anos 20 e 30, suportando-se em medidas repressivas contra os opositores. Com o deflagrar da II Guerra Mundial, decide a neutralidade perante o conflito como tambm na Guerra Civil de Espanha. O declnio do imprio salazarista acelerou-se a partir de 1961, quando assistiu-se a um elevado surto de emigrao e o crescimento capitalista de difcil controlo, acabando por ser substitudo por Marcelo Caetano em 1968.

Convoca Mussolini e Sidnio Pais, lanado numa teoria dos heternimos de Salazar. (Barreto 2000:286).

Deus, Ptria e Famlia


O nico filho varo dos seus pais e () por isso naturalmente acarinhado pela me, senhora que dizem ter sido inteligente e voluntariosa e a principal orientadora e conselheira do filho. Talvez devoo dela se devesse a sua ida para o seminrio, que era a escola dos pobres e o meio de acesso social dos aldees. (Idem) Defendia-se o ideal de uma famlia organizada, com valores e princpios, onde os pais trabalhavam e os filhos eram educados segundo as normas institudas.

Acreditava na regenerao social e na restaurao moral da Nao.

Vai ter a sua base no fascismo italiano;


O Corporativismo; Vai ter princpios tomados por Salazar como: Religio Solidariedade Social Patriotismo Nacionalismo

Estabilizao financeira
Criao de novos impostos Aumento das tarifas alfandegrias sobre as importaes Grande desenvolvimento agrcola Investimento Industrial Monumentos culturais Obras Pblicas

Forte recuperao no 1 Ps-guerra com revoluo de todos os sectores. Reabilitao do escudo tal como o dlar e franco suo; Aumento de reservas de ouro e diminuio da dvida pblica interna e externa; Grande investimento em obras pblicas: -edifcios escolares; -novos hospitais e centros de sade; -tribunais e quartis; -remodelao de estradas e construo de pontes; -recuperao de edifcios e monumentos nacionais; -construo de grandes barragens para : abastecimento pblico, reflorestao, desenvolvimento industrial e produo de energia eltrica.

Diminuio da mendicidade e pobreza; Instituio do salrio mnimo, diminuio do horrio de trabalho, introduo do abono de famlia e assistncia mdica Construo de bairros sociais com encargos mensais conforme os salrios; Criao das Casas do Povo e Casas dos Pescadores, implementou cursos de Formao Profissional Acelerada Diminuio do Analfabetismo e maior qualificao profissional Liberdade do Culto da Igreja Catlica e fortes preocupaes quanto cultura, como Artes, Letras e Cincias exatas.

As pancadas na cabea tiveram consequncias muito graves e levaram formao de um hematoma que levou necessidade de vrias cirurgias. O ditador comeou a ter sinais e sintomas motores aps o traumatismo: arrastava a perna direita (hemiparesia direita), tinha lacunas de memria e sofria perturbaes mltiplas. Faleceu a Julho de 1970 aos 81 anos.

Vous aimerez peut-être aussi