Vous êtes sur la page 1sur 42

EMBRIOLOGIA ANIMAL

65um - comprimento

100um - dimetro

embriologia a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embries animais. H grandes variaes, visto que os animais invertebrados e vertebrados apresentam muitos diferentes aspectos e nveis evolutivos.

Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos: multiplicao de clulas, atravs de mitoses sucessivas (clivagens); diferenciao ou especializao celular, com modificaes no tamanho e forma das clulas que compem os tecidos. Essas alteraes que tornam as clulas capazes de cumprir sua funes biolgicas.

Fases da embriologia


Gametognese Fertilizao Clivagem Gastrulao Organognese

Parte

da embriologia que se ocupa do desenvolvimento anormal conhecida como teratologia

Fases do desenvolvimento ontogentico


Gametognese:
- proliferao - crescimento e maturao Fertilizao : Milagre da perpetuao Clivagem : Inicia-se um fase de divises rpidas e sucessivas, originando blastmeros cada vez menores. Gastrulao : Uma simples camada de clulas (blastoderme) origina duas ou mais camadas de clulas conhecidas como camadas germinativas.

FECUNDAO : VULO + ESPERMATOZIDE = OVO OU ZIGOTO


EXTERNA : UNIO GAMTICA OCORRE NA GUA. INTERNA : UNIO GAMTICA OCORRE DENTRO DO CORPO MATERNO.
VIVPARO : O DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO OCORRE DENTRO DO CORPO MATERNO AT O NASCIMENTO. OVPARO : A FMEA BOTA O OVO J FECUNDADO E O DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO SE COMPLETA FORA DO ORGANISMO MATERNO. OVOVIVPARO : O EMBRIO SE DESENVOVLVE DENTRO DO OVO, PORM DENTRO DO CORPO MATERNO AT A ECLOSO.

Embriologia Humana

Fecundao Nidao Ovulao

FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO


SEGMENTAO:
Apsafecundao,aclula ovo iniciaa multiplicaocelular, formandoinicialmenteduasclulasblastmeros,quesofrem mitosessucessivas,semaumentodovolumetotal,formandoa MRULA.

Tipos de vulos e Segmentao

Segmentao ou Clivagem

MRULA(amora):Maciodeclulas. BLSTULA: Divises sucessivas da mrula, que aumenta de volume, pela absoro de lquidos. As clulas migram para a periferia (blastoderme) formandoumacavidadecentralcheiadelquidos(blastocele)

FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO

MRULA Constitui a forma embrionria encontrada aps sucessivas divises celulares. Caracteriza-se, fundamentalmente, pela forma esfrica e por apresentar-se macia, isto , formada inteiramente por clulas embrionrias. S ocorre no tipo de segmentao holoblstica igual. BLSTULA Caracteriza-se, de um modo geral, pela forma globosa e por apresentar uma nica camada de clulas (blastoderma), delimitando uma cavidade completamente fechada (blastocele). GASTRULAO Processo de formao da gstrula. Caracteriza-se pela presena de duas camas celulares; pode ocorrer por embolia - formao da gstrula por invaginao de um dos plos da blstula (como se v o anfioxo) - ou por epibolia - formao da gstrula nos vertebrados a partir do recurvamento do disco embrionrio.

Aps a formao da blstula, ocorre uma invaginao da blastoderme, desaparecendo a blastocele. Esse estgio embrionrio lembra um pequeno estmago GSTRU LA. Resulta desse processo nova cavidade ARQUN TERO, com uma abertura chamada BLAST PORO.

GASTR ULA O:

Oarquntero originarotubo digestivoeoblastporo,aboca ou nus.

Protostmios : Animais nos quais o blastporo


originar a boca do adulto.
Ex: Cnidrios, Platelmintos, Nematodas, Aneldeos, Moluscos e Artrpodes.

Deuterostmios : Animais nos quais o


e Cordados.

blastporo originar o nus do adulto. Ex: Equinodermo

FOLHETOS EMBRIONRIOS
(GERMINATIVOS)

Animais diblsticos : Todas as estruturas do adulto so


derivadas de dois conjuntos celulares ECTODERME e ENDODERME. Ex: Cnidrios Animais triblsticos : Todas as estruturas do adulto so derivada de trs conjuntos celulares ECTODERME, MESODERME e ENDODERME

CELOMA

FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO

NEURULAO Fase do desenvolvimento embrionrio dos animais ditos cordados, imediatamente posterior gstrula, durante o qual se forma o tubo neural. o estgio em que se intensifica a diferenciao celular. ORGANOGNESE Fase em que h formao dos rgos do animal; estgio em que as clulas que compem os respectivos tecidos se apresentaro especializadas.

ORGANOGNESE:

Diferenciao dos tecidos e formao dos rgos a partir dos folhetos

embrionrios formados na gastrulao. A neurulao o incio da organognese. A ectoderme diferencia-se no tubo neural , que apresenta no seu interior o canal neural, que formar o cordo nervoso dorsal , que futuramente originar o Sistema Nervoso. A mesoderme dar origem aos somitos (blocos celulares dispostos lateralmente ao embrio) e a notocorda (estrutura macia localizada abaixo do tubo neural, que substituda posteriormente pela coluna vertebral), delimitado pelo celoma. A endoderme cresce fechando dorsalmente o arquntero.

FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO

Simetria RADIAL BILATERAL

( diviso imaginria de um ser vivo em partes semelhantes externamente)

ASSIMTRICOS: no possvel dividir empartesiguais. SIMETRIA RADIAL: quando planos longitudinais, que passem pelo centro do corpo,dividemoanimalempartesiguais. SIMETRIA BILATERAL: quando h apenas um plano que divide o corpo em duasmetadesiguais.

METAMERIA OU SEGMENTAO

SISTEMA NERVOSO

EXOESQUELETO

ENDOESQUELETO

SISTEMA DIGESTRIO
Completo Incompleto

Sistema Circulatrio

SISTEMA RESPIRATRIO

Respirao Traqueal

EXCREO
2

eliminao de substncias txicas da clula (metabolismo celular) CO restos nitrogenados (amnia, uria, c. rico)

SISTEMA EXCRETOR

Protonefrdio

Metanefrdio

Glndula Antenal

Tbulos de Malpighi

Rim

PORIFERA

Vous aimerez peut-être aussi