Vous êtes sur la page 1sur 117

Universidade Federal Fluminense

Escola de Engenharia Industrial Metalrgica de Volta Redonda

Fundamentos de Economia
Prof. Cludio Rocha Lopes

Plano de Aulas
DATA 10/08 ASSUNTO Apresentao da Disciplina - Definies/Generalidades Fatores de Produo e Capitalizao, Conceitos de Renda, Salrios, Juros, Lucros e Impostos Produto Nacional e Renda Nacional, PIB Brasileiro e Mundial Crescimento da Economia, Inflao e ndices de Preos Mecanismo do Mercado (Demanda, Oferta, Monoplio, Oligoplio, etc.) Mecanismo do Mercado (Continuao) Problemas Envolvendo Taxas de Juros Simples e Compostos

17/08
24/08 31/08 07/09 14/09 21/09

28/09 1a Verificao
05/10 19/10 26/10 09/11 16/11 Vista de Prova - Moeda , Taxas de Cmbio e Sistema Financeiro Ao Econmica do Governo Poltica Fiscal e Monetria ndices Scios-Econmicos (Gini e IDH) Crescimentos e Ciclos Econmicos e Conjuntura Econmica Atual

23/11 2a Verificao 07/12 Vista de prova - Reposio 14/12 Verificao Suplementar


2

Definies e Generalidades
Economia a cincia que estuda as relaes humanas denominadas econmicas, avaliveis em moedas e tendo por fim um consumo. De outra maneira poderamos dizer que a Economia estuda as aes econmicas do homem, quando ele procura obter os bens e servios necessrios para viver, ou ainda, que a Economia estuda a atividade humana denominada econmica e tendo por fim a satisfao das necessidades primrias e secundrias. J.R.Hicks dividiu a Economia em trs fases: Teoria Econmica, Estatstica Econmica e Economia Aplicada. A Teoria Econmica compreende um conjunto de conhecimentos sobre os fenmenos econmicos, que podem ser observados de duas maneiras diferentes: Micro e Macroeconomicamente.
3

Definies e Generalidades
Microeconomia o estudo da atividade econmica do indivduos, empresas e governo e de que forma essas atividades econmicas afetam os mercados de bens e servios. Existem trs maneiras de usar a anlise microeconmica: 1. Entender os mercados e prever possveis mudanas 2. Tomar decises gerenciais e pessoais 3. Avaliar as polticas pblicas Macroeconomia o estudo da atividade econmica global de todos os indivduos, empresas e governo, ou seja o estudo da economia do pas como um todo. A macroeconomia explica porque as economias crescem e se desenvolvem e por que o crescimento econmico muitas vezes interrompido. A anlise macroeconmica pode ser feita por trs maneiras: 1. Entender como uma economia nacional funciona 2. Entender os grandes debates sobre poltica econmica 3. Melhorar a capacidade de tomada de deciso nos negcios

Definies e Generalidades
Estatstica Econmica a parte que cuida dos dados numricos, que so manipulados para tentar exprimir as atividades econmicas. Para se obter estes dados so necessrios a Coleta, Seleo e Exames dos dados econmicos, alm de Complementao por estimativas, uma vez que muitos dados e/ou informaes no foram obtidos satisfatoriamente. Necessidades Humanas podem ser definidas como aquelas que por motivo essencial para a sobrevivncia so necessrias. Ou necessidades que vieram oriundas de fatores psicofisiolgicos ou psicosociais. Desta maneira podemos dividir as necessidades humanas em Primria, Secundria e Coletivas. Necessidades Humanas Primrias Cinco so estas necessidades fundamentais: Alimentao, Vesturio, Habitao, Transporte e Higiene, observe que os trs primeiros so necessidade vitais desde os primrdios, enquanto Transporte e Higiene so necessidades que surgiram com o desenvolvimento humano.

Definies e Generalidades
Salrio Mnimo a contraprestao mnima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distino de sexo, por dia normal de servio, e capaz de satisfazer, em determinada poca e regio do pas, s suas necessidades normais de alimentao, habitao, vesturio, higiene e transporte. Artigo 76 da Consolidao das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto Lei no 5452 de 01/05/1943. Necessidades Humanas Secundrias Estas necessidades so advindas principalmente dos fatores psicosociais, como por exemplo prazer e status. Circuito Fechado de Atividade Econmica. A necessidade engendra o desejo, que provoca a atividade econmica, isto , o trabalho que procura obter o bem que, por sua vez, satisfaz a necessidade.

Definies e Generalidades
Necessidades Coletivas ou Sociais Quanto satisfao das necessidades de um indivduo, normalmente ele as satisfaz pelo esforo prprio, ou por meio de um esforo associativo (associaes, cooperativas, etc.). As necessidades coletivas exigem, para que possam ser satisfeitas, um volume de recursos e de meios de ao que ultrapassa as possibilidades de um indivduo ou grupo de indivduo. Justamente por causa da existncia das necessidades coletivas que surgiu um organismo especialmente destinado satisfao delas. Esse organismo o Estado.

Definies e Generalidades
O Estado satisfaz s necessidades coletivas atravs dos servios pblicos que podem ser de duas espcies: Servios Pblicos Gerais e Servios Pblicos Especiais. Os Servios Pblicos Gerais se prestam a um consumo global por parte da populao, como por exemplo, Sade, Educao e Segurana. Estes servios so prestados com recursos provenientes de Impostos, arrecadados pelos Municpios, Estados e Unio. Os Servios Pblicos Especiais so consumidos individualmente pelo cidado, como por exemplo, Telefone, Luz e Correio, etc. Estes servios so prestados a populao atravs de pagamentos de Taxas a empresas concessionrias, seja ela Estatal ou Privada.
8

Definies e Generalidades
Henry Pratt Fairchild nos deu a seguinte prola. H cinco meios para obter a riqueza: Fazer, Comprar, Achar, Receber em Ddiva e Roubar. Achar e Receber em Ddiva dependem de caprichos da sorte ou pessoal e no ocorrem de modo regular. O mesmo acontece com Roubar, e o roubo, ainda quando cuidadosamente organizado em grande escala, no reconhecido pela sociedade como atividade normal. Por conseguinte, a cincia que trata da riqueza se limita a dois dos cincos meios indicados: Fazer e Comprar. O ato de Fazer o que chamamos de Produo. Do ponto de vista da Economia produo no significa somente criao de produtos materiais, mas tambm os imateriais. Desta forma produo pode ser classificado em: Produo de Bens Econmicos (Alimentos, Mquinas, etc.) e Produo de Servios (Transporte, Servios Mdicos/Dentrios, Turismo, etc.). Produo pode ser conceituado como o fenmeno econmico que cria Bens e Servios para a troca ou permuta.
9

Fatores de Produo
Tradicionalmente os Fatores de Produo so em nmero de trs: 1. Terra / Matria Prima / Recursos Naturais 2. Trabalho (Mo de Obra) 3. Capital Fsico / Equipamentos em Geral A Terra nos oferece grandes quantidades de gneros alimentcios e matria prima para a produo de novos bens econmicos, possibilitando ao homem melhorar a sua existncia com aproveitamento dos recursos naturais. No por outra razo a luta humana pela posse da Terra, que em ltima anlise, no deixa de ser uma grande riqueza. O esforo do homem para plantar, pescar, caar pode ser considerado um trabalho. Desta forma o trabalho do homem o segundo fator de produo. Com o correr dos anos, o homem verificou que algumas coisas, apesar de no proporcionarem a pronta satisfao de suas necessidades, serviam para ajud-lo a obter outras coisas de consumo imediato. Assim nasceu o que chamamos de capital, o terceiro fator de produo. Portanto, denominamos capital fsico os bens que no se destinam imediata satisfao da necessidade humana, porm facilitam a produo de utilidades econmicas. O capital do ponto de vista econmico, representado pelas mquinas, instrumentos, utenslios, ferramentas, etc. (equipamentos em 10 geral).

Fatores de Produo
Com o desenvolvimento da sociedade, surgiu um novo fator de produo, apontado por muitos autores como um quarto fator. Trata-se da empresa, que representa a organizao econmica com a finalidade de reunir ou combinar os fatores tradicionais da produo (terra, trabalho e capital), tendo em vista produzir bens econmicos e servios. No entanto h controvrsias, pois diversos autores consideram empresa forma de produo e no fator de produo. Outros autores preferem considerar em cinco os fatores de produo, adicionando dois fatores aos trs tradicionais: 4 ) Capital Humano 5) Capacidade Empresarial O capital humano consiste no conhecimento e nas habilidades que um trabalhador adquire por meio da educao e da experincia. O capital humano, assim como o capital fsico usado para produzir bens e servios. A capacidade Empresarial o fator de produo que consiste no esforo usado para coordenar a produo e a venda de bens e servios. Um empreendedor concebe a idia de produzir um bem ou um servio e decide de que maneira a executar. O empreendedor assume riscos, investe dinheiro e tempo na expectativa de obter lucro.
11

Fatores de Produo
Outros autores, como por exemplo John Richard Hicks consideram que os fatores da produo podem ser resumidos em dois: 1. Trabalho 2. Capital Assim teremos a seguinte expresso: Fatores de Produo = Trabalho + Capital Desta forma o fator trabalho todo o esforo humano destinado produo. Por sua vez, o fator capital compreende: a) Terra (todos os bens durveis da natureza - terrenos agrcolas, reas urbanas, minas, etc.); b) Bens de produo durveis (tambm conhecidos por capital fixo - bens feitos pelo homem - mquinas, ferramentas, etc.); c) Bens de consumo durveis (Bens produzidos pelo homem - casas, veculos, etc.)..
12

Fatores de Produo
Possibilidades de Produo Para decidir o que produzir, uma sociedade dever determinar as combinaes de produtos possveis, considerando a disponibilidade de seus recursos produtivos e seu conhecimento tecnolgico. O grfico de possibilidades de produo mostra as opes de produo disponveis para uma economia. Um ponto situado abaixo da curva mostra que a economia sempre poder aumentar sua produo e melhorar sua condio de eficincia.
Deslocamentos da curva:

Aumento de recursos produtivos, Inovaes Tecnolgicas deslocamento da curva para fora


Catstrofes, Guerras deslocamento da curva para dentro
13

O Mecanismo do Mercado: O qu, como, para quem?


A Limitao do Investimento
Cada Empresrio/Governo precisa de um mecanismo para responder s perguntas fundamentais criadas pela especializao e pela necessidade de fazer escolhas. 1. Quais bens e servios produzir? (Como escolheremos entre as alternativas representadas pela curva de possibilidade de produo?). 2. Como produzir esses bens e servios? (tipo de tecnologia, priorizao na qualidade e/ou no preo?). 3. Para quem produzir os bens e servios? Uma vez pronto os bens, a quem distribu-los?
14

O Mecanismo do Mercado: O qu, como, para quem?


A Limitao do Investimento
H basicamente duas maneiras de obter respostas a estas perguntas. A primeira utilizar a mo invisvel de Adam Smith. Caso os indivduos tenham liberdade completa na escolha ento o mercado dar as respostas s trs perguntas fundamentais. A segunda maneira atravs do governo. As funes governamentais podem ser bem determinantes, restringindo, ou mesmo direcionando as escolhas do mercado. Uma economia mista uma economia em que o governo e o mercado compartilham as decises de o que, como e para quem produzir.
15

Fatores de Produo - Escassez e Escolha


Necessidades humanas ILIMITADAS

X
Recursos produtivos LIMITADOS

ESCASSEZ

ESCOLHA

* O que e quanto produzir

* Como produzir * Para quem produzir

Curva de Possibilidade de Produo


A Curva de Possibilidade de Produo (CPP), a fronteira mxima que a economia pode produzir, dados os recursos produtivos limitados.

Suponhamos que a economia produza apenas dois bens: canhes e manteiga, nos quais so empregados todos os recursos produtivos (mo-de-obra, matrias-primas, recursos naturais). As alternativas so as seguintes:

Curva de Possibilidade de Produo

Manteiga (em mil toneladas) Queijo (em mil toneladas)

A 0 15

ALTERNATIVAS DE PRODUO B C D E F 3 6 8 9 10 14 12 10 7 0

Colocando as informaes acima num diagrama, e unindo os pontos, temos:

Curva de Possibilidade de Produo


F
10

Manteiga (mil toneladas)

9 8

E D C B

A
0 7 10 12 14 15

Queijo (mil unidades)

Capitalizao
Capitalizao significa o processo de formao de novos capitais. Trata-se do investimentos em novos bens de produo, principalmente capitais fixos, ex: equipamentos, instalaes, etc. O investimento a parte da produo no consumida (poupana) e se destina formao de novo capital, o qual, no futuro, poder dar oportunidade a outro ciclo de produo. Quanto origem, o investimento pode ser assim classificado:

1) investimento interno; 2) investimento externo.


20

Capitalizao
Os investimentos internos so aqueles gerados no prprio pas e cujo destino a formao bruta do capital fixo. Estes investimentos tm as seguintes fontes de financiamento: a) poupana de indivduos (poupana, ttulos do g overno e outros investimentos); b) lucro retidos das empresas e depreciao do capital fixo; c) superavit (poupana) do governo. Os investimentos externos podem ser do tipo: a) investimento de empresa estrangeira; b) investimento de capital estrangeiro em bolsas e/ou em aplicaes financeiras c) compra de ttulos do governo federal
21

Conceitos de Renda
Ao produzir uma mercadoria e negoci-la, o dinheiro arrecadado por esta verba repartido, cabendo:

a terra ao trabalhador ao capital a empresa e ao estado

renda, salrio, juros, lucros os impostos.

Renda pode ser definida no sentido amplo ou restrito. No sentido amplo todos os elementos de repartio (renda, salrio, juros, lucros e impostos) podem ser considerados renda, da o conceito de Renda Nacional que engloba todas as espcies de renda. No sentido restrito renda trata-se do pagamento ou remunerao que cabe ao proprietrio de um determinado bem, diversos economistas utilizam a palavra aluguel em lugar de renda no que se refere ao sentido restrito.
22

Conceitos de Renda
Para calcular o produto nacional, todos os bens e servios devem ser contados uma nica vez. O valor do carro vendido ao consumidor deve ser contabilizado, entretanto o ao, pneus e outros bens intermedirios na produo do veculo no deve ser contabilizados, pois o valor do carro j inclui o valor de todos os bens intermedirios necessrios para sua produo.

Valor Adicionado: o valor do produto da empresa menos o custo dos produtos intermedirios comprados pela empresa de seus fornecedores. Produto Nacional: o valor em Reais (ou qualquer outra unidade monetria) dos bens e servios finais produzidos durante o ano. Produto Nacional Nominal: medido ao preo prevalecentes na poca de sua realizao. Produto Nacional Real: medido aos preos prevalecentes num anobase especfico. Renda Nacional: a soma de todas as rendas derivadas da utilizao dos fatores de produo. Ela inclui salrios, aluguis, juros e lucros.
23

Produto Nacional x Produto Interno


Produto Nacional = C + G + I + X - M (C) = Gastos pessoais em consumo Os gastos pessoais em consumo (C) constituem o maior componente do
produto nacional: 1. Bens durveis (automveis, mquina de lavar, etc.); 2. Bens no durveis (alimentao, vesturio, etc.); 3. Servios (mdicos, cabeleireiros, etc.). (G) = Gastos do governo em bens e servios O Governo investe para a construo de estradas, ferrovias, hidrovias, gasta com os servidores pblicos, com educao e sade para a populao, em todos os nveis (federal, estadual e municipal). (I) = Investimento privado nacional Os bens de capital (bens de investimentos) que auxiliaro na produo de anos futuros tambm so contabilizados. O investimento privado nacional inclui trs categorias: 1-Edificaes (Plantas industriais e/ou outras estruturas fsicas); 2-Equipamentos (Mquinas e instrumentos em geral); 3-Variaes no estoque (podem ser positivas ou negativas). 24 Os investimentos so considerados quando em solo nacional.

Produto Nacional x Produto Interno


(X) = Exportaes de bens e servios
A exportao de um bem deve ser contabilizada em separada pois no foi consumida dentro do pas e assim no foi contabilizada. A exportao de servios ocorre quando turistas estrangeiros gastam com transporte, hospedagem, alimentao, servios mdicos, etc. (M) = Importaes de bens e servios A importao de um bem deve entrar na conta do produto nacional, no entanto, seu valor deve ser subtrado. Os gastos de brasileiros no exterior tambm devem ser contabilizados como importao de servios, e da mesma forma subtrados no produto nacional. Depreciao (D): O valor do produto nacional superestimado quando contabilizamos o valor total das edificaes e dos equipamentos durante o ano. Isto porque as mquinas, equipamentos e edificaes foram utilizadas e se depreciaram. Desta forma deve-se fazer uma deduo no valor destes, esta deduo chamada de depreciao.

Produto Nacional Bruto (PNB): C + I + G + X - M Produto Nacional Lquido (PNL): C + I + G + X - M - D

25

Produto Nacional x Produto Interno


Produto Nacional Bruto (PNB): C + I + G + X - M Produto Nacional Lquido (PNL): C + I + G + X - M D Outro detalhe importante a diferenciao entre produto interno e produto nacional. O produto nacional bruto (PNB) difere do produto interno bruto (PIB) pela renda lquida enviada ao exterior (Rl), que consiste no resultado lquido das transferncias de renda de estrangeiros obtidas no Brasil e enviadas a seus pases de origem, e de rendas obtidas por brasileiros no exterior e enviadas ao Brasil. O resultado lquido destas remessas pode ser positivo ou negativo. Produto Interno Bruto (PIB): C + I + G + X - M Rl Produto Interno Lquido (PIL): C + I + G + X - M D Rl Teoricamente o Produto Interno Lquido (PIL) a medida de produto nacional que deveria ser utilizada, pois leva em considerao a depreciao dos maquinrios durante o ano. Entretanto devido a dificuldade de estimativa do valor real da depreciao. O PIB = PIL + D o mais utilizado.
26

Produto Interno Bruto

27

Produto Interno Bruto

28

Produto Interno Bruto

29

Produto Interno Bruto

30

Produto Interno Bruto

31

Produto Interno Bruto

PIB Variao nominal - anlise

32

Produto Interno Bruto

PIB Variao nominal - anlise

33

Produto Interno Bruto

34

Produto Interno Bruto

35

Produto Interno Bruto

36

Produto Interno Bruto

37

Produto Interno Bruto

38

Produto Interno Bruto

39

Crescimento da Economia
O crescimento da economia deve ser mensurado para que se possa ter um valor de comparao entre o passado e o futuro de um pas, bem como, a comparao entre economias de pases diferente. A maneira mais eficaz de medir o crescimento da economia atravs do PIB, pois este representa toda a riqueza de um pas. Para que haja crescimento econmico, dois mecanismos bsicos so considerados: O primeiro a acumulao de capitais, aumentos no estoque de capital de uma economia relativo sua fora de trabalho, o segundo o progresso tecnolgico, onde a economia opera de maneira mais eficiente.

O que causa o progresso tecnolgico: Pesquisa e desenvolvimento em cincia fundamental; Inovao tecnolgica - Patente; Escala de mercado Mercado Global; Inovaes induzidas Reduo de Custos; Educao e conhecimentos acumulados Know-How.
O capital humano o principal fator a se investir para que pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento possam crescer de maneira sistemtica e sustentada.
40

Crescimento da Economia
Comparar PIB difcil, pelo fato que os pases tm suas economias em diversas moedas prprias e possui diferentes padres de consumo. Robert Summers e Alan Heston desenvolveram um mtodo de mensurao de PIB real entre pases, onde eles comparam os preos dos produtos nas diversas moedas e calculam o PIB relativo a uma determinada moeda padro (normalmente o dlar), ou seja ele transforma o PIB de um pas em um determinado PIB em dlares que procura representar o poder de compra comparativo de um pas em dlar. Apenas a utilizao da taxa de cmbio no suficiente para a comparao, pois ela no representa um real poder de compra. A taxa de cmbio representa simplesmente a oferta e a demanda de fluxos financeiros.

41

Salrio
Salrio toda a remunerao / pagamento que o trabalhador recebe como recompensa de seu trabalho, quer seja fsico ou intelectual. O salrio pode tomar os seguintes destinos: a) Consumo: Compra de Bens e Servios. b) Poupana: Parte da renda no consumida e que se transforma em investimentos. c) Entesouramento: Parte da renda que permanece fora de circulao e improdutiva. Existem diversas outras expresses usadas em substituio ao termo salrio, como por exemplo: honorrios, ordenados, saldos, vencimentos, etc. Para as empresas, o salrio representa o custo da mo-de-obra empregada na produo.

42

Juros
Definio: Juro a remunerao pelo uso de um capital emprestado, ou ainda, remunerao paga pelas instituies financeiras sobre o capital nelas aplicado. Os juros representam o pagamento pelo uso de certo capital e dependem da relao entre a oferta e a procura de dinheiro ou crdito. O uso do capital , verdadeiramente, o nico motivo da cobrana de juros, embora pode-se apontar tambm a compensao pelo risco que corre o capital em poder de terceiros (inadimplncia). A determinao do valor do juro que cobrado em qualquer transao financeira efetuada mediante a considerao de um coeficiente denominado taxa de juro. A taxa de juro, que sempre referida a certo perodo de tempo, como ms, semestre ano etc., nada mais que a remunerao pela utilizao da unidade de capital durante o perodo a que se refere. A taxa de juros costuma ser apresentada sob forma percentual. Exemplo: 12% ao ano = 12% a.a. ; 2% ao ms = 2% a.m.,
43

Tipos de Juros
Os juros so normalmente classificados em simples e compostos, dependendo do processo de clculo utilizado. No caso de Juros Simples os juros de cada perodo so calculados sempre em funo do capital inicial empregado, enquanto que no caso de Juros Compostos os juros de cada perodo so calculados sempre em funo do saldo existente no incio do perodo correspondente. Para se calcular os juros e demais termos financeiros, temos quatro elementos a considerar: > Capital - a quantidade que se empresta (C0). > Juros - o rendimento do capital emprestado (J). > Tempo - o prazo / perodo de uso do capital (n). > Taxa - o rendimento perante um tempo em % (i). Sendo J os juros do capital C0, durante o tempo t e a taxa i, pode-se escrever: J = (C0 i n )/100 Chamando de capital inicial de C0 e capital final de Cf, por um prazo de aplicao considerado, pode-se escrever que: J = (C0 i)/100 J = Cf - C0; i = 100 (J/C0) i = 100 ( Cf / C0 ) 1 , O montante ou resultado da aplicao ( soma do principal + juros ) Cn pode ser expressa por: Cn = C0 ( 1 + i n / 100 )

44

Tipos de Juros

Para o caso de juros compostos, os juros formados no fim de cada perodo a que se refere a taxa considerada so incorporados ao capital inicial, passando esta soma a render juros no perodo seguinte. Diz-se que os juros so capitalizados. Desta forma com uma taxa de juros invariante com o tempo, pode-se escrever: Cn = C0 (1 + i / 100)n ; onde Cn o valor do capital (montante) no final de n perodos e n a quantidade de perodos. A taxa de juros pode ser expressa por: i = 100 (Cn/C0)1/n 1. O total de juros formados (Jn) pode ser expresso por: Jn = C0 (1 + i / 100)n -1 .
45

Matemtica Financeira
A Matemtica Financeira uma ferramenta til na anlise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. A idia bsica simplificar a operao financeira a um Fluxo de Caixa e empregar alguns procedimentos matemticos. Capital: O Capital o valor aplicado atravs de alguma operao financeira. Tambm conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em lngua inglesa, usa-se Present Value, indicado nas calculadoras financeiras pela tecla PV. Juros: Juros representam a remunerao do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo os regimes: simples ou compostos, ou at mesmo, com algumas condies mistas.
Regime Simples Compostos Processo de funcionamento
Somente o principal rende juros. Aps cada perodo, os juros so incorporados ao Capital, proporcionando juros sobre juros (anatocismo). 46

Matemtica Financeira
Notaes comuns que sero utilizadas neste material

C n j J r i P M S

Capital nmero de perodos juros simples decorridos n perodos juros compostos decorridos n perodos taxa percentual de juros taxa unitria de juros (i = r / 100) Principal ou valor atual Montante de capitalizao simples Montante de capitalizao composta

47

Matemtica Financeira
Compatibilidade dos dados
Se a taxa de juros for mensal, trimestral ou anual, os perodos devero ser respectivamente, mensais, trimestrais ou anuais, de modo que os conceitos de taxas de juros e perodos sejam compatveis, coerentes ou homogneos.

Juros simples
Se n o numero de periodos, i a taxa unitria ao perodo e P o valor principal, ento os juros simples so calculados por:

j=Pin Montante simples

ou

j = P r n / 100

Montante a soma do Capital com os juros. O montante tambm conhecido como Valor Futuro. Em lngua inglesa, usa-se Future Value, indicado nas calculadoras financeiras pela tecla FV. O montante dado por uma das frmulas:

a taxa i por: e o perodo n por:

M = P + j = P (1 + i n), i = [(M-P) / P n], n = [(M-P) / P i]

48

Matemtica Financeira
Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa um grfico contendo informaes sobre Entradas e Sadas de capital, realizadas em determinados perodos. O fluxo de caixa pode ser apresentado na forma de uma linha horizontal (linha de tempo) com os valores indicados nos respectivos tempos ou na forma de uma tabela com estas mesmas indicaes. A entrada de dinheiro para um caixa em um sistema bancrio poder ser indicada por uma seta para baixo enquanto que o indivduo que pagou a conta dever colocar uma seta para cima. A inverso das setas uma coisa comum e pode ser realizada sem problema.

49

Matemtica Financeira
Fluxo de Caixa (continuao)
Consideremos uma situao em que foi feito um depsito inicial de R$5.000,00 em uma conta que rende juros de 4% ao ano, compostos mensalmente e que se continue a depositar mensalmente valores de R$1.000,00 durante os 5 meses seguintes. No 6. ms quer-se conhecer o Valor Futuro da reunio destes depsitos.

Valor Futuro = S = 5000 (1+ (0,04/12)6) + 1000 (1+ (0,04/12)5) + 1000 (1+ (0,04/12)4) + 1000 (1+ (0,04/12)3) + 1000 (1+ (0,04/12)2) + 1000 (1+ (0,04/12)) = R$10.150,00

50

Matemtica Financeira
Juros Compostos (Juros sobre juros) S = P (1+i)n ou P = S(1+i)-n Fator de Acumulao de Capital (Fator de P para S) FAC(i,n) = FPS(i,n) = (1 + i)n Pode-se ento escrever: S = P FAC(i,n) = P FPS(i,n)

Fator de Valor Atual ou Fator de S para P ou Fator de Desconto, denotado por FVA(i,n) ou FSP(i,n) o inverso de FAC(i,n), ou seja: FVA(i,n) = FSP(i,n) = (1+i)-n
P = S FVA (i,n) = P FSP(i,n)
51

Matemtica Financeira

Juros Compostos (Juros sobre juros)

S = P (1 + i)n
P = S (1+i)-n

Clculo de juros Compostos J = P [(1+i)n-1]

52

Matemtica Financeira - TAXAS


Taxa um ndice numrico relativo cobrado sobre um capital para a realizao de alguma operao financeira. No mercado financeiro brasileiro, mesmo entre os tcnicos e executivos, reina muita confuso quanto aos conceitos de taxas de juros. No importando se a capitalizao simples ou composta, existem trs tipos principais de taxas: A Taxa Nominal quando o perodo de formao e incorporao dos juros ao Capital no coincide com aquele a que a taxa est referida. A Taxa Efetiva quando o perodo de formao e incorporao dos juros ao Capital coincide com aquele a que a taxa est referida. A Taxa Real a taxa efetiva corrigida pela taxa inflacionria do perodo da operao. Correlao entre as TAXAS: 1+ireal = (1+iefetiva) / (1+iinflao)
53

Matemtica Financeira - TAXAS


Taxa equivalente: A frmula bsica que fornece a equivalncia entre duas taxas : 1 + ia = (1+ip)Np
ia ip Np
Frmula 1+ia = (1+isem)2 1+ia = (1+iquad)3 1+ia = (1+itrim)4 1+ia = (1+imes)12 1+ia = (1+iquinz)24 1+ia = (1+isemana)24 1+ia = (1+idias)365

taxa anual taxa ao perodo nmero de vezes em 1 ano


Taxa isem iquad itrim imes iquinz isemana idias Perodo semestre quadrimestre trimestre ms quinzena semana dia

Nmero de vezes 2 3 4 12 24 52 365


54

Matemtica Financeira DESC0NTO


Notaes comuns na rea de descontos:
D A N i n Desconto realizado sobre o ttulo Valor Atual de um ttulo Valor Nominal de um ttulo Taxa de desconto Nmero de perodos para o desconto

Desconto a diferena entre o Valor Nominal de um ttulo (futuro) N e o Valor Atual A deste mesmo ttulo. D=NA Tipos de descontos:
Desconto Simples Comercial e Comercial Composto (por fora) Desconto Simples Racional e Racional Composto (por dentro)
55

Matemtica Financeira Desconto Simples Comercial


Desconto Simples Comercial (capitalizao simples) (por fora): O clculo deste desconto anlogo ao clculo dos juros simples, substituindose o Capital P na frmula de juros simples pelo Valor Nominal N do ttulo.
Desconto Simples Comercial D=Nin N = Valor Nominal i = taxa de desconto Juros simples j=Pin P = Principal i = taxa de juros

n = no. de perodos

n = no. de perodos

O valor atual no Desconto Simples Comercial, calculado por:

A = N(1-in) = N (1 - i n)
56

Matemtica Financeira Desconto Simples Comercial


EXEMPLO: Uma empresa oferece uma duplicata de $50000,00 com vencimento para 90 dias, a um determinado banco. Supondo que a taxa de desconto acertada seja de 4% a.m. e que o banco, alm do IOF de 1,5% a.a., cobra 2% relativo s despesas administrativas, determine o valor lquido a ser resgatado pela empresa e o valor da taxa efetiva da operao. SOLUO: Desconto comercial = Dc = 50000 . 0,04 . 3 = 6000 Despesas administrativas = Da = 0,02 . 50000 = 1000 IOF = 50000(0,015/360).90] = 187,50 Teremos ento: Valor lquido = V = 50000 - (6000 + 1000 + 187,50) = 42812,50 Taxa efetiva de juros = i = [(50000/42812,50) - 1].100 = 16,79 % a.t. = 5,60 % a.m. 57 Resp: V = $42812,50 e i = 5,60 % a.m.

Matemtica Financeira Desconto Simples Racional


Desconto Simples Racional (Juros Simples) (por dentro): O clculo deste desconto funciona anlogo ao clculo dos juros simples, substituindo-se o Capital P na frmula de juros simples pelo Valor Atual A do ttulo. O clculo do desconto racional feito sobre o Valor Atual do ttulo. Desconto Racional Simples D =Ai n A = Valor Atual Juros simples j = P.i.n P = Principal

i = taxa de desconto
n = no. de perodos

i = taxa de juros
n = no. de perodos

O valor atual, no desconto por dentro, dado por:

A = N-D = N-A.i.n , ou seja: A = N(1+i.n)-1


58

Matemtica Financeira Desconto Comercial Composto


Desconto Comercial Composto (capitalizao composta) (por fora). Este tipo de desconto no usado no Brasil e anlogo ao clculo dos Juros compostos, substituindose o Principal P pelo Valor Nominal N do ttulo. Desconto Comercial Composto A = N(1-i)n A = Valor Atual i = taxa de desconto negativa n = no. de perodos Juros compostos S = P(1+i)n P = Principal i = taxa de juros n = no. de perodos

O valor atual no desconto comercial composto, calculado por:

A1 = N(1-i), faz-se A2 = A1(1-i) 2, at An = N(1-i)n D = N (1-(1-i)n)


59

Matemtica Financeira Desconto Racional Composto


Desconto Racional Composto (Juros Compostos) (por dentro): Este tipo de desconto muito utilizado no Brasil.

Desconto Racional Composto A = N(1+i)-n A = Valor Atual, N = Valor Nominal i = taxa de desconto negativa n = no. de perodos

Juros compostos S = P(1+i)n P = Principal i = taxa de juros n = no de perodos

D = N-N(1+i)-n = N.[1-(1+i)-n] = N.[(1+i)n-1]/(1+i)n

60

Matemtica Financeira DRC


Exemplo: Uso de Desconto Racional Composto

Uma empresa emprestou um valor que dever ser pago 1 ano aps em um nico pagamento de R$ 18.000,00 taxa de 4,5% ao ms. Cinco meses aps ter feito o emprstimo a empresa j tem condies de resgatar o ttulo. Se a empresa tiver um desconto racional composto calculado a uma taxa equivalente taxa de juros cobrada na operao do emprstimo, qual ser o valor lquido a ser pago pela empresa? D = 18.000.[1-(1+0,045)-7] = R$ 4.773,08 D = 18.000.[(1+0,045)7-1]/(1+0,045 )7 = R$ 4.773,08 Valor a ser pago = R$ 13.226,92
61

Matemtica Financeira
Planos Equivalentes de Financiamentos No pagamento de dvidas, cada parcela de pagamento pode incluir (R = J + A); J =Juros do perodo e A = Amortizao do principal, correspondente ao pagamento parcial (ou integral) do principal. Existem inmeras possibilidades de planos de pagamentos, pois o fluxo dos pagamentos pode ser definido a critrio de um acordo entre as partes envolvidas. No entanto no mercado, seis planos so comumente utilizados: 1. Pagamento no Final 2. Pagamento Peridico de Juros 3. Prestaes Iguais Sistema Price 4. Sistema de Amortizaes Constantes (SAC) 5. Sistema de Amortizaes Mista (SAM) 6. Prestaes Crescentes em Progresso Geomtrica 62

Matemtica Financeira
Planos Equivalentes de Financiamentos 1 - Pagamento no Final: O financiamento pago de uma nica vez, no final do prazo acordado. O valor do pagamento final pode ser escrito como: S = P*(1+i)^n. 2 - Pagamento Peridico de Juros: O financiamento pago da seguinte forma: no final de cada perodo, pagase os juros correspondentes, sendo o principal pago no prazo final conjuntamente com os juros do ltimo perodo, ou seja R = J. 3 - Prestaes Iguais Sistema Price: O financiamento pago em prestaes peridicas iguais, que correspondem ao pagamento dos juros + pagamento de amortizao. O valor das prestaes obtido atravs da expresso: R = S*((i/(((1+i)^n)-1))), ou com o uso de tabelas financeiras.

63

Matemtica Financeira
Planos Equivalentes de Financiamentos
4 - Sistema de Amortizaes Constantes (SAC): O financiamento pago em prestaes uniformemente decrescentes, cada uma subdividida em duas parcelas: juros do perodo, calculado sobre o saldo do incio do perodo, e amortizao do principal, calculado pela diviso do principal pelo nmero total de prestaes (perodos), ou seja Ry = P/n + Jy, com y variando de 1 a n. 5 - Sistema de Amortizaes Mista (SAM): O financiamento pago atravs de prestaes peridicas, cujo valor a mdia aritmtica das respectivas prestaes do sistema Price e do SAC. 6 - Prestaes Crescentes em Progresso Geomtrica: O financiamento ser liquidado em prestaes peridicas, cujos valores so crescentes e calculados atravs de uma progresso geomtrica, cuja razo 1 + taxa de juros. A Expresso pode ser expressa por: Rp = Pp*(1+i)/((n+1)-p), com p variando de 1 a n.
64

Matemtica Financeira
Planos Equivalentes de Financiamentos
Principal em Reais (R$) = P = R$ 10.000,00; Taxas de Juros ao Ano = i = 12%; Prazo (anos) = n = 10; Capitalizao Anual; Pagamento Final = S

Plano: Pagamento Final (Soma = P*(1+i)^n = R$ 31.058,48)


n Anos Pp Saldo inicial 10000,00 11200,00 12544,00 14049,28 15735,19 17623,42 19738,23 22106,81 24759,63 27730,79 J Juros Saldo parcial 11200,00 12544,00 14049,28 15735,19 17623,42 19738,23 22106,81 24759,63 27730,79 31058,48 Jp Juros Ap Amort Rp Total Saldo final Saldo final

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Soma

1200,00 1344,00 1505,28 1685,91 1888,22 2114,81 2368,59 2652,82 2971,16 3327,69 R$ 21.058,48

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 21058,48 10000,00 31058,48 R$ 21.058,48 R$ 10.000,00 R$ 31.058,48

R$ 11.200,00 R$ 12.544,00 R$ 14.049,28 R$ 15.735,19 R$ 17.623,42 R$ 19.738,23 R$ 22.106,81 R$ 24.759,63 R$ 27.730,79 R$ 0,00

65

Matemtica Financeira
Planos Equivalentes de Financiamentos
Principal em Reais (R$) = P = R$ 10.000,00; Taxas de Juros ao Ano = i = 12%; Prazo (anos) = n = 10; Capitalizao Anual; Pagamento Final = S Plano: Tabela PRICE Sistema de Parcelas Iguais (S = P*(1+i)^n e R = S*((i/(((1+i)^n)-1))))
n Anos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Soma Pp Saldo inicial 10000,00 9430,16 8791,94 8077,13 7276,54 6379,88 5375,63 4250,86 2991,12 1580,22 J Juros 1200,00 1131,62 1055,03 969,26 873,18 765,59 645,08 510,10 358,93 189,63 R$ 7.698,42 Saldo parcial 11200,00 10561,78 9846,97 9046,38 8149,72 7145,47 6020,70 4760,96 3350,06 1769,84 Jp Juros Ap Amort Rp Total Saldo final Saldo final R$ 9.430,16 R$ 8.791,94 R$ 8.077,13 R$ 7.276,54 R$ 6.379,88 R$ 5.375,63 R$ 4.250,86 R$ 2.991,12 R$ 1.580,22 R$ 0,00
66

1200,00 569,84 1769,84 1131,62 638,22 1769,84 1055,03 714,81 1769,84 969,26 800,59 1769,84 873,18 896,66 1769,84 765,59 1004,26 1769,84 645,08 1124,77 1769,84 510,10 1259,74 1769,84 358,93 1410,91 1769,84 189,63 1580,22 1769,84 R$ 7.698,42 R$ 10.000,00 R$ 17.698,42

Matemtica Financeira
Planos Equivalentes de Financiamentos
Principal em Reais (R$) = P = R$ 10.000,00; Taxas de Juros ao Ano = i = 12%; Prazo (anos) = n = 10; Capitalizao Anual; Pagamento Final = S Plano: SAC Sistema de Amortizaes Constantes (Ap = P/n e Rp = Jp + Ap)
n Anos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Soma Pp Saldo inicial 10000,00 9000,00 8000,00 7000,00 6000,00 5000,00 4000,00 3000,00 2000,00 1000,00 J Juros 1200,00 1080,00 960,00 840,00 720,00 600,00 480,00 360,00 240,00 120,00 R$ 6.600,00 Saldo parcial 11200,00 10080,00 8960,00 7840,00 6720,00 5600,00 4480,00 3360,00 2240,00 1120,00 Jp Juros 1200,00 1080,00 960,00 840,00 720,00 600,00 480,00 360,00 240,00 120,00 Ap Amort 1000,00 1000,00 1000,00 1000,00 1000,00 1000,00 1000,00 1000,00 1000,00 1000,00 Rp Total 2200,00 2080,00 1960,00 1840,00 1720,00 1600,00 1480,00 1360,00 1240,00 1120,00 Saldo final Saldo final R$ 9.000,00 R$ 8.000,00 R$ 7.000,00 R$ 6.000,00 R$ 5.000,00 R$ 4.000,00 R$ 3.000,00 R$ 2.000,00 R$ 1.000,00 R$ 0,00
67

R$ 6.600,00 R$ 10.000,00 R$ 16.600,00

Matemtica Financeira
Planos Equivalentes de Financiamentos
Principal em Reais (R$) = P = R$ 10.000,00; Taxas de Juros ao Ano = i = 12%; Prazo (anos) = n = 10; Capitalizao Anual; Pagamento Final = S Plano: SAM - Sistema Amortizaes Mistas (Jp(SAM) = (Jp(Price)+Jp(SAC))/2, e Ap(SAM) = (Ap(Price) + Ap(SAC))/2)
n Anos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Soma Pp Saldo inicial 10000,00 9215,08 8395,97 7538,56 6638,27 5689,94 4687,81 3625,43 2495,56 1290,11 J Juros 1200,00 1105,81 1007,52 904,63 796,59 682,79 562,54 435,05 299,47 154,81 R$ 7.149,21 Saldo parcial 11200,00 10320,89 9403,48 8443,19 7434,86 6372,73 5250,35 4060,48 2795,03 1444,92 Jp Juros 1200,00 1105,81 1007,52 904,63 796,59 682,79 562,54 435,05 299,47 154,81 Ap Amort 784,92 819,11 857,40 900,29 948,33 1002,13 1062,38 1129,87 1205,45 1290,11 Rp Total 1984,92 1924,92 1864,92 1804,92 1744,92 1684,92 1624,92 1564,92 1504,92 1444,92 Saldo final Saldo final R$ 9.215,08 R$ 8.395,97 R$ 7.538,56 R$ 6.638,27 R$ 5.689,94 R$ 4.687,81 R$ 3.625,43 R$ 2.495,56 R$ 1.290,11 R$ 0,00
68

R$ 7.149,21 R$ 10.000,00 R$ 17.149,21

Matemtica Financeira
Planos Equivalentes de Financiamentos
Principal em Reais (R$) = P = R$ 10.000,00; Taxas de Juros ao Ano = i = 12%; Prazo (anos) = n = 10; Capitalizao Anual; Pagamento Final = S Plano: PG - Sistema de Prestaes Crescentes (Rp= Pp*(1+i)/((n+1)-p), com p = 1 a n)
n Anos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Soma Pp Saldo inicial 10000,00 10080,00 10035,20 9834,50 9441,12 8811,71 7895,29 6632,04 4951,93 2773,08 J Juros 1200,00 1209,60 1204,22 1180,14 1132,93 1057,41 947,43 795,85 594,23 332,77 R$ 9.654,58 Saldo parcial 11200,00 11289,60 11239,42 11014,64 10574,05 9869,11 8842,73 7427,89 5546,16 3105,85 Jp Juros 1120,00 1209,60 Ap Amort 0,00 44,80 Rp Total 1120,00 1254,40 Saldo final Saldo final R$ 10.080,00 R$ 10.035,20 R$ 9.834,50 R$ 9.441,12 R$ 8.811,71 R$ 7.895,29 R$ 6.632,04 R$ 4.951,93 R$ 2.773,08 R$ 0,00
69

1204,22 200,70 1404,93 1180,14 393,38 1573,52 1132,93 629,41 1762,34 1057,41 916,42 1973,82 947,43 1263,25 2210,68 795,85 1680,12 2475,96 594,23 2178,85 2773,08 332,77 2773,08 3105,85 R$ 9.574,58 R$ 10.080,00 R$ 19.654,58

Matemtica Financeira
Planos Equivalentes de Financiamentos
Principal em Reais (R$) = P = R$ 10.000,00; Taxas de Juros ao Ano = i = 12%; Prazo (anos) = n = 10; Capitalizao Anual; Pagamento Final = S Plano: Pagamento Peridico de Juros (Soma = P + (i*P)*n = R$ 22.000,00)
n Anos 1 2 3 4 5 Pp Saldo inicial 10000,00 10000,00 10000,00 10000,00 10000,00 J Juros 1200,00 1200,00 1200,00 1200,00 1200,00 Saldo parcial 11200,00 11200,00 11200,00 11200,00 11200,00 Jp Juros 1200,00 1200,00 1200,00 1200,00 1200,00 Ap Amort 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 Rp Total 1200,00 1200,00 1200,00 1200,00 1200,00 Saldo final Saldo final R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00

6
7 8 9 10 Soma

10000,00
10000,00 10000,00 10000,00 10000,00

1200,00
1200,00 1200,00 1200,00 1200,00 R$ 12.000,00

11200,00
11200,00 11200,00 11200,00 11200,00

1200,00
1200,00 1200,00 1200,00 1200,00

0,00
0,00 0,00 0,00 10000,00

1200,00
1200,00 1200,00 1200,00 11200,00

R$ 10.000,00
R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 R$ 0,00
70

R$ 12.000,00 R$ 10.000,00 R$ 22.000,00

71

72

INFLAO - ndices de Preos


Ao longo do tempo, o preo das mercadorias e ou servios podem se alterar: alterao (+) = inflao, alterao (-) = deflao. No entanto os termos inflao e deflao so utilizados de maneira mais abrangente, pois expressam o comportamento do conjunto de preos de uma certa cesta de bens e/ou servios. O comportamento do valor desta cesta de produtos produz um parmetro chamado ndice de preos onde a variao dos preos est relacionada com o peso (o peso de cada bem ou servio est relacionado a importncia relativa deste em funo dos gastos familiares) produzindo assim uma mdia ponderada da variao dos preos. Esta mdia definida como a inflao ou deflao no perodo medido. O ndice de preos muito utilizado quando queremos comparar preos / valores de bens ou servios em tempos diferentes (meses ou anos).
73

INFLAO - ndices de Preos


Existe uma grande quantidade de ndices, que so calculados por diversas entidades, com o intuito de melhor representar a variao de preos de um determinado conjunto de produtos e de sua aplicao a um determinado setor e/ou classe social (classe de renda). Entre as principais entidades que pesquisam preos e calculam um determinado ndice, esto entre outras: IBGE, FGV, FIPE e DIEESE, as quais produzem os principais ndices nacionais sejam eles: IBGE (IPCA e INPC), FGV (IGP-DI, IGP-M, IPA, IPC, INCC), FIPE (IPC-FIPESP) e DIEESE (ICV).

74

INFLAO - ndices de Preos


Sistema Nacional de ndices de Preos ao Consumidor (SNIPC)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informaes do pas, que atendem s necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos rgos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O SNIPC efetua a produo contnua e sistemtica de ndices de preos, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestao de servios, concessionria de servios pblicos e domiclios (para levantamento de aluguel e condomnio). composto pelo ndice Nacional de Preos ao Consumidor - INPC e pelo ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo IPCA. Alm deste, atravs do Sistema Nacional de Custos e ndices da Construo Civil pode-se acompanhar a evoluo de preos, a mo-de-obra e dos materiais empregados no setor.

75

INFLAO - ndices de Preos


O IPCA calculado pelo IBGE desde 1980, se refere s famlias com rendimento monetrio de 01 a 40 salrios-mnimos, qualquer que seja a fonte, e abrange nove regies metropolitanas (RJ, SP, BH, Braslia, Porto Alegre, Salvador, Curitiba,) do pas, alm do municpio de Goinia e de Braslia. o ndice escolhido pelo governo (CMN) como referncia para o sistema de metas de inflao. O INPC calculado pelo IBGE desde 1979, se refere s famlias com rendimento monetrio de 01 a 08 salrios-mnimos, sendo o chefe assalariado, e abrange as mesmas regies pesquisadas para o IPCA, bem como os mesmos grupos e sub-grupos de pesquisa.
Grupos e sub-grupos que compe o ndice geral: 1 - Alimentao e Bebidas (Alimentao fora e dentro do Domiclio) 2 - Habitao (Encargos e Manuteno, Combustveis e Energia) 3 - Artigos de Residncia (Mveis, Aparelhos, Consertos/ Manuteno) 4 - Vesturio (Roupas, Calados, Jias/Bijuterias, Tecidos, etc.) 5 - Transportes 6 - Sade e Cuidados Pessoais (Produtos Farmacuticos e ticos, Servios de Sade) 7 - Despesas Pessoais (Servios Pessoais, Recreao, etc.) 8 - Educao 9 - Comunicao

76

INFLAO - ndices de Preos


NDICE NACIONAL DE PREOS AO CONSUMIDOR IPCA - SRIE
VARIAO (%) NO MS 3 MESES 6 MESES NO ANO 12 MESES

ANO

MS

NMERO NDICE (DEZ 93 = 100)

2002

JAN FEV MAR ABR MAI JUN

JUL
AGO SET OUT

NOV
DEZ

1822,08 1828,64 1839,61 1854,33 1858,22 1866,02 1888,23 1900,50 1914,18 1939,26 1997,83 2039,78

0,52 0,36 0,60 0,80 0,21 0,42 1,19 0,65 0,72 1,31 3,02 2,10

1,89 1,54 1,49 1,77 1,62 1,44 1,83 2,28 2,58 2,70 5,12 6,56

3,75 3,40 3,73 3,70 3,18 2,94 3,63 3,93 4,05 4,58 7,51 9,31

0,52 0,88 1,49 2,30 2,51 2,94 4,17 4,85 5,60 6,98 10,22 12,53

7,62 7,51 7,75 7,98 7,77 7,66 7,51 7,46 7,93 8,45 10,93 12,53
77

INFLAO - ndices de Preos


PESOS E VARIAES MENSAIS, POR GRUPO, SUBGRUPOS E ITENS DE PRODUTOS IPCA - NOVEMBRO DE 2004 ************************************************************************************ NVEL * VARIAO * PESO ************************************************************************************ * * ndice Geral * 0.69 * 100.0000 Alimentao e Bebidas * -0.01 * 22.7752 Alimentao no Domiclio * -0.15 * 17.7697 Cereais, Legum. e Oleaginosas * 0.50 * 1.3686 Farinhas,Fculas e Massas * -0.70 * 0.7373 Tubrculos, Razes e Legumes * -12.43 * 0.5032 Acares e Derivados * -0.35 * 0.8999 Hortalias e Verduras * -0.42 * 0.1493 Frutas * 0.13 * 0.5149 Carnes * 1.86 * 2.8624 Pescados * 3.47 * 0.3130 Carnes, Peixes Industrializad * 0.69 * 0.8704 Aves e Ovos * 1.32 * 1.3250 Leite e Derivados * -1.00 * 2.4927 Panificados * -0.56 * 2.2825 leos e Gorduras * -2.44 * 0.6301 Bebidas e Infuses * 0.13 * 1.7890 Enlatados e Conservas * 1.15 * 0.2171 Sal e Condimentos * -0.87 * 0.3990 Alimentos Prontos * 0.35 * 0.4153 Alimentao Fora do Domiclio * 0.50 * 5.0056 Alimentao Fora do Domiclio * 0.50 * 5.0056 78

INFLAO - ndices de Preos


PESOS E VARIAES MENSAIS, POR GRUPO, SUBGRUPOS E ITENS DE PRODUTOS IPCA - NOVEMBRO DE 2004 *********************************************************************************** NVEL * VARIAO * PESO *********************************************************************************** * * ndice Geral * 0.69 * 100.0000 Habitao * 0.36 * 16.6113 Encargos e Manuteno * 0.52 * 10.1199 Aluguel e Taxas * 0.48 * 8.7119 Reparos * 1.26 * 0.5010 Artigos de Limpeza * 0.47 * 0.9069 Combustveis e Energia * 0.11 * 6.4915 Combustveis (Domsticos) * 1.38 * 1.7373 Energia Eltrica Residencial * -0.36 * 4.7542 Artigos de Residncia * 0.53 * 5.5228 Mveis e Utenslios * 0.65 * 2.2809 Mobilirio * 0.61 * 1.4916 Utenslios e Enfeites * 0.89 * 0.5339 Cama, Mesa e Banho * 0.39 * 0.2555 Aparelhos Eletroeletrnicos * 0.45 * 2.8463 Eletrodomsticos e Equipament * 0.61 * 1.5506 TV, Som e Informtica * 0.26 * 1.2957 Consertos e Manuteno * 0.44 * 0.3955 Consertos e Manuteno * 0.44 * 0.3955

79

INFLAO - ndices de Preos


ndices da Fundao Getlio Vargas O IGP-DI/FGV foi institudo em 1944 com a finalidade de medir o comportamento de preos em geral da economia brasileira. uma mdia aritmtica, ponderada dos seguintes ndices:

IPA

que o ndice de Preos no Atacado e mede a variao de

preos no mercado atacadista. O IPA ponderada em 60% o IGPDI/FGV.

IPC que o ndice de Preos ao Consumidor e mede a variao de


preos entre as famlias que percebem renda de 1 a 33 salrios mnimos nas cidades de So Paulo e Rio de Janeiro. O IPC pondera em 30% o IGP-DI/FGV.

INCC

que o ndice Nacional da Construo Civil e mede a variao de preos no setor da construo civil, considerando no caso tanto materiais como tambm a mo de obra empregada no setor. O INCC pondera em 10% o IGP-DI/FGV. DI ou Disponibilidade Interna a considerao das variaes de preos que afetam diretamente as atividades econmicas localizadas no territrio brasileiro. No se considera as variaes de preos dos produtos exportados que considerado somente no caso da variao no aspecto de Oferta Global.

80

INFLAO - ndices de Preos


ndices da Fundao Getlio Vargas

O chamado IGP-10, mede a variao entre os dias 11 de um ms ao dia 10 (inclusive) do ms subsequente. Mas no vlido como ndice mensal por englobar clculos de dois meses. mais utilizado para estudos econmicos e outras atividades correlatas. O IGP-DI mede a variao dos preos conforme acima descrito no perodo do primeiro ao ltimo dia de cada ms de referncia. Portanto este ndice mede a variao de preos de um determinado ms. A outra verso do IGP denominada ndice Geral de Preos - Oferta Global (IGPOG) origina-se de mdia ponderada do IPA-OG (60%), IPC (30%) e INCC (10%). Esse indicador passou a ser calculado em 1969 quando efetuou-se um conjunto de modificaes no IPA tanto a nvel de ponderaes quanto de metodologia. Recebeu essa denominao por refletir a evoluo de preos do total de transaes realizadas no Pas, seja de 81 produtos para uso interno, seja para exportao.

INFLAO - ndices de Preos


ndices da Fundao Getlio Vargas

Em decorrncia das constantes mudanas ocorridas nos indicadores da correo monetria e da inflao oficial, um grupo de entidades de classe do setor financeiro, liderado pela Confederao Nacional das Instituies Financeiras celebrou contrato de prestao de servios com a Fundao Getulio Vargas, em maio de 1989, para criao de um novo ndice que fosse de absoluta credibilidade e estivesse livre das intervenes do governo. Dessa forma surgiu o novo ndice Geral de Preos do Mercado (IGP-M). Esse ndice origina-se de mdia ponderada do IPA-M (60%), do IPC-M (30%) e do INCC-M (10%). A coleta de preos feita entre o dia 21 do ms anterior ao de referncia e o dia 20 do ms de referncia.
82

INFLAO - ndices de Preos


Tabela ?? - ndice Geral de Preos IGP-DI ao longo dos anos
Ano 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 JAN 6,25 6,56 6,29 9,05 9,81 12,64 17,79 12,04 19,14 36,56 71,90 19,93 26,84 28,73 42,19 1,36 1,79 1,58 0,88 1,15 1,02 0,49 0,19 2,17 0,80 FEV 4,20 8,49 6,85 6,52 12,26 10,16 14,98 14,11 17,65 11,80 71,68 21,11 24,79 26,51 42,41 1,15 0,76 0,42 0,02 4,44 0,19 0,34 0,18 1,59 1,08 MAR 6,57 7,35 7,23 10,09 9,95 12,71 5,52 15,00 18,16 4,23 81,32 7,25 20,70 27,81 44,83 1,81 0,22 1,16 0,23 1,98 0,18 0,80 0,11 1,66 0,93 ABR 5,70 5,48 5,35 9,20 8,94 7,22 -0,58 20,08 20,33 5,17 11,33 8,74 18,54 28,22 42,46 2,30 0,70 0,59 -0,13 0,03 0,13 1,13 0,70 0,41 1,15 MAI 6,40 6,19 6,12 6,70 8,86 7,78 0,32 27,58 19,51 12,76 9,07 6,52 22,45 32,27 40,95 0,40 1,68 0,30 0,23 -0,34 0,67 0,44 1,11 -0,67 1,46 JUN 5,87 4,46 7,99 12,28 9,25 7,84 0,53 25,87 20,83 26,76 9,02 9,86 21,42 30,72 46,58 2,62 1,22 0,70 0,28 1,02 0,93 1,46 1,74 -0,70 1,29 JUL 8,44 5,08 6,06 13,31 10,32 8,92 0,63 9,33 21,54 37,88 12,98 12,83 21,69 31,96 5,47 2,24 1,09 0,09 -0,38 1,59 2,26 1,62 2,05 -0,20 1,14 AGO 6,93 6,73 5,80 10,11 10,62 14,00 1,33 4,50 22,89 36,48 12,93 15,49 25,54 33,53 3,34 1,29 0,00 -0,04 -0,17 1,45 1,82 0,90 2,36 0,62 1,31 SET 5,27 5,08 3,66 12,79 10,51 9,13 1,09 8,02 25,76 38,92 11,72 16,19 27,37 36,99 1,55 -1,08 0,13 0,59 -0,02 1,47 0,69 0,38 2,64 1,05 0,48 OUT 7,65 4,35 4,78 13,26 12,58 9,05 1,39 11,15 27,58 39,70 14,16 25,85 24,94 35,14 2,55 0,23 0,22 0,34 -0,03 1,89 0,37 1,45 4,21 0,44 0,53 NOV 7,56 5,31 5,00 8,43 9,88 14,95 2,46 14,46 27,97 44,27 17,45 25,76 24,22 36,96 2,47 1,33 0,28 0,83 -0,18 2,53 0,39 0,76 5,84 0,48 0,82 DEZ 5,89 3,80 6,14 7,56 10,53 13,20 7,56 15,89 28,89 49,39 16,46 22,14 23,70 36,22 0,57 0,27 0,88 0,69 0,98 1,23 0,76 0,18 2,70 0,60 0,52 ACUMU LADO 110,3% 95,20% 99,71% 211,0% 223,8% 235,1% 65,04% 415,9% 1038% 1783% 1477% 480% 1158% 2708% 909,7% 14,77% 9,33% 7,48% 1,71% 19,99% 9,80% 10,40% 26,41% 7,67% 11,51% 83

84

O Mecanismo do Mercado
Em um mercado, um artigo comprado e vendido. Na maioria dos mercados, o comprador e o vendedor tm um encontro cara a cara. No entanto a atividade mais simples do dia a dia pode ser o resultado de uma complicada srie de transaes de mercado. Ao tomar um simples caf, utilizou alguns produtos advindos de diferentes pontos do globo. O caf em si veio dos cafezais de SP. Voc aqueceu o caf com gs feito de petrleo importado do Oriente Mdio. O palito de fsforo que utilizou para acender o fogo foi feito com fsforo importado dos Estados Unidos. O aucar veio de PE. A colher que mexeu o caf foi feita de ao fabricada no RJ, com minrio de ferro vindo de MG. A fbrica que produziu a colher em si fica no RGS.
85

O Mecanismo do Mercado - Concorrncia Perfeita e Imperfeita


A concorrncia perfeita existe quando h muitos compradores e vendedores, e nenhum vendedor ou comprador, por si s, tem controle sobre o preo. (Algumas vezes, este tipo de mercado chamado de competitivo.) Concorrncia imperfeita existe se um comprador ou um vendedor pode influenciar no preo. Dizemos que este comprador ou vendedor detm poder de mercado.

Um monoplio existe quando h apenas um vendedor. Um oligoplio existe quando alguns vendedores dominam o mercado.
Para existir concorrncia pura entre produtores se impem trs requisitos fundamentais, a saber: Grande nmero de firmas, Produtos homogneos e Livre ingresso.
86

O Mecanismo do Mercado - Monoplio


Um mercado onde existe apenas um comprador ou um vendedor chamado de Monoplio. (A palavra grega mono significa nico, e a palavra plio significa vender). O monoplio surge de trs razes importantes pelas quais pode haver uma nica empresa vendendo um bem: 1. Controle de um insumo ou de uma tcnica. Uma empresa pode controlar algo essencial que nenhuma outra pode adquirir. Um exemplo o caso da propriedade sobre um recurso natural, outro caso o da propriedade de uma patente (produo de um bem ou processo por um perodo legalmente estabelecido. 2. Monoplio legal. Em vrios casos ilegal que mais do que uma empresa venda, fabrique ou explore um produto. Alguns exemplos so: direitos exclusivos de explorao de uma linha interurbana de nibus; monoplio estatal de explorao de recursos minerais estratgicos, etc. 3. Monoplio natural. Um monoplio natural se desenvolve no porque seja garantido por lei, mas, em lugar disto, porque o resultado natural de condies especiais de custo. Um exemplo o das companhias fornecedoras de energia eltrica.

87

O Mecanismo do Mercado - Monoplio


Polticas Governamentais Anti-monoplio

Objetivando proteger os consumidores, o governo tenta instituir polticas para lidar com o monoplio. Geralmente essas polticas so dos seguintes tipos:
1. Estabelecimento de uma agncia para controlar o preo que o monopolista estabelece; 2. Operao de um monoplio sob a propriedade governamental;

3. Cumprimento de leis antitruste para repartir um monoplio em duas ou mais empresas menores ou para prevenir que diversas empresas realizem uma fuso para formar um monoplio. (O objetivo, neste caso, o de proteger no apenas os consumidores mas tambm as empresas competidores.)
88

O Mecanismo do Mercado - Oligoplio


Oligoplio O grau em que uma indstria est dominada por alguns poucos vendedores pode ser medido pela razo (ou coeficiente) de concentrao, que a proporo das vendas da indstrias realizada pelas quatro maiores empresas dessa indstria. A Tabela abaixo mostra as quatro maiores empresas de diversos tipos de industrias, alguns tipos de mercado so controlados por estas industrias que dominam amplamente seus mercados.)
Minerais no-metlicos Cal e Cimento 47,3 35,7 Material Eltrico/Comunicao Mecnica Txtil Alimentos Laticnios Caf Solvel Fumo 39,8 36,5 14,6 46,0 59,8 73,0 98,9
89

Artefatos de Vidro e Cristal


Metalurgia Siderurgia Material de Transporte Construo Naval Veculos automotores

71,8
54,7 92,1 71,9 83,5 84,7

Mquinas, Motores e Equip. 29,0

Produtos Metlicos Diversos 14,9

O Mecanismo do Mercado - Oligoplio


O Oligoplio natural ocorre quando os custos mdios de firmas individuais caem por um intervalo grande o suficiente para que poucas firmas possuem produzir a quantidade total vendida ao menor custo mdio.
Na concorrncia perfeita, as firmas seguem o preo. A firma individual no tem influncia sobre o preo, o qual determinado pelas foras impessoais da demanda e da oferta. No monoplio, a firma estabelece o preo. No oligoplio, a firma pesquisa o preo. Embora tenha alguma influncia sobre o preo, sua influncia est limitada pelas possveis reaes de seus concorrentes. O oligoplio precisa desenvolver uma estratgia de mercado, pois est em concorrncia com algumas poucas firmas grandes, capazes de responder vigorosamente sua ao. O mundo do oligoplio se parece com uma partida de xadrez, no havendo situaes simples. No oligoplio pode ocorrer a formao de um Conluio (Coalizao), que no permitida por lei. A razo da existncia dessas leis a preveno dos efeitos econmicos de um Cartel, o tipo mais formal de coalizao, atravs do qual as firmas se unem para obter as vantagens do monoplio.

Um Cartel um acordo formal entre firmas a respeito do estabelecimento do preo e/ou da diviso do mercado.
90

O Mecanismo do Mercado - Oligoplio


Embora haja em todos os pases ocidentais uma tendncia de concentrao crescente nos ltimos 30 anos, com as grandes empresas ganhando participao no mercado, h uma tendncia pequena de um nico produtor eliminar seus concorrentes e emergir como monopolista. O oligoplio , assim, uma forma estvel de organizao do mercado. 1 - Quais as foras que contribuem para esta estabilidade? 2 - Por que um pequeno nmero de firmas se tornam to grandes, enquanto nenhuma delas cobre toda a estrada para se tornar um monoplio? Parte da resposta se encontra na natureza dos custos. Em muitas indstrias h vantagens de produzir em larga escala; h um declnio no custo mdio medida que a produo aumenta. Uma fbrica desenhada para produzir 500.00 carros por ano pode operar um custo mdio muito menor do que uma desenhada para produzir 100.000. Os custos, porm, no continuam a cair sempre. Uma fbrica que produz 2 milhes de unidades pode no ter um custo mdio menor que outra que produz 1 milho de unidades. Quando os custos caem ao longo de um intervalo considervel, encorajam o desenvolvimento de firmas grandes. Mas quando os custos eventualmente comeam a subir antes da produo atingir a quantidade total vendida ao mercado, desencorajam a que qualquer grande firma cresa e desenvolva um monoplio. As condies de custo podem levar, ento, ao 91 oligoplio natural:

O Mecanismo do Mercado Concorrncia Monopolstica


Como cada firma est vendendo um bem algo diferente do das demais, ela tem algum controle sobre o preo; se aumentar ligeiramente seu preo, no perder seus clientes (na mesma proporo). Ela no enfrenta, portanto, uma curva de demanda perfeitamente horizontal, como o concorrente perfeito. Em lugar disto, sua curva de demanda se inclina para baixo e para direita - mas no muito. Como existem muitos concorrentes, seu controle sobre o preo no muito grande. A diferenciao de produto no envolve necessariamente uma diferenciao fsica. o comrcio a varejo um exemplo. mercearias diferentes vendem produtos muito similares e/ou iguais, mas diferem num aspecto importante: esto localizados em lugares diferentes. O consumidor pode se dispor a pagar um preo ligeiramente superior por um produto num lugar que em outro, pelo fato de o primeiro se localizar mais perto. Devido sua localizao, o primeiro mercado tem algum controle sobre o preo, se cobrar um preo muito alto, os consumidores mudaro para um fornecedor menos caro (embora menos conveniente). Concorrncia monopolstica a situao onde existem muitos vendedores de produtos diferenciados. A curva de demanda que o concorrente individual enfrenta algo elstica, mas no perfeitamente elstica. 92

93

O Mecanismo do Mercado - Curva de Demanda


A demanda uma relao que d as quantidades de um bem ou servio que os compradores estariam dispostos e seriam capazes de adquirir a diferentes preos.

Grfico: A curva de demanda. Os indivduos geralmente esto dispostos a comprar mais quando o preo baixa; a curva reflete isto, porque cai da esquerda para a direita.

94

O Mecanismo do Mercado - Curva de Oferta


Enquanto a relao de demanda descreve o comportamento dos compradores, a relao de oferta descreve o comportamento dos vendedores, mostrando o quanto estariam dispostos a vender a um preo determinado.

Grfico: A curva de oferta de mas. Uma curva de oferta sobe da esquerda para a direita. Quando o preo sobe, os vendedores so estimulados a aumentar a produo e oferecer mais ao pblico.

95

O Mecanismo do Mercado - Curva de Equilbrio


Obviamente, os vendedores tm uma atitude diferente da dos compradores em relao a preos altos. Um preo alto desalenta os consumidores e induz substituio por produtos alternativos, mas este mesmo preo estimula os vendedores a produzirem e venderem mais. Portanto, quanto mais elevado o preo, maior a quantidade ofertada.

Como a oferta e a demanda determinam o preo e a quantidade de equilbrio. O equilbrio ocorrer no ponto onde as curvas de demanda oferta se cruzam. 96

Deslocamento da Curva de Demanda

Grfico: Uma mudana na demanda com o aumento da renda


97

Deslocamento da Curva de Demanda


Um deslocamento na curva de demanda (ou seja, uma mudana na demanda) por ser causado por uma mudana econmica qualquer. As mais importantes so as seguintes: 1- A renda - Quando a renda aumenta, as pessoas podem consumir mais. Para um bem tpico ou normal, a curva de demanda se desloca para a direita, quando a renda aumenta, da maneira indicada no grfico. Aumento da renda Quantidade demandada Ento, A um bem normal de A tambm aumenta ( ou um bem superior ) Aumento da renda Quantidade de B cai Ento, B um bem inferior 2- Os preos de bens relacionados. Um aumento no preo de um bem pode causar um deslocamento na curva de demanda para outro bem. 3- Gostos - O tempo vai passando e os gostos mudam. Talvez, devido ao maior nmero de jogos de tnis transmitidos pela televiso, ou como resultado da nova mania de se manter a forma fsica, mais pessoas esto jogando tnis. Esta tendncia, faz alguns anos, aumenta a demanda por raquetes de tnis. Os gostos, e portanto a demanda, so bens volteis para alguns produtos, especialmente as manias como tbuas de skate ou discos de rock. 98

Deslocamento da Curva de Demanda


Preos de bens relacionados

Grfico: Mudana de preferncia entre produtos concorrentes/substitutos. O preo de C aumenta O preo de E aumenta C e D so bens complementares E e F so bens A demandada de F aumenta substitutos A demandada de D cai
99

Deslocamento da Curva de Oferta


Deslocadores de Oferta Como no caso da demanda, a oferta pode ser afetada por mudanas econmicas, produzindo deslocamento na curva de oferta. Estas mudanas econmicaspodem ser (entre outras): 1. O custo de insumos - Quando o preo de fertilizantes sobe, os agricultores estaro menos dispostos a produzir ao mesmo preo. A curva de oferta se deslocar esquerda. 2. A tecnologia - Com um aumento tecnolgico, o custo de produo diminuir. Com um custo menor, os produtores estaro dispostos a produzir mais que antes. A curva de oferta se deslocar para a direita; 3. Condies climticas - Este fator especialmente importante para a produo agrcola. Uma seca provocar, por exemplo, uma queda na produo agrcola (quer dizer, um deslocamento da curva esquerda); 100

Deslocamento da Curva de Oferta


Deslocadores de Oferta 4. Os preos de bens relacionados - Da mesma maneira que os bens podem ser substitutos ou complementares no consumo, podem ser substitutos ou complementares na produo.

O preo de A sobe O preo de C sobe

A ofertada de B diminui A ofertada de D sobe

A e B so substitutos na produo C e D so complementares na produo

101

Deslocamento da Curva de Oferta

Grfico Y: Um deslocamento na oferta de um determinado produto. A curva de demanda no tem se deslocado, entretanto, com o deslocamento da curva de oferta e a consequente mudana no preo, h um movimento ao longo da curva de demanda entre G1 e G2. Quando o ponto de equilbrio se desloca de G1 e G2: 1. verdade que a oferta diminuiu, porque toda curva de oferta se deslocou para a esquerda. 2. No correto afirmar que a demanda diminuiu, porque a curva de demanda no se deslocou. 3. Porm, correto dizer que a quantidade demandada diminuiu, porque menos produto procurado no ponto G2 em relao ao ponto G1.

102

Elasticidade da Demanda e Receita Total

Grfico: Elasticidade de demanda e receita total

103

Elasticidade da Demanda
Elasticidade da demanda ( d ) d
=

% de variao na quantidade demandada = % de variao no preo

Q/Q P/P

Se d for maior do que 1, a demanda elstica, Receita Total menor. Se d for menor do que 1, a demanda inelstica, Receita Total maior.

Grfico: Representao da elasticidade da demanda


104

Elasticidade da Demanda
Se uma mudana no preo provoca uma variao na direo oposta na receita total (por exemplo se um aumento do preo provoca uma queda na receita total), ento a demanda elstica. Se uma mudana no preo provoca uma variao na mesma direo na receita total, ento a demanda inelstica.

105

Elasticidade da Demanda
1. Bens suprfluos x bens necessrios: Os bens suprfluos tendem a ter uma demanda elstica, e os bens necessrios tendem a ter uma demanda inelstica. Por exemplo, suprfluos, tais como chapus, possuem uma demanda elstica porque os compradores podem se retrair no mercado e parar de compr-los se os seus preos sobem. Mas bens necessrios, tais como alimentos, possuem uma demanda inelstica porque os compradores no podem evitar de adquiri-los, ou somente podem faz-lo com substanciais sacrifcios. 2. Percentagem de renda: Itens que tm uma importncia muito grande no oramento tendem a ter uma demanda mais elstica do que tem com importncia pequena. Para citar um exemplo extremo, a demanda por casas mais elstica do que por palitos de fsforos. Os consumidores podem gastar uma semana inteira tentando negociar a baixa de 1% no preo de uma nova casa. Mas eles sequer notaro um aumento de 50% no preo dos palitos. Para tens pequenos, tais como palitos de fsforos, os consumidores tornam-se bastante insensveis ao preo. 106

Elasticidade da Demanda
3. Substituibilidade: tens que tenham bons substitutos tendem a ter uma demanda mais elstica do que aqueles que no possuem. Para ilustrar, considere acar e sal, tens que so semelhantes em muitos aspectos. Ambos so bens necessrios, e ambos so tens pequenos em qualquer oramento. Ainda assim, o acar tem uma demanda mais elstica do que o sal porque ele tem substitutos (tais como o adoante, mel), enquanto o sal no tem) 4 . Tempo - A passagem do tempo pode ter uma importante influncia na elasticidade. Quanto maior o perodo de tempo, maior se torna a elasticidade para a maioria dos bens. O problema que pode levar tempo para uma reduo de preo se torne conhecida e para que os compradores se ajustem
107

Elasticidade da Oferta
Elasticidade da Oferta ( S )
S = % de variao na quantidade ofertada % de variao no preo = Q/Q P/P

Se S for maior do que 1, a oferta elstica. Se S for menor do que 1, a oferta inelstica.

Grfico: Representao da elasticidade da oferta


108

Elasticidade da Oferta
Assim como a elasticidade da demanda indica a sensibilidade da resposta dos consumidores a mudana no preo, a elasticidade da oferta indica a sensibilidade da resposta dos vendedores. A oferta elstica se os produtores respondem vigorosamente a uma mudana de preos, e inelstica se tal resposta dbil. A frmula da elasticidade da oferta similar frmula da elasticidade da demanda.

109

Elasticidade da Oferta
A elasticidade da oferta depende da capacidade dos produtos de se retrair no mercado se o preo baixa, bem como na sua capacidade e disposio de expandir as vendas se o preo sobe. Ento, a elasticidade da oferta depende de: 1. O Custo e a possibilidade de estocar - Bens cujo custo de estocarem elevado possuem uma baixa de oferta. Os bens de rpida deteriorao sero jogados no mercado independentemente do preo; e sua elasticidade de oferta ser muito baixa. 2. As caractersticas do processo de produo - Um tem possuir um substituto prximo na produo? (Isto , pode o trabalho, a terra e o equipamento utilizados para produzi-los serem rapidamente deslocados para a produo de um outro bem?). Se for sim, a oferta ser elstica. Por exemplo, compare a elasticidade de oferta para o trigo e para todos os cereais tomados em conjunto. Em face de uma queda de preo do trigo, o produtor pode ser capaz de responder com relativa facilidade deslocando a produo para um cereal substituto, por exemplo o milho: ento a oferta do trigo razoavelmente elstica.
110

Elasticidade da Oferta
3 . Tempo - O tempo pode influenciar a elasticidade da oferta, assim como influencia a elasticidade da demanda. Suponha que a demanda por um bem perecvel, como peixe, cresa repentinamente de D1 para D2. O efeito imediato no primeiro dia, no diagrama (a), o preo crescer para P2. O motivo que, depois dos barcos de pesca retornarem naquele dia, a quantidade ofertada no ser afetada pelo preo. Contudo durante os dias subsequentes, medida que os pesqueiros aumentem suas tripulaes e coloquem mais barcos de volta ao servio, a oferta responde efetivamente ao preo maior. (aumenta a mdia diria de peixe capturado). Ento no diagrama (b), a oferta torna-se mais elstica, e o preo retrai-se um pouco para P3 . Mas este no o equilbrio final, uma vez que ser necessrio mais tempo para que aconteam todas as respostas necessrias ao aumento de preo (tais como a construo de novos barcos). Quando isto acontecer, haver uma resposta da oferta de longo prazo muito mais elstica, como mostrado no diagrama (c), o que resultar em um equilbrio de longo prazo envolvendo vendas ainda 111 maiores e um aumento ainda menor do preo, em P4 .

Elasticidade da Oferta

Grfico: Resposta da oferta devido a um aumento de preo do produto.


112

Equilbrio de Produo (Custo x Produo)


O Equilbrio da Firma Estar a firma em posio de equilbrio quando a receita marginal igualar ao custo marginal, pois obter ento lucros mximos. O empresrio racional fixar, portanto, seu volume de produo de modo a equilibrar a receita marginal e o custo marginal. A Receita Marginal A receita marginal, a um nvel qualquer da produo de uma firma, a receita que se obteria com a venda de mais uma unidade (marginal) do produto da firma. Algebricamente, o acrscimo da receita total que se obtm pela venda de n unidades do produto em vez de n - 1, onde n um nmero dado qualquer . O Custo Marginal O custo marginal pode ser definido como sendo a mudana no custo total resultante na produo de uma unidade adicional de um produto, ou seja, custo de se produzir n + 1 unidades em vez de n, onde n um nmero qualquer.
113

Equilbrio de Produo (Custo x Produo)


Maximizao do Lucro conveniente analisar mais claramente porque os lucros sero maximizados quando a receita marginal igualar o custo marginal. Ligeira reflexo mostra que isso deve sempre acontecer. Por exemplo: Se a produo for aumentada, e o custo marginal exceder a receita marginal, cada nova unidade de produo acresceria a receita da firma uma quantia de dinheiro menor que o custo para produzi-la, desta forma o aumento da produo reduziria o lucro da empresa. No caso em que para produzir a prxima unidade o custo marginal for menor que a receita marginal a firma estaria deixando de lucrar devido a sua produo reduzida. Desta forma as unidades de produo devero ser tal que possibilitem o lucro mximo, que quando se iguala a receita marginal ao custo marginal.
114

Custo Marginal: Limite de Produo


Produo por minuto (Q) 0 1 2 3 Custo varivel total (CVT) 8,00 12,00 15,00 Custo total (CT) Custo marginal (CMA) Custo fixo mdio (CFM) 36,00 18,00 12,00 Custo varivel mdio (CVM) 8,00 6,00 5,00 Custo total mdio (CTM) 44,00 24,00 17,00 Receita Lucro total (L) (RT)

36,00 44,00 48,00 51,00

8,00 4,00 3,00

25,00 50,00 75,00

-36,00 -19,00 2,00 24,00

4
5 6 7 8 9 10

20,00
27,00 36,00 48,00 65,00 90,00 130,00

56,00
63,00 72,00 84,00 101,00 126,00 166,00

5,00
7,00 9,00 12,00 17,00 25,00 40,00

9,00
7,20 6,00 5,14 4,50 4,00 3,60

5,00
5,40 6,00 6,86 8,13 10,00 13,00

14,00
12,60 12,00 12,00 12,63 14,00 16,60

100,00
125,00 150,00 175,00 200,00 225,00 250,00

44,00
62,00 78,00 91,00 99,00 99,00 84,00
115

Custo Marginal: Limite de Produo


Curva de produto total
10 9

Produo (enxadas/minuto)

8 7 6 5 4 3 2 1 0 0 20 40 60 80 100 120 140

Nmero de funcionrios

116

Custo Marginal: Limite de Produo

160 140 120

Custo Total Custo Varivel Custo Fixo

Custo (R$)

100 80 60 40 20 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Produo (enxadas/minuto)

117

Vous aimerez peut-être aussi