Vous êtes sur la page 1sur 14

A Indstria do Petrleo e o Meio Ambiente

Autor: Mozart Schmitt de Queiroz

O texto refere-se s consequncias trazidas pelo uso do petrleo.


No pensamento das grandes empresas sempre mirando lucros sem preocupar-se com o meio ambiente.

Solicitando que as leis ambientais sejam mais flexveis para que se possa conseguir aumento da produo.

Diariamente so consumidos 100 milhes de barris de petrleo.

Neste consumo devolve-se para a natureza o que foi retirado dela h milhes de anos.
Forma-se assim muitos gases de carbono, enxofre e nitrognio que acabam prejudicando muito a atmosfera.

Como algumas das consequncias temos o aumento do efeito estufa e a chuva cida. Na retirada do petrleo durante a perfurao, h liberao de lamas oleosas. Durante o armazenamento e purificao pode ocorrer derramamento e incndios, descarte de massas oleosas, rejeitos e guas de produo com alto grau de salinidade.

Em seguida h o percurso at a refinaria onde se utiliza de muita gua e energia. Ento esta gua descartada ainda com grandes quantidades de leo, matria orgnica e metais.

Para se obter toda essa energia, as refinarias necessitam de consumir muito petrleo e seus derivados, fechando assim o 1 ciclo de agresso ambiental.

Ainda h os riscos no transporte, lembrando que normalmente os grandes centros consumidores ficam longe dos plos produtores. Alm do perigo no transporte, que na maioria das vezes feito por rodovias, existe o consumo de combustvel durante o trajeto, que resulta em emisso de poluentes na atmosfera.

Depois deste processo, os produtos finais ainda devem chegar aos consumidores, ento percorrido mais um caminho at se chegar aos distribuidores, que levam os produtos at os comerciantes, que os vendem aos compradores: ns. Nesta ltima etapa os riscos aumentam: no h fiscalizao suficiente para os depsitos e pontos de comercializao.

No se observa os cuidados com a segurana: tanques vazando, descarte de resduos, e at mesmo a sade de quem trabalha todos os dias distribuindo combustvel para carros, nibus e caminhes. Est claro que dos donos destas indstrias de petrleo e os legisladores, no se preocupam com os acidentes desta ltima dcada, pois no h investimento em prevenir estas catstrofes.

Pelo contrrio, h diminuio do nmero de operadores que deveriam estar em alerta para prevenir estes acidentes. Mas, a pressa em produzir, a busca de recordes e a obsesso por lucros no deixa que os dirigentes destes processos temam estes acontecimentos.

Uma das solues possveis, seria pressionar os governos para que tomem medidas na melhoria do transporte de combustveis, que de preferncia seja via aqutica para diminuir o nmero de acidentes.
Deve haver uma melhoria no transporte coletivo, para que haja diminuio do transporte individual, mesmo para quem tem condies de bancar seus custos.

Pois se pensarmos em problemas finais, o prejuzo ser sempre da sociedade, como manuteno e rodovias, doenas respiratrias e transtornos em congestionamentos.
Devemos analisar outros meios de obteno de energia, principalmente os renovveis como energia elica e solar, lcool combustvel ou sua adio ao diesel, leos vegetais para a substituio do diesel, termeltricas...

...resduos vegetais, lixo, lenha de florestas artificiais, uso de biodigestores no tratamento de esgotos para a gerao de biogs. As medidas mais urgentes a serem tomadas devem ser: A fiscalizao das indstrias para o cumprimento da legislao;

O porte de licenas ambientais com renovao peridica aps inspeo; Que a sociedade possa estar ciente das condies operacionais e seus riscos em cada unidade; Que a lei seja cumprida e registrada em relatrios; Deve ser realizado propostas, para que as empresas que no esto em conformidade possam se ajustar.

Se apoiar os programas de antecipao de riscos; Investigao aos acidentes ocorridos.

Vous aimerez peut-être aussi