Vous êtes sur la page 1sur 59

LINUX

INTRODUO Professor: Rbson Andr Vianna Email: robinhoprofessor@gmail.com

Sistema Operacional (S.O.)


Sem o sistema operacional o computador vira um monte de componentes eletrnicos sem muita utilidade. um programa responsvel por controlar o computador, fazendo com que o computador execute as ordens do usurio. o sistema operacional que fornece acesso ao hardware do computador (como a placa de som, placa de rede), a internet, aos arquivos que esto no nosso disco rgido, drives de cd/dvd/blu-ray, interfaces de carto, etc. Um Sistema Operacional nunca faz nada sozinho. Ele est apenas esperando pelos programas pedirem por certos recursos ou pedirem por um certo arquivo no disco ou pedirem para serem conectados internet.

Exemplos de S.O.
Windows MacOS Unix DOS Android

Qual o melhor ?

Qual o melhor ?
Sistema Operacional:

NO Time de futebol!
NO Religio!

NO Banda de Rock ou Dupla Sertaneja!


Sistema Operacional uma FERRAMENTA DE TRABALHO!

O LINUX MAIS SEGURO QUE O WINDOWS ?


Sob certos aspectos, SIM. Considere o seguinte: O Windows carrega um legado muito antigo do MS-DOS e do LAN Manager; O Linux nasceu do UNIX, um Sistema Operacional robusto por natureza; A visibilidade do Windows muito maior que a do Linux. Nove em cada dez PCs no mundo rodam Windows. Qual ambiente mais convidativo para programadores de pragas? O Windows com o passar dos tempos priorizou Conforto ao usurio, no Segurana. O Linux seguro, porm difcil de domar; O usurio do Linux diferente do usurio do Windows; porm, e quando... O GNU/Linux atingir a visibilidade do Windows? O Windows atingir a maturidade do Linux?

Qual o melhor ?
Ele a ferramenta que faz com que voc oferea a melhor soluo. A SUA misso ser tirar o melhor de cada Sistema Operacional. O mercado analisa a velha relao : CUSTO X BENEFCIO Linux ou Windows (entre outros) tem valores diferentes dependendo de onde esto. Voc pode se especializar em um, mas no pode ignorar o outro. Ento, Quem o melhor? VOC! Que sabe lidar com diferentes ferramentas.

O que Linux?
um Sistema Operacional (S.O.) um Sistema Operacional de Redes (S.O.R.)

Onde usado?
Em quase todos os tipos de computadores existentes (PC, Mac, PDA, mainframe, etc) timo em ambientes de trabalho intensivo em rede e funciona muito bem como posto de trabalho individual Pode ser usado em todo o tipo de ambientes empresariais, acadmicos, em casa, etc

Histrico
Multics (1960) Unix (anos 70) O Minix uma verso do Unix, porm, gratuita e com o cdigo fonte disponvel. Isso significa que qualquer programador experiente pode fazer alteraes nele. Ele foi criado originalmente para uso educacional, para quem quisesse estudar o Unix "em casa". No entanto, vale citar que ele foi escrito do zero e apesar de ser uma verso do Unix, no contm nenhum cdigo da AT&T e por isso pode ser distribudo gratuitamente. A partir da, entra em cena Linus Torvalds. Na Filndia, em 1991, por hobby, Linus decidiu desenvolver um sistema mais poderoso que o Minix. Para divulgar sua idia, ele enviou uma mensagem a um grupo pela Usenet (uma espcie de antecessor da Internet). No mesmo ano, ele disponibilizou a verso do kernel (ncleo dos sistemas operacionais) 0.02 e continuou trabalhando at que em 1994 disponibilizou a verso 1.0.

Caractersticas

Multitarefa Multiusurio gratuito, atualizaes freqentes e desenvolvido voluntariamente por programadores experientes e colaboradores que visam a constante melhoria do sistema. Convive harmoniosamente no mesmo computador com outros sistemas operacionais No exige um computador potente para rodar No necessrio licena para o seu uso. Grande estabilidade Grande confiabilidade No precisa ser reinicializado devido a instalao de programas ou configurao de perifricos.

Caractersticas
Acessa discos formatados por outros sistemas operacionais Suporte a linguagens de programao. Roda aplicaes Windows Suporte a diversos dispositivos e perifricos disponveis no mercado Cdigo fonte aberto Suportado por vrias plataformas Conversao com outros S.Os. Suporta vrios Sistemas de Arquivos Memria virtual: o Linux pode usar parte do disco duro como memria virtual, o que permite correr o Linux em computadores com pouca memria RAM

Licena de Uso
CDIGO ABERTO E SOFTWARE LIVRE

NO SIGNIFICAM A MESMA COISA!

Licena de Uso
O termo cdigo aberto somente afirma que qualquer pessoa pode ter acesso ao cdigo do programa, mas que seu desenvolvedor determina as suas condies de uso.

Licena de Uso
SOFTWARE LIVRE todo software sobre o qual o usurio tem o livre direito de: INSTALAR, USAR, ESTUDAR, MODIFICAR e REDISTRIBUIR.

Licena de Uso
EXEMPLO:

O FIREFOX possui o cdigo aberto para anlise, segue a filosofia da comunidade do cdigo aberto, MAS NO PODE SER CONSIDERADO COMO SOFTWARE LIVRE.

Licena de Uso
A licena GNU GPL (General Public License), lanada em 1989, prega que os aplicativos sobre esta patente podem ser lidos, modificados e redistribudos conforme quatro conceitos de liberdade.

Licena de Uso
Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:
A liberdade de executar o programa, para qualquer propsito (liberdade n 0) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptlo para as suas necessidades (liberdade n 1). O acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cpias de modo que voc possa ajudar ao seu prximo (liberdade n 2). A liberdade de aperfeioar o programa, e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade n 3). O acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade.

Licena de Uso
Sistema Open Source Baseado em Licena GLP GNU General Public License (Licena Pblica Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, a designao da licena para software livre idealizada por Richard Stallman no final da dcada de 1980, no mbito do projecto GNU da Free Software Foundation (FSF). A GPL a licena com maior utilizao por parte de projetos de software livre, em grande parte devido sua adoo para o Linux. O software utilizado para administrar o contedo da Wikipdia coberto por esta licena, na sua verso 2.0 ou superiores.

Em resumo,
Grtis: Softwares que podem ser utilizados gratuitamente por tempo indeterminado, sejam eles com anncios, aceitando doaes, desde que sem nenhuma restrio ou cobrana. Grtis para testar: Softwares que so pagos, gratuitos por tempo determinado ou que possuem alguma limitao. Software livre: So os softwares que foram desenvolvidos com seu cdigo aberto (seja completamente ou em partes).

Licena de Uso

Como obter o Linux ?


As formas mais comuns de obter o Linux so:
Download atravs da Internet Copiar os CDs de um amigo ou conhecido Comprar em CDs juntamente com manuais, documentao, etc

A documentao disponvel na Internet muito abundante, escrita em vrias lnguas e de elevada qualidade Existem ainda imensos recursos de apoio e ajuda na Internet (fruns de discusso, etc)

O LINUX
Sistema Operacional considerado um Software Livre. Sua distribuio gratuita e seu cdigo-fonte aberto (Open Source) Porm, algumas empresas lanam distribuies que so cobradas apenas a sua venda e no sua utilizao/instalao.

Configurao Mnima
Processador >= PC AT 386SX33 Memria >= 2MBRam HD >= 2MB Floppy Disk >= 720KB

O que uma distribuio?


Distribuio um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicao, formando um conjunto. Distribuies (ou distros) mantidas por organizaes comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE e Mandriva, bem como projetos comunitrios como Debian e Gentoo montam e testam seus conjuntos de software antes de disponibiliz-los ao pblico. Como o Linux e a maior parte dos softwares includos em distribuies so livres, qualquer organizao ou indivduo suficientemente motivado podem criar e disponibilizar (comercialmente ou no) a sua prpria distribuio. Isso faz com que hoje haja registro de mais de 300 distribuies ativamente mantidas, embora menos de 20 delas sejam largamente conhecidas. Algumas distribuies populares oferecem (como opo ou como seu nico modo de operao) a possibilidade de execuo em modo Live CD, que permite o uso integral do Linux sem instalao ou alterao dos dados armazenados no disco rgido do computador: o sistema roda integralmente a partir de um CD-ROM desde o momento em que o computador ligado. Exemplos de Live CDs bastante conhecidos so o alemo Knoppix e o brasileiro Kurumin.

Distribuies
Conectiva Kurumin Debian BR CDD Debian Fedora Gentoo Knoppix Mandriva Red Hat Slackware SUSE Ubuntu Yellow Dog Linux

Estrutura de Diretrios

Estrutura do Sistema
USURIO SHELL KERNEL HARDWARE

Estrutura do Sistema

INTERFACES GRFICAS
Para utilizar o Linux de maneira grfica, assim como o Windows, so disponibilizadas algumas interfaces grficas, porm, no so nativas do Linux, ou seja, no fazem parte do seu Kernel. Podem ser chamadas de gerenciadores de janelas. Rodam sobre o Shell do Linux, que por sua vez utiliza uma camada antes da interface grfica,chamada de servidor X. As interfaces mais comentadas em provas so KDE e GNOME, compatveis entre si, ou seja, os programas que rodam em uma tambm rodam na outra.

A nova cara do Linux

Instalao do Linux
Atualmente instalar Linux fcil e pode ser feito por qualquer pessoa O Linux pode ser instalado num computador onde j existam outros SOs, numa zona livre do HD ou criando-se espao livre para esse efeito Pode ser executado a partir de CD ou atravs da rede, sem se mexer no HD O Linux pode rodar facilmente num computador sem HD (via rede ou pen)

O KURUMIN

INCIO (e fim)
O Kurumin foi uma distribuio Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fcil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usurios do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar tambm componentes do Kanotix e outros projetos, alm de ser baseado nos pacotes do Debian. Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuies mais usadas no pas, o projeto acabou falhando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento. Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrana em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto fosse descontinuado em janeiro de 2008.

Presta?
VANTAGENS: INSTALAO: muito fcil, basta saber ler para instal-lo, ou rodar diretamente do CD; CONFIGURAO: no que diz respeito ao bsico, de fcil a mdia; PACOTE DE PROGRAMAS: excelente, o KDE torna ainda mais intuitiva as ferramentas do Kurumin e o restante do pacote inclui o que usado aqui (como no Ubuntu tambm traz); DESVANTAGEM: Continua sendo uma opo de distribuio leve para micros antigos, mas o uso em mquinas novas no recomendado, j que por ser baseado em uma verso antiga do Kernel ele no ser capaz de detectar alguns dos componentes.

SUPORTE: a quantidade de frum do Kurumin muito grande e extensa;

Inicializao

Inicializao

Inicializao

Estrutura de diretrios

Estrutura de diretrios

Estrutura de diretrios

Estrutura de diretrios

Estrutura de diretrios

Estrutura de diretrios

Estrutura de diretrios

Terminal de comandos SHELL

Terminal de comandos SHELL

Terminal de comandos SHELL

Terminal de comandos SHELL

Terminal de comandos SHELL

Terminal de comandos SHELL

Terminal de comandos SHELL

Terminal de comandos SHELL

Terminal de comandos SHELL

Terminal de comandos SHELL

Terminal de comandos SHELL

Vous aimerez peut-être aussi