Vous êtes sur la page 1sur 48

Professora Jssica Watanabe

formado por:

Ossos; Articulaes; Msculos.

Alm

de dar sustentao ao corpo, o esqueleto protege os rgos internos e fornece pontos de apoio para a fixao dos msculos. Ele constitui-se de peas sseas (ao todo 208 ossos no indivduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos msculos.

esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:


axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torcica. apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escpulas e clavculas; cintura plvica, formada pelos ossos ilacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).

1-Esqueleto

2-Esqueleto

Classificao dos ossos: Os ossos so classificados de acordo com a sua forma em: A Longos: tm duas extremidades ou epfises; o corpo do osso a difise; entre a difise e cada epfise fica a metfise. A difise formada por tecido sseo compacto, enquanto a epfise e a metfise, por tecido sseo esponjoso. Exemplos: fmur, mero.

B-

Curtos: tm as trs extremidades praticamente equivalentes e so encontrados nas mos e nos ps. So constitudos por tecido sseo esponjoso. Exemplos: calcneo, tarsos, carpos.

C - Planos ou Chatos: so formados por duas camadas de tecido sseo compacto, tendo entre elas uma camada de tecido sseo esponjoso e de medula ssea Exemplos: esterno, ossos do crnio, ossos da bacia, escpula.

Caixa

craniana

Possui

os seguintes ossos importantes: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenide, nasal, lacrimais, malares ("mas do rosto" ou zigomtico), maxilar superior e mandbula (maxilar inferior).

Primeiro

- no osso esfenide existe uma depresso denominada de sela turca onde se encontra uma das menores e mais importantes glndulas do corpo humano - a hipfise, no centro geomtrico do crnio. Segundo - Fontanela ou moleira o nome dado regio alta e mediana, da cabea da criana, que facilita a passagem da mesma no canal do parto; aps o nascimento, ser substituda por osso.

uma coluna de vrtebras que apresentam cada uma um buraco, que se sobrepem constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal; dividida em regies tpicas que so: coluna cervical (regio do pescoo), coluna torcica, coluna lombar, coluna sacral, coluna cocciciana (coccix).

coluna vertebral constituda pela superposio de uma srie de ossos isolados denominados vrtebras. Superiormente, se articula com o osso occipital (crnio); inferiormente, articula-se com o osso do quadril ( Ilaco ). A coluna vertebral dividida em quatro regies: Cervical, Torcica, Lombar e Sacro-Coccgea.
7 vrtebras cervicais, 12 torcicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccgeas.

So

Curvaturas

da Coluna Vertebral:

Numa vista lateral, a coluna apresenta vrias curvaturas consideradas fisiolgicas.


So

elas: cervical (convexa ventralmente - LORDOSE), torcica (cncava ventralmente - CIFOSE), lombar (convexa ventralmente - LORDOSE) e plvica (cncava ventralmente - CIFOSE).

Quando uma destas curvaturas est aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE (Regio dorsal e plvica) ou HIPERLORDOSE (Regio cervical e lombar).
Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral no apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.

Todas

as vrtebras apresentam 7 elementos bsicos:

1.

Corpo: a maior parte da vrtebra. nico e mediano e est voltado para frente representado por um segmento cilindro, apresentando uma face superior e outra inferior. FUNO: Sustentao. Processo Espinhoso: a parte do arco sseo que se situa medialmente e posteriormente. FUNO: Movimentao. Processo Transverso: So 2 prolongamento laterais, direito e esquerdo, que se projetam transversalmente de cada lado do ponto de unio do pedculo com a lmina. FUNO: Movimentao.

2.

3.

4. Processos Articulares: So em nmero de quatro, dois superiores e dois inferiores. So salincias que se destinam articulao das vrtebras entre si. FUNO: Obstruo.
5. Lminas: So duas lminas, uma direita e outra esquerda, que ligam o processo espinhoso ao processo transverso. FUNO: Proteo. 6. Pedculos: So partes mais estreitadas, que ligam o processo transverso ao corpo vertebral. FUNO: Proteo. 7. Forame Vertebral: Situado posteriormente ao corpo e limitado lateral e posteriormente pelo arco sseo. FUNO: Proteo

Disco

intervertebral um disco de cartilagem fibrosa presente entre os corpos das vrtebras, nas articulaes intervertebrais. So estruturas cartilaginosas que possuem o mesmo formato do corpo da vrtebra. O disco intervertebral formado por um anel fibroso e um ncleo pulposo, o que garante a absoro de impactos e certa mobilidade entre as vrtebras.

constituio do DIV fibrocartilagino, ento firmemente aderidos aos corpos vertebrais, absorvendo as foras de trao muscular, gravidade e cargas que tenderiam a esmagar uma vrtebras contra a outra e permite mobilidade entre as vrtebras adjacentes.

Cada disco apresenta: nulo ou anel fibroso, ( mais fibroso que cartilaginoso), constitudo de anis concntricos. Ncleo pulposo, substancia gelatinosa, flexvel, que atua como amortecedor dos choques de compresso a que sujeito.

As bordas de cada disco so fechadas por laminas cartilaginosas. Quando o ncleo pulposo comprido, ele exerce uma considervel fora centrifuga sobra do anel fibroso de forma que estas so distendidas e no compridas, ao suportar o peso.

ncleo pulposo tem como caractersticas a hidrofilia, ou seja, h a tendncia em absoro de gua, sobretudo com a diminuio das presses exercidas sobre o disco. Assim que, deitado e em repouso, h um aumento da espessura do disco enquanto que, em carga, este disco tende a achatarse. O anel fibroso do disco so aprisiona o ncleo enquanto que, disco lesado faz com que o ncleo escape pelas rachaduras do anel.

O disco comporta-se da seguinte forma nos movimentais: em compresso axial, o ncleo tem tendncia a espalhar-se lateralmente. Em alongamento axial, h a tendncia de retorno da sustncia gelatinosa. Em flexo, o ncleo migra para trs. Em extenso, para frente. Em inclinao lateral, para o lado oposto e, em rotao, o ncleo comprimido e esmagado e tende a infiltrar -se por todas as falhas do sistema do anel fibroso.
O movimento que associa, em carga, flexo e rotao considerado o mais malfico para o surgimento das hrnias lombares.

Unem

mantm as vrtebras alinhamento.

em

So ele: Lig. Longitudinal anterior e posterior, vo desde o crnio at o bordo superior do sacro.
Ligamento

Nucal - uma membrana fibrosa que estende-se da protuberncia occipital externa at a 7 vrtebra cervical (C7).

Ligamento

Supra-espinhal - corda fibrosa e resistente que une os pices dos processos espinhosos a partir da 7 vrtebra cervical (C7) at o sacro. considerado uma continuao do ligamento nucal.
Interespinhais - finos e quase membranceos, unem os processos espinhosos adjacentes. Intertransversrios - esto interpostos entre os processos transversos.

Ligamentos

Ligamentos

formada pela regio torcica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que so em nmero de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se renem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, no se fixando ao esterno).

Membros
Cada

e cinturas articulares:

membro superior composto de brao, antebrao, pulso e mo. O osso do brao mero articula-se no cotovelo com os ossos do antebrao: rdio e ulna. O pulso constitui-se de ossos pequenos e macios, os carpos. A palma da mo formada pelos metacarpos e os dedos, pelas falanges.

Cada

membro inferior compe-se de coxa, perna, tornozelo e p. O osso da coxa o fmur, o mais longo do corpo. No joelho, ele se articula com os dois ossos da perna: a tbia e a fbula. A regio frontal do joelho est protegida por um pequeno osso circular: a rtula. Ossos pequenos e macios, chamados tarsos, formam o tornozelo. A planta do p constituda pelos metatarsos e os dedos dos ps (artelhos), pelas falanges.

Os

membros esto unidos ao corpo mediante um sistema sseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura torcica ou escapular (formada pela clavcula e pela escpula ou omoplata); a inferior se chama cintura plvica, popularmente conhecida como bacia (constituda pelo sacro - osso volumoso resultante da fuso de cinco vrtebras, por um par de ossos ilacos e pelo cccix, formado por quatro a seis vrtebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o mero e com ele todo o brao; a segunda d apoio ao fmur e a toda a perna.

Vous aimerez peut-être aussi