Vous êtes sur la page 1sur 19

CURSO BSICO DE LIBRAS

Aprendendo a se comunicar com as mos


Intrprete/Instrutora : Aldenice

MENSAGEM

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;


Provrbios 3:13

OBJETIVOS

Refletir sobre quem o surdo, e sua lngua; Promover o conhecimento da LIBRAS; Construir uma prtica na LIBRAS.

CONTEDO

Teoria:

Como surgiu a LIBRAS /O que LIBRAS? / Quem usa a LIBRAS? / A LIBRAS reconhecida por Lei / Quem o surdo? / O surdo na empresa / Mitos sobre a pessoa surda / Parmetros da LIBRAS / Comunicando corretamente com os surdos / Datilologia.

Prtica:

Alfabeto datilologia / Numeral datilologia / cumprimento / Pronomes / Os dias da semana / Os meses do ano / Material escolar / Profisses / Cores / Famlia / Animais / Clima / Advrbio de tempo / Antnimo / Alimentao / Pontos Comrcios / Verbos.

COMO SURGIU A LIBRAS

No sculo XVII surge a lngua de sinais e a sua utilizao no processo de ensino. O Abade LEpe foi um dos grandes responsveis por esse avano. Ele reuniu surdos dos arredores de Paris e criou a primeira escola pblica para surdos e tambm a precursora no uso da lngua de sinais.

A principal personagem da histria dos surdos no Brasil no um brasileiro e sim um francs. Eduard Huet nasceu em 1822 e aos 12 anos ficou surdo. Sua famlia pertencia nobreza daquele pas. Huet se formou professor e emigrou para o Brasil em 1855. Apoiado por D. Pedro II, ele fundou, no dia 26 de setembro de 1857, o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, hoje chamado de Instituto Nacional de Educao de Surdos (INES). Comeou alfabetizando sete crianas com o mesmo mtodo do Abade LEpe. Essa foi a primeira escola a aplicar a lngua de sinais na metodologia de ensino.

O QUE LIBRAS ?

LIBRAS lngua brasileira de sinais; As lnguas de sinais no so universais; capaz de expressar idias sutis, complexas e abstratas; uma lngua de modalidade gestual-visual, difere do portugus oralauditiva; A LIBRAS no portugus sinalizado; A lngua de sinais tem uma gramtica prpria que no originada de qualquer lngua oral;

Aumenta

vocabulrio

com

novos

sinais

introduzidos

pela

comunidade surda.

ESCLARECENDO

LIBRAS a lngua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poder ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicao com essa comunidade.

Lngua conjunto de vocabulrio de um idioma, e de suas regras gramaticais; Por exemplo: ingls, portugus, LIBRAS...
Linguagem capacidade que o homem e alguns animais possuem para se comunicar, expressar seus pensamentos.

ESCLARECENDO

Lngua de sinais a lngua dos surdos e que possui a sua prpria estrutura e gramtica atravs do canal comunicao visual, a lngua de sinais dos surdos urbanos brasileiros a LIBRAS. Cultura surda uma cultura centrada principalmente em sua forma de comunicao. Em quase todas as cidades do mundo vamos encontrar associaes de surdos onde eles se renem e convivem socialmente.

QUEM USA A LIBRAS ?


A comunidade surda; Familiares de pessoas surdas; Profissionais que trabalham com os surdos; E alguns outros que tem contato com a

comunidade surda.

LIBRAS RECONHECIDA POR LEI

QUEM O SURDO?

Toda pessoa que tem perda auditiva parcial ou total, por causa de leses ou adquirida por seqelas de doenas; Os surdos tm uma comunicao muito rica em gestos compreensivos e expressivos; O aprendizado da pessoa surda mais lento, pois no recebe os estmulos auditivos de uma pessoa ouvinte; Embora o surdo habite num mundo do silncio, pode emitir sons involuntrios; Tem grande sensibilidade aos estmulos visuais e fica atento as expresses faciais; A LIBRAS para o surdo tida como a lngua materna, primeira lngua; O surdo um ser bicultural ou seja, faz parte de duas culturas, da majoritria, a dos ouvintes.

O SURDO NA EMPRESA

MITOS SOBRE A PESSOA SURDA

incorreto dizer surdo-mudo ou que o surdo mudo. Pois no apresentam limitaes no aparelho fonador, eles podem desenvolver a fala, se for estimulado por um profissional fonoaudilogo; incorreto dizer que o surdo analfabeto, pois ele alfabetizado em LIBRAS; incorreto pensar que uma pessoa surda, necessariamente, tenha uma deficincia mental ou outros comprometimentos por ser surdo; Ningum portador de nenhuma deficincia ou necessidade especial. Pois, ningum conseguiria carregar algo dessa natureza; O surdo no visto hoje como uma pessoa deficiente, invlido, incapaz, no eficiente. E sim, como pessoa com deficincia, com limitaes como qualquer pessoa, mas eficiente e capaz; A pessoa surda no tida como normal porque no fala a mesma lngua e possui uma cultura diferente. Ento podemos dizer que todo estrangeiro anormal?

PARMETROS DA LIBRAS

Configurao de mos a forma que a mo assume durante

a realizao do sinal;

Ponto de articulao o lugar onde feito o sinal com a mo predominante configurada;

Movimento os sinais podem ter ou no;


Expresso facial so fundamentais para o entendimento da LIBRAS;

Direcionamento/orientao sentido que ter o movimento do


sinal.

COMUNICANDO-SE CORRETAMENTE COM OS SURDOS


Fale de frente para o surdo; No olhe para o outro lado ao conversar com surdo; Uma boa articulao dos lbios facilita a comunicao, no significa falar lento, fale com velocidade normal; No preciso gritar. Fale em tom de voz normal; preciso demonstrar seus sentimentos atravs de expresses; Se voc no entender o surdo, escreva, pergunte e ele ter um grande prazer em ajudar;

Chame a ateno do surdo tocando em seu brao;


No adianta chamar de longe.

DATILOLOGIA

So configuraes de mo utilizado como alfabeto manual usado para expressar nomes de pessoas, lugares e outras palavras que no possuem sinais.

ALFABETO MANUAL

CLASSIFICAO GESTUAL
SINAIS ICNICOS so aqueles que apresentam
semelhana fsica representados. e geomtrico com os seres

SINAIS

Aqueles que no apresentam tais semelhanas e no dependem de regras.

ARBITRRIOS

NUMERAL
NMEROS CARDINAIS

QUANTIDADE

NMEROS ORDINAIS

Vous aimerez peut-être aussi