Vous êtes sur la page 1sur 27

ENFOQUE FENOMENOLGICO DA PERSONALIDADE

Psicologia Humanista-Existencial Prof.: Fbio Vincius Escolstico Ribeiro

PERSONALIDADE
Personalidade

o conjunto de caractersticas do existir humano, consideradas e descritas de acordo com o modo como so percebidas e compreendidas, pela pessoa, no decorrer da vivncia cotidiana imediata e tendo como fundamento os seus aspectos fenomenolgicos primordiais.

Ser-no-mundo
Precisamos

do mundo para sabermos onde estamos... e quem somos. Sempre que pensamos ou sentimos, isto acontece em relao a algo ou a algum, concretamente presente ou apenas lembrado ou imaginado. As coisas no podem ser sem o homem e o homem no pode ser sem as coisas que encontra(Boss,1963,p.34).

Aspectos do mundo: Circundante, Humano, Prprio


Mundo

o conjunto de relaes significativas dentro do qual a pessoa existe; embora seja vivnciado como uma totalidade, apresenta-se ao homem sob trs aspectos simultneos.

Mundo Circundante
Mundo Circundante: consiste no relacionamento da pessoa com o ambiente. Engloba tudo aquilo que se encontra concretamente presente nas situaes vividas pela pessoa, em seu contato com o mundo. Ex: coisas, plantas, animais, noite-dia, as estaes do ano, calor-frio, alm do nosso corpo com suas necessidades e atividades ( alimentar, defecar, viglia e o sono, a atuao e o repouso, o viver e o morrer.

Mundo Circundante
O Mundo Circundante caracteriza-se pelo determinismo e por isso a adaptao o modo mais apropriado do homem relacionar-se a ele. Condies externas e o meu prprio corpo, e este que me proporciona os primeiros contatos. (Sensaes) com as coisas que me cercam percebendo-as com alguma significao.

Mundo Circundante
O

corpo tem um poder de sntese; ele unifica as sensaes e percepes de si, bem como as que se referem ao mundo; o corpo simultaneamente unificado e unificador na sua constante e simultnea relao consigo e com o mundo.

Mundo Circundante
H

um movimento dialtico entre o ser humano e o mundo circundante; o homem precisa, essencialmente, adaptar-se ao mundo circundante, mas est sempre tentando e , de certo modo, chega a conseguir exercer alguma ao sobre a natureza e o seu prprio corpo.

Mundo Humano
Mundo

Humano: o ser-com, existir em relao a algo ou algum, diz respeito ao encontro e convivncia da pessoa com os seus semelhantes.
encontro com seu semelhante ocorre uma relao de reciprocidade, na qual ambos influenciam-se mutuamente.

No

Mundo Humano
Atualizamos

nossas potencialidades, peculiarmente humanas como amor, a liberdade e a responsabilidade, quando nos encontramos e entramos em relao com outras pessoas.
posso saber quem sou como ser humano, convivendo com meus semelhantes.

Mundo Prprio
Mundo Prprio: consiste na relao que o indivduo estabelece consigo (ser-si-mesmo), na conscincia de si e no auto-conhecimento. A medida que vou tendo conscincia de mim, tambm vou me propiciando uma perspectiva, ou um modo peculiar de visualizar as situaes que vivencio no mundo. (Subjetividade)
O

Mundo Prprio
No

se reduz ao conjunto de aes que j realizei, ou das coisas que j fiz, pois no sou algo esttico, mas, estou constantemente existindo (fluxo continuo) em direo ao que pretendo ser. O Mundo Prprio caracteriza-se pela significao que as experincias tm para a pessoa, pelo conhecimento de si e do mundo, sua funo peculiar o pensamento.

Maneiras de Existir
Preocupada

Preocupada:

consiste em um sentimento global de preocupao, varia desde da intranquilidade (ter que cuidar de algo), at a angstia profunda. Ocorre em situaes concretamente presente em nossa vida e tambm em situaes que apenas lembramos de coisa j acontecidas, ou de coisas que temos receio que venham a acontecer.

Maneiras de Existir
Preocupada

angstia o modo mais originrio e profundo de nosso existir preocupado, a negao de todo objeto, ou , em outras palavras, seu nico objeto a prpria ameaa cuja fonte o nada. Procuramos sempre transformar a angstia em medo. Fundamento dessas ameaas que tentamos objetivar est na certeza de nossa prpria morte.

Maneiras de Existir
Sintonizada

Maneira

Sintonizada de existir: embora a preocupao seja bsica na nossa existncia, conseguimos viver momentos de sintonia e tranquilidade, quando nos encontramos agradavelmente envolvidos em algo ou com algum. ( relao Eu-Tu- Buber) Momentos felizes.

Maneiras de Existir
Racional

A Maneira Racional de Existir: reflexo a respeito da nossa vida cotidiana, analisando-a, levantando hipteses e chegando a algumas concluses a respeito dela e de nosso existir no mundo. Nos fornece elementos constitutivos de nossa teoria sobre a nossa prpria vida, permitindo explica-la at o momento presente, bem como planeja-la na direo daquilo que pretendemos para o futuro. Propicia o desenvolvimento da cincia.

Temporalizar
Temporalizar:

consiste em experinciar o tempo, sendo esta a vivncia que mais prxima se encontra do nosso existir. Existir e transcender possuem o mesmo significado que o de lanar-se para fora, ultrapassar a situao imediata, que tambm quer dizer temporalizar.

Temporalizar
Velocidade

e intensidade se alteram de acordo com a nossa maneira de vivenciar. (agrado, desagrado) Extensibilidade, estende-se tanto em relao ao nosso passado como em direo ao futuro, com amplitude ou restrio.

Temporalizar
Por

mais que procuremos controlar racionalmente o tempo, este continua a decorrer inexoravelmente, o que nos remete a nossa condio bsica de ser finito.

Espacializar
Espacializar:

consiste no modo como vivenciamos o espao em nossa existncia. O nosso espacializar no se limita ao estar aqui, pois inclui o ter estado l e o poder vir a estar acol. A vivncia do espao e a do tempo relacionam-se intimamente. (amplitude e restrio)

Espacializar
Proximidade

e distncia de coisas e pessoas independentemente destes estarem, de fato presente. (sinto como se ela estivesse aqui, to me sentindo sozinha na multido)

Escolher
Escolher: estar aberto a um mundo de possibilidade e liberdade, porm requer tambm responsabilidade. Responsabilidade para assumir o risco da imprevisibilidade das consequencias de nossa deciso. A necessidade de ter de efetuar uma escolha entre vrias possibilidades j contm o fundamento de limitao como ser humano.

Escolher
S

posso, em cada momento, estar concretamente presente num nico lugar e s posso fazer uma coisa de cada vez, por isso cada escolha efetuada implica na renncia de um nmero enorme de possibilidades. Alternncia entre sucesso e fracasso. (amplitude da liberdade)

Escolher
A

culpa inerente ao prprio existir humano, pois nunca encontramos condies de realizar todas as nossa potencialidades.

SerSaudvel

existencialmente consiste tanto em se abrir s prprias possibilidades, como em aceitar e enfrentar os paradoxos e restries da existncia. A sade existencial est profundamente relacionada ao modo como conseguimos estabelecer articulaes eficientes entre a amplitude e restries do nosso existir.

Ser-doente:

acontece quando as limitaes e conflitos no so reconhecidos e enfrentados pela pessoa, luz de suas mltiplas possibilidades, passando, ento, a se tornar exageradamente ampliados e dominantes em sua vida.

atuao psicoteraputica no sentido de auxiliar a pessoa a recuperar a abertura s mltiplas possibilidades de sua existncia.

Vous aimerez peut-être aussi