Vous êtes sur la page 1sur 88

1

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

Durante os anos seguintes, o UNIX desenvolveu-se internamente como um Sistema muito til ao Bell Labs.
Em princpio para o processamento de texto, logo foram desenvolvidas linguagens novas em seu ambiente; uma das quais (e a mais famosa ) era a C, linguagem na qual o UNIX foi reescrito posteriormente.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 4

A partir deste ponto o UNIX no estava mais limitado a plataforma original na qual havia sido escrito. Tendo sido transportado para vrios outros sistemas de computadores, muitas caractersticas novas foram somadas. Na dcada de 70, pessoas de faculdades e universidades pelo mundo todo j tinham ouvido falar do UNIX e obtiveram cpias do Bell Labs para avaliar o mesmo. Com esta facilidade o sistema foi se projetando no meio acadmico e conquistando uma verdadeira legio de novos desenvolvedores e pesquisadores. Era possvel para qualquer um aprender rpido sobre o sistema, adicionar caractersticas novas ou transportar o mesmo para outro sistema de computador. Como resultado, o universo UNIX 5 rapidamente explodiu e fragmentou-se.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com

Hoje, h um nmero significativo de implementaes de UNIX algumas dos quais ainda possuem partes do cdigo AT&T original outras so implementaes completamente novas. Estas novas verses podem ser executadas em qualquer plataforma de hardware, desde PCs de pequeno porte at supercomputadores.

O UNIX sistema de excelncia para desenvolvedores de software e pesquisadores de computao pelo mundo todo.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 6

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

um Sistema Operacional que roda em quase todos os tipos de computadores existentes (PC, Mac, Mainframe, etc.). timo em Ambientes de Rede e funciona muito bem como Estao de Trabalho individual. Pode ser usado em todo o tipo de ambientes empresariais, acadmicos, em casa, etc.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 8

um Software Livre - software disponvel com a permisso para qualquer Usurio, copi-lo, e distribulo, seja na sua forma original ou com modificaes, seja gratuitamente ou com custos. importante no confundir Software Livre com Software Grtis. Existem Software Grtis que redistribudos e nem modificados.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com

no

podem

ser
9

Formas de Distribuio
Copyleft ao contrrio de copyright, libera para distribuio e alterao do software
Opensource, GPL e GNU disponibilidade do cdigo-fonte do software Freeware no possui uma definio amplamente aceita, porm, so os software que podem ser distribudos mas no modificados Shareware um software disponibilizado com a permisso de redistribuio, mas a sua utilizao implica no pagamento pela sua licena Software proprietrio software que no podem ser distribudos, modificados nem copiados. Proibido pelo seu proprietrio
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com

10

Fundao criada pelo hacker Richard Stallman, responsvel pelo desenvolvimento do Projeto GNU. O Projeto GNU foi iniciado em 1984 para desenvolver um sistema operacional completo, compatvel com o UNIX, e que fosse Software Livre. GNU um acrnimo recursivo que significa: GNU's Not UNIX - GNU no UNIX
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 11

Todos os Softwares do Projeto GNU so regidos por um tipo especial de licena de software, a General Public License, tambm conhecida pela sigla GPL Um Software Livre tem como principais caractersticas o fato de poder ser copiado, alterado e redistribudo livremente, bastando que toda alterao desse Software seja repassada para a comunidade na forma de cdigo-fonte.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 12

Estudante Filands que estudava na Universidade de Helsinski, em 1981 criou a 1 verso do Linux quando percebeu que os Sistemas Operacionais que existiam no eram adequados ao seu PC 386. Este projeto pessoal acabou por receber contribuies imensas das pessoas, a maior parte delas atravs da Internet. Apesar das milhares de contribuies para o Linux, ningum propriamente dono do Linux. 13

Pode se fazer o Download atravs da Internet.


Comprar em CDs documentao, etc. juntamente com manuais,

A documentao disponvel na Internet muito abundante, escrita em vrias lnguas e de elevada qualidade. Existem ainda imensos recursos de apoio e ajuda na Internet como os Fruns de Discusso e Sites Especializados.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 14

Como o Linux tem crescido muito, h muitas organizaes que o distribuem e fazem suporte tcnico.
Algumas das mais conhecidas so:RedHat / SuSE / Mandrake / Debian / Gentoo/Slackware / Knoppix / CaixaMgica / Conectiva. Todas so Linux: a diferena principal reside nos programas disponibilizados. Nenhuma globalmente melhor que as outras, embora possam ser mais apropriadas para certos usos (Servidores, Redes, Estaes de Trabalho, etc.).
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 15

2. (CESPE - TCE TO 2009 Assistente de controle) A respeito do Linux, assinale a opo correta.
A. O Linux um sistema operacional cuja primeira licena de acesso deve ser paga, mas a cpia gratuita. B. Apesar de ser um software proprietrio, mantido pelo governo americano, o Linux pode ser copiado entre usurios. C. O Linux um software integrante do sistema Windows, que, atualmente, oferece gratuitamente algumas opes que antes eram pagas. D. O Linux, um sistema operacional embasado no Unix, est se tornando uma alternativa ao sistema Windows por diversos motivos, como, por exemplo, sua gratuidade.

E. A instalao e a manuteno do Linux so de fcil administrao, mesmo por usurios com pouco conhecimento de informtica, o que torna esse sistema vantajoso em comparao ao Windows.

Resposta Alternativa D
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 16

Red Hat Linux Distribuio comercial mais popular para uso domstico, distribuda pela empresa Red Hat (EUA).

Conectiva Linux: conectiva (PR).

Distro

brasileira,

da

empresa

Mandrake Distro francesa, a Madrake comprou a Conectiva e agora aprontam a Distro Madriva Linux. Suse Linux : Distro alem. Fedora Core: Distro gratuita da empresa Red Hat.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 17

Slackware Linux: Distro tradicional (para Peritos).

americana

muito

Linux Debian: Distro americana que s admite programas GPL (EUA). Para Peritos tambm.
Kurumin: Distro brasileira, criada por Carlos Morimoto. Muito fcil de usar roda direto do CD. um excelente exemplar para iniciantes.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 18

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

19

Kernel: Ncleo do Sistema


Shell: ambientes que interpretam os comandos digitados pelo usurio. Comandos Shell: para controlar o sistema em modo texto. Ambientes Grficos: para apresentarem o sistema em formato visual agradvel Aplicativos Grficos: programas grficos para escritrio e outros fins
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 20

Conceito: Fachada do Sistema Operacional, ou seja, a parte do sistema que entram em contato com o usurio. Na prtica: Chama-se Shell a interface textual do Linux. Shell um programa que recebe os comandos do usurio e os interpreta, enviando-os ao kernel

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

21

So programas que apresentam uma interface amigvel para o usurio tornando a manipulao do sistema mais interativa atravs de janelas, cones, menus e botes, como no Windows.
Os ambientes grficos rodam sobre os shell, portanto aqueles precisam destes. Os ambientes grficos so chamados tambm de Gerenciadores de janelas.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 22

KDE (K Desktop Environment): muito usado e bem cheio de frescuras...


GNOME: mais parecido com o Windows, instituiu a idia de meu computador para ficar fcil de apreender a partir do sistema da Microsoft. BlackBox, WindowsMaker, FluxBox: menos usados porm bem mais leve que os dois mais famosos.

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

23

13. O ambiente KDE do sistema Linux tem um aplicativo correspondente ao Painel de Controle do Windows para instalar e configurar hardware, denominado: a) Kernel c) Linuxconf e) Centro de Controle b) Shell d) Xconfigurator
O kernel o ncleo de um Sistema Operacional, a sua alma sua parte mais importante. o Kernel que fala com o computador propriamente dito. O Xconfigurator um configurador do video que vem na maioria das distribuies linux baseadas no RedHat. O xf86config uma ferramenta de configurao do video, mouse, teclado, resoluo etc... nativo do XFree86 que o servidor grfico. Resposta E, Centro de Controle: onde se pode configurar as preferncias no Sistema Operacional. Tem a mesma finalidade e funcionamento que o Painel de Controle do Windows.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 24

Linuxconf
um aplicativo avanado de administrao para um sistema Linux. Ele centraliza tarefas como configurao do sistema e monitorao dos servios existentes na mquina. Na verdade, o Linuxconf um gerenciador de mdulos, cada qual responsvel por executar uma tarefa especfica. Tendo em vista a maneira como o Linuxconf foi projetado, para adicionar uma funcionalidade basta que algum escreva um novo mdulo para executar a tarefa. Com isto, consegue-se uma ferramenta que pode centralizar a configurao de todo o sistema.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 25

Shell
EX: Quando se digita algo no shell, por exemplo chamada uma conexo com a internet, o shell passa o pedido para o Kernel, e por sua vez o kernel aciona o modem e disca.

a interface textual do Linux. Shell um programa que recebe os comandos do usurio e os interpreta, enviando-os ao kernel. O Shell tambm implementa um linguagem simples de programao que permite o desenvolvimento de pequenos programas (os famosos Shell scripts).
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 26

Atualmente instalar Linux fcil e pode ser feito por qualquer pessoa.
O Linux pode ser instalado num computador onde j existam outros Sistemas Operacionais, numa Partio no HD. Pode ser executado a partir de CD ou atravs da Rede, sem se mexer no HD. O Linux pode Rodar facilmente num computador sem HD, por exemplo; via Rede.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 27

Gerenciadores de Boot
Gerenciadores de boot so softwares capazes de iniciar o processo de carregamento de sistemas operacionais em um computador. Por diversas razes, comum encontrar mquinas que possuem mais de um sistema operacional instalado. Nestes casos, os gerenciadores de boot tm papel importantssimo, pois cabe a eles a tarefa de permitir ao usurio o carregamento de um ou outro sistema.

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

28

O Linux desenvolvido voluntariamente por programadores experientes, hackers e contribuidores espalhados ao redor do mundo que tem como objetivo a contribuio para a melhoria e crescimento deste sistema operacional. Convivem sem nenhum tipo de conflito com outros sistemas operacionais (como o DOS, Windows, OS/2) no mesmo computador. Conectividade com outros tipos de plataformas como Apple, Sun, MIPS, SPARC, ALPHA, PowerPC, ARM, Intel, dentre outras.
Multitarefa real, multiusurio, suporte a nomes extensos de arquivos e diretrios (255 caracteres) e proteo entre processos executados na memria RAM.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 29

Modularizao - O GNU/Linux somente carrega para a memria o que usado durante o processamento, liberando totalmente a memria assim que o programa ou dispositivo finalizado.
No h a necessidade de se reiniciar o sistema aps a modificar a configurao de qualquer perifrico ou parmetros de rede. Somente necessrio reiniciar o Sistema no caso de uma instalao interna de um novo perifrico ou falha em algum hardware (queima do processador, placa me, por exemplo). O crescimento e novas verses do sistema no provocam lentido. Pelo contrrio, a cada nova verso os desenvolvedores procuram buscar maior compatibilidade, acrescentar recursos teis e melhor desempenho do Sistema.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 30

No requerida uma licena para seu uso. O GNU/Linux licenciado de acordo com os termos da GPL. Acessa corretamente Discos formatados pelo DOS, Windows, Novell, OS/2, NTFS, SunOS, Amiga, Atari, Mac, dentre outros. Utiliza permisses de acesso a arquivos, diretrios e programas em execuo na memria RAM. Rede TCP/IP mais rpida que no Windows e tem. O GNU/Linux tem suporte nativo a redes TCP/IP. Em acessos via modem a Internet, a velocidade de transmisso chega a ser 10% maior.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 31

Case Sensitive: diferencia letras maisculas e minsculas nos nomes de arquivos e comandos. O sistema oferece restries de acesso do sistema de arquivos e durante a execuo de programas.

Frequentemente so criados exploits que tentam se aproveitar de falhas existentes em sistemas desatualizados e us-las para danificar o sistema.
Erroneamente este tipo de ataque classificado como vrus por pessoas mal informadas e so resolvidas corrigindo a falha que foi descoberta. Em geral, usando uma boa distribuio que tenha um bom sistema de atualizao resolve em 99.9% os problemas com exploits.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 32

4. (CESPE TRE GO 2009 Analista Judicirio) Assinale a opo correspondente a caractersticas do sistema operacional Linux. A. multitarefa, multiusurio, open source B. monotarefa, multiusurio, open source C. multitarefa, monousurio, gratuito D. monotarefa, monousurio, gratuito Open Source = cdigo aberto Resposta alternativa A

A definio do Open Source foi criada pela Open Source Iniciative (OSI) a partir do texto original da Debian Free Software Guidelines (DFSG) e determina que um programa de cdigo aberto deve garantir: Distribuio livre, Cdigo fonte, Trabalhos Derivados, Integridade do autor do cdigo fonte, No discriminao contra pessoas ou grupos, No discriminao contra reas de atuao, Distribuio da Licensa, Distribuio da Licena no especfica a um produto, Licena no restrinja outros programas, Licena neutra em relao a tecnologia.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 33

Dispositivos infravermelho - rede via rdio amador dispositivos Plug-and-Play - dispositivos USB - vrios tipos de firewalls de alta qualidade e com grande poder de segurana roteamento esttico e dinmico de pacotes - ponte entre redes - proxy tradicional e transparente. O Linux possui recursos para atender a mais de um endereo IP na mesma placa de rede, sendo muito til para situaes de manuteno em servidores de redes ou para a virtualizao de estaes de trabalho .
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 34

Os Sistemas de Arquivos usados pelo GNU/Linux (Ext3, ReiserFS, JFS, XFS, dentre outros) organizam os arquivos de forma inteligente, evitando a fragmentao e fazendo-o um poderoso sistema para aplicaes multi-usurias exigentes e gravaes intensivas. Permite a montagem de um servidor Web, E-mail, News, etc. com um baixo custo e alta performance. O melhor servidor Web do mercado, o Apache, distribudo gratuitamente junto com o Linux. O mesmo acontece com o Sendmail.

Por ser um Sistema Operacional de Cdigo Aberto, se tm acesso ao cdigofonte, podendo adapt-lo as necessidades do Usurio. Esta caracterstica uma segurana a mais para empresas srias e outros grupos que no querem ter seus dados roubados - Ningum sabe o que um sistema proprietrio faz na realidade enquanto est processando seus dados. 35
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com

Velocidade: o Linux muito rpido porque eficiente no gerenciamento da Memria, do Processador, do HD, etc.

Estabilidade: computadores com Linux podem funcionar durante meses ou anos seguidos sem Travar, ou precisar de ser reiniciado (ao contrrio do Windows).

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

36

Resumo das Caractersticas Bsicas


Multiusurio vrios usurios utilizando ao mesmo tempo Multiprogramao vrios programas rodando ao mesmo tempo Distribui a fora de processamento da CPU para as aplicaes em execuo Antigamente era difcil de se utilizar pois sua base era comandos de texto
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 37

06. Em alguns casos o Sistema Operacional Linux, na sua configurao padro, uma alternativa ao uso do Sistema Operacional Windows. Ele possui, entre outras caractersticas, aquelas que um UNIX moderno tem, como, por exemplo,
a) Multitarefa, Memria Virtual, Biblioteca Compartilhada, Gerenciamento de Memria prprio e Rede TCP/IP.

b) Servidor IIS capaz de hospedar e executar pginas ASP.


c) Sistema de Arquivos NTFS, FAT e FAT 32. d) O Active Directory. e) Servidores DNS e WINS.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 38

Conceito de Memria Virtual


Tanto no Linux quanto no Windows o conceito de memria virtual est presente. A memria virtual foi criada porque, obrigatoriamente, um programa necessita passar pela memria principal para ser executado, e como quase sempre no possvel ter memria RAM suficiente para executar todo o programa da memria, necessrio executar esse programa em partes.

Memria virtual uma forma de contornar o problema de falta de memria RAM num computador utilizando a prpria memria interna do HD (disco rgido) atravs da criao virtual de memria estendida que funciona da mesma maneira que a RAM embora muito mais lentamente, uma vez que isto acontece ao nvel do HD e, como se sabe, a velocidade dos discos rgidos ainda muito inferior de um pente de memria RAM normal. A memria virtual feita deixando um espao do HD reservado para que 39 seja possvel a sua utilizao como memria virtual.

Bibliotecas Compartilhadas
Bibliotecas compartilhadas ligam-se ao programa principal dinamicamente, ou seja, um mdulo s ser ligado ao programa principal se for solicitado. Com isso, bibliotecas compartilhadas consomem menos recursos do sistema operacional alm de facilitarem a substituio de mdulos defeituosos sem a necessidade de compilar novamente todos os outros mdulos ou sistemas envolvidos.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 40

Active Directory
uma implementao de servio de diretrio no protocolo LDAP que armazena informaes sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informaes a usurios e administradores desta rede. um software da Microsoft utilizado em ambientes Windows. O Active Directory surgiu da necessidade de se ter um nico diretrio, ou seja, ao invs do usurio ter uma senha para acessar o sistema principal da empresa, uma senha para ler seus e-mails, uma senha para se logar no computador, e vrias outras senhas, com a utilizao do AD, os usurios podero ter apenas uma senha para acessar todos os recursos disponveis na rede. O AD surgiu juntamente com o Windows 2000 Server.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com

41

Internet Information Server (IIS)


o servidor de pginas web avanado da plataforma Windows. Distribui-se gratuitamente junto com as verses de Windows baseadas em NT, como podem ser Windows 2000 Profissional ou Windows 2000 Server, assim como Windows XP, tambm em suas verses Profissional e Server.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 42

Windows Internet Name Service (WINS)


um servio para resoluo de nomes. Sim, alm do DNS o Windows 2000 Server (a exemplo do Windows Server 2003 e do NT Server 4.0) tambm fornece mais um servio para resoluo de nomes WINS.

Domain Name System (DNS)


Sistema de Nomes de Domnios) um sistema de gerenciamento de nomes hierrquico e distribudo
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 43

APLICATIVOS Gerenciador de Janelas Gerenciador de Login

kernel
HARDWARE
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 44

12. (ESAF Auditor Fiscal da Receita Federal 2005) Em um sistema operacional, o kernel :
A. um computador central, usando um sistema operacional de rede, que assume o papel de servidor de acesso para os usurios da rede. B. a tcnica usada para permitir que um usurio d instrues para a mquina, usando instrues grficas. C. o processo de interveno do sistema operacional durante a execuo de um programa. Tem como utilidade desviar o fluxo de execuo de um sistema para uma rotina especial de tratamento. D. o ncleo do sistema, responsvel pela administrao dos recursos do computador, dividindo-os entre os vrios processos que os requisitam.No caso do Linux, o Kernel aberto, o que permite sua alterao por parte dos usurios. E. um pedido de ateno e de servio feito CPU. Resposta alternativa D
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 45

Konqueror
o gerenciador de arquivos do gerenciador de janelas KDE, atravs dele podemos ter acesso aos diretrios (pastas) do Linux e podemos realizar infinitas operaes como por exemplo: excluso, criao de pastas e arquivos como executamos no gerenciador de arquivos do sistema operacional Windows.

gustavo.tai@hotmail.com

46

Filesystem ou sistema de arquivos, refere-se forma como os dados so armazenados, organizados e acessados no disco pelo sistema operacional. um artifcio imposto pelo sistema operacional e no pelo hardware da mquina. O processo conhecido como formatao lgica de disco estabelece um filesystem em uma partio de HD, em pendrives, disquetes e etc... Minix o primeiro sistema de arquivos usado no Linux. Ele tem algumas deficincias: partio limitada a 64MB, nome de arquivos curtos, um rtulo de tempo simples, etc. Ext2 um sistema de arquivos de disco de alta performance usado pelo Linux para discos rgidos assim como mdias removveis. Melhora na velocidade e uso da CPU Ext3 Reiserfs XFS gustavo.tai@hotmail.com 47

30/04/2012

No Linux no existem referncias as unidades como no Windows. Tudo comea na pasta raiz (chamada / ). Todas as demais pastas do Linux esto abaixo de / (incluindo as unidades como CDs ou disquetes).
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 48

/: diretrio Raiz (nvel mais alto) /boot:- Contm os arquivos de inicializao do sistema /dev: - Acesso aos dispositivos (referencia ao hardware) /tmp: Temporrios /etc: possui os arquivos de configurao do Sistema Operacional /bin: Os Executveis como Arquivos de Programas no Windows.

/sbin: Os binrios do superusurio


/lib: bibliotecas /usr: Maioria dos programas
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 49

/home:armazena arquivos pessoais

/root: home do superusurio


/mnt: ponto de montagem /floppy ou /media/floppy ou /mnt/floppy: ponto de montagem de disquete /cdrom ou /media/cdrom ou /mnt/cdrom: ponto de montagem de cdrom
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 50

Comando So ordens que passamos ao sistema operacional para executar uma determinada tarefa. ls mostra arquivos de diretrios Opes So usadas para controlar como o comando ser executado. -la -l lista arquivos de forma completa; -a lista inclusive arquivos ocultos Parmetro o que ser manipulado pelo comando. usr/share/doc diretrio Interpretador de comandos o programa responsvel em interpretar as instrues enviadas pelo usurio e seus programas ao sistema operacional
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 51

ls Lista os arquivos de um diretrio. uso: ls [opes] [caminho/arquivo] opes: a: lista todos os arquivos, inclusive os ocultos. l: listagem mais detalhada. cd Entra em um diretrio. cd [diretrio] pwd mostra o nome e caminho do diretrio atual. mkdir cria um diretrio no sistema. rm remove um diretrio do sistema.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com

52

mv <origem> <destino>: move arquivos e/ou diretrios cp <parmetros> <origem> <destino>: copia arquivos e/ou diretrios man <comando>: exibe informaes sobre o comando passado como parmetro, tipo help, manual, tambm obtm documentao on-line.

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

53

50. (Servidores UFT) Em um sistema operacional LINUX, o comando.


a) pwd serve para alterar a senha do usurio. b) ikill serve para reiniciar o sistema. c) ls serve para mover um arquivo. d) man serve para obter documentao online. e) clear serve para limpar a memria do computador. (limpa a tela) pwd exibe o diretrio atual (o que o Usurio se encontra) reiniciar reboot e ikill no um comando, Kill termina um processo pelo nmero; Ex: kill 1201 ls lista os arquivos, mesmo que dir do DOS. Atributos comuns: -a = mostra arquivos ocultos -l = mostra bytes, permisses, diretrio, etc. clear limpa a tela no windows cls (clear screen) Resposta certa D, man: busca ajuda referente a determinado comando; Ex: man touch
30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

54

Montar e Desmontar no Linux

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

55

Comando Mount

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

56

Comando Umount

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

57

mount <dispositivo> <ponto de montagem>: monta dispositivos umount <dispositivo> ou <ponto de montagem>: desmonta dispositivos

su <usurio>: mudar o usurio;


file <arquivo>: ver o tipo do arquivo; chmod <parmetro> <arquivo e/ou diretrio>: muda permisses de arquivos e/ou diretrio chown <dono>.<grupo> <arquivo>: muda dono do arquivo Aptget <parmetro> <parmetro>: instala programas
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 58

cat mostra o contedo de um arquivo binrio ou texto. uso: cat [arquivo] rm apaga arquivos. uso: rm [opes][caminho][arquivo/diretrio]
opes: - r, recursive: usado para remover arquivos em subdiretrios. f, force: remove os arquivos sem perguntar.

cp copia arquivos. uso: cp [opes] [origem] [destino] mv move ou renomeia arquivos e diretrios. mv [opes] [origem] [destino]
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 59

df mostra o espao livre/ocupado de cada partio. uso: df [opes]

opo: h, mostra o espao livre/ocupado em mb, kb, gb.


ln: cria links para arquivos e diretrios no sistema. uso: ln [opes] [origem] [link] s, cria um link simblico. du: mostra o espao ocupado por arquivos e subdiretrios do diretrio atual.

find procura por arquivos/diretrios no disco. uso: find [diretrio] [opes/expresso] opes/expresso name[expresso], procura pelo nome [expresso] nos nomes de arquivos e diretrios processados. 60

free mostra detalhes sobre a utilizao da memria ram do sistema.


uso: free [opes]

su permite o usurio mudar sua identidade para outro usurio.

reboot

reinicia o computador

shutdown desliga/ reinicia o computador imediatamente ou aps determinado tempo (programvel) de forma segura. uso shutdown [opes] [hora]

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

61

Adduser adiciona um usurio no sistema. passwd muda a senha do usurio.

groups mostra os grupos que o usurio pertence.

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

62

CESPE PROCESSO SELETIVO 2008 43. No Linux, os comandos so arquivos que possuem permisso para serem executados. O comando touch nome_do_arquivo utilizado para

a) criar um arquivo vazio. b) executar um arquivo executvel. c) criar um arquivo com o contedo da tela. d) converter um arquivo texto em arquivo executvel. e) converter um arquivo executvel em uma DLL. O comando touch cria arquivos; Ex: touch /tmp/cursolinux Resposta correta Alternativa A
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 63

Poltica de Usurios
Usurio Comum: Permisses limitadas Super-Usurio: Administrador do sistema

30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com

64

Donos, Grupos e Outros Usurios


Todo arquivo tem um dono; a pessoa que criou o arquivo ou o diretrio (o ttulo de dono do arquivo transfervel a outros usurios). Todo arquivo faz parte de um grupo; Para permitir que vrios usurios diferentes tenham acesso a um mesmo arquivo. Todo arquivo pode, potencialmente, ser visualizado e/ou modificar por outros usurios. a categoria de usurios que no so donos ou no pertencem ao grupo do arquivo.
Leitura Escrita Execuo

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

65

Leitura, Escrita e Execuo de Arquivos


Escrever (w): esse privilgio permite, ao seu detentor, modificar o contedo de um arquivo (salv-lo).

Normalmente, esse direito est atrelado ao direito de ler o arquivo (porque, na maioria dos casos, modificar o arquivo requer que se abra ele primeiro).
Ler (r): permite que o detentor desse privilgio possa apenas ler o contedo de um arquivo, sem poder alter-lo (salvar). Se voc no tiver acesso a um arquivo para modific-lo, nada feito, o Linux no deixa mesmo! Executar (x): define que o arquivo em questo poder ser executado como um programa qualquer pelo usurio. Como j vimos, no Linux, vrios arquivos so considerados executveis, como os binrios e os Shell scripts. Para que o sistema os possa executar quando o usurio pedir, necessrio que este (o usurio) tenha privilgio para executar o arquivo.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 66

Leitura, Escrita e Execuo de Arquivos


Exemplo:
-rwx rwx r-- jroberto users teste
O primeiro caracter diz qual o tipo do arquivo. Caso tiver um d um diretrio, um l um link a um arquivo no sistema, um - quer dizer que um arquivo comum, etc. Da primeira a terceira letra (rwx) dizem qual a permisso de acesso ao dono do arquivo. Neste caso o usurio jroberto tem a permisso de ler (r read), gravar (w - write) e executar (x - execute) o arquivo teste. Da quarta a sexta letra (rwx) diz qual a permisso de acesso ao grupo do arquivo. Neste caso todos os usurios que pertencem ao grupo users tem a permisso de ler (r), gravar (w), e tambm executar (x) o arquivo teste. Da stima a nona letra (r ) diz qual a permisso de acesso para os outros (demais) usurios. Neste caso todos os usurios que no so donos do arquivo teste tem a permisso apenas para ler o arquivo, gravar e executar o arquivo lhe negado.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 67

Ex. Aprenda a interpretar permisses

Identificao de Dispositivos
O diretrio /dev possui os arquivos que representam os dispositivos (hardware) do computador, esses arquivos so acessados atravs do uso do comando (mount) que criar a pasta para acesso ao determinado dispositivo. Discos de padro IDE so representados da seguinte forma: hda disco mestre da IDE primria; hdb disco escravo da IDE primria; hdc disco mestre da IDE secundria; hdd disco escravo da IDE secundria.

EXEMPLOS: /dev/hdx HD IDE

Discos no IDE so representados da seguinte forma: sda primeiro disco no IDE; sdb segundo disco no IDE. EXEMPLOS: /dev/sdx HD SCSI OU SATA.

Discos flexveis so representados da seguinte forma: Interfaces seriais: fd0 primeiro disco no IDE; EXEMPLOS : /dev/fd0 /dev/ttyS0 COM1 /dev/ttyS1 COM2 gustavo.tai@hotmail.com 69

Principais Comandos
su Alterar o modo de usurio; Ex: su usurio shutdown Desligar o sistema; Ex: shutdown r +10

rm remover arquivos e diretrios; Ex: rm /tmp/curso ln cria link simblico; Ex: ln s /curso cursolinux

cd navegando entre diretrios; Ex: cd /diretrio


ls listar arquivos; Ex: ls -l bin mkdir criar diretrios; Ex: mkdir /curso clear limpa a tela; Ex: clear rmdir remover diretrios vazios; Ex: rmdir /curso mv mover arquivos e diretrios; Ex: mv curso.txt /tmp cp copiar arquivos de um diretrio/pasta para outro. Ex: cp /etc/passwd /curso/

cat exibe o contedo de um arquivo; Ex: cat /tmp/cursolinux mount montagem de dispositivos; Ex: mount /dev/hda2 /diretrio startx inicia a interface grfica do Linux; Ex: startx df exibe espao em disco; Ex: df [opes] du mostra o espao que um diretrio e os arquivos internos ocupam; Ex: du [opes]

touch cria arquivos; Ex: touch /tmp/cursolinux


reboot Reinicia o computador; Ex: reboot 70

halt: Desliga o computador; Ex: halt gustavo.tai@hotmail.com

Kill: Termina um processo pelo nmero; Ex: kill 1201 ps: Exibe os processos em execuo; Ex: ps aux passwd: Criar senha; Ex: passwd user1 mount: Montagem de dispositivos; Ex: mount /dev/hda2 /diretrio umount: Desmontagem de dispositivos; Ex: umount /dev/cdrom logout: Faz o logout do usurio; Ex: logout man: busca ajuda referente a determinado comando; Ex: man touch free: mostra a utilizao de memria do sistema; Ex: free info: mostra informaes sobre comandos; Ex: info ping

adduser: Criar usurio;

Ex: adduser user1

userdel: Remove usurio; Ex: userdel user1 Formatando Unidades de memria como Pen Drive, Carto de Memria, etc. Verifique em qual dispositivo o pendrive foi montado;

# mount
Depois # mformat /dev/dispositivo

Ex: /dev/sda, /dev/sdb, /dev/sdc


Ou ento: # mkfs.vfat /dev/dispositivo
71

gustavo.tai@hotmail.com

Descrio

ls

Lista os arquivos, mesmo que dir do DOS. Atributos comuns: -a = mostra arquivos ocultos -l = mostra bytes, permisses, diretrio, etc.
Remove arquivos, no formato: rm (arquivo1) (arquivo2) (arquivo3) ... Copia arquivos, no formato: cp (arquivo1) (diretrio) Mover e/ou renomear arquivos Linha: mv origem_do_arquivo destino_do_arquivo ou mv arquivo arquivo1 Mostra o contedo do arquivo, mesmo que o 'type' no DOS DOS.

rm cp mv cat

more Exibe o contedo de um arquivo pagina a pagina, mesmo que no pwd


Exibe o diretrio atual (o que o Usurio se encontra)
gustavo.tai@hotmail.com 72

rmdir Apaga diretrio

30/04/2012

Descrio

mkdir
clear who

Cria diretrio
Limpa a tela, mesmo que 'cls' no DOS Mostra quem se encontra no Computador no momento

whoami Mostra quem voc - til quando se esquece com que Login entrou. finger df free Mostra o usurio associado a certa chave Mostra o espao usado, livre e a capacidade das parties do HD Exibe a memria livre, a usada, e o Buffers da memria RAM
73

exit e Sai da sesso atual 30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com logout

02. O diretrio do Sistema Operacional Linux que contm os arquivos de dispositivos que so usados para acessar os diferentes tipos de hardware do sistema :

Resposta B
a) /bin b) /dev c) /etc d) /mnt e) /var

/bin: como Arquivos de Programas no Windows. Este diretrio o diretrio que contm os arquivos binrios de comando essenciais. Nele encontramos os programas que podem ser executados, mas que so necessrios em modo mono-usurio e multi-usurio. O diretrio bin est localizado na raiz e no deve ter subdiretrio. /etc: possui os arquivos de configurao do Sistema Operacional. /mnt: ponto de montagem /var contm em geral os arquivos que sofrem modificaes durante a sesso, bem como arquivos temporrios. Cada mquina possui o seu prprio diretrio /var (no compartilhado em rede).
74 30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com

Arquivos
Comando Ls - continuao: Pode-se substituir as letras por nmeros. EX: r leitura (4) w escrita (2) e execuo (1) O conjunto de letras somadas tem o resultado 7. Essa a permisso mxima para cada grupo que utilizar o arquivo.
0 - Nenhuma permisso 1 - Permisso para executar 2 - Permisso para gravar 3 - Permisso para gravar e executar 4 - Permisso para ler 5 - Permisso para ler e executar 6 - Permisso para ler e gravar 7 - Permisso para ler, gravar e executar

Estar ou no setado!

EX: Permisso 777 (rwxrwxrwx) indica que pode ser lido, alterado e executado. Permisso 733 (rwx-wx-wx) indica que o grupo e outros usurios s podem ler e executar, enquanto que o dono do arquivo pode ler, gravar e executar.

Arquivos
Stat : Tem o objetivo de mostrar as informaes gerais a respeito de um arquivo. EX: stat nomearquivo Ls : Dispe ao usurio todas as informaes pertinentes aos arquivos e diretrios. EX: -rwxr-xr-x 5 root admin Grupo 357 Feb 28 13:14 Data e hora teste Nome Arquivo

Permisses

Dono do Arquivo

Tam. em Bytes

Permisses : um conjunto de 9 letras, que dividido em 3 grupos de 3 letras. 1 Grupo pertence as permisses de root 2 Grupo pertence as permisses do grupo admin 3 Grupo pertence a outros grupos de usurios. r = Leitura w = Escrita x = Execuo d = diretrio

Um arquivo oculto no GNU/Linux identificado por um . (ponto) no inicio do nome (por exemplo, .bashrc). Arquivos ocultos no aparecem em listagens normais de diretrios, deve ser usado o comando ls -a para tambm listar arquivos ocultos.

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

77

Um computador, uma mesa, um usurio. Duas pessoas no podem trabalhar em paralelo, executando o Microsoft Word na mesma mquina, simultaneamente.

Mltiplos usurios se conectam com o computador simultaneamente. Muitos Programas rodando ao mesmo tempo. O Linux cuida dos detalhes de compartilhamento dos recursos, de modo que cada usurio parece ter um sistema individual.

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

78

Interface grfica integrada ao Sistema Operacional bsico.

Interface com o usurio e Sistema Operacional separados.

Um simplesmente no existe sem o outro.


Vantagem: consistncia entre a interface dos aplicativos.

X Window System executado como um aplicativo em nvel de usurio


Vantagem: maior integridade do sistema como um todo.

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

79

Usurio anexa o compartilhamento e atribui uma letra de unidade.

Suporta o conceito de montagem Montagem de diretrios de base: os diretrios de base de um usurio podem residir em um servidor remoto, e serem montados automaticamente na inicializao do sistema. Montagem via rede transparente ao usurio.
80

Compartilhamentos de rede s so possveis mapendo-se o compartilhamento de rede requerido em uma letra de unidade.

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

Configuraes baseadas em um Banco de Dados de difcil manuteno: milhares de entradas, sendo poucas completamente documentadas.

Configuraes de aplicativos e Sistema Operacional baseadas em Arquivos de texto puro. Fcil manuteno (pode-se documentar toda a sua configurao comentando os Arquivos). A configurao pode ser automatizada por meio de scripts.

Vantagem terica: as configuraes ficam armazenadas em um formato comum a todos os Aplicativos.

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

81

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

82

gustavo.tai@hotmail.com 30/04/2012 83

5. (CESPE - SERPRO 2004 Analista) Acerca do sistema operacional Linux, julgue os itens seguintes.

A. Linux um sistema operacional dedicado a grandes sistemas computacionais constitudos de estaes de trabalho, no podendo ser utilizado em computadores do tipo PC nem em laptops. Errada o Linux pode ser utilizado em quase todos os tipos de PC. B. Caso se queira obter informaes referentes aos nomes dos arquivos e diretrios armazenados em um determinado diretrio D, suficiente a execuo, em D, da instruo ls -a. Correta

C. Ao se executar na raiz do sistema o comando find -name arq, ser realizada a operao de busca do arquivo de nome arq em todos os diretrios existentes no sistema. Esta correto.
30/04/2012 gustavo.tai@hotmail.com 84

gustavo.tai@hotmail.com

85

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

86

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

87

30/04/2012

gustavo.tai@hotmail.com

88

Vous aimerez peut-être aussi