Vous êtes sur la page 1sur 20

Metfora

TURMA: FM 111 ALUNOS: CRISTY ELLEN KALLYANA MIRANDA MARCIELY BAIRRAL RAYANA FREITAS THAMIRES FARIAS

- O que ?
Metfora uma figura de linguagem em que um termo retirado do seu contexto convencional (sentido denotativo), e o utilizam para designar outro significado (sentido conotativo), conferindo expressividade prpria lngua. Alm de precisar da criatividade e da subjetividade de quem as cria, deve se levar em conta a compreenso de todos que compartilham determinada cultura.( de certa forma, a metfora estrutura a nossa maneira de pensar). A metfora pode ser entendida como uma comparao implcita, ou seja, sem o uso de um elemento comparativo.

- Exemplos:
. Aquele homem um leo.

. Rayana no anda bem da cabea.


. Marciely fez tempestade em copo dgua.

. Meu pensamento um rio subterrneo. (Fernando Pessoa)

- Diferena metfora/comparao
Ocorrendo o uso do conectivo (como, tal como, assim como) temos outra figura de linguagem chamada de comparao metafrica, esta, j mais clara pois compara os dois elementos explicitamente.

Exemplos:
. A chuva cai como lgrimas. . Kallyana estava como um co sem dono.

Podemos encontrar metfora em poemas, canes, textos, alguns exemplos:


Amor fogo que arde sem se ver
Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer; um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; nunca contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder; querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos coraes humanos amizade, Se to contrrio a si o mesmo Amor?

Lus de Cames (1524-1580)

"Amar uma deciso, no apenas um sentimento; amar dedicao e entrega. Amar um verbo e o fruto dessa ao o amor. O amor um substantivo, um exerccio de jardinagem: arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haver pragas, secas ou excessos de chuvas, mas, nem por isso, abandone o seu jardim. Ame seu par, ou seja, aceite-o, valorize-o, respeite-o, d afeto e ternura, admire e compreenda-o. Isso tudo. Ame, simplesmente ame!" A inteligncia sem amor, te faz perverso. Autor desconhecido

Canes do grupo Roupa Nova, alguns trechos:

"...mas ainda sirvo se voc quiser, basta voc me calar que eu aqueo o frio dos seus ps" Sapato Velho

"... eu compro o que a infncia sonhou"- Corao Pirata

Alm disso, as metforas podem ser encontradas em outros contextos, vamos citar alguns deles...

Na linguagem cotidiana:
Tem se tornado cada vez mais popular no nosso dia-a-dia, que j no conseguimos nos comunicar sem a utilizao das mesmas. Devido ao seu uso frequente, vrias expresses metafricas se difundiram em nossa sociedade, e a utilizao delas se tornou to comum que nem percebemos. Mas isso ocorre exclusivamente aos indivduos que compartilham a mesma lngua, pois enquanto para os brasileiros tudo azul significa estar tudo bem, para os americanos blue significa tristeza.

Temos como exemplo na nossa lngua:


.Peixe- espada .Cheque-borracha .Manga-espada

Assim como as expresses,empregamos tambm muitos verbos no sentido metafrico...

Exemplos:
- Jupira uma menina difcil de engolir . - O relgio pingava as horas, uma a uma, vagarosamente.

Alm do que j foi exemplificado sobre metfora, ainda encontramos expresses inteiras, podemos citar algumas delas:

. Ir para o olho da rua.


. Pr minhocas na cabea.

. Dar um sorriso amarelo.


. Chorar pelo leite derramado. . Soltar a franga. . Se sentir carta fora do baralho.
. Entrar pelo cano.

Na poltica :
Muitos polticos usam constantemente tal figura de linguagem, tendo em vista a manipulao dos eleitores por meio desta, pois com ela enfatizam e reforam o que querem dizer traduzindo as questes polticas para a linguagem do povo brasileiro em geral, aproximando-os. Em discursos internacionais entretanto, o seu uso praticamente banido, pois como j foi dito anteriormente, as figuras de linguagem s so compreendidas no meio em que foram originadas, elas se diferenciam de cultura para cultura.

Na mdia:
Nesse caso, todos os responsveis pela criao da idia, utilizam mtodos prprios para atrair o leitor de forma que este se identifique com o texto apresentado. Cada parte da sociedade utiliza determinado tipo de metfora, ento, para atrair um pblico especfico, a mdia faz uso de expresses caractersticas de cada grupo. Uma caracterstica marcante desse texto a criao de uma linguagem de forma dinmica, mas estas esto voltadas para as prticas sociais e por isso levam-se em conta diferentes tipos de contextos para a produo miditica.

Vejamos algumas propagandas:

Vejamos alguns vdeos:

Vous aimerez peut-être aussi