Vous êtes sur la page 1sur 15

GONARTROSE

Fbio Campos Pires 8 Semestre de Fisioterapia

A artrose do joelho pode surgir em conseqncia de trauma, infeco, meniscectomia, leso ligamentar ou qualquer outra agresso articular, mas tambm pode surgir sem causa aparente.

CONCEITO

GONARTROSE
A gonartrose atinge mais o sexo feminino que o masculino. Isto deve-se s diferenas anatmicas entre os dois sexos: maior dimetro transversal da bacia feminina (vantagem obsttrica) que implica um maior ngulo em valgo do joelho.

A artrose pode ser dividida em primria ou idioptica e secundria. A artrose primria pode atingir, sem etiologia conhecida, mais de uma articulao. Segundo Serra, responsvel por mais de 70% dos casos. A artrose secundria uma forma monoarticular quando se relaciona com a irregularidade das superfcies articulares resultante de um traumatismo ou doena prvia.

CLASSIFICAO

A artrose mais prevalecente no homem do que na mulher at aos 45 anos de idade, mas depois torna-se mais dominante na mulher. A prevalncia da doena aumenta com a idade em ambos os sexos. A obesidade um dos fatores que pode levar artrose, dado que um peso excessivo sobre algumas articulaes, muito prejudicial. Nas pessoas que j sofrem desta patologia, o excesso de peso pode levar a que a artrose se converta num problema crnico, podendo por vezes ser criado um ciclo vicioso de obesidade dor repouso.

INCIDNCIA

Envelhecimento; Cartilagem 65 80% material orgnico. Proteoglicanos. hidratao. Colagenase. Calcificao. Turnover protico. Curva endcrina feminina. Menopausa e Andropausa. Citocinas (Igf-1 e Tgf-). Quedas, traumatismo, processos inflamatrios, etc. Agentes patognicos.

ETIOLOGIA

a perda progressiva da cartilagem da articulao; Esclerose do osso, microfraturas e quistos sseos; Crescimento do osso nas margens da articulao, o que leva formao de ostefitos, responsveis pela restrio dos movimentos; Reao a inflamatria nos tecidos moles que esto volta da articulao; Atrofia muscular; A cartilagem no tem nervos, por isso no sensvel dor. Esta sentida atravs de outras estruturas que constituem a articulao; Alguns dados clnicos que ajudam a caracterizar o quadro so a dor, rigidez, deformidade como o varismo; Crepitao e claudicao.

FISIOPATOLOGIA

Alinhamento tbio-femural; Deformao dos meniscos; Rotaes do joelho (cndilos avanam em maior distncia para o lado cintico; Ligamentos (laceados); Perda de movimentos puros do joelho.

BIOMECNICA

Dor de intensidade varivel; Dificuldade de movimentar a articulao afetada; Dificuldade de realizar esforo por perodo intermitente; Sintomas podem desaparecer com o aquecimento local.

SINTOMATOLOGIA

A artrose pode ser prevenida atravs da adoo de hbitos saudveis, tais como, vigiar o peso, fazer uma dieta variada e equilibrada, mudar de postura com freqncia tentando evitar aquelas que sobrecarregam as articulaes. A prtica de exerccios suaves, tais como, caminhar, nadar, pedalar tambm contribuem para a preveno desta desde que em um estgio no comprometedor. A Fisioterapia de suma importncia, pois o profissional com formao especializada para avaliar de carter cintico funcional propondo as atividades cabveis.

PREVENO

MDICO
Consiste em analgsicos e antiinflamatrios no esterides; Tratamento cirrgico tem indicao quando se considera ultrapassado o efeito dos tratamentos mdicos; Artrodese, osteotomia, artroplastia de recesso e de substituio.

TRATAMENTO

PRTESES

FISIOTERPICO Analgesia; Fortalecimento muscular; Melhora da mobilidade; Preveno de contraturas; Orientao para perda de peso e hbitos salutares; Uso de rteses (treinamento); Alongamento e flexionamento; Feedback multidisciplinar.

TRATAMENTO

TRATAMENTO CURIOSIDADES

OBRIGADO.

Vous aimerez peut-être aussi