Vous êtes sur la page 1sur 33

Amostragem de aceitao

Professor: Leandro Zvirtes UDESC

Porque a Inspeo?
Problemas de produo, transporte ou manuseio geram unidades defeituosas. A inspeo 100 % alm de tediosa, carssima e toma um tempo enorme. Por esse motivo adotou-se um sistema de controle por amostragem. Esse sistema se baseia em amostras, formadas por um certo nmero de peas extradas do lote de acordo com regras bem determinadas. A partir das informaes obtidas no exame da amostra, inferem-se em bases estatsticas as caractersticas de qualidade do lote, orientando a deciso de aceitar ou rejeitar os que atendem ou no as especificaes.

Aplicaes dos planos de amostragem


Produtos acabados
Componentes e matria-prima Operaes

Materiais em processamento
Materiais estocados Operaes de manuteno Procedimentos administrativos Relatrios e dados

Vantagens da amostragem (qdo contraposta a inspeo 100 %)


1. Usualmente menos dispendiosa, pois h menos inspeo.
2. 3. H menos manuseio do produto, logo menos avarias. Aplica-se a testes destrutivos.

4. Menos pessoas so envolvidas na atividade de inspeo.


5. Em geral, reduz enormemente a quantidade de erros de inspeo.

6. A rejeio de lotes inteiros em lugar do simples retorno de defeituosos, em geral, fornece uma motivao mais forte ao vendedor em relao a melhorias na qualidade.

Desvantagens da amostragem (qdo contraposta a inspeo 100 %)


1. H risco de aceitao de lotes ruins e rejeio de lotes bons.
2. 3. Em geral, gera-se menos informao sobre o produto ou sobre seu processo de manufatura. A amostragem de aceitao exige planejamento e documentao do procedimento de amostragem, ao contrrio da inspeo 100%.

Normas brasileiras utilizadas


NBR 5425 Guia para inspeo por amostragem no controle e certificao de qualidade NBR 5426 Planos de amostragem e procedimento na inspeo por atributos Procedimento NBR 5427 Guia de utilizao da Norma 5426 Planos de amostragem e procedimentos na inspeo por atributos procedimento

Normas brasileiras utilizadas


NBR 5428 Procedimentos estatsticos para determinao da validade de inspeo por atributos feita pelos fornecedores - Procedimento NBR 5429 Planos de amostragem e procedimentos na inspeo por variveis Procedimento NBR 5430 Guia de utilizao da Norma 5429 Planos de amostragem e procedimentos na inspeo por variveis procedimento

Definies
Inspeo Processo de medir, ensaiar e examinar a unidade de produto ou comparar suas caractersticas com as especificaes. Inspeo por atributos Inspeo segundo a qual a unidade de produto classificada simplesmente como defeituosa ou no (ou o nmero de defeitos contado) em relao a um dado requisito ou conjunto de requisitos. Inspeo por Variveis

Usada quando a caracterstica de qualidade determinada em termos de quantidades ou termos mensurveis ou seja, apreciada em termos de valores de uma escala numrica contnua.

Classificao das unidades defeituosas


Defeituosa crtica unidade de produto que contm um ou mais defeitos crticos. Pode conter defeitos tolerveis e graves.
Defeituosa grave unidade de produto que contm um ou mais defeitos graves. Pode conter defeitos tolerveis mas no crticos.

Defeituosa tolervel unidade de produto que contm um ou mais defeitos tolerveis. No contm defeitos graves nem crticos.

Classificao de defeitos
Defeito crtico aquele que pode produzir condies perigosas ou inseguras para quem usa ou mantm a unidade de produto ou que pode impedir o funcionamento ou o desempenho de uma funo do produto. Defeito grave aquele que pode resultar em falha ou reduzir substancialmente a utilidade da unidade do produto para o fim a que se destina. Defeito tolervel aquele que no reduz substancialmente a utilidade do produto para o fim a que se destina.

Nvel de Qualidade aceitvel (NQA)


Mxima porcentagem defeituosa ( ou o nmero mximo de defeitos por cem unidades DCU) que, para fins de inspeo por amostragem, pode ser considerada satisfatria como mdia de um processo.

Qualidade limite (QL)


Mxima porcentagem defeituosa, alm da qual a qualidade considerada no satisfatria para fins de inspeo por amostragem.

Qualidade Mdia Resultante (QMR)


Qualidade mdia resultante de todo um processo de inspeo por amostragem, includos os resultados de todos os lotes aceitos e todos os lotes rejeitados aps estes terem sido inspecionados 100% e as unidades defeituosas substitudas por no defeituosas.

Limite da qualidade resultante (LQMR) Valor mximo de QMR para um dado plano de amostragem

Planos de Amostragem
Planos segundo os quais uma ou mais amostras so retiradas do lote de inspeo com o objetivo de fornecer informaes, mediante inspeo, sobre a conformidade deste lote com as exigncias especificadas.

Curvas caractersticas de operao


Curvas que, para um dado plano de amostragem, indicam as probabilidades de aceitao de um lote em funo de sua qualidade (porcentagem de defeitos nele existentes).

Lote de inspeo
Conjunto de unidades de produto a ser amostrado para verificar conformidade com as exigncias de aceitao.

Tamanho do lote
Nmeros de unidade de produto contido no lote

Formao de lotes
A maneira como o lote formado pode influenciar na eficincia do plano de amostragem de aceitao. Algumas consideraes importantes em relao formao de lotes: Os lotes devem ser homogneos (unidades devem ser produzidas pelas mesmas mquinas, mesmos operadores, MP comuns, ao mesmo tempo). Lotes maiores so preferveis a lotes menores Os lotes devem se sujeitar aos sistemas de manuseio de materiais das instalaes do vendedor e do consumidor.

Apresentao dos lotes para inspeo


As unidades de produto podem ser apresentadas para inspeo em: lotes contnuos lote a lote lotes salteados

Lotes contnuos
As unidades de produto so em fluxo contnuo, apresentadas inspeo, como, por exemplo, em uma esteira mvel tal qual saem de uma linha de produo. Aplicvel quando:
as instalaes para estocagem so inadequadas ou impraticvel acumular o produto em lotes para fins de inspeo; a formao de lotes individuais aumenta o trabalho de inspeo e resulta em aumento de custos; existe inadequao entre as facilidades para inspeo e o requerido por um processo de produo em funo de suas exigncias.

Lote a lote
A inspeo lote a lote exige que cada lote seja aceito ou rejeitado, individualmente, com base nos resultados de inspeo obtidos de uma ou mais amostras retiradas, aleatoriamente, de cada lote. Este tipo de inspeo pode ser aplicada em produto finais, lotes em recebimento ou produtos semi-acabados.

Lotes salteados
As amostras podem ser retiradas de apenas uma frao dos lotes submetidos a inspeo, como por exemplo: um em cada trs lotes, trs lotes em 25 ou qualquer outra frao conveniente. O principal propsito reduzir a freqncia de inspeo por amostragem e o custo total de inspeo.

Tipos de Planos de Amostragem


O plano de amostragem aplicvel deve ser utilizado numa das seguintes forma: Planos de amostragem simples (uma amostra); Planos de amostragem duplo (duas amostras); Planos de amostragem mltipla (maior que 2);

Planos de Amostragem
Amostragem simples No plano de amostragem simples, o tamanho da amostra a ser inspecionado dado pelo plano. O lote inspecionado ser aprovado se o nmero de defeitos encontrados na amostra for igual ou inferior ao nmero aceitvel (Ac). Se o nmero de defeitos excede o nmero aceitvel, o lote ser rejeitado.

Planos de amostragem simples so encontrados nas tabelas 2, 3, e 4 da NBR 5426.

Planos de Amostragem
Amostragem dupla
Os planos de amostragem dupla fornecem dois tamanhos de amostras com a letra de cdigo e com correspondentes nmeros de aceitao e rejeio. Como na amostragem simples, se o nmero de defeitos for igual ou superior ao nmero rejeitvel, o lote ser reprovado. Caso o nmero de defeitos estiver compreendido entre Ac e Re deve-se recorrer segunda amostra. Se a soma dos nmeros de defeitos encontrados na primeira e segunda amostras, for menor ou igual ao segundo nmero de aceitao o lote ser aprovado. Se esta soma igual ou excede o segundo nmero de rejeio, o lote ser rejeitado. Planos de amostragem dupla so encontrados nas tabelas 5, 6 e 7 da NBR 5426.

Planos de Amostragem
Amostragem mltipla Esses planos so extenses dos planos de amostragem dupla. A diferena que mais amostras so requeridas para aceitar ou rejeitar o lote. Exemplos so encontrados nas tabelas 8, 9 e 10 da NBR 5426.

Planos de Amostragem
Aplicao dos planos de amostragem - Nvel de inspeo
O nvel de inspeo determina a relao entre o tamanho do lote produzido e o tamanho da amostra inspecionada. Para uso geral, a NBR 5426 fornece trs nveis gerais de inspees, I, II, III. Quando no h especificaes, o nvel II deve ser adotado. O nvel I de inspeo ser adotado quando se exige menos rigorismo na inspeo e o nvel III, quando for exigido maior rigorismo.

Planos de Amostragem
A NBR 5426 fornece tambm quatro nveis especiais de inspeo. Os nveis S1, S2, S3, S4, que podem ser utilizados quando so necessrias pequenas amostras e quando grandes riscos podem ser tolerados. Os sete nveis fornecidos pela NBR 5426 so apresentados na tabela 1 do anexo A da NBR 5426.

Planos de Amostragem
Regime de severidade na inspeo A NBR 5426 fornece trs tipos de inspees: a) Inspeo atenuada nvel I; b) Inspeo normal - nvel II; c) Inspeo severa nvel III. O procedimento de inspeo iniciado com a inspeo normal, Salvo determinao em contrrio. A inspeo normal, atenuada ou severa, deve manter-se inaltervel para cada classe de defeitos nos sucessivos lotes, exceto quando, pelo sistema de comutao, for recomendada uma substituio de regime.

Planos de Amostragem
Sistema de comutao
Normal para severo Quando estiver sendo aplicada a inspeo normal e dentre cinco lotes consecutivos, dois forem reprovados. No sero computados para efeito deste item, os lotes reapresentados para inspeo. Severo para normal Quando estiver sendo aplicada a inspeo severa, a normal deve substitui-la se, cinco lotes sucessivos tiverem sido aprovados.

Planos de Amostragem
Normal para atenuado
A inspeo atenuada deve substituir a normal, quando ocorrerem as seguintes situaes: a) Dez lotes consecutivos forem aprovados pela inspeo normal; b) O nmero total de unidades defeituosas nas amostras de dez ou mais lotes consecutivos, submetidos a inspeo normal e no rejeitados, for menor ou igual ao nmero limite dado pela tabela 17 da NBR 5426. Se amostragens duplas ou mltiplas esto sendo aplicadas, deve ser comutado o nmero total de unidades defeituosas encontrado em todas as amostras, para efeito de comparao com os nmeros da tabela 17; a) Quando a produo for regular; b) A inspeo atenuada for considerada satisfatria pelos responsveis.

Planos de Amostragem
Atenuado para normal A inspeo atenuada deixa de ser aplicada, voltando-se inspeo normal se: a) Um lote for reprovado; b) A produo passar a ser irregular c) A ocorrncia de situaes adversas que justifiquem a mudana para a inspeo normal; a) Um lote for aprovado sem que se tenha definido os critrios de aceitao ou rejeio durante a seqncia de amostragem. Neste caso o lote aceito, mas passa-se inspeo normal no lote subseqente.

Planos de Amostragem
Interrupo da inspeo Se eventualmente dez lotes ou um nmero definido pelo responsvel, permanecerem em regime de inspeo severa, recomenda-se interromper a inspeo efetuada sob as diretrizes descritas acima, at que sejam adotadas providncias para melhoria da qualidade do produto.

Seqncia de operaes
OPERAES
1. Determiniar o tamanho do lote

EXPLICAO
Tamanho do lote, estabelecido pelos critrios de formao do lote, contidos nos documentos de aquisio, ou conforme acordo entre produtor e consumidor. No incio do contrato ou produo aconselhvel usar nvel II. Podem ser usados outros nveis de inspeo, se o histrico da qualidade assim o indicar. encontrado na tabela 1 da NBR 5426 e baseado no tamanho do lote e no nvel de inspeo. Geralmente usa-se o plano de amostragem simples. Podem, entretanto, ser usadas amostragem dupla e mltipla. No incio do contrato ou produo utiliza-se inspeo em regime normal. Baseados nos requisitos para inspeo simples e regime normal so encontrados na tabela 2 da NBR 5426: o valor do NQA especificado e o cdigo literal do tamanho da amostra e o nmero de aceitao. A amostra retirada do lote, ao acaso, na quantidade de unidade de produto, conforme determinado na tabela 2 da NBR 5426. O nmero de defeituosos (ou "defeitos por cem unidades") contado e comparado com o (s) nmero (s) de aceitao, adotando o critrio prprio para cada tipo de plano de amostragem (ver anexo da NBR 5426)

2. Escolher o nvel de inspeo 3. Determinar o cdigo literal do tamanho da amostra 4. Escolher o plano de amostragem 5. Estabelecer a severidade da inspeo 6. Determinar o tamanho da amostra e o nmero de aceitao

7. Retirada da amostra

8. Inspeo da amostra

Exerccio 1:
Utilizando a norma NBR 5426 determine o plano de amostragem e o critrio de aceitao/rejeio para:
m 6000 180 2000 1000 Nvel II II S3 II NQA 4% 2,5 % 1,5 % 1,0 % Amostragem simples simples dupla dupla Inspeo normal normal normal severa

Plano a b c

Cdigo J F M

NQA 1,0 0,65 1,0

Amostragem simples simples simples

Inspeo normal normal severa

Exerccio 2:
Um produto apresentado para inspeo de recebimento em lotes de 5.000 peas. A inspeo realizada de acordo com a NBR5426, nvel III, com NQA = 0,40 %. a) Escolha o plano de amostragem simples, com comutao entre os modos de inspeo normal, atenuada e severa pertinente. b) Quando se deve passar da inspeo normal para a severa? E da atenuada para a normal? c) Explique o procedimento de aceitao e rejeio do lote, caso esteja em uso o plano de amostragem dupla, inspeo atenuada.

Vous aimerez peut-être aussi