Vous êtes sur la page 1sur 36

OBJETIVO FUNDAMENTAL DO ESDE

Proporcionar condies para estudar o Espiritismo de forma sria, regular e contnua, tendo como base as obras codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus.

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA


BREVE HISTRICO

BREVE HISTRICO
A necessidade de um curso sistematizado e regular de Espiritismo foi previsto por Alan Kardec:

"Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princpios da cincia e difundir o gosto pelos estudos srios (...). Considero esse curso como de natureza a exercer capital influncia sobre o futuro do Espiritismo e suas conseqncias.
Obras Pstumas- Projeto 1868.

O grande afluxo de pessoas s Casas Espritas, no Brasil, definiu a urgncia de se organizar um estudo metdico do Espiritismo visando o esclarecimento e o apoio moral oferecido pela Doutrina Esprita.

Apoiando esta iniciativa, o Esprito

Angel Aguarod, em mensagem recebida, no ano de 1977, na Federao Esprita do Rio Grande do Sul, enfatiza:

Cabe, pois, aos Espritas, responsveis pelo Movimento Esprita, uma ampla tarefa de divulgao das obras bsicas da Doutrina Esprita, promovendo um estudo sistemtico das mesmas.

Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Esprita - ESDE, ocorrido na reunio do Conselho Federativo Nacional de 1983, em Braslia, representou avano significativo no trabalho de Unificao do Movimento Esprita.

No lanamento da Campanha do

ESDE Bezerra de Menezes, em mensagem psicofnica recebida por Divaldo Pereira Franco, acentuou:

Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Esprita, sem nenhum demrito para todas as nobres tentativas que tm sido feitas ao longo dos anos (...) o programa da atualidade sob a inspirao do Cristo (...).

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA


O NOVO PROGRAMA

PRINCPIOS METODOLGICOS UTILIZADOS NO ESDE


1. O (...) estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Esprita (...), s pode ser feita com utilidade por homens srios, perseverantes, livres de prevenes e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Allan Kardec:O Livro dos Espritos. Introduo VIII.

PRINCPIOS METODOLGICOS UTILIZADOS NO ESDE


2. O que caracteriza um estudo srio a continuidade que se lhe d (...). Quem deseje tornar-se versado numa cincia tem que estudar metodicamente, comeando pelo princpio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idias. Allan Kardec:O Livro dos Espritos. Introduo VIII.

CONTEDO PROGRAMTICO
PROGRAMA FUNDAMENTAL: subdividido em dois tomos, cada um contendo nove mdulos de estudo. PROGRAMA COMPLEMENTAR: constitudo de um nico tomo, tambm com nove mdulos de estudo.

FORMATAO PEDADGICA
Utilizao, em ambos os programas, do sistema de mdulos para agrupar assuntos semelhantes, os quais so desenvolvidos em unidades bsicas denominadas roteiros de estudo. A durao mnima prevista para execuo do do Curso de dois anos letivos Cada roteiro de estudo deve, em princpio, ser desenvolvido numa reunio semanal de 1 hora e 30 minutos.

COMPOSIO DIDTICA DO ROTEIRO DE ESTUDO


PGINA DE ROSTO : nmero e nome do mdulo; objetivos: geral e especfico, idias bsicas. SUGESTES DE DIDTICAS: indica como aplicar e avaliar o assunto de forma dinmica, segundo os seus objetivos e o seu contedo bsico. FORMULRIO DE SUBSDIOS: variveis em nmero, de acordo com a complexidade do assunto. FORMULRIO DE REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. Alguns roteiros possuem anexos, glossrios e atividades extraclasse.

NOVO PROGRAMA DO CURSO ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA


Oferece uma viso panormica e doutrinria do Espiritismo Segue a ordem seqencial dos assuntos existentes em O Livro dos Espritos

Programa Fundamental Tomo I


Mdulo I: Introduo ao estudo do Espiritismo Mdulo II: A codificao esprita Mdulo III: Deus Mdulo IV: Existncia e sobrevivncia do Esprito Mdulo V: Comunicabilidade dos Espritos Mdulo VI: Reencarnao Mdulo VII:Pluralidade dos mundos habitados Mdulo VIII: Lei divina ou natural Mdulo IX: A lei de adorao
So contedos doutrinrios existentes em O Livro dos Espritos: introduo, primeira, segunda e terceira partes.

Programa Fundamental Tomo II


Mdulo X: Lei de liberdade Mdulo XI: Lei de progresso Mdulo XII: Lei de sociedade e Lei do trabalho Mdulo XIII: Lei de destruio e Lei de conservao Mdulo XIV: Lei de igualdade Mdulo XV: Lei de reproduo Mdulo XVI: Lei de justia, amor e caridade Mdulo XVII: A Perfeio Moral Mdulo XVIII: Esperanas e Consolaes
So contedos doutrinrios existentes em O Livro dos Espritos: terceira e quarta partes.

Programa Complementar Tomo nico


Mdulo I: Vida no mundo espiritual Mdulo II: Fluidos e perisprito Mdulo III: O fenmeno de intercomunicao medinica Mdulo IV: Dos mdiuns Mdulo V: Da prtica medinica Mdulo VI: Obsesso e desobsesso Mdulo VII: Fenmenos de emancipao da alma Mdulo VIII: A evoluo do pensamento religioso Mdulo IX: Movimento Esprita e Unificao
So contedos doutrinrios existentes em O Livro dos Espritos: segunda parte.

NOVO PROGRAMA DO ESDE

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA

Organizao

1. Organizao
De
Instituio outro

acordo

com
o

estrutura
ESDE

da

Esprita,

poder do

constituir um Departamento ou um Setor de


Departamento (comumente Doutrinrio) da Instituio. Em ambos os

casos, a sua organizao obedece a um


esquema pedaggico. bsico administrativo e

Administrativo
a) Coordenador Geral
b) Monitor c) Participante d) Secretaria

e) Biblioteca (sugere-se que, se a Instituio Esprita no possuir uma biblioteca, o ESDE organize uma, contendo, no mnimo, as obras indicadas nos programas de estudo).

1.2 Atribuies do Coordenador Geral


administrar as atividades do Departamento ou do Setor; elaborar o plano de atividade do ano; apresentar o planejamento das atividades do ESDE Diretoria; constituir o quadro de monitores para as diversas turmas; freqentar, junto com a sua equipe, cursos de aperfeioamento doutrinriopedaggico.

1.3 Atribuies do Monitor


desenvolver o plano de trabalho elaborado; comparecer s atividades com assiduidade e pontualidade; comunicar, com antecedncia, os seus impedimentos; participar de cursos de aperfeioamento doutrinrio-pedaggico; manter em dia o registro de freqncia de sua turma; participar das reunies doutrinriopedaggicas organizadas pela Coordenao.

1.4 Atribuies do participante


freqentar as reunies de estudos com assiduidade e pontualidade; justificar ao monitor as suas faltas e atrasos; acatar as normas de funcionamento do Curso; participar das atividades extra-classe; participar das reunies confraternativas constantes do plano de atividades do Curso.

1.5 Atribuies da Secretaria

elaborar fichas de matrcula;


efetuar matrcula dos participantes; manter os atualizados; seus dados cadastrais

organizar o seu registro de freqncia;

elaborar formulrios diversos para atendimento dos servios de secretaria;

1.5 Atribuies da Secretaria


atender a
esse setor;

solicitaes diversas atinentes a

informatizar, caso haja possibilidade, todos


os registros necessrios ao bom funcionamento do Curso;

participar

das

reunies

doutrinrio-

pedaggicas organizadas pela Coordenao.

1.6 Atribuies do encarregado da Biblioteca do ESDE


organizar o acervo de acordo com a bibliografia indicada nos programas de estudo adotado; organizar e manter atualizados os dados cadastrais dos usurios; decidir se a Biblioteca ser de consulta ou de emprstimo; elaborar a ficha de emprstimo, se for o caso; organizar o espao fsico adequado, no caso de opo pelo sistema de consulta.

2. Pedaggico
Adotar um programa de antecipadamente organizado. estudo,

Estabelecer uma metodologia consentnea com o objetivo e fins dos Cursos de ESDE. Estabelecer critrios para avaliao dos trabalhos, envolvendo coordenadores, monitores e participantes, bem como o contedo, a metodologia e os recursos didticos.

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA


IMPLANTAO E MANUTENO

Implantao na Casa Esprita


Adquirir conjunto completo de apostilas. Ler o Manual de Orientao. Conhecer todo o material. Compor equipe de monitores. Estabelecer reunio de monitores. Elaborar planejamento administrativopedaggico. Marcar local, dia e hora. Divulgar o ESDE na instituio. Entrevistar/inscrever os participantes. Formar grupos de 15 a 25 interessados. Promover/participar de cursos e reunies.

Manuteno na Casa Esprita


Avaliar cada aula e o trabalho dos monitores. Renovar periodicamente o material de divulgao. Incentivar a consulta e o estudo das obras da Codificao e das demais indicadas nos roteiros. Orientar e dar condies para o planejamento antecipado das tarefas. Proporcionar condies didtico-pedaggicas para o bom desempenho dos monitores. Manter clima de cooperao, harmonia e bom nimo, evitando polmicas e discusses estreis.

Manuteno na Casa Esprita


Incentivar a prtica do reforo positivo no relacionamento da equipe. Proporcionar a integrao dos participantes nas atividades da casa. Criar novos grupos de estudo e fazer a divulgao no centro e na comunidade. Promover/incentivar a participao em cursos de preparao e atualizao. Replanejar as atividades com base nas avaliaes e na experincia acumulada.

Implantao e Manuteno
CENTRO ESPRITA MENSAGEIROS DA LUZ ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA Ficha de Inscrio
LOCAL E DATA: _____________________________________________ NOME: _____________________________________________________ NASCIMENTO: Data: ______________ Local: _____________________ ENDEREO: ________________________________________________ _________________________________________________________ CIDADE: _____________________ UF: _________ CEP.: ____________ TELEFONE: Casa: _________ Cell: ____________ Trab.: ___________ E-MAIL: _________________________ ESTADO CIVIL: _____________ PROFISSO: ____________________ INSTRUO: ________________ PROGRAMAS: ______________________________________________ OBSERVAES: _______________________________________________

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
O ESDE no contexto da casa esprita:
estrutura; equipe; constante aperfeioamento.

O ESDE no contexto do movimento esprita:


viso cooperativa; estrutura; equipe multiplicadora; os cursos, seminrios, encontros; os mltiplos desafios e possibilidades do futuro.

Vous aimerez peut-être aussi