Vous êtes sur la page 1sur 26

O Realismo reflete as profundas transformaes econmicas, polticas, sociais e culturais da Segunda metade do sculo XIX.

A Revoluo Industrial, iniciada no sculo XVIII, entra numa nova fase, caracterizada pela utilizao do ao, do petrleo e da eletricidade; ao mesmo tempo o avano cientfico leva a novas descobertas nos campos da Fsica e da Qumica. O capitalismo se estrutura em moldes modernos, com o surgimento de grandes complexos industriais; por outro lado, a massa operria urbana avoluma-se, formando uma populao marginalizada que no partilha dos benefcios gerados pelo progresso industrial mas, pelo contrrio, explorada e sujeita a condies subumanas de trabalho.

O Brasil tambm passa por mudanas radicais tanto no campo econmico como no poltico-social, no perodo compreendido entre 1850 e 1900, embora com profundas diferenas materiais, se comparadas s da Europa. A campanha abolicionista intensifica-se a partir de 1850; a Guerra do Paraguai (1864/70) tem como conseqncia o pensamento republicano o Partido Republicano foi fundado no ano em que essa guerra acabou ; a Monarquia vive uma vertiginosa decadncia. A Lei urea, de 1888, no resolveu o problema dos negros, mas criou uma nova realidade. O fim da mo-de-obra escrava e a sua substituio pela mo-deobra assalariada, ento representada pelas levas de imigrantes europeus que vinham trabalhar na lavoura cafeeira, originou uma nova economia voltada para o mercado externo, mas agora sem a estrutura colonialista.

nesse contexto socio-poltico-cientfico que surgem o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo. A alterao do quadro social e cultural exigia dos escritores outra forma de abordar a realidade: menos idealizada do que a romntica e mais objetiva, crtica e participante.

Veracidade: despreza a imaginao romntica. Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que est acontecendo de verdade. Retrato fiel das personagens: carter, aspectos negativos da natureza humana. Gosto pelos detalhes: lentido na narrativa. Materialismo do amor: a mulher objeto de prazer/adultrio.

Denncia das injustias sociais: mostra para todos a realidade dos fatos. Determinismo e relao entre causa e efeito: o realista procurava uma explicao lgica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas aes. Na literatura naturalista, dava-se nfase ao instinto, ao meio ambiente e hereditariedade como foras determinantes do comportamento dos indivduos. Linguagem prxima realidade: simples, natural, clara e equilibrada.

Machado de Assis Quincas Borba, Dom Casmurro, Esa e Jac e Memorial de Aires, Raul Pompia: O Ateneu Alusio Azevedo: O cortio,O Mulato, Casa de penso Ingls de Souza: O missionrio Adolfo Caminha: A normalista, Bom-Crioulo

Trecho 1
Enfim, chegou a hora da encomendao e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam tambm, as mulheres todas. S Capitu, amparando a viva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arranc-la dali. A confuso era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadver to fixa, to apaixonadamente fixa, que no admira lhe saltassem algumas lgrimas poucas e caladas...

Comentrio
Nesse trecho, Machado lana uma dvida. De um lado, a viso do narrador condiciona a opinio do leitor quando diz, por exemplo, que Capitu vencia a si mesma, dando a entender que ela seria dissimulada. No entanto, o leitor atento percebe que Bento tambm chorou pouco; por outro lado, temos a situao em que Capitu, ao se ver livre do olhar de todos, parece se despedir de seu amado. No se pode confiar no narrador, seu relato revestido de dio e ressentimento, e no podemos, ns, leitores, confiar nos prprios olhos.

(FUVEST / GV) O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescncia. Pois, senhor, no consegui recompor o que foi nem o que fui. o que diz o narrador no segundo captulo do romance Dom Casmurro. Afinal por que no teria ele alcanado o seu intento? (A) Pelas dificuldades inerentes estrutura do romance, na recuperao de outros tempos. (B) Pelo receio de confessar suas fraquezas e a traio sofrida. (C) Porque era impossvel recuperar o sentido daquele perodo, pois ele j no era a mesma pessoa. (D) Pela falta de bom senso e de clareza na apreenso das lembranas. (E) Porque o tempo, impiedoso, apaga todos os acontecimentos e transforma as pessoas

A confuso era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadver to fixa, to apaixonadamente fixa, que no admira lhe saltassem algumas lgrimas poucas e caladas... As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carcias para a amiga, e quis lev-la; mas o cadver parece que a tinha tambm. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar l fora, como se quisesse tragar tambm o nadador da manh. O trecho acima, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, autoriza o narrador a caracterizar os olhos da personagem, do ponto de vista metafrico, como A) olhos de viva oblqua e dissimulada, apaixonados pelo nadador da manh. B) olhos de ressaca, pela fora que arrasta para dentro. C) olhos de bacante fria, pela irrecusvel sensualidade e seduo que provocam. D) olhos de primavera, pela cor que emanam e doura que exalam. E) olhos ocenicos, pelo fluido misterioso e enrgico que envolvem.

Comentrios
No trecho, o narrador caracteriza os olhos de Capitu pelo poder que tm de atrair, de arrastar para dentro como o mar em ressaca, o que se evidencia na passagem: (...) como a vaga do mar l fora, como se quisesse tragar tambm o nadador da manh.

Trecho 1
Bertoleza representava agora ao lado de Joo Romo o papel trplice de caixeiro, de criada e de amante. Mourejava a valer, mas de cara alegre; s quatro da madrugada estava j na faina de todos os dias, aviando o caf para os fregueses e depois preparando o almoo para os trabalhadores de uma pedreira que havia para alm de um grande capinzal aos fundos da venda. Varria a casa, cozinhava, vendia ao balco na taverna, quando o amigo andava ocupado l por fora; fazia a sua quitanda durante o dia no intervalo de outros servios, e noite passava-se para a porta da venda, e, defronte de um fogareiro de barro, fritava fgado e frigia sardinhas, que Romo ia pela manh, em mangas de camisa, de tamancos e sem meias, comprar praia do Peixe. E o demnio da mulher ainda encontrava tempo para lavar e consertar, alm da sua, a roupa do seu homem, que esta, valha a verdade, no era tanta.

Comentrio
Essa a descrio dos afazeres da personagem mais explorada por Joo Romo. Os perodos longos e enumerativos simbolizam o fastio causado pelo trabalho incessante a que era submetida a escrava e amante, Bertoleza. interessante notar que ela estava conformada com a situao, mostrando uma cara alegre, pois pensava erroneamente que j havia deixado sua condio de cativa e dispensvel.

(ESPM) Dos segmentos abaixo, extrados de O Cortio, de Alusio Azevedo, marque o que no traduza exemplo de zoomorfismo: a) Zulmira tinha ento doze para treze anos e era o tipo acabado de fluminense; plida, magrinha, com pequeninas manchas roxas nas mucosas do nariz, das plpebras e dos lbios, faces levemente pintalgadas de sardas. b) Leandra...a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos, anca de animal do campo. c) Da a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomerao tumultuosa de machos e fmeas. d) E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa comeou a minhocar,... e multiplicar-se como larvas no esterco. e) Firmo, o atual amante de Rita Baiana, era um mulato pachola, delgado de corpo e gil como um cabrito...

(UNIFESP / SP) Em O cortio, o carter naturalista da obra faz com que o narrador se posicione em terceira pessoa, onisciente e onipresente, preocupado em oferecer uma viso crtico- analstica dos fatos. A sugesto de que o narrador testemunha pessoal e muito prxima dos acontecimentos narrados aparece de modo mais direto e explcito em: a) Fechou-se um entra-e-sai de marimbondos defronte daquelas cem casinhas ameaadas pelo fogo. b) Ningum sabia diz-lo; mas viam-se baldes que se despejavam sobre as chamas. c) Da casa do Baro saam clamores apoplticos... d) A Bruxa surgiu janela da sua casa, como boca de uma fornalha acesa. e) Ia atirar-se c para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada.

Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando: a) Alusio de Azevedo publica O Homem. b) Jos de Alencar publica Lucola. c) Machado de Assis publica Memria Pstumas de Brs Cubas. d) As alternativas a e c so vlidas. e) As alternativas a e b so vlidas.

O realismo foi um movimento de: a) volta ao passado; b) exacerbao ultra-romntica; c) maior preocupao com a objetividade; d) irracionalismo; e) moralismo.

Vous aimerez peut-être aussi