Vous êtes sur la page 1sur 27

Adriana Barbosa Carolina Fontes

NOMENCLATURA
LER:

Leses

por

Esforos

Repetitivos
DORT:

Doenas Osteomusculares

Relacionadas ao Trabalho

O QUE SO?

Um conjunto de sndromes (quadros

clnicos,

patologias,

doenas)

que

atacam os nervos, msculos e tendes,

juntos ou separadamente.

Tm seu surgimento relacionado a condies de trabalho inadequadas.

DIFERENA

LER - Doena causada por movimentos

repetitivos, em alta freqncia e em


posio ergonmica incorreta. DORT - S caracterizada quando o fator
gerador da trabalho. doena LER tenha sido o

FATORES DE RISCO
Fsicos ou Biomecnicos:

movimento repetitivo excessivo; fora muscular exagerada; postura prolongada ou incorreta;

condicionamento fsico insuficiente, etc.

FATORES DE RISCO
Fatores Organizacionais:

natureza repetitiva do trabalho;


problemas de comunicao; ausncia de rodzios e pausas; inadequao do posto de trabalho; ritmo acelerado;

jornadas prolongadas.

FATORES DE RISCO
Fatores Psicossociais:

quadros de ansiedade, depresso principalmente, de estresse ocupacional;


presses cotidianas perfeccionismo.

e,

OBSERVAO

possvel, ainda, que associada aos fatores de risco citados acima, haja uma predisposio gentica do

trabalhador, ou seja, uma


propriedade hereditria do indivduo,

que facilita o aparecimento das


LER/DORT.

FUNES MAIS ATINGIDAS


Digitadores - Cozinheiros - Auxiliares de cozinha - Servios gerais de limpeza - Bancrios - Arquivistas - Operador de telemarketing - Enfermagem - Entre outros.
-

SINTOMAS

Cansao muscular; Perda de fora; Sensao de peso; Perda do controle dos movimentos; Dificuldade de encostar a ponta de um dedo da mo no outro; Formigamento; Dor; Insnia; Irritabilidade.

Preveno

Segurar corretamente os objetos Alternar as mos Suavize e desacelere Aplicar somente a fora necessria Fazer pequenas interrupes de dois minutos a cada 20 ou 30 minutos de trabalho ajuda, como tambm uma interrupo mais longa (de cerca de 10 a 15 minutos) a cada uma ou duas horas.

FASES DAS LER/DORT


GRAU 1

Sensao de peso e desconforto no membro afetado; Dor espontnea no local, s vezes com pontadas ocasionais durante a jornada de trabalho; Ainda no atrapalha a produtividade; Essa dor leve e melhora com o repouso. No h sinais clnicos.

GRAU 2:

Dor mais persistente e mais intensa. Ocorre de forma contnua na jornada; Dor tolervel e permite o desempenho; Aos esforos , a dor afeta o rendimento; Dor nas tarefas domsticas; mais localizada e pode vir acompanhada de formigamento e calor; Leves distrbios de sensibilidade; Podem ser observadas pequenas nodulaes e dor ao palpar o msculo envolvido.

GRAU 3
Dor persistente ,forte e irradiante; Aparece a noite, fora da jornada ; Queda da produtividade e perda de fora muscular; Sinais clnicos presentes; Inchao, transpirao e alterao da sensibilidade; Retorno ao trabalho problemtico.

GRAU 4

Dor forte, contnua, por vezes insuportvel, levando a intenso sofrimento; A dor se acentua com os movimentos, estendendose a todo o membro afetado; Perda de fora e controle dos movimentos so constantes; Inchao e possveis deformidades; Capacidade do trabalho anulada e a invalidez se caracteriza pela impossibilidade de um trabalho produtivo regular. As atividades do cotidiano so muito prejudicadas; So comuns as alteraes psicolgicas, com quadros de depresso, ansiedade e angstia.

DIAGNSTICO
Histrico da molstia atual, pois o incio dos sintomas insidioso, agravando-se com o passar do tempo; Investigao dos diversos aparelhos, a fim de identificar a ocorrncia de outras doenas e sintomas que podem levar ao agravamento do caso, tais como: artrite, diabetes mellitus, entre outras; Comportamentos e hbitos relevantes, j que certas atividades como tricotar, usar excessivamente o computador em casa, e outras podem causar ou agravar os sintomas;

DIAGNSTICO
Antecedentes pessoais e familiares: traumas, fraturas e, ainda, histrico familiar de diabetes e outras doenas podem ter implicaes nos sintomas; Histrico ocupacional, que serve para apurar se houve tempo suficiente de exposio a fatores de risco, intensidade da exposio a esses fatores; Exame fsico e exames complementares, com a finalidade de apurar a existncia de outras patologias.

Existe cura?
Diagnstico e tratamento precoce,com o afastamento dos fatores de risco, o paciente pode ser totalmente recuperado. A gravidade do problema est intimamente ligada ao tempo de evoluo do quadro clnico, embora j se tenham registrado casos de rpida evoluo. As LER/DORT costumam atingir o trabalhador no auge de sua produtividade, isto , na faixa etria de 20 a 40 anos, e podem levar a algum grau de incapacidade e, em certos casos, at aposentadoria por invalidez.

TRATAMENTO E REABILITAO
Medicamentos (analgsicos, antiinflamatrios, anestsicos...) Acupuntura; Fisioterapia (incluindo RPG); Massagem; Hidroginstica,hidroterapia, Exerccios de alongamento e relaxamento.

AES DO ENFERMEIRO DO TRABALHO


Reconhecimento e controle dos fatores de risco para LER e DORT; Treinamentos com enfermeiros e responsveis pelos setores onde as LER e DORT podem surgir; Atividade educativa com a equipe; Palestras com instrues sobre as doenas;

Medidas de proteo coletiva e individual; Anlise ergonmica do trabalho.

POSSVEIS DIAGNSTICOS
Mobilidade fsica prejudicada Intolerncia atividade Fadiga Dor crnica Dor aguda

Doenas causadas pela LER/DORT


- Bursite; - Tendinite; - Sndrome do Tnel do Carpo; - Hrnia de disco; - Leso do nervo cubital; - Leso do nervo Poplteo Lateral; - Dedo em gatilho; - Leso citica; - Leso do Nervo Radial; - Compresso do Nervo Supra-escapular; - Pronador Redondo; - Entre outras.

EXERCCIOS

BIBLIOGRAFIA
Imagens: www.google.com.br Trabalho de grupo com portadores de LER/DORT: relato de experincia : ARC Merlo, MGC Jacques, MGL Hoefel Psicologia: Reflexo e Crtica, 2001 - SciELO Brasil. Ler/DORT - O Desafio de Vencer O'neill, Maria Jos / MADRAS Enfermagem do trabalho. CARVALHO, GERALDO MOTA DE, 2001 - Editora EPU.

Vous aimerez peut-être aussi