Vous êtes sur la page 1sur 14

E.E.

Prof ngelo Barros de Arajo


TEMA : GIMNOSPERMAS PROFESSOR : MARCELO LEANDRO ALUNOS: CSAR AUGUSTO N 09 LETCIA CHRISTY TOMAZ N 24 MICHAEL BRENO N 30 Srie: 3 Turma: A Perodo: Manh DATA : AGOSTO DE 2011

GIMNOSPERMA

O que ?

As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente') so plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado.

As gimnospermas possuem razes, caule e folhas. Possuem tambm ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estrbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequias, os estrbilos so bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificao no grupo das conferas.

Coniferophyta (conferas)

O pinheiro-do-paran muito explorado para a extrao de madeira (para a produo de papel) e de resinas, usadas na produo de solventes e vernizes. Sua semente o pinho, aproveitada como alimento para alguns mamferos (incluindo o homem) e algumas aves.

Pinnheiro-do-paran

Pinho

Coniferophyta (conferas)

Considerada a rvore mais alta do planeta, atingindo 120 metros, com idade de at 2500 anos. Habita altitudes de at 900 metros, tendo se aclimatado bem at agora.

SEQUIAS

Coniferophyta (conferas)
Altura: 85 metros (um prdio de 27 andares). Tempo mdio de vida: Dois mil anos. Volume mdio do tronco: 1.500 metros cbicos. Circunferncia mdia da base: 32 metros. Dimetro da Base: 12 metros.

Sequoia sempervirens

Dentre os grupos das gimnospermas contm as Cycas, popularmente conhecidas como palmeira-de-ramos ou palmeira-de-sagu, comuns em alguns lugares do Brasil. O tronco tambm costuma ser espesso, a folha parecida com a das palmeiras, porm, muito mais rgida.

Cycadophyta (cicadfitas ou cicadceas)


Suas folhas so semelhantes a de uma palmeira. So de alto valor comercial, pois so de grande aplicao no paisagismo. Possuem crescimento muito lento, de aproximadamente 1 a 2 cm por ano, o que garante altos preos no mercado. As cicas se desenvolvem melhor em locais bem iluminados, sendo recomendvel o plantio em sol pleno. Podem ser plantadas tanto em climas quentes como em climas frios. Suportam bem o frio e condies secas e midas. So geralmente pouco sensveis falta d'gua.

Cycas revoluta

Gnetophyta (gnetfitas)

So dividas em trs grupos:

Ephedra: Este gnero contem cerca de 35 espcies, com pequenas folhas portadoras de escamas. So arbustos e podem ter uso medicinal (asma e enfisema). Habitam normalmente as selvas equatoriais. Welwitschia: este estranho gnero possui apenas uma espcie: W. mirabilis, que habita desertos da frica, Angola e Nambia. Maior parte do corpo da planta esta debaixo do solo e a parte visvel so as folhas que crescem por toda a vida. Normalmente possuem apenas duas folhas, porem ao envelhecer as folhas vo se partindo dando a impresso que tem vrias folhas. Gnetum: este gnero contm cerca de 30 espcies de rvores e arbustos de folhas grandes. So encontradas principalmente nas selvas equatoriais.

Ginkgophyta (gincfitas)

O ginkgo considerada uma planta medicinal, pois apresenta substncias que combatem os radicais livres e auxiliam na oxigenao cerebral. Diferente da maioria das outras gimnospermas, o ginkgo decduo (perde as folhas em alguma estao). Suas folhas tornam-se douradas antes de cair. So particularmente comuns na China e Japo. Como muito resistente poluio, bastante cultivado em reas urbanas

rvore da espcie Ginkgo biloba.

Reproduo
Anemofilia (anemo=vento; filia=atrao)

Reproduo: pinheiro-do-paran

Referncias Bibliogrficas

Linhares,Srgio / Gewandsznajdre,Fernando / Biologia Vol. nico Editora: tica gambozino-alentejano.blogspot.com http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/cicas.html http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sequoia/sequoia-1.php www.achetudoeregiao.com.br www.imagensviagens.com facconstrutora.com.br 309botanica.blogspot.com scientific-web.com sonharafetos.blogspot.com luirig.altervista.org

Vous aimerez peut-être aussi