Vous êtes sur la page 1sur 24

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Camilla Krysia Arajo Cordeiro

Mapeamento do Fluxo de Valor do Porcelanato de uma obra de edificao

Orientador: Eng. Jos Iolam de Sousa Santiago Jnior

Introduo Crescimento acelerado da construo civil;

Exigncia por produtos de qualidade;


Gerao de valor da cadeia produtiva; Uso de ferramentas da produo enxuta

Introduo Anlise da agregao de valor ao produto final: MFV Mapeamento do Fluxo de Valor
Essa ferramenta visa reduo de tempo no prazo da entrega do pedido alm de melhorar o todo, no s otimizar as partes do processo de produo. (ROTHER E SHOOK, 1999)

Como utilizar?
A partir de dados colhidos no cho da fbrica desenhado o estado atual j pensando nas possveis melhorias para desenhar o estado futuro

(LUZ; BUIAR, 2004).

Introduo Por que o MFV pode ser utilizado?


Busca solucionar problemas da eliminao de desperdcios; Prope melhoria de reduo de custos; Possibilita diminuio do prazo de realizao das atividades no canteiro de obras

Objetivos Objetivo Geral


Propor melhorias ao processo de aquisio e de aplicao do revestimento em Porcelanato por meio do Mapeamento de Fluxo de Valor.

Objetivos

Objetivos Especficos
Desenhar o MFV do estado atual Identificar os pontos de perdas e buscar possveis solues para a reduo das etapas que no agregam valor; Desenhar o MFV do estado futuro com as possveis melhores.

Reviso da Literatura

Valor atender as necessidades dos clientes no momento certo:


Sistema Toyota de Produo;

Figura 2 A casa do sistema Toyota de Produo Fonte: GHINATO, 2000, p.06

Produo Enxuta; Lean Construction.

Reviso da Literatura

Mapeamento do Fluxo de Valor do Porcelanato MFV


Ferramenta capaz de reconhecer cada fluxo ou processo embutido nas organizaes de produo, e possibilita a elaborao de uma cadeia de valor conforme os princpios enxutos (ROTHER; SHOOK, 1999).

Metodologia Descrio do Empreendimento


uma edificao de grande porte localizada no municpio de Sobral, Cear e tem uma rea construda de 57.000 m. A obra uma ao do Governo do Estado do Cear, por meio da Secretaria da Sade.

Metodologia Etapas para elaborao do Mapeamento do fluxo de Valor MFV


Seleo da Famlia de Produtos; Escolha do Gerente de Fluxo; Elaborao do Mapa do Estado Atual do Porcelanato; Elaborao do Mapa do Estado Futuro do Porcelanato; Montagem de um plano de ao para implementao do MFV do Estado Futuro.

Desenvolvimento da Pesquisa

Seleo da famlia de produtos do Porcelanato

Quadro 1 Seleo da famlia de produtos. Fonte: Adaptado de ROTHER E SHOOK, 1999

Desenvolvimento da Pesquisa Escolha do Gerente de Fluxo

Quadro 2 Atribuies do Gerente de Fluxo Fonte: Autora

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenho do Mapa do Estado Atual do Porcelanato

Figura 3 Mapeamento do Fluxo de Valor Atual do Porcelanato Fonte: Adaptado de ROOTHER e SHOOK, 1999

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenho do Mapa do Estado Futuro do Porcelanato

Figura 4 c Mapeamento do Fluxo de Valor Futuro do Porcelanato Fonte: Adaptado de ROOTHER e SHOOK, 1999

Anlise dos Resultados

Montagem de um plano de ao para implementao do MFV do Estado Futuro.

Dividir o empreendimento em subetapas; Clculo da nova durao do projeto; Definir os LOOPS.


Loop Puxador Loop Adicionais

Anlise dos Resultados

Com o auxilio do programa MS PROJECT a obra foi divida em 5 lotes menores:

Anlise dos Resultados

LOOP Puxador

Quadro 3 LOOP 1 Fonte: Autora

Anlise dos Resultados

LOOP de Informao do Pedido

Quadro 4 LOOP 1 Fonte: Autora

Concluso

O MFV ajuda a visualizar as etapas de maiores desperdcios para o processo produtivo; Possibilitou implantar ferramentas auxiliares na agregao de valor da cadeia do porcelanato; Reduo de tempo e custo com estoque ou espera;

Sugestes para Trabalhos Futuros

Planejar e implementar ferramentas enxuta do decorrer do processo produtivo; Idealizar o projeto para atender as necessidades do cliente; Viso de melhoria contnua para um futuro prximo.

Referncias Bibliogrficas

ABRAMAT (Associao Brasileira de Materiais de Construo). Relatrio do Perfil da cadeia produtiva da construo e da industria de materiais e equipamentos. 2010. ALVES, Thas da Costa Lago. Diretrizes para a gesto dos fluxos fsicos em canteiros de obras: proposta baseada em estudo de caso. 2000. 139 f. Dissertao (mestrado em Engenharia Civil) Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000. ANTUNES JUNIOR, J.A.V.; ALVAREZ, R.R. Takt time: conceitos e contextualizao dentro do sistema Toyota de produo. Gesto e Produo. Porto Alegre, v.8, n. 1, p. 1-18, abr. 2001. ANTUNES JUNIOR, J.A.V.; KLIPPEL, M. Anlise crtica do inter relacionamento das perdas e dos subsistemas do sistema Toyota de produo. In: ENEGEP, 22, 2002. Anais. Curitiba, 2002. CARVALHO, B.S.; Proposta de uma ferramenta de anlise e avaliao das construtoras em relao ao uso da construo enxuta. 2008, 141 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil) Ps- graduao em Construo Civil, Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2008. FORMOSO, Carlos T. Lean construction: Princpios bsicos e exemplos. Porto Alegre, 2002. (Apostila). GHINATO, P. Elementos fundamentais do sistema Toyota de produo. In. ALMEIDA, A.T.; SOUZA, F.M.C. (editor). Produo e competitividade: aplicaes e inovaes. Recefe: UFPE. 2000.

Referncias Bibliogrficas

ISSATO, Eduardo L.; FORMOSO, Carlos T. A nova filosofia de produo e a reduo de perdas na construo civil. In: ENTAC, 7, 1998. Anais. Florianpolis, 2004. KOSKELA, L. Application of the new production philosophy to construction.CIFE Technical Report #72, Stanford University, Palo Alto, California, 1992. LUZ, A.A.C.; BUIAR, D.R. Mapeamento do Fluxo de valor Uma ferramenta do sistema de produo enxuta. In: ENEGEP, 24, 2004. Anais. Florianpolis, 2004. OHNO, T. Sistema Toyota de Produo Alm da produo em larga escala. Porto Alegre, Editora Bookman, 1997.
ROTHER, Mike; SHOOK, John. Aprendendo a Enxergar. 1.2.ed., So Paulo, Editora Shingo Prize, 1999.

SHINGO, S. Just-in-time kaizen: Teoria geral da administrao. Sorocaba: Uniesp, 2009. WIGINESCKI, Beatriz Becker. Aplicao dos princpios da construo enxuta em obras pequenas e de curto prazo: um estudo de caso. 2009. 155 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil) Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2009.

OBRIGADA!!
Debaixo do cu h momento para tudo, e tempo certo para cada coisa. Eclesiastes 3, 1

Vous aimerez peut-être aussi