Vous êtes sur la page 1sur 85

CALDEIRAS

HISTRICO

(EOLPILA) PRIMEIRA TENTATIVA NA PRODUO DE VAPOR; IMPULSO NA UTILIZAO DO VAPOR DURANTE A REVOLUO INDUSTRIAL; INTENSIFICAO DA UTILIZAO DO VAPOR APS A 1 GUERRA MUNDIAL; ATUALMENTE H UMA GAMA DE SERVIOS PARA O EMPREGO DAS CALDEIRAS.

DEFINIES

NR-13: Caldeiras a vapor so

equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob presso superior atmosfrica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

DEFINIES

PROFISSIONAL HABILITADO: aquele

que tem competncia legal para o exerccio da profisso de engenheiro nas atividades referentes a projeto de construo, acompanhamento de operao e manuteno, inspeo e superviso de inspeo de caldeiras e vasos de presso, em conformidade com a regulamentao profissional vigente no Pas.

OUTRAS DEFINIES

um sistema de gerao de vapor,

na qual a gua em estado lquido, circulando em seu interior transformada em vapor atravs do calor liberado na queima de um combustvel (combusto).

OUTRAS DEFINIES

As caldeiras em geral so empregadas para alimentar mquinas trmicas, autoclaves para esterilizao de materiais diversos, cozimento de alimentos atravs do vapor, ou calefao ambiental.

CLASSIFICAO

As Caldeiras podem ser classificadas de acordo com:


Classes de Presso; Grau de Automao; Tipo de Energia Empregada; Tipo de Troca Trmica.

CLASSIFICAO

OUTRAS CLASSIFICAES: quanto ao tipo de montagem, circulao de gua, sistema de tiragem tipo de sustentao.

TIPOS DE CALDEIRAS

CALDEIRAS FLAMOTUBULARES OU FOGOTUBULARES:

so aquelas em que os gases provenientes da combusto (gases quentes) circulam no interior dos tubos e a gua a ser aquecida ou vaporizada circula pelo lado de fora.

CALDEIRAS FLAMOTUBULARES OU FOGOTUBULARES:

CALDEIRAS FLAMOTUBULARES OU FOGOTUBULARES:


RENDIMENTO TRMICO BAIXO E ESPAO OCUPADO MAIOR; ADEQUADAS PARA PEQUENAS INSTALAES; COSNTRUO MAIS SIMPLES.

CALDEIRAS DE TUBOS VERTICAIS


os tubos so colocados verticalmente num corpo cilndrico fechado nas extremidades por placas, chamadas espelhos ; A fornalha interna fica no corpo cilndrico logo abaixo do espelho inferior. Os gases de combusto sobem atravs dos tubos, aquecendo e vaporizando a gua que est em volta deles.

CALDEIRAS DE TUBOS VERTICAIS


As fornalhas externas so utilizadas principalmente no aproveitamento da queima de combustveis de baixo poder calorfico, tais como: serragem, palha, casca de caf e de amendoim e leo combustvel.

CALDEIRAS DE TUBOS VERTICAIS

CALDEIRAS DE TUBOS HORIZONTAIS

Abrangem vrios modelos, desde as caldeiras Cornulia e Lancaster, de grande volume de gua, at as modernas unidades compactas. As principais caldeiras horizontais apresentam tubules internos nos quais ocorre a combusto e atravs dos quais passam os gases quentes. Podem ter de 1 a 4 tubules por fornalha.
Cornulia; Lancaster; Multitubular; Locomvel; Escocesa.

CALDEIRAS DE TUBOS HORIZONTAIS

Cornulia: constituda de um tubulo horizontal ligando a fornalha ao local de sada de gases; Funcionamento simples; Rendimento Baixo;

CALDEIRAS DE TUBOS HORIZONTAIS

Cornulia:

CALDEIRAS DE TUBOS HORIZONTAIS

Lancaster: A caldeira Lancaster de construo idntica anterior, porm tecnicamente mais evoluda;
constituda de dois a quatro tubules internos; Algumas delas apresentam tubos de fogo e de retorno.

CALDEIRAS DE TUBOS HORIZONTAIS

LANCASTER:

CALDEIRAS DE TUBOS HORIZONTAIS

Multitubular: a queima de combustvel efetuada em uma fornalha externa;


Os gases quentes passam pelos tubos de fogo; Queima de qualquer tipo de Combustvel.

CALDEIRAS DE TUBOS HORIZONTAIS

Multitubular:

CALDEIRAS DE TUBOS HORIZONTAIS

Locomvel: apresenta uma dupla parede em chapa na fornalha, pela qual a gua circula;
Fcil transferncia de Local; Produo de Energia Eltrica; Utilizada em Serrarias e em Campos de Petrleo.

CALDEIRAS DE TUBOS HORIZONTAIS

Locomvel:

CALDEIRAS DE TUBOS HORIZONTAIS

Escocesa: o modelo de caldeira industrial mais difundido no mundo; destinada queima de leo ou gs; Criada basicamente para uso martimo.

Partes das Caldeiras Flamotubulares


Corpo da Caldeira; Espelhos; Feixe Tubular; Caixa de Fumaa

Partes das Caldeiras Flamotubulares

CALDEIRAS AQUATUBULARES
Maior Rendimento; Maior produo de Vapor; Maior Superfcie de Aquecimento.

CALDEIRAS AQUATUBULARES DE TUBOS RETOS


Feixe Tubular de Transmisso de Calor; Tubules de Vapor; Formam um Circuito Fechado; Produzem de 3 at 30 t vapor/hora, com presses de 45 Kgf/cm2.

CALDEIRAS AQUATUBULARES DE TUBOS RETOS

CALDEIRAS AQUATUBULARES DE TUBOS CURVOS


Sem limite de Capacidade de produo de Vapor; Tubos Curvos Interligados aos Tubules; Possui de 3 a 5 tubules; Serviu de modelo para outras caldeiras.

CALDEIRAS AQUATUBULARES DE TUBOS CURVOS

CALDEIRAS AQUATUBULARES DE TUBOS CURVOS

CALDEIRAS AQUATUBULARES COMPACTAS


Categoria de Caldeiras de Tubos Curvos; Produz em torno de 30 t/h de vapor; Adequada para locais com espaos limitados; Apresenta limite quanto ao aumento da sua capacidade de produo.

CALDEIRAS AQUATUBULARES DE CIRCULAO POSITIVA


Circulao por diferena de densidade, ou seja, circulao natural; Circulao deficiente = superaquecimento; Podem apresentar bombas externas.

CALDEIRAS AQUATUBULARES DE CIRCULAO POSITIVA

A figura a seguir apresenta alguns tipos de circulao de gua.

CALDEIRAS PARA QUEIMA DE COMBUSTVEIS SLIDOS


Queima de Multi-Combustveis; Fibroso; Carvo; leo; Gs Natural.

CALDEIRAS PARA QUEIMA DE COMBUSTVEIS SLIDOS


De fcil Operao; Constitudas com paredes de gua: Limita o uso de Refratrio; Menor Custo de Manuteno; Diminui vazamentos e depsito de cinzas nas fornalhas.

CALDEIRAS PARA QUEIMA DE COMBUSTVEIS LQUIDOS E GASOSOS


Paredes de gua: Tipo Tubos Membranados; Restringe o uso de Refratrio. Superaquecedor: Sada da Fornalha. Feixe de Conveco: Formado por um conjunto de tubos que interligam os tubules.

CALDEIRAS PARA QUEIMA DE COMBUSTVEIS LQUIDOS E GASOSOS


Purificadores de Vapor: Primrios tipo centrfugos e secadores chevrons. Recuperadores de Calor: Economizadores de tubos lisos, pr-aquecedores de ar tubular; Aquecedores de Ar de Combusto: Tipo Tubos Membranados; Restringe o uso de Refratrio.

PARTES DAS CALDEIRAS AQUATUBULARES


As partes principais de uma caldeira aquatubular so: tubulo superior (ou tambor de vapor), tubulo inferior (ou tambor de lama), feixe tubular, parede de gua, fornalha e superaquecedor.

PARTES DAS CALDEIRAS AQUATUBULARES

Tubulo superior

Tubulo inferior

CALDEIRAS ELTRICAS

Em reas onde h suprimento abundante de energia eltrica, podese analisar se vantajosa a instalao de equipamentos eletrotrmicos, levando-se em considerao o custo da energia eltrica fornecida pela concessionria local.

CALDEIRAS ELTRICAS
As caldeiras eltricas oferecem certas vantagens, que so:

Ausncia de poluio ambiente. Manuteno simples apenas bombas. A falta dgua no provoca danos caldeira. rea reduzida de instalao. No necessita de rea para estocagem de combustvel. Melhora o fator de carga eltrica instalada, e com isto reduz o preo mdio de kWh consumido na indstria.

CALDEIRAS ELTRICAS

COMPONENTES DAS CALDEIRAS


Fornalha A fornalha, tambm chamada de cmara de combusto, o local onde se processa a queima de combustvel.

Fornalha

De acordo com o tipo de combustvel a ser queimado, a fornalha pode ser dividida em:
Fornalhas para queima de combustvel slido Fornalha com grelhas basculantes Fornalha com grelha rotativa Fornalhas para queima de combustvel em suspenso

Queimadores

Os queimadores so peas destinadas a promover, de forma adequada e eficiente, a queima dos combustveis em suspenso.

Superaquecedor

So equipamentos destinados a elevar a temperatura do vapor saturado sem aumentar sua presso. O superaquecedor constitudo de tubos lisos ou aletados de ao resistente a altas temperaturas, distribudos em forma de serpentina, que aproveitam os gases de combusto para dar o devido aquecimento ao vapor saturado, transformando-o em vapor superaquecido.

Superaquecedor

As vantagens do uso do vapor superaquecido so, basicamente, duas: a primeira meramente contar com maior disponibilidade de energia, e a Segunda, a mais importante, o aumento do resfriamento das turbinas, devido, principalmente, ao maior salto entlpico disponvel. O total de ganhos de calor ou de energia, com vapor superaquecido, de aproximadamente 3% para cada 60C de superaquecimento.

Superaquecedor

Economizador

O economizador tem a finalidade de aquecer a gua de alimentao da caldeira. Normalmente est localizado na parte alta da caldeira entre o tambor de vapor e os tubos geradores de vapor, e os gases so obrigados a circular atravs dele, antes de sarem pela chamin.

Economizador

Existem vrios tipos de economizadores e na sua construo podem ser empregados tubos de ao malevel ou tubos de ao fundido com aletas.

Pr-aquecedor de ar

O pr-aquecedor de ar um equipamento (trocador de calor) que eleva a temperatura do ar antes que este entre na fornalha. O calor cedido pelos gases residuais quentes ou pelo vapor da prpria caldeira.

Pr-aquecedor de ar

Pr-aquecedor de ar

A instalao desses equipamentos oferece a vantagem de melhorar a eficincia da caldeira pelo aumento da temperatura de equilbrio na cmara de combusto.

EQUIPAMENTOS AUXILIARES

Sopradores de fuligem

Os sopradores de fuligem (ramonadores) permitem uma distribuio rotativa de um jato de vapor no interior da caldeira e tem por finalidade, fazer a remoo da fuligem e depsitos formados na superfcie externa da zona de conveco das caldeiras.

Sopradores de fuligem

A figura a seguir mostra como feita esta sopragem.

Vlvulas de Segurana

As vlvulas de segurana e de alvio de presso so dispositivos que protegem automaticamente os equipamentos de processo de um eventual excesso de presso, caldeiras e vasos de presso obrigatoriamente necessitam desses dispositivos de segurana para sua proteo, em cumprimento legislao atravs de normas como a NR-13 , e atendendo aos cdigos nacionais e internacionais de projeto

Indicador de nvel

Os indicadores de nvel tem por objetivo indicar o nvel de gua dentro do tubulo de evaporao. Em geral, so constitudos por um vidro tubular.

Injetores

O injetor um dispositivo empregado como alimentador auxiliar de caldeiras para situaes de falta de energia eltrica

Sistemas de controle de gua de alimentao

Os sistemas de controle de gua de alimentao devem regular o abastecimento de gua ao tubulo de evaporao para manter o nvel entre limites desejveis. Esse limites devem ser observados no indicador de nvel. A quase totalidade das caldeiras so equipadas com sistemas automatizados, que proporcionam maior segurana, maiores rendimentos e menores gastos de manuteno.

APLICAO

O vapor produzido em um gerador de vapor pode ser usado de diversas formas: em processos de fabricao e beneficiamento; na gerao de energia eltrica; na gerao de trabalho mecnico; no aquecimento de linhas e reservatrios de leo combustvel; na prestao de servios.

TRATAMENTO DE GUA PARA CALDEIRAS

A gua para caldeiras deve receber tratamento que permita: remoo total ou parcial de sais de clcio e magnsio, os quais produzem incrustaes e levam ruptura dos tubos. O processo, designado por abrandamento da gua pela cal soldada, consiste na injeo de solues de CaO (cal) e NaCO3 (carbonato de sdio ou soda) para precipitar o carbonato de clcio e formar hidrxido de magnsio floculado, de modo a serem removidos antes de a gua ser bombeada para a caldeira.

TRATAMENTO DE GUA PARA CALDEIRAS

As principais grandezas de qualidade da gua so:


Dureza total PH

MTODO DE TRATAMENTO DE GUA


Clarificao O processo consiste na previa floculao, decantao e filtrao da gua com vistas a reduzir a presena de slidos em suspenso.

Abrandamento Consiste na remoo total ou parcial dos sais de clcio e magnsio presentes na gua, ou seja, consiste na reduo de sua dureza.

MTODO DE TRATAMENTO DE GUA

Desmineralizao ou troca inica

Desgazeificao So empregados equipamentos especiais que aquecem a gua e desta forma, so eliminados os gases dissolvidos. Pode ser utilizado vapor direto para o aquecimento da gua a ser desgazeificada.

MTODO DE TRATAMENTO DE GUA


Remoo de slica Como j foi abordado, a slica produz uma incrustao muito dura e muito perigosa. Os tratamentos normalmente empregados no interior da caldeira no eliminam a slica. Os mtodos mais usados para essa finalidade so a troca e tratamento com xido de magnsio calcinado.

MTODO DE TRATAMENTO DE GUA


Mtodos internos Os tratamentos internos se baseiam na eliminao da dureza, ao controle do pH e da sua alcalinidade, na eliminao do oxignio dissolvido e no controle dos cloretos e do teor total de slidos.

MTODO DE TRATAMENTO DE GUA


Eliminao da dureza Precipitao com fosfatos Tratamento com quelatos Controle do pH e da alcalinidade Eliminao do oxignio dissolvido Controle do teor de cloretos e slidos totais

Manuteno das caldeiras

Todo tratamento para obter bons resultados depende de um controle eficiente e sistemtico, quer dos parmetros qumicos e fsicos, como de certas operaes e procedimentos.

Manuteno das caldeiras

Controle qumico Limpeza qumica das caldeiras Proteo de caldeiras contra corroses

DETERIORAO

Um dos principais responsveis pela deteriorao das caldeiras a corroso, que age como fator de reduo da espessura das superfcies submetidas presso. A corroso no sentida pelos instrumentos de operao da caldeira, ou seja, os pressostatos e as vlvulas de segurana no detectam sua evoluo por que no acompanhada por elevao de presso de trabalho.

DETERIORAO

Corroso interna Oxidao generalizada do ferro Corroso galvnica Corroso por aerao diferencial Corroso salina Fragilidade custica Corroso por gases dissolvidos

DETERIORAO
Corroso externa Esse tipo de corroso acontece nas superfcies expostas aos gases de combusto e funo do combustvel utilizado e das temperaturas. Nas caldeiras aquotubulares, as superfcies de aquecimento mais quente so aquelas do superaquecedor, podendo ocorrer corroso tanto nas caldeiras que queimam o oleio como carvo.

INOVAES TECNOLGICAS

Caldeira Digital
Caractersticas Tcnicas Queimadores de ao inoxidvel multigs (gs natural ou GLP); Bomba circuladora com ps-circulao; Termostato de sobretemperatura; Controle de sada de gases; Controle de circulao de gua do circuito de calefao; Controle de tiragem de gases forado; Controle de chama por ionizao; Conexo para termostato de ambiente; Conexo para sonda anticipadora em instalaes de piso radiante.

Controle Digital

O controle digital permite selecionar o servio desejado facilmente segundo as opes de gua quente sanitria ou calefao e gua quente sanitria. Regular as temperaturas da gua de consumo e do circuito de calefao de forma simples e precisa. Contm todos os dados necessrios para conhecer o estado funcional da caldeira com simbologia simples. Incorpora todas as funes de segurana com um novo cdigo de falhas por controle numrico.

Caldeira Digital S 30

Dimenses reduzidas; Acendimento suave e progressivo; Funcionamento silencioso; Regulao digital de temperatura do circuito de calefao; Indicao digital da temperatura da gua no circuito de calefao; Indicador de anomalias de funcionamento; Tiro natural ou tiro balanceado forado; Opo para piso radiante.

Caldeira De Piso Digital M 60

Dimenses reduzidas; Acendimento suave e progressivo; Funcionamento silencioso; Regulao digital de temperatura do circuito de calefao; Indicao digital da temperatura da gua no circuito de calefao; Indicador de anomalias de funcionamento; Tiro natural; Opo para piso radiante; Opo de instalao de mais caldeiras em paralelo, elevando a potncia para mais de 100.000 Kcal/h.

NORMAS REGULAMENTADORAS

NR 4 - Servios Especializados Em Engenharia de


Segurana E Em Medicina do Trabalho (SESMT).

NR-5 - Comisso Interna de Preveno de


Acidentes

NR 6 - Equipamento de Proteo Individual EPI NR 10 - Segurana em Instalaes e Servios em


Eletricidade

NR 13 - Caldeiras e Vasos de Presso

NORMAS REGULAMENTADORAS

NR-15 Atividades e Operaes Insalubres NR 17 - Ergonomia NR 23 - Proteo Contra Incndios NR 26 - Sinalizao de Segurana

LEGISLAO COMPLEMENTAR

Consolidao das Leis do Trabalho - CLT SEO XII


DAS CALDEIRAS, FORNOS E RECIPIENTES SOB PRESSO

(Redao dada pela Lei n 6.514, de 22.12.1977)

(Redao dada pela Lei n 6.514, de 22.12.1977)

Doenas Ocupacionais

Asbestose

Perda Auditiva Induzida pelo Rudo relacionada ao trabalho


Choques trmicos Riscos de acidentes

Vous aimerez peut-être aussi