Vous êtes sur la page 1sur 16

Transmisso de Energia em Ultra alta Tenso

Aluno: Joo Rafael Barbosa Rodrigues


Curso: Engenharia Eltrica Disciplina: Sistemas eltricos de potncia-SEP Orientador: Manoel Camela Rafael

Coronel Fabriciano 2010

OBJETIVOS
Compreender as linhas de transmisso de energia eltrica; Apresentar as tenses existentes no Brasil; Demonstrar a utilizao e caractersticas da transmisso em ultra tenso.

Transmisso
O sistema eltrico engloba todas as partes por onde a energia eltrica passa. Ele compreende, no geral, a gerao, a transmisso e o consumo da energia eltrica

OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELTRICO (ONS). Responsvel pela coordenao e controle da operao da gerao e transmisso de energia eltrica no Sistema Interligado Nacional. Regulador das concessionrias

Composio
CONCESSIONRIA Empresa proprietria ou responsvel pela linha de transmisso, que deve manter o seu funcionamento e realizar manuteno.

AMPACIDADE Corrente mxima que a linha capaz de transmitir.


EFEITO CORONA. Efeito decorrente do rompimento do dieltrico do ar ao redor dos condutores, que cria pequenas descargas ao redor do condutor, com forma similar de uma coroa.

COMPENSAO DE LINHAS Para linhas com grandes comprimentos, acima de 400 km, necessrio o uso de equipamentos de compensao, tais como reatores em paralelo e capacitores em srie, para aumentar a capacidade da linha. NVEL DE TENSO A tenso das linhas de transmisso varia de acordo com a potncia a ser transportada. Normas estabelecem os nveis de tenso a serem transmitidos. No Brasil, por exemplo, alguns nveis de tenso praticados, para linhas de transmisso, so 765 kV, 500 kV, 440 kV, 345 kV e 230 kV e 600kVcc. Para subtransmisso temos 138kV e 69kV.

Subtransmisso Nesse trabalho sero consideradas linhas de subtransmisso as linhas que operam em 69kV e 138kV, que, normalmente passam nos centros urbanos. Alta tenso (AT) So as linhas de transmisso com tenso entre 36kV e 230kV. Extra Alta Tenso (EAT) So as linhas de transmisso com tenso entre 230kV e 765kV. Ultra Alta Tenso (UAT) So linhas ainda em desenvolvimento e com pouca utilizao atualmente. A sua tenso acima de 765kV e j existem estudos para transmisso em 1MV.

Xiangjiaba - Xangai 800 kV UHVDC


A State Grid Corporation of China, vai transmitir at 7200 MW de energia da usina hidreltrica Xiangjiaba, localizado no sudoeste da China, a Xangai, principal centro industrial da China, localizado 2,071 km. Este ser o maior projeto de transmisso j construdo.

Projeto de Transmisso
O Xiangjiaba A transmisso de Xangai representa um grande avano na tecnologia de energia eltrica e transmisso em muitos aspectos: A tenso do novo sistema 800 kV 33% superior a tenso utilizada em Itaipu de 600 kV, que at agora a maior transmisso de HVDC do mundo. A potncia, 7200 MW, mais do dobro da potncia de transmisso mais poderosa em operao hoje.

Projeto de Transmisso
Ser o maior comprimento de linha de transmisso do mundo, de 2.071 km, em comparao com 1.700 km para a transmisso HVDC de Inga-Shaba no Congo-Kinshasa, at agora a linha de transmisso mais longa do mundo. As perdas para esta linha vai ser reduzida para 7% em comparao com 10%, se a linha tivesse sido construdo com 500 kV convencional, em transmisso de corrente contnua.

A tenso de 800 kV formado por duas sries de 400 kV ligado conversores de 12 pulsos.

Desenvolvimento e Preparaes
A ABB tem investido no desenvolvimento de equipamentos, fabricao e testes de equipamentos que permitam a essa nova tecnologia a ser utilizado em operao comercial. Para o Xiangjiaba - Xangai, A ABB fornece as instalao de duas estaes conversoras, incluindo transformadores de 800kV e aparelhagem, isolado a ar e gua de refrigerao vlvulas tiristor fornecido com recm-desenvolvida de 6 polegadas tiristores nominal 8,5 kV e equipamentos de controle avanado.

SALA DA VALVULA 800 KV

Obrigado pela Ateno

Vous aimerez peut-être aussi