Vous êtes sur la page 1sur 13

A ENERGIA DENTRO DA QUMICA.

1.0 INTRODUO

Apesar de todos ns termos a percepo do que Energia, difcil apresentar uma definio precisa. Na verdade, assistimos (e sentimos) diariamente a manifestaes desse conceito. Sentimos frio quando samos molhados do banho, usamos o gs natural como combustvel no fogo para fornecer energia trmica ao leite, que aquece, comemos para obter a energia contida nos alimentos.

2.0 ENERGIA RENOVVEL X ENERGIA NO


RENOVVEL

Os sistemas que contm energia armazenada e a podem transferir para outros sistemas designam-se por fontes de energia sendo estas subdivididas em Energias Renovveis (inesgotveis) e Energias No Renovveis O Sol, o vento, os cursos de gua, o mar, os produtos florestais, os resduos agrcolas e urbanos, e o interior da terra so fontes de energia renovveis. Pelo contrrio, os combustveis fsseis como o carvo, o petrleo ou o gs natural, e os combustveis nucleares, como o urnio e o plutnio, so fontes de energias no renovveis

2.1 EXEMPLOS DE TIPOS DE ENERGIAS

o biocombustvel (lcool proveniente da cana de acar, ou diesel a base de leo vegetal como de amendoim, soja, girassol, mamona, pequi, babau); a gasolina, (obtida pela destilao fracionada do petrleo); energia termoeltrica (obtida pela queima do carvo ou gs natural); a energia elica (resultado do movimento do vento); a energia solar (aquece placas especiais que transformam essa energia em eltrica) a energia hidroeltrica (uso da energia das quedas d'gua para acionar geradores) energia nuclear (baseada na fisso, ou seja, na diviso do tomo); o biogs (metano, CH4), tambm conhecido como gs natural (produzido pela fermentao e decomposio da matria orgnica por microorganismos).

2.2 MATRIZ ENERGTICA BRASILEIRA

Entende-se como Matriz Energtica de um determinado pais, a soma das diferentes fontes de energia utilizados por eles.

2.3 MATRIZ ENERGTICA MUNDIAL

2.4 MATRIZ ENERGTICA BRASIL X MUNDO

3.0 DEFINIO DE CALOR

Calor um tipo especfico de energia, ou seja, uma energia em transito entre dois corpos que apresentam diferena de temperatura

3.1 CALOR X TEMPERATURA

A definio para calor a de que, o calor a troca de energia trmica. Essa troca pode ser feita entre um objeto e o ambiente em que se encontra ou pode ser feita entre outros objetos, de acordo com o ambiente em que estao presentes. O corpo que apresenta a temperatura mais alta passa energia para o corpo que possui a temperatura mais baixa. Essa troca de energia sempre ocorrer do corpo mais quente para o mais frio. E quando os dosi corpos igualarem suas temperaturas, eles iro comear a perder energia vagarosamente, caso no forem novamente estimulados A temperatura pode ser definida como uma representao numrica, para o estado de agitao das partculas que formam os corpos. Quanto mais agitadas as partculas maior a temperatura. Criamos um conceito popular de temperatura, dividindo em quente ou frio, mas as sensaes de temperatura podem variar muito de pessoa para pessoa. Algo que quente para mim, pode ser frio para voc. Para evitar problemas com essa definio de quente ou frio, devemos consultar os termmetros.

4.O ENERGIA QUMICA

Energia qumica a energia potencial das ligaes qumicas entre os tomos. Sua liberao percebida, por exemplo, numa combusto. A energia potencial qumica (dos alimentos) quando ns comemos e no usamos a energia, ou seja, ela est armazenada (no est em uso). A energia qumica (dos alimentos) a energia que est em uso, sendo uma parte transformada e a outra sendo liberada para a natureza em forma de calor.

5.O ENTALPIA(H) E VARIAO DE ENTALPIA(H)

O contedo de calor de um sistema, presso constante, denominado entalpia e ser representado pela letra H Em um processo realizado sob presso constante, o calor liberado ou absorvido ser fornecido pela variao de entalpia, H.

H = Hp Hr
ENTALPIA FINAL ENTALPIA INICIAL

6.0 PROCESSOS ENDOTRMICOS E


PROCESSOS EXOTRMICOS

Em um processo endotrmico, a entalpia final (Hf), tambm chamada de entalpia dos produtos, maior do que a entalpia inicial (Hi), tambm chamada de entalpia dos reagentes, ou seja, ocorre aumento de contedo energtico e o sistema final possui uma estabilidade menor.

6.0 PROCESSOS ENDOTRMICOS E


PROCESSOS EXOTRMICOS

Em um processo exotrmico, a entalpia final, Hf, menor do que a entalpia inicial, Hi, ou seja, ocorre diminuio do contedo energtico e o sistema final possui uma estabilidade maior

Vous aimerez peut-être aussi