Vous êtes sur la page 1sur 21

Frmacos Antiarrtmicos

Componentes
Auanni I. Costa e Silva Serena Andrade Spalla Thais Novaes Costa de Almeida

EPIDEMIOLOGIA

Apesar do grande nmero de vtimas todos os anos, as arritmias cardacas e a morte sbita ainda prescindem de ampla divulgao no Brasil. O IBGE confirmou recentemente que as doenas cardiovasculares matam mais que quaisquer outras, incluindo o cncer.

O cardiologista destaca o aumento de portadores de arritmias, justificado no s pelo crescimento populacional, mas tambm pela maior expectativa de vida e da prevalncia de fatores de risco como hipertenso, fumo, colesterol elevado, diabetes e obesidade. Com a campanha Corao na Batida Certa a Sobrac mais uma vez alerta a populao a respeito dos riscos das arritmias cardacas e da morte arritmias que juntas sbita, (Sociedade Brasileira de vitimam mais de 300 mil pessoas todos os anos. Cardacas.org,)

Arritmia cardaca
Uma arritmia cardaca uma anormalidade na frequncia, regularidade ou na origem do impulso cardaco, ou uma alterao na sua conduo causando uma sequncia anormal da ativao miocrdica.

BITTENCOURT, 2011

1- Introduo
Fase 0: Incio da despolarizao. Abertura dos canais de NA+. Atividade do ndulo sinusal. Onda P.

1- Introduo
Fase 1: Funcionamento dos canais de sdio e incio da sada de potssio, ocasionando a inverso das concentraes iniciais entre LIC e o LEC. Atividade do ndulo atrioventricular. Intervalo PR.

1- Introduo
Fase 2- Plat: Abertura dos canais de Ca. Plat, Sstole;

1- Introduo
Fase 4: Repolarizao celular; Grande sada de potassio, fechamento dos canais de sdio e clcio, positividade do LEC e negatividade do LIC Sstole;

1- Introduo
Fase 4: Repouso.

1-Introduo:
Cluas especiais que conduzem os potenciais de
R

ao com grande reapidez so distribuidas nas vias cardacas, todas elas tem automaticidade.
NS

O sistema de conduo

PRi

cardaco:

NAV

N sinusal N atrioventricular
HEINISCH, RH

BITTENCOURT, 2011

Principais arritmias

Tipos de Taquicardias Taquicardia Atrial: um ritmo rpido do corao que se origina nos trios. Flutter Atrial: uma arritmia causada por circuitos eltricos de conduo lent que se originam nos trios e promovem um ritmo rpido e regular do corao. Taquicardia por reentrada nodal (TRN): uma via eltrica extra, prxima ao n trio-ventricular, que faz com que o impulso eltrico mova-se em crculo e pas por reas que j passou anteriormente, fazendo o corao bater numa freqncia bem acima do normal. Taquicardia por via acessria ou sndrome de Wolff-Parkinson-White: via eltrica extra que existe desde o nascimento e conecta os trios aos ventrculo fazendo com que o impulso eltrico chegue mais rpido ao ventrculo. Fibrilao atrial: impulsos eltricos extras originados nos trios que desencadeiam batimentos rpidos, desorganizados e irregulares. Extra-sstole ventricular: impulso eltrico extra originado no ventrculo que promove batimento antes do tempo. Taquicardia Ventricular: impulso eltrico originado nos ventrculos que promove um ritmo rpido e potencialmente ameaador da vida. Geralmente, uma emergncia mdica.

Objetivo

Abordar e descrever os frmacos antiarrtmicos, bem como mecanismo de ao, uso teraputico, farmacocintica e efeitos adversos.

Metodologia:

Para elaborao deste trabalho foram realizadas buscas em livros da biblioteca pertencente Faculdade Estcio de S e posteriormente discusso em grupo para realizao dos resultados.

Causas: Automatismo anmolo; Anormalidades na conduo impulso;

do

3- Resultados
Os frmacos antiarrtmicos podem ser classificados de acordo com seus efeitos sobre o potencial de ao
CLASSE I CLASSE II CLASSE III

3- Resultados
Frmacos antiarrtmicos classe I
Atuam pelo bloqueio dos canais de sdio voltagem-dependentes. So subdivididos em trs grupos de acordo com o efeito e durao do potencial de ao:
IA IB IC Encurta a despolarizao na Fase 0 Encurta a repolarizao na Fase 3 Diminui acentuadamente a despolarizao na Fase 0

A. Quinidina A quinidina o frmaco prottipo da classe IA. Em doses elevadas pode precipitar arritmias, as quais podem levar a fibrilaao ventricular fatal. Em razo desta toxicidade est perdendo seu lugar para os antagonistas do canal de clcio, como o verapamil. Mecanismo de ao: a quinidina liga-se aos canais de sdio abertos e inativados e impede o influxo de sdio, diminuindo dessa forma, o rpido desencadeamento da Fase 0 e tambm diminui a inclinao de despolarizao espontnea da Fase 4. Aes: inibe as arritmias ectpicas e ventriculares causadas pelo automatismo normalmente aumentado. Farmacocintica: rpida e quase totalmente absorvida aps administrao oral. Usos teraputicos: usada no tratamento de ampla variedade de arritmias, incluindo atrial, a juncional AV e as taquiarrtmias ventriculares. Efeitos adversos: exacerbao da arritmia. Pode causar bloqueio SA ou AV, ou assistolia. Em nveis txicos pode induzir a taquicardia ventricular. So comumente observados nuseas, vmitos e diarria.

Resultados
Classe
Classe I

Caractersticas

Indicaes

Frmacos
Quinidina, procainamida, edisopiramida, Mexiletina, Lidocana, Fenitona, Flecainida, Encainida, Profenona

Bloqueiam os canais de sdio Arritmias ventriculares; sensveis voltagem, atravs de sua preveno da fibrilao atrial ligao a stios de subunidade . paroxstica recorrente desencadeada por hiperatividade vagal. Antagonistas dos receptores adrenrgicos reduzindo a atividade das catecolaminas endgenas sobre estes receptores. Bloqueiam os canais de K+, aumentando a durao dos potenciais de ao cardaca com um aumento do perodo refratrio efetivo das clulas cardacas. Bloqueadores de canais de Ca+2 , no diidropiridnicos. Diminui a taxa de batimentos no nodo AV arritmia supra-ventricular

Classe II

Carverdiol, Atenolol, Metaprolol, Acebutalol Propanolol, Nadolol, Pindolol e Oxprenolol. Amiodarona.

Classe III

Classe IV

Verapamil e Diltiazem. Adenosina

Concluso

Bibliografia

BITTENCOURT, M. G. Arritmias Cardacas Parte 1. Disponvel em: www.hc.ufpr.br/.../ArritmiasCard_2011_1%20(1). Acesso em 26 de out. 2011. OLIVEIRA, D. R. Farmacologia: guia de auto estudo. Disponvel em: http://igor.triunfus.com.br/santanna/farma/aula11/a ula11.pdf Acesso em: 26 de out. 2011.

Vous aimerez peut-être aussi