Vous êtes sur la page 1sur 15

Biografia

Louis I. Kahn (1901-74)

Arquiteto nascido na ilha Olsen-Estnia (1901), migra para Filadlfia - Pensilvnia (1905) naturaliza-se americano em 1915, onde vive toda sua vida. Forma-se em 1924 na Universidade da Pensilvnia Beaux-Arts. Aps viagens a Europa fortemente influenciado pela arquitetura grega e romana no que diz respeito a essncia do projeto que tem o homem como centro, e de onde devem partir todas relaes arquitetnicas contrapondose ao pensamento modernista que tem a maquina como tema central, e em seguida simpatiza com o pensamento moderno no carter funcional dos espaos.

Arquitetura
Sua arquitetura consegue unir tcnicas de construo seculares com as novas possibilidades do concreto armado, utiliza lajes tetradricas vencendo grandes vos e utilizando-a tambm como modulo de iluminao Domina a linguagem cnica apropriando-se da iluminao natural criando espaos monumentalmente simples e simplesmente monumentais. Consegue unir a funcionalidade modernista onde espaos devem atender sua funo com uma evoluo do idealismo grego onde os espaos devem representar sua qualidades espirituais

Obras

Institute of Management (1961), em Ahmedabad

Museu Arte Moderna Kimbel

Erik House Filadelfia 1958 - Kahn

Instituto Salk (1959-65)


Projetado por Louis I. Kahn a pedido de Jonas Salk que definiu seus objetivos como de um espao, simples, forte, durvel, e livre de manuteno e deveria ser uma instalao digna da visita de Picasso alem de fornecer um ambiente acolhedor e inspirador para a investigao cientfica. Kahn ento inunda os laboratrios com luz natural, utiliza o signo da gua corrente que reflete o cu. Que segundo I.S. um gesto simples, mas profundo que leva a mente a buscar alm do conhecido e esperado, assim como os pesquisadores que esto alcanando alm da sabedoria corrente nos seus trabalhos O projeto atende ao programa de um centro de pesquisas cientificas composto por laboratrios, Escritrios, salas de estudos, espaos de servios oferecidos comunidade. constitudo por duas estruturas espelhadas, paralelas a um eixo simtrico localizado no ptio central formado por um canal de gua corrente em direo ao oceano

Implantao
O Instituto Salk est situado em San Diego - Califrnia. A leste tem vista para o Oceano Pacifico E a oeste a Universidade da Califrnia Cada edifcio tem seis andares de altura. Trs andares contm laboratrios e os trs nveis acima do piso de laboratrio fornecem acesso a servios pblicos.
Salientes para o ptio so torres separadas que oferecem espao para estudos individuais professoral. As torres no extremo leste dos edifcios contem aquecimento, ventilao e outros sistemas de apoio. No extremo oeste so seis pisos de escritrios com vista para o oceano. Juntos, h 29 estruturas separadas que se unem para formar o Instituto Instituto Salk . I.S.home page

Planta Baixa/Corte
A planta tem a possibilidade de relacionar-se com o corte (PAUSE & CLARK, 1987),p.4 Percebe-se em planta predominantemente formas retangulares e Quadradas projetadas em corte tanto na edificaro quanto em seu contorno na linha do horizonte. As nicas linhas em que no h relao entre planta e corte so as inclinadas em planta que se projetam retangulares em corte.

Figura: Planta templo Grego Fonte: www.google/imagens


Linha do horizonte

1. Laboratrio 2. Galeria 3.Escritrio 4. Biblioteca 5. Tribuna Central

H relao formal entre planta e corte No h relao formal entre planta e corte

Estrutura

A estrutura serve para definir o espao, criar unidades, articular a circulao, sugerir o movimento ou desenvolver a composio e os mdulos (PAUSE & CLARK, 1987, p.4). Conjunto de elementos projetados e construdos de modo a atuarem como um todo no suporte e na transmisso de cargas aplicadas ao solo, sem que as tenses admissveis para pea sejam excedidas. Ching. Pg. 100

Nota-se que a forma de utilizao das lajes proporciona a utilizao de grandes vos sem necessidade de apoio vertical. e por sua vez os apoios verticais sendo feitos pelos muros das caixas de circulao principalmente, e secundariamente por pilares.

Fachadas
Fachada Oeste: Remete aos templos gregos. Onde as torres fazem o papel das colunas e o espao central dos laboratrios remete ao o interior dos templos o lugar sagrado, e em seu redor entre as torres ocorrem as circulaes da mesma forma que ocorria nos templos, assim como a forma de iluminao, que marca o ritmo continuo. E a gua com elemento de renovao, continuo e infinito,assim como a cincia deve ser.

Perspectiva

Torres/ritmo

Fachadas
Fachada Oeste: Utilizao da perspectiva. Com a utilizao do plano elevado Kahn destaca a importncia da edificao em relao ao seu entorno, alm disso se apropria do entorno, criando uma perspectiva utilizando as construes espelhadas totalmente simtricas ao eixo principal no ptio central, e esta forma uma moldura conceitual no horizonte, neste contexto a falta de um fechamento se justifica e se completa a arquitetura. Plano base elevado Nvel da rua Perspectiva

Iluminao Natural

A iluminao tem o poder de reforar a estrutura, a geometria, a simetria e as relaes da unidade com o conjunto (PAUSE &CLARK, 1987,p.4). A luz o veculo pelo qual se confere um acabamento a forma e ao espao a quantidade, qualidade e a cor da mesma , influem como se percebe o volume. (PAUSE &CLARK, 1987,p.4).

Iluminao Direta

Iluminao Difusa

A Iluminao predominantemente direta, complementando A arquitetura ela delimita espaos com a incidncia de luz e Sombra bem marcadas e em alguns momentos refletindo Em suas marcas a prpria arquitetura como um espelho. A iluminao difusa utilizada para iluminar suavemente os espaos e levar luz natural aos subsolos.

Volumetria/Massa

Volumetria: A configurao tridimensional percebida predominantemente em um edifcio atravs de seu volume. (PAUSE & CLARK, 1987, p.4). Massa: A configurao espacial perceptiva que predomina numa edificao [...] percepo de um edifcio em sua integridade (PAUSE & CLARK, 1987, p.4).

Principal

Secundrio

Circulao/Espao e uso
Circulao: pode-se segreg-la total ou parcialmente do espao-uso, sem perder a capacidade de fixar a posio de entrada, do centro e do final (PAUSE & CLARK, 1987, p.4). Circ. Vertical Circ. Horizontal

As escadas so a principal forma (circ. Vertical) de ligao entre os espaos sendo os trs primeiros pavimentos de uso privado da instituio e a partir do terceiro espaos de servio a populao, a articulao feita pelas galerias (circ.horizontais) e corredores.

Uso Privado Uso Pblico

Repetitivo / Singular

A relao dos elementos repetitivos com os singulares impe a explorao dos componentes espaciais e formais como atributos que os traduzem em entidades mltiplas ou nicas (PAUSE & CLARK, 1987,p.5 e 6).

Na planta abaixo, se pode perceber que o projeto predominantemente composto de variaes de formas retangulares que se repetem na primeira edificao e espelhada na segunda. Ento classifiquei como Singular as formas que no se repetem no conjunto arquitetnico. Singular Edificao as formas que no se repetem somente dentro da edificao. E Repetitivo as formas que se repetem tanto dentro da edificao quanto no espelhamento

Simetria / Equilbrio
Equilbrio o estado de estabilidade perceptiva ou conceitual. Simetria uma forma especfica de equilbrio (PAUSE & CLARK, 1987,p.6). Para que haja um equilbrio necessrio que se fixe a natureza essencial da relao entre os elementos, desse ou de outro modo, algum elemento do edifcio h de ser equivalente, de modo reconhecvel, a outra poro do equivalente de modo reconhecvel, a outra poro do mesmo (PAUSE & CLARK, 1987,p.6).

A utilizao predominante de linhas Ortogonais transmitem sensao de fora, rigidez ao se desenvolverem sempre em funo do eixo principal trazem simetria e Regularidade. J as linhas horizontais transmitem estabilidade Tornando a edificao slida e pesada. E a justa proporo entre escala, simetria, organizao espacial trazem equilbrio ao conjunto arquitetnico

Adio/Subtrao
Processo de agregar, anexar e ou segregar formas construdas para criar uma arquitetura (PAUSE & CLARK, 1987,p.6)

A edificao formada por retngulos tanto em planta e corte E neste existem algumas subtraes

Retngulo/ Corte

Subtraes

Partido
O partido se contempla como a idia dominante em um edifcio que engloba caractersticas preeminentes do mesmo. Concentra-se o mnimo essencial do projeto, aquele sem o qual no existiria a obra... (PAUSE & CLARK,1987,p.3).

Vous aimerez peut-être aussi