Vous êtes sur la page 1sur 25

5/2/1 2

Aprend

endo as e xper com inc ias

5/2/1 2

Uma reviso tanto dos fatos negativos quanto dos fatos positivos permite uma avaliao das barreiras e pontos facilitadores para uma efetiva implementao da APS.

Fatores que dificultam implementao eficaz da APS:

5/2/1 2

Segmentao e fragmentao dos sistemas de sade. Falta de compromisso politico. Coordenao inadequada entre comunidades e agencias locais, nacionais e internacionais. Uso inadequado de dados locais Fraca colaborao intersetorial. Atual atmosfera econmica.

Fatores que facilitam o desenvolvimento efetivo da implementao da APS:


5/2/1 2

nfase em promoo e preveno de sade. Promoo da auto-responsabilidade individual, familiar e comunitria. Nvel apropriado de investimentos. Cobertura universal de forma a eliminar as barreiras financeiras. Abordagem integrada sade e seus determinantes

Vocs esto prontos para lutar nas batalhas poltica e tcnica exigidas para superar quaisquer obstculos 2 5/2/1 sociais e econmicos e a resistncia profissional introduo universal da Ateno Primria em Sade?
Halfdan Mahler, na Conferncia do Alma Ata (1978) de lo i

t o es ditar e ara tre ue p mes Cliq ulo ubtt s

5/2/1 2

Aos interessados nessas mudanas: Ateno as dimenses politicas, pessoais e tcnicas das reformas.

O apoio a causa... - Organizaes nogovernamentais - Associaes profissionais - Associaes pblicas de sade - Algumas universidades

5/2/1 2

5/2/1 2

defe

nso res nato s, o nde est o?

5/2/1 2

A renovao da APS uma ameaa! Quem falou? Por que?

Mdicos especialistas e suas associaes Hospitais Indstria farmacutica


...contaminados pela ideologia flexneriana

5/2/1 2

5/2/1 2

Medicina flexneriana (cientfica) - O Sistema de Sade no apenas est a servio do controle social, reproduo da fora de trabalho - Mecanicismo - Biologismo - Individualismo - nfase na medicina curativa

5/2/1 2

No entanto, h um grupo de pessoas na neutralidade. Estes incluem vrias agncias multilaterais e bilaterais, financiadores de servios de sade, e a maioria dos cidados.

5/2/1 2

Investimentos no setor sade so cruciais para criar as condies necessrias para um desenvolvimento humano pleno e eqitativo, e que um sistema de sade com base na APS fornece a fundao para um sistema de proviso integrado sustentvel e capaz de responder s demandas, necessrio para alcanar as metas das iniciativas internacionais.

5/2/1 2

Criao de Coalizes internacionais. Hoje, h uma oportunidade nica de construir uma coalizo internacional de indivduos e organizaes dedicados renovao da APS

5/2/1 2

Fortalecimento do sistema de sade X Crescimento econmico

5/2/1 2

Linhas de

estratgias

5/2/1 2

O objetivo principal das linhas de estratgias desenvolver um sistema de sade com base na ateno primaria de sade por todas as amricas.

5/2/1 2

Dada a diversidade entre os pases da regio entende-se que prazo para concluir essas metas sejam flexveis as diferentes realidades.

5/2/1 EM MBITO NACIONAL 2 Os estados membros, representados por seus governos, devem:

Liderar e desenvolver o processo de renovao da APS com o objetivo final de melhorar a sade da populao e a eqidade. Conduzir uma avaliao da situao do pas e desenvolver um plano de ao para a implementao de um sistema de sade com base na APS em um perodo de 10 anos

5/2/1 2

Garantir o desenvolvimento de recursos humanos Necessrios implementao bemsucedida da APS, incorporando equipes multidisciplinares.

Criar os mecanismos necessrios para fortalecer a colaborao intersetorial e o desenvolvimento de redes e parcerias.

EM MBITO SUB-REGIONAL 5/2/1 2 Os grupos subregionais, trabalhando com a OPAS/OMS, devem:

Coordenar e facilitar o processo de renovao da APS. Desenvolver uma estratgia de comunicao e difuso de idias para promover o conceito de sistemas de sade com base na APS.

Apoiar a OPAS/OMS e outras agncias de cooperao internacional na mobilizao de recursos em apoio a iniciativas de APS em mbito subregional.

5/2/1 2

EM MBITO REGIONAL 5/2/1 2 A OPAS/OMS, a Organizao dos Estados Americanos (OEA), e as representaes regionais, incluindo agncias de cooperao internacional devem:

Coordenar e facilitar o processo de renovao da APS. Conduzir uma anlise das partes interessadas, e explorar opes e estratgias para promover a APS na Regio.

5/2/1 2

Liderar esforos na mobilizao e sustentabilidade de recursos em apoio iniciativas de APS em mbito regional.

EM MBITO GLOBAL 5/2/1 2 A OPAS, com o apoio da OMS, e as sedes das agncias de cooperao internacional devem:

Avaliar a situao global com respeito implementao da APS, incluindo a anlise dos grupos de interesse e a explorao de opes e estratgias para fortalecer a abordagem. Promover o desenvolvimento de redes, alianas e centros de colaborao globais em apoio APS, bem como o intercmbio de experincias dentro dos pases e entre eles.

Vous aimerez peut-être aussi