Vous êtes sur la page 1sur 26

Centro Universitrio Metodista Izabela Hendrix

TRABALHOS CIENTFICOS E ACADMICOS

TCNICAS DE APRENDIZAGEM
AS FORMAS DE PRODUZIR CONHECIMENTO A LEITURA, O HBITO DE ESTUDAR, O EXERCCIO DE RESUMIR E A ANLISE DE TEXTO. TIPOS DE LEITURA

LEITURA DE RECONHECIMENTO: TTULO, NDICE, INTRODUO, RESUMOS


NO FINAL DOS CAPTULOS, DAS ORELHAS LEITURA SELETIVA: LEITURA RPIDA DO LIVRO TODO, COMPREENSO GERAL DO AUTOR, SEM ASSINALAR. LEITURA CRTICA OU REFLEXIVA: APS O CONHECIMENTO DO LIVRO E/OU CAPTULOS L-LO REFLETIVAMENTE, ANOTAR E ASSINALAR O MAIS SIGNIFICATIVO. LEITURA CRTICA OU INTERPRETATIVA: BUSCAR INTERPRETAR E CRITICAR EM FUNO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS AS INTENES DO AUTOR.

RESUMO

Os resumos seguem as regras da ABNT por meio da NBR 6028/2003.

Seguem-se ao resumo as palavras chave de expressiva representatividade no texto, devendo ser bem selecionadas para possibilitar que o texto seja bem visualizado, lendo-se o resumo. Resumo Indicativo: o resumo que no traz elementos quantitativos e qualitativos, indica apenas pontos destacados do documento. Esse tipo de resumo no evita que o seu leitor tenha de recorrer ao texto original. Resumo informativo: Contm esse tipo de resumo dados sobre objetivos, metodologia, resultados e concluso do documento, buscando evitar que seja necessrio recorrer ao texto original.

RESUMO

O resumo tem por finalidade visualizar os objetivos, o mtodo, os resultados alcanados e a concluso do texto. A extenso e a ordem do texto ficam na dependncia do tipo de resumo, discutido acima. Resumir um texto significa reduzi-lo ao seu esqueleto essencial sem perder de vista trs elementos: a. cada uma das partes essenciais do texto; b. a progresso em que elas se sucedem; c. a correlao que o texto estabelece entre cada uma dessas partes. Se o resumo no estiver inserido no corpo do trabalho deve ser antecedido pela referncia bibliogrfica do documento original.Redigir em pargrafo nico, o verbo na voz ativa, na terceira pessoa do singular, deve conter entre 150 e 250 palavras (artigo), 150 a 500 palavras monografias. Resumos crticos no tem limite de tamanho.

RESUMO

MODELO DE RESUMO LIMA, Manolita Correia. Monografia a engenharia da produo acadmica. So Paulo: Saraiva, 2004. Redigir o assunto

Palavras-chave: Pesquisa. Trabalho Cientfico. Monografia.

RESENHA CRTICA OU RECENSO CRTICA

Resenha uma descrio minuciosa que compreende certo nmero de fatos. Consiste na leitura, resumo, na crtica e na formulao de conceito de valor do livro feitos pelo resenhista.(LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 264). A resenha o olhar crtico de uma obra. solicitada para avaliar a capacidade crtica e de interpretao do aluno. Segundo Santos (2010), a resenha uma descrio minuciosa que envolve certo nmero de fatos e no apenas um. Nela se mostra de forma corts a contribuio do autor (suas abordagens, teorias, novos conhecimentos, valia da obra, etc). Ela deve responder a alguns questionamentos, tais como: qual o assunto, suas caractersticas e abordagens; quais os saberes anteriores descritos na obra e qual o seu direcionamento; se acessvel, se bom, agradvel, se o contedo servir ao grupo.

RESENHA CRTICA OU RECENSO CRTICA

MODELO DE RESENHA CENTRO UNIVERSITRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: Metodologia Cientfica PROFESSOR(A): Maria do Carmo Silva ALUNO (A): Fabiana Alves RESENHA Identificao da obra e do autor:(referncia bibliogrfica do texto conforme ABNT NBR 6023 ) Resumo: Descrio do assunto do captulo, artigo, livro ou ensaio. Compreende a apresentao das idias principais e das secundrias que sustentam o pensamento de quem escreveu a obra. Para facilitar a descrio do assunto, sugere-se a construo dos argumentos por progresso. (continua)

RESENHA CRTICA OU RECENSO CRTICA

Apreciao crtica: Deve ser feita em termos de concordncia e ou discordncia das idias apresentadas pelo autor. Concluso: As questes apresentadas a seguir tm o papel de orientar a escrita: Valeu a pena ter lido o texto ? Quais as principais contribuies ? Quais as principais falhas ? O contedo do texto ajuda no aprofundamento do assunto de interesse ? Como se compara este texto com outros similares ? Se for o caso, podem ser feitas correlaes com as idias/contedos de outros textos/autores. O texto alcana o que se prope de maneira adequada ?

PAPER
O paper um trabalho acadmico que se limita discusso de apenas uma idia sobre um aspecto da realidade observada, ou seja, uma sntese de pensamentos aplicados a um tema especfico. Em portugus a palavra corresponde a ensaio, mas este nome no encontrou acolhida entre os pesquisadores. Num paper espera-se o desenvolvimento de um ponto de vista acerca de um tema, uma tomada de posio definida e a expresso dos pensamentos de forma original. Para redigir um paper escolha um assunto, estabelea limites, eleja uma perspectiva sob a qual voc tratar o tema sociolgico, psicolgico, qumico, fsico, matemtico, filosfico, etc. Apresente o problema que estar resolvendo, construa uma hiptese de trabalho, ou seja, antecipao de uma resposta para o problema, diga o objetivo de seu paper e desenvolva suas idias apoiando em fontes dignas de crdito. Defenda seu ponto de vista e conclua o paper. Uma bibliografia deve acompanhar o trabalho. (MEDEIROS, 2008). O paper deve ser escrito na terceira pessoa.

PAPER
MODELO DE PAPER CENTRO UNIVERSITRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CURSO DE ADMINISTRAO Disciplina: MARKETING Prof.: Juliana Dias Aluno: Alan Gonalves TTULO. ........................................................................................................................ ........................................................................................................................ ..

KOTLER, Philip. Marketing para o sculo XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. So Paulo: Futura, 1999.

PARECER TCNICO
. Parecer tcnico define-se como o documento emitido por um tcnico contendo seu pronunciamento e sua opinio acerca da questo/ situao tcnica especfica em relao a sua rea de atuao. Recomenda-se que contenha os seguintes tpicos: Objetivo: em que se introduz o assunto do documento; Fatos: em que se explicita o atual contexto da problemtica em questo; Anlise: se desenvolvem os objetivos do parecer, detalhando os pontos tcnicos; Fundamento legal: em que se justificam os objetivos do parecer, sob o vis das leis brasileiras; Concluso; Recomendao: em que se salienta a eventual necessidade de novas avaliaes. Pode conter anexos, com informaes adicionais acerca da questo/ situao/produto.

FICHAMENTO

Os diferentes tipos de pesquisa abrigam um conjunto de tcnicas de coleta de matrias, uma delas o fichamento. Tcnica que tem como principal utilidade otimizar a leitura na pesquisa cientfica mediante a reunio de elementos selecionados pelo pesquisador que registra e/ou resume e/ou reflete e/ou analisa de maneira sucinta, uma obra. O fichamento permite formular um pensamento lgico e criterioso dos textos lidos.

FICHAMENTO
REFERNCIA BIBLIOGRFICA DA OBRA CONSULTADA: (De acordo com a ABNT - 6023) RESUMO DO LIVRO (ENSAIO/ARTIGO): O resumo expe objetivos, finalidades, metodologia, resultados e concluses, contedo e principais idias do autor. A primeira frase deve ser significativa explicando o tema principal do documento. Utilizam-se as prprias palavras para representar as idias do autor e, se usar as palavras do autor, indica-se entre aspas . Evitar expresses: o autor disse, o autor falou, segundo o autor, segundo ele, a seguir, este livro (ou artigo, ou documento) REGISTRO PESSOAL DO TEMA: (Seu posicionamento diante do assunto) N DE CLASSIFICAO DA OBRA NA BIBLIOTECA / NOME DA BIBLIOTECA ONDE A OBRA FOI CONSULTADA. LOCAL / DATA / ASSINATURA DO FICHADOR.

ENSAIO
uma exposio metdica dos estudos realizados e das concluses originais a que se chegou aps apurado exame de um assunto. So dois tipos: Ensaio informal: marcado pela liberdade criadora e pela emoo. Ensaio formal: brevidade, serenidade dos objetivos e lgica do texto (deixando de lado a polmica e o tom enftico), uso da primeira pessoa. O ensaio problematizador, antidogmtico e nele devem sobressair o esprito crtico do autor e a originalidade. Medeiros (2008) interpreta o ensaio, conforme abaixo: uma exposio lgica, reflexiva e analtica; Argumentao rigorosa, com alto nvel de interpretao; Permite mais liberdade ao autor para defender uma determinada posio sem ter de se apoiar no rigor da metodologia cientfica (pesquisa e bibliografia); Exige grande informao cultural e muita maturidade intelectual.

ARTIGO CIENTFICO

Segundo Marconi e Lakatos (2007, p. 261) artigo cientfico so pequenos estudos, porm completos, que tratam de uma questo verdadeiramente cientfica, mas que no se constituem em matria de um livro. O artigo cientfico pode ser: a) Original - relato de experincias de pesquisa, estudo de caso, comunicao ou notas prvias. b) Reviso - analisa e discute trabalhos j publicados, revises bibliogrficas, etc. A Estrutura do artigo cientfico dever ser composta de elementos prtextuais, textuais e ps-textuais.

ARTIGO CIENTFICO
PR-TEXTUAIS Ttulo, e subttulo (se houver) Nome(s) dos(s) autor(es) Resumo na lngua do texto Palavras-chave na lngua do texto TEXTUAIS Introduo apresenta o assunto, objetivo e metodologia Desenvolvimento ncleo do trabalho, exposio, explicao e demonstrao da matria Concluso expe resumidamente os resultados PS-TEXTUAIS Ttulo, e subttulo (se houver) em lngua estrangeira Resumo em lngua estrangeira Palavras-chave em lngua estrangeira Nota(s) explicativa(s) Referencias Glossrio (opcional) Apndice(s) (opcional) Anexo(s)

RELATRIO DE PESQUISA
O relatrio uma descrio objetiva dos fatos que vo ocorrer na pesquisa, onde o pesquisador faz anlise deles para chegar a concluses ou tomar decises. Geralmente os relatrios (curtos ou longos), seguem um sistema, cujos elementos constituem uma estrutura bsica. Elementos utilizados: Capa Folha de Rosto Resumo Sumrio Introduo (explicitao da pesquisa, significado da pesquisa, objeto investigado, aspectos tericos, definies operacionais utilizadas). Reviso da bibliografia de acordo com o tema ou anlise das pesquisas efetuadas Esquema da investigao ( procedimentos empregados, fontes dos dados, metodologia e utilizao) Apresentao, anlise e interpretao dos dados Concluso Referncias

PROJETO DE PESQUISA

Projeto de pesquisa um documento que contempla a descrio da pesquisa em seus aspectos fundamentais, informaes relativas ao sujeito da pesquisa, qualificao dos pesquisadores e a todas as instncias responsveis. Pontos fundamentais de um projeto de pesquisa: 1) O que fazer? formular o problema; enunciar as hipteses; estabelecer por que e de que modo a formulao do problema e o enunciado das hipteses se refere teoria.

PROJETO DE PESQUISA
2) Por qu? Para qu? E para quem fazer? Por qu? a justificativa da pesquisa (motivos de ordem terica e motivos de ordem prtica); Para qu? so os objetivos gerais da pesquisa ( definir de modo geral o que se pretende alcanar com a execuo da pesquisa viso global e abrangente); Para quem? Objetivos especficos da pesquisa. 3) Onde fazer? Como? Com qu? Quanto? Quando? Onde? Como? Descrever o campo de observao, com suas unidades de observao e variveis que interessam pesquisa: . populao com suas caractersticas; . se for utilizar amostra, justificar, dando os motivos e apresentar o modo como a amostra ser selecionada e suas caractersticas;.

PROJETO DE PESQUISA

Local: . unidades de observao relevantes para a pesquisa; . quais as variveis que sero controladas, como sero controladas, qual o plano de experimento que ser utilizado. Com qu? Descrever o instrumento da pesquisa que vai ser utilizado, que informaes se pretendem obter com eles, como o instrumento ser usado ou aplicado para obter estas informaes. Quanto? Quais as hipteses estatsticas enunciadas, como os dados obtidos sero codificados, que tabelas sero feitas e como sero feitas e a previso sobre a interpretao dos dados. Quando? Definir o tempo que ser necessrio para executar o projeto, isto , para realizar a pesquisa, dividindo o processo em etapas e indicando que tempo necessrio para a realizao de cada etapa.

PROJETO DE PESQUISA

INTRODUO: a apresentao do tema (assunto que se deseja provar ou desenvolver). Deve contar como se chegou a este "questionamento" porque e de onde ele surgiu. a explicao do porque a inquietao da questo existente. 2 TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA: um assunto que se deseja provar ou desenvolver. preciso ser concreto, determinado, preciso, de forma bem caracterizada e com limites bem definidos. Descrever sobre o problema que pretende resolver na pesquisa, se realmente um problema e se vale pena tentar encontrar uma soluo para ele. Consiste em dizer de maneira explcita, clara, compreensvel e operacional, qual a dificuldade, com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas caractersticas.

PROJETO DE PESQUISA

3 OBJETIVOS: Descrever sobre a inteno ao propor a pesquisa. Devero sintetizar o que se pretende alcanar com a pesquisa. Devero ser claros, sucintos e diretos. Os objetivos devem estar coerentes com o problema e a justificativa. O objetivo geral ser a sntese do que se pretende alcanar; Os objetivos especficos explicitaro os detalhes e sero desdobramentos do objetivo geral. 4 JUSTIFICATIVA: A justificativa deve cumprir o papel singular de demonstrar a importncia do estudo. Mostrar porque o trabalho (o tema, a pergunta, a abordagem) tem relevncia. Uma das estratgias mais utilizadas a da sua contextualizao dentro de um espectro mais amplo, visando demonstrar sua pertinncia. (Por que fazer? Para que?).

PROJETO DE PESQUISA

5 HIPOTSE: Resposta provisria ao problema de pesquisa apresentado. 6 REVISO DE LITERATURA: Deve indicar como se pretende analisar os dados encontrados. Eles sero trabalhados luz de qual autor, de qual linha de pensamento, de qual proposta de estudo? Devem-se ter referncias de pensadores que j se dedicaram ao tema para poder adicionar dados novos, rebater ou reforar o que tinha sido defendido anteriormente. 7 METODOLOGIA: uma descrio tcnica de como ser desenvolvido o trabalho. Devem estar detalhadas, de forma lgica e linear, todas as etapas do projeto. Uma metodologia bem estruturada reflete um bom planejamento do processo de investigao, diminuindo a possibilidade de surgirem falhas que impeam a concluso do projeto.

PROJETO DE PESQUISA
Eventualmente, durante a descrio, sero necessrias justificativas para a escolha de um ou outro mtodo, e, mesmo que o projeto esteja apresentando uma metodologia indita, as referncias bibliogrficas devem ser feitas. A abordagem que ser utilizada para a anlise dos resultados tambm deve ser explicitada, indicando o teste estatstico ou processo analtico que permitir a extrao de concluses. Podero tambm ser definidos o tipo de pesquisa, a populao (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar seus dados. 8 CRONOGRAMA: Apresentao das atividades a serem desenvolvidas. (Em quanto tempo fazer) 9 REFERNCIAS: Listagem de todo o material consultado e que serviu de base para a elaborao do projeto. De acordo com as normas da ABNT.

REFERNCIAS
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientifico. 6.ed.. Sao Paulo: Atlas, 2001. LIMA, Manolita Correia. Monografia a engenharia da produo acadmica. So Paulo: Saraiva, 2004. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientfica. 6.ed.So Paulo: Atlas, 2007. p. 261-265. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao Cientfica. 10.ed. So Paulo: atlas, 2008. SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de mtodos e tcnicas de pesquisa cientfica. 7.ed.rev.atual. Rio de Janeiro: Impetus, 2010. SCRITTA, 2011. Disponvel em: <http://www.scrittaonline.com.br/>.Acesso em: 26 julho 2011.

OBRIGADA! Dvidas, Sugestes: fabiola.goncalves@metodistademinas.edu.br biblioteca@metodistademinas.edu.br 31-32447224 / 32447214

Vous aimerez peut-être aussi