Vous êtes sur la page 1sur 26

Para que acreditem e tenham a vida

Orientaes para a catequese actual da Conferncia Episcopal Portuguesa

23 Junho de 2005

a) Catequese evangelizadora.

Adoptar um caracter missionrio procurando assegurar a adeso f. Para isso precisa de ir ao encontro da vida real dos catequizandos e de ter em conta as suas questes e experincias de modo a responder-lhes. Centrar-se no kerigma, ou seja, na pessoa de Jesus Cristo Ressuscitado e no Seu mistrio de salvao. Jesus Cristo deve ser apresentado como Boa Nova, fonte de esperana e de sentido para a vida humana e para as questes das pessoas e da sociedade. Convidar constantemente a uma atitude de converso ao Senhor em ordem ao crescimento na santidade pessoal e ao compromisso com o testemunho do Evangelho no mundo.

b) A catequese no processo global de evangelizao.


1. Presena e acolhimento. Para que os destinatrios possam escutar a Boa Nova, precisam de ter o corao bem disposto, atento e acolhedor. Nesse sentido, o primeiro passo e a atitude constante para evangelizar captar a benevolncia dos destinatrios, tornando-se, no meio deles, uma presena amiga, acolhedora e solidria. 2. Primeiro anncio. No podemos permanecer na presena solidria e no acolhimento. indispensvel o anncio explcito de Jesus como Salvador do homem (EN 22), que conduza ao despertar da f e da converso. 3. Depois do primeiro anncio o momento da catequese que solidifica e faz amadurecer o primeiro anncio. 4. Comunidade crist e sacramentos. A catequese conduz integrao e participao activa na comunidade crist que celebra a presena e a aco de Deus nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia, vrtice e fonte de vida crist 5. Comunidade crist e testemunho. A vida crist como os talentos do evangelho que so dados a cada um para pr a render atravs do testemunho da caridade e do servio ao Reino de Deus. A vida crist como a luz que deve irradiar sua volta. O testemunho, por sua vez, fortalece e aprofunda a f dos fiis.

CATEQUESE E CATECISMOS.

Os catecismos so instrumentos para fazer catequese. Desempenham uma funo importante mas no so suficientes. Na verdade, a transmisso da f assenta em vrios outros elementos como o testemunho da Igreja, o exemplo de vida crist da famlia e da comunidade local, o percurso pessoal de f, a comunicao entre o catequista e catequizando, etc. Os catecismos so textos escritos de apoio que precisam de vida. a comunidade crist e o catequista quem d

Histria dos Catecismos


Os catecismos surgiram na poca da reforma e da contrareforma (sc. XVI) A Igreja procurou comunicar aos fiis o conhecimento da doutrina crist, resumida em quatro grandes colunas que correspondem s vrias dimenses da vida crist: o que o cristo deve crer (Smbolo); o que deve esperar (Pai Nosso); o que deve praticar (Declogo); a graa que precisa de receber (Sacramentos). A partir de meados do sculo XX, a situao social e religiosa, bem como o desenvolvimento da psicologia e da pedagogia, levaram a prestar ateno a outros aspectos catequticos que passaram tambm a integrar os catecismos: a relao da f com a vida real, a iluminao das experincias humanas e a educao das atitudes de f.

Os novos catecismos seguem os seguintes critrios:

Tm como referncia o Catecismo da Igreja Catlica e como fonte a Palavra de Deus contida na Sagrada Escritura e na Tradio da Igreja.

Por isso, devem ser uma autntica introduo lectio divina isto , leitura da Sagrada Escritura feita segundo o Esprito que habita na Igreja (MPD 9; DGC 127). As passagens bblicas devero, por isso, ser contextualizadas com uma breve introduo que as situe e uma breve concluso que destaque a mensagem principal.
Os catecismos procuram apresentar e interpretar os sinais e testemunhos visveis de vida crist, como: vidas de santos; smbolos litrgicos; patrimnio religioso; manifestaes culturais da f crist; expresses da piedade e da religiosidade popular. As catequeses sero relacionadas com a celebrao da liturgia e com os tempos litrgicos fortes de modo a levar a viver na celebrao o que se aprende na catequese. A liturgia deve ocupar um lugar de relevo no catecismo.

Os novos catecismos seguem os seguintes critrios:


A orao deve tambm fazer parte de cada acto catequtico e ser proposta, nesse sentido, pelos catecismos. Cada encontro integra uma breve sntese doutrinal que permita o acesso memria da Igreja, colhida do Catecismo da Igreja Catlica ou do Magistrio. Cada acto catequtico dever conduzir ao encontro com Cristo e ao compromisso de aplicao na vida quotidiana. Nesse sentido, dever ser continuado por actividades concretas. Na catequese de infncia e adolescncia, os catecismos devero fazer algumas propostas para chamar a famlia a colaborar na transmisso da f. A linguagem deve ser viva, narrativa, fiel linguagem da Igreja e ligada cultura actual, com um fio condutor linear e acessvel.

O catecismo para a infncia e adolescncia, dentro da nossa tradio catequtica, integra o guia do catequista e o manual do catequizando e distribui ao longo de dez volumes, um para cada ano de catequese, o contedo global da revelao em correspondncia com as caractersticas prprias de cada idade.

Itinerrio de Catequese de Iniciao da Infncia e Adolescncia

(6-16 anos)

Infncia
I Etapa Insero na comunidade
uma fase de acolhimento por parte de toda a comunidade crist, que visa a progressiva insero na vida da f da Igreja

1 Ano 2 Ano 3 Ano

Jesus gosta de mim Ensina-nos a rezar Em Ti, vivemos

Festa do Acolhimento Festa do Pai-Nosso Festa da Eucaristia

II Etapa A vida da f
Primeira sntese da f crist. Ser cristo seguir Jesus e viver maneira da comunho trinitria

4 Ano 5 Ano 6 Ano

Ao encontro... de Jesus descoberta... do Pai Na fora... do Esprito

Entrega da Bblia Entrega do Credo Festa da F

Adolescncia
III Etapa Sentido cristo da vida
Descoberta de Jesus Cristo como o amigo, a grande referncia para o sentido da vida e para a resoluo das grandes questes existenciais

7 Ano 8 Ano

Projecto mais Somos mais

Bem-aventuranas Festa da Vida

IV Etapa Compromisso cristo


Ajudar a realizar o compromisso comunitrio e eclesial. Tem ainda em conta a necessidade de uma nova sntese da f, agora no horizonte adolescente e juvenil

9 Ano 10 Ano

O desafio de viver A alegria de crer

Celebrao de Compromisso Festa do Envio

Finalidade da Catequese
O objectivo da catequese levar cada catequizando no s a um contacto, mas a uma comunho e intimidade com Jesus Cristo. A comunho com Cristo impulsiona a unir-se quilo a que Ele se sentiu profundamente unido:

A Deus, seu Pai, que o enviara ao mundo Ao Esprito Santo, que lhe dava fora para a misso Igreja, seu corpo, pela qual se entregou A toda a humanidade, seus irmos e irms, de cuja sorte quis partilhar

Tarefas da Catequese
O conhecimento da f A educao litrgica A formao moral Ensinar a rezar Educar para a vida comunitria A iniciao para a misso

III Etapa Sentido cristo da vida

7 e 8 anos

O sentido da vida
(7 e 8 anos)
Ler criticamente a cultura, para realar os valores e apontar os contra-valores, em esprito de verdadeiro discernimento. Ter uma atitude construtiva perante a cultura, num esforo constante de inculturao que respeite a integridade da f. Valoriza-se a nsia de mudar o mundo e de transformar a sociedade. Esse foi tambm o projecto de Jesus, presente nas bem-aventuranas. Parte-se das interrogaes tipicamente adolescentes, para, num segundo momento, chegar s questes existenciais mais profundas, equacionando-as numa perspectiva crist.

O sentido da vida
(7 e 8 anos)

O 7 ano est mais voltado para a descoberta da identidade pessoal (sentido cristo da corporeidade e definio de um projecto de vida) O 8 ano est mais voltado para a dimenso relacional e comunitria de todo o ser humano

8 Ano
O dilogo apresentado como condio de relao com os outros. Procura-se que o adolescente seja capaz de olhar o mundo que o rodeia com olhos de f. Ajudar, pela f crist, na busca do sentido para a vida.

Objectivos Gerais
8 Ano

Descobrir o outro como pessoa, pelo dilogo e relao Viver a alegria e a esperana, em comunidade (Igreja), como expresso da adeso ao projecto de Jesus Cristo Comprometer-se a ser sal e luz na sociedade em que vivemos

Destinatrios
Mudanas psicolgicas, profundas e globais. Confronto entre a crena desenvolvida durante a infncia e a prtica religiosa, no contexto social. Despertar da sexualidade genital. Gera angstia. Cria mecanismos de defesa, como a represso ou a sublimao desses sentimentos. Sofre uma razovel influncia social e cultural

Destinatrios (cont.)
Nuclear na resoluo destes conflitos a construo da identidade: escolha do papel social e desenvolvimento vocacional. Necessidade de reestruturar os laos com a famlia de origem (fim da infncia, relao de equidade). Importncia do grupo de amigos como a nova referncia e, s vezes, a nova famlia psicolgica.

Destinatrios (cont.)

O maior impacto na adolescncia o acesso s operaes formais: abstraco, raciocnio hipottico-dedutivo. Desenhar um projecto pessoal de vida e o desafio da realidade ser diversa e oferecer um grande nmero de opes, algumas delas contraditrias. Os interesses intelectuais so crescentes e mais abstractos. Aperfeioa o esprito crtico e exige segurana doutrinal.

Destinatrios (cont.)
Etapa imaginativa (devaneio). Emancipao e liberdade. Este processo torna os heris atractivos, como projeco das suas ideias sobre o que a vida adulta. Um certo moralismo aflora, com tendncia para julgamentos intransigentes. Episodicamente, surgem alguns sinais exteriores de originalidade, pela necessidade de afirmao pessoal.

Destinatrios

Desenvolvimento Religioso

Primeira fase de personalizao da F. Coloca o problema do destino. Surgem dvidas de F. Tendncia para a culpabilidade e responsabilizao pelos seus actos. Recusa da doutrinao imposta e necessidade de credibilidade e justificao das fontes de informao, pais, professores e catequistas A orao permanece instrumental, procurando o apoio de Deus. Capacidade de abordar Deus pessoalmente. Transcendncia de Deus.

Destinatrios

Desenvolvimento Religioso
O xito educativo desta etapa depende muito da pedagogia do testemunho. O objectivo da personalizao da F conseguir uma escolha estvel e pessoal da crena religiosa. essencial apoiar a formao na experincia pessoal: valorizar a vida em casa e na escola. Promover a adopo de atitudes crists de vida. Promover a orientao espiritual, atravs de conversas regulares e pessoais.

Estrutura do 8 Catecismo

15 catequeses para um ano Distribudas por trs blocos Desenvolvidas em dois momentos (primeiro e segundo encontro) Possibilidade de actividades entre catequeses O catecismo do catequizando indispensvel Materiais de apoio: msicas em CD, imagens

Trs blocos

Somos seres em relao.


At ao Natal

O dilogo, caracterstica do ser pessoa e marca da identidade crist (Deus Trindade amor, dilogo e circularidade de vida)

Somos sal e luz.


At Quaresma A opo fundamental. Opes pelo Reino e opes pelo egosmo. Converso.

Somos testemunhas da esperana.


At ao final
Transmitir, com a palavra e a vida, a maravilha que encontrar o Verbo da Vida. Testemunho no apenas individual mas comunitrio, eclesial.

Dois encontros por catequese


Parte-se dos acontecimentos para se entender o significado e o sentido da vida crist (da realidade para o mistrio). (Re)ligar a vida e a F.

1 Encontro Experincia humana


Se se unirem os dois momentos num s encontro, pode omitir-se a parte Para interiorizar. Como uma catequese activa, sugerem-se actividades variadas, com duas propostas alternativas.

2 Encontro Palavra de Deus e Expresso


de F
Contactam com o Evangelho para serem interpelados por ele, para o conhecerem e o viverem. Pedagodia activa

Vous aimerez peut-être aussi