Vous êtes sur la page 1sur 31

A migrao humana

A migrao e a sua importncia para a evoluo da populao humana

A migrao
Sumrio A migrao humana e a sua importncia para a evoluo da populao humana: 1. As migraes pr-histricas. 2. As principais caractersticas e distribuio da migrao humana actual.

A migrao
Na figura seguinte surgem, numa sequncia animada, os principais movimentos migratrios pr-histricos. Este filme pode ser visto online, no site
JOURNEY OF MANKIND - The Peopling of the World

em http://www.bradshawfoundation.com/journey/

A migrao

A migrao
As principais caractersticas e distribuio da migrao humana actual. A populao humana aumentou dramaticamente de tamanho nos ltimos sculos. Em 1830, mais de 900 milhes de pessoas habitavam a Terra. No final do sculo 20 eram j 6 bilies. A taxa de crescimento actual da populao mundial de 76 570 430 pessoas por ano.

A migrao
Simultaneamente, grandes aglomerados de pessoas no pararam de crescer: Tquio, por exemplo, tem 25 milhes de pessoas a mais (em excesso).

A migrao
Consequncias deste crescimento O crescimento, a distribuio, e os movimentos de pessoas ao longo da superfcie da Terra so as foras condutoras de 2 tipos de acontecimentos Acontecimentos sociais, culturais, polticos, e econmicos Acontecimentos fsicos tais como, inundaes, explorao / exausto de recursos naturais e ruptura ecolgica.

A migrao
A distribuio e a densidade da populao da Terra reflecte a topografia do planeta, os solos, a vegetao, o clima (ecossistemas), os recursos naturais disponveis e o nvel de desenvolvimento econmico. O crescimento da populao influenciado por aqueles factores e tambm por outros tais como a educao (especialmente das mulheres), a religio, as telecomunicaes, a urbanizao e o emprego.

A migrao
A mortalidade influenciada pela disponibilidade de servios mdicos, alimentos, gua, abrigos / habitao e pela estrutura da populao em termos da distribuio dos indivduos por idade e por sexo.

A migrao
Quase todos os pases do mundo esto a sofrer um aumento da urbanizao. O estilo de vida baseado na agricultura e na criao de gado est a ceder terreno a uma vida economicamente mais promissora nas cidades. Cada vez mais as pessoas se deslocam para as zonas urbanas procura de oportunidades de emprego.

A migrao
A grande maioria das pessoas est a adoptar um estilo de vida que h menos de um sculo s uma minoria tinha acesso. Os demgrafos e os gegrafos prevem que Tquio, So Paulo, Bombaim, Xangai, Lagos e a Cidade do Mxico sejam, no sculo 21, os centros populacionais com maior densidade do mundo.

A migrao
As cidades do mundo que actualmente tm maior n de habitantes em http://www.prb.org/Educators/TeachersGuides/HumanPopulation/Urbani zation.aspx:

A migrao
Contudo, em alguns pases desenvolvidos, as pessoas esto a trocar as vantagens econmicas da vida na cidade pela calma e pelas atraces dos subrbios e das cidades pequenas, particularmente aqueles que tm acesso a emprego nas regies metropolitanas.

A migrao
A migrao uma das caractersticas mais distintivas e visveis das populaes humanas e conduz a alteraes na estrutura da populao. um processo dinmico que est, constantemente, a mudar a paisagem da Terra e a modificar as suas culturas.

A migrao
Definio de Migrao A migrao humana o movimento de pessoas de um lugar para outro no mundo com o objectivo de obter uma residncia permanente, ou semipermanente. Um exemplo de residncia semi-permanente aquela que obtida em funo do trabalho sazonal (apanha do morango, por exemplo).

A migrao
A migrao ocorre em escalas diferentes e em contextos diferentes.
O contexto da migrao varia desde o movimento voluntrio (a procura de uma vida melhor) ao discricionrio (a procura de um melhor local para viver).

A migrao
A escala pode ser:
Internacional (fluxos de emigrantes e de imigrantes). Nacional (fluxos das regies rurais para as regies urbanas, que so a principal causa da urbanizao). Local (a deslocao para as universidades, mudana de casa, turismo)..

A migrao
A pobreza e a incerteza sobre o futuro no mundo em desenvolviment o continua a alimentar o desejo de emigrar procura de uma vida melhor.

A migrao
Quem so as pessoas que migram? Emigrante (uma pessoa que deixa um pas para ir viver noutro). Imigrante (uma pessoa que entra num pas para l viver). Refugiado (uma pessoa que deixa o pas onde vive por medo de sofrer algum tipo de perseguio poltica, social, religiosa, cultural) Deslocado (uma pessoa que obrigada a sair da regio onde vive devido a condies adversas mas sem atravessar fronteiras) Correntes migratrias (grupo de pessoas que deixa o pais ou a sua cidade para ir viver para um local determinado).

A migrao
Razes para migar 2 tipos de factores: Factores que empurram. A migrao forada por uma dificuldade (pela escassez de alimento , por exemplo). Factores que puxam. A migrao forada por um desejo (um clima mais ameno, por exemplo).

A migrao
Leis da Migrao A maior parte dos migrantes percorre distncias curtas. Os migrantes que percorrem distncias maiores vo para as zonas urbanas. A maior parte da migrao das zonas rurais para as zonas urbanas. A maior parte dos migrantes so adultos.

A migrao
Leis da Migrao (continuao) A maior parte do migrantes internacionais so jovens adultos do sexo masculino. A maior parte dos migrantes internos so do sexo feminino.

A migrao
A migrao coloca as pessoas em movimento em direco a um segundo ou terceiro lugar para viver. Alguns obstculos podem influenciar o padro de migrao: Barreiras fsicas tais como desertos, montanhas, rios e oceanos ou Barreiras culturais tais como a lngua, o sistema poltico, as condies econmicas e as tradies culturais.

A migrao
Migrao, Crescimento da populao e crescimento natural O crescimento da populao determinado pelo crescimento natural, isto , pelo excesso de nascimentos sobre os bitos. Mas a migrao pode contribuir para o crescimento da populao sempre que a imigrao excede a emigrao. Isto est a acontecer na Europa, em pases como o Reino Unido, por exemplo.

A migrao
No Reino Unido, presentemente, a migrao a maior causa de crescimento da populao, maior do que o crescimento natural. O crescimento da populao e a migrao podem afectar a qualidade do ambiente natural, a probabilidade de conflito e a coeso social entre grupos tnicos.

A migrao
A populao da actual Unio Europeia cresceu de 403 milhes em 1960 para quase 500 milhes em 2009. Est projectado que continue a crescer atingindo os 521 milhes em 2035 e que depois comece lentamente a abrandar. Nos ltimos anos, a imigrao contribuiu mais o crescimento total da populao da Europa do que o crescimento natural..

A migrao
No Reino Unido: A populao cresceu de 17.8 milhes em 1831 para 46 milhes em 1931 e 61.8 milhes em 2009. Estima-se que continue a crescer at aos 85.1 milhes em 2081, este crescimento entre 2009 e 2081 equivalente ao aumento a triplicar (3x) da actual populao de Londres. A causa principal para este aumento a imigrao e no o crescimento natural da populao.

A migrao
O crescimento da populao uma das principais causas da deteriorao ambiental global a longo prazo. Este crescimento j transps a capacidade de carga da populao mundial. O impacto de uma populao no ambiente depende de P, o tamanho da populao, de A, o consumo per capita, e de T, o impacto da tecnologia no ambiente. A equao que permite deduzir o impacto da populao no ambiente I=PAT.

A migrao
Tarefa 1. Migrao humana de e para Portugal e dentro de Portugal Descrio geral: A estrutura da populao Portuguesa tem sofrido alteraes devido a movimentos migratrios em diferentes tempos histricos. Quais as regies mais afectadas? Para onde foram os migrantes portugueses? De onde vieram os migrantes que escolheram Portugal para residir? Qual foi o impacto cultural e demogrfico destes movimentos populacionais?

A migrao
Tarefa 2: Migrao, Porque que as populaes se deslocam Descrio geral: Desde o inicio da evoluo humana, os humanos tm migrado ao longo dos continentes procura de alimentos, abrigos, segurana e clima hospitaleiro. As pessoas continuam a deslocar-se por estas razes mas novas razes para migrar tm surgido nos ltimos anos tais como, mudana do local de trabalho e sobrepopulao. Quais so as novas razes para migrar em Portugal?

A migrao
Tarefa 3: Migrao e alteraes climticas Descrio geral: As alteraes climticas tm empurrado as pessoas para procurar um novo local para residir. Apresente alguns exemplos.

Vous aimerez peut-être aussi