Vous êtes sur la page 1sur 17

Operaes da Investigao Social

I) Determinao do Problema a Investigar


A questo a investigar pode ser determinada por um organismo, entidade ou pessoa, ou pode ser eleita pelo prprio investigador. Trata-se de uma actividade complexa que supe e exige a resposta a duas questes: o que investigar e procurar o qu. Requer que se estabelea no s a rea ou fenmeno social que se vai estudar (o que investigar), mas tambm que se precise o que se tenta saber ou descobrir do fenmeno (o que que se procura). Dado que tanto os fenmenos potencialmente investigveis como as facetas e questes que colocam so mltiplas, a determinao do problema a investigar comporta duas escolhas: a primeira do campo de estudo e a segunda das suas vertentes ou questes que coloca.
1

Tipos de Problemas / Estudos a Investigar


- Descritivos Todos os grupos, comunidades, instituies culturais, fenmenos, acontecimentos e, inclusive, objectos de interesse social podem constituir matria de um estudo descritivo, no qual se analisam todos ou alguns dos seus principais elementos e caracteres. - Comparativos Parte-se de estudos descritivos e pretende-se comparar duas situaes, tomando como referncia um determinado espao e/ou tempo (controla-se uma destas duas dimenses). - Estudos para verificar as relaes entre caractersticas, variveis em termos tcnicos, dos fenmenos e grupos sociais. um estudo mais direccionado. Exemplo: relao entre isolamento social e doenas mentais. - Estudos de opinies e atitudes podem versar sobre um acontecimento, um fenmeno, uma ideologia, um partido poltico, etc; qualquer tema, acontecimento ou pessoa de interesse pblico.

- Estudos que procuram determinar seno as causas pelo menos os motivos que expliquem mais ou menos parcialmente os fenmenos sociais, ou precisar os efeitos sociais de situaes novas, de transformaes sofridas, de inovaes introduzidas ou de qualquer outro factor que haja actuado sobre um grupo, fenmeno ou situao social dados. Para alm de mais direccionado j estabelece uma relao de causa efeito entre os componentes que esto em jogo. - Estudos que se referem a investigaes empricas que pretendem testar a adequao de certas teorias. muito frequente a verificao de teorias admitidas como referncia a grupos, situaes, tempos ou lugares novos, para verificar se a empiria comprova a teoria. - Estudos dirigidos para o solucionamento de problemas prticos concretos que se deparam na realidade social. Consistem na aplicao das conquistas e erros da sociologia cientfica soluo das questes concretas dos mais diversos sectores sociais e, especialmente, relativas a problemas sociais clssicos tais como a habitao, o alcoolismo, a droga, etc.
3

II) Formulao de Hipteses

As hipteses cientficas so em geral suposies que visam testar teorias ou aspectos particulares de teorias Deste ponto de vista, so enunciados tericos supostos, no verificados, mas provveis, referentes a variveis ou relaes entre variveis. Do ponto de vista do problema a investigar, as hipteses podem-se definir como solues provveis, previamente seleccionadas, para o problema em estudo, que o cientista prope para verificar, ao longo de todo o processo de investigao, se so confirmadas ou infirmadas pelos factos.
4

Depois de se ter perguntado o que investigar e o que que se procura na determinao do problema, deve inquirir-se agora qual a soluo ou solues provveis para a questo enunciada. Para tal deve-se efectuar, entre as diversas explicaes possveis do fenmeno que lhe ocorram, a eleio daquela ou daquelas que lhe paream mais plausveis ou verosmeis, a fim de proceder comprovao da sua validade (ou no) durante a investigao.
As hipteses representam uma nova concretizao do tema a investigar, pois precisam, em geral, o objectivo da investigao e orientam a busca de explicao para o problema posto. Das hipteses derivam as variveis a estudar e deve-se fundar nelas a determinao do campo de investigao, das informaes a recolher, dos mtodos a empregar e, no decurso da investigao, dos dados ou factos vlidos ou de interesse para o estudo.

Condies para a Formulao de Hiptese 1. Devem ser conceptualmente claras e facilmente compreensveis. Isto implica no s que no devem conter termos rebuscados e artificiais, nem excessivamente tcnicos, para que sejam acessveis ao maior nmero de pessoas. Os conceitos empregues devem ser prvia e claramente definidos, de modo a excluir toda a ambiguidade. Os termos usados devem possuir uma realidade emprica. Esta condio probe o uso de termos morais e transcendentes e exige que se possam observar empiricamente as qualidades ou significados que denotam. As hipteses devem ser susceptveis de verificao mediante o emprego de tcnicas acessveis.

2.

3.

4.

As hipteses devem ser especficas ou permitir a especificao. Requerse que, se as hipteses so demasiado amplas e gerais, e no se possam verificar directamente, se possa concretizar ou especificar o seu sentido e desenvolv-lo em sub hipteses clarificadoras. Devem estar em relao com as teorias precedentes. As hipteses devem possuir um certo alcance geral. S assim se podem descobrir regularidades nos fenmenos e a investigao ter um valor cientfico. As hipteses devem oferecer uma resposta provvel ao problema objecto da investigao.

5. 6.

7.

Tipos de Hipteses 1. Com uma s varivel so puramente descritivas. Postulam a existncia de determinadas uniformidades ou regularidades empricas numa populao ou universo. Com duasvariveis estabelece uma relao simples de associao entre as variveis, ou seja, a mudana numa das variveis acompanhada da mudana na outra, sem que se precise se uma delas influencia a outra. Neste tipo de hipteses enquadram-se todas aquelas que implicam uma relao entre as variveis que no seja de causalidade. Com duas ou mais variveis estabelece uma relao de dependncia. So as hipteses propriamente explicativas, as que postulam os motivos, causas ou efeitos dos fenmenos.

2.

3.

Grau de Abstraco das Hipteses

Tericas situam-se a um nvel de abstraco mais elevado, envolvendo


conceitos no directamente observveis.

- Empricas situam-se a um nvel mais operacional. Implicam dimenses

mais prximas da empiria. So mais concretas, mais direccionadas para a


medio.

III) Operacionalizao das Variveis


Critrios para a Classificao das Variveis Dos elementos que formam as hipteses, so particularmente importantes as variveis. Estas apresentam duas caractersticas fundamentais: - Serem caractersticas observveis de algo, - Serem susceptveis de mudana ou variao com relao ao mesmo ou a diferentes objectivos. Variveis caractersticas observveis de algo, que so susceptveis de adoptar valores distintos ou de serem expressas em vrias categorias. A finalidade do trabalho cientfico no outra seno descobrir a existncia das variveis e sua magnitude e provar as relaes que as unem entre si.

10

Quanto Natureza: - Quantitativas assumem valores numricos (idade, rendimento) - Qualitativos aquelas cujos valores se representam por categorias relativamente s quais os indivduos so classificados (classe social, sexo). Quanto Amplitude: - Individuais dizem respeito a indivduos (sexo, naturalidade) - Colectivas referem-se a grupos (agregado familiar, PIB, taxa de mortalidade)

11

Variveis Individuais: De base situam o indivduo na estrutura social, so pblicas e relativamente permanentes (idade, profisso). De personalidade dizem respeito ao temperamento e carcter do indivduo, so permanentes e privadas. De opinies e conduta referem-se a atitudes e comportamentos dos indivduos. So transitrias e privadas. Variveis Colectivas: Analticas embora referidas a grupos, tm como sistema de medida os indivduos. Exemplo: nvel econmico de uma sociedade medido pela renda dos seus indivduos. Globais so referidas a grupos e tm como sistema de medida o colectivo. Exemplo: nvel econmico de uma sociedade medido pela taxa de estabelecimentos bancrios.

12

Quanto ao Nvel de Medida:


Nominal compreendem a distino de diversas categorias mas no graus de distncia iguais entre elas. Classificao de objectos em categorias no contnuas (pessoas, firmas, pases, religies, profisses). Ordinal implica ordem entre as categorias mas no graus de distncia iguais entre elas. As categorias associadas varivel podem ser ordenadas. Os objectos podem ser ordenados do maior para o menor. De intervalos supem ordem e graus de distncia iguais entre as diversas categorias, mas no tm origem natural e sim convencional. De rcios compreende todos estes aspectos: distino, ordem, distncia e origem natural. Dicotmicas Variveis que assumem apenas duas categorias.
13

Quanto ao Nvel de Abstraco: Gerais referem-se a situaes ou realidades no directamente observveis (conceitos). Intermdias referem-se a aspectos particulares das variveis gerais (dimenses). Empricas ou indicadores aspectos das dimenses j directamente observveis e mensurveis.

Quanto Relao Que Une As Variveis Entre Si: Dependentes a explicar Independentes explicativas; cuja associao ou influncia na varivel dependente se pretende descobrir na investigao.

14

PROCESSO DE INVESTIGAO (Bryman e Cramer, 2003) A investigao quantitativa visa estabelecer relaes de causalidade, ou seja, estabelecer concluses semelhantes s das cincias naturais. Importncia prtica: se soubermos que uma coisa afecta outra, podemos manipular a causa para obter o efeito. Dizer que A afecta B NO o mesmo que dizer que B (o efeito ou varivel dependente) totalmente influenciado por A (a causa ou varivel independente

15

Exemplo: violncia e televiso A associao existe mas NO podemos dizer que:

So s as pessoas que vem programas violentos na televiso que tm comportamentos violentos.


Ou que

Todas as pessoas agressivas vem programas de televiso violentos.


Podemos SIM dizer que: mais provvel que ocorram comportamentos violentos quando h uma grande exposio a programas violentos na televiso do que quando se pouco exposto a esse tipo de programas.

16

Estabelecer causalidade requer trs condies: Demonstrar que existe uma relao visvel entre duas variveis. A relao no perfeita mas existe. Demonstrar que essa relao no espria, ou seja, a relao que h entre as variveis no depende delas mas sim de uma terceira varivel comum s outras duas.

Demonstrar que a causa precede o efeito, isto , estabelecer uma ordem temporal das duas variveis que se relacionam.

17

Vous aimerez peut-être aussi