Vous êtes sur la page 1sur 16

Cluster Beowulf Uma soluo de baixo custo

Joel Silva Lucas Galon Sabrina Panceri

O que um cluster?
Cluster um termo bastante utilizado para definir a utilizao de dois ou mais computadores independentes, interligados via rede, que trabalham em conjunto trocando informaes entre si em torno de uma nica tarefa. Indo mais a fundo, ele pode ser definido como um conjunto de ns processadores que, interligados, comportam-se como um sistema distribudo.

Tipos de Clusters
Existem dois tipos de clusters:
Alta Disponibilidade (HA - High Availability): tem a finalidade de manter um determinado servio de forma segura o maior tempo possvel;

Alta Performance (HPC - High Performance Computing): uma configurao designada a prover grande poder computacional, maior que somente um nico computador pudesse oferecer em capacidade de processamento.

possvel a utilizao de clusters HA e HPC juntos, onde se resulta num cluster com caractersticas combinadas entre estes dois tipos de clusters.

Topologia de um Cluster HA

Topologia de um Cluster HPC

Cluster Beowulf
Cluster Beowulf so clusters de desempenho escalveis, baseados numa infraestrutura de hardware comum, rede privada e software 'open source' (Linux).

O 'hardware comum' pode ser qualquer tipo de computador, significando que no necessrio usar equipamentos prprios para cluster, bastando utilizar equipamentos comuns a redes tradicionais e PCs.

Clusters Beowulf
Existe um servidor responsvel por controlar todo o cluster, principalmente quanto distribuio de tarefas e processamento. Como utiliza computadores comuns, o desempenho pode melhorar de acordo com as mquinas (ns) que o desenvolvedor acrescentar, uma vez que o processamento feito paralelamente.

Cluster Beowulf
Isso porque a tarefa a ser processada separada em partes independentes, distribudas nos vrios ns que esto na estrutura do cluster, nos quais as informaes so processadas pela mquina que designada como servidor do sistema. Um cluster Beowulf um cluster voltado para desempenho, normalmente utilizado para processamento cientfico, ou seja, processamento em larga escala.

Topologia de um Cluster Beowulf

Implementao de um Cluster Beowulf


Como no depende de equipamento especfico, o cluster Beowulf basicamente composto de uma mquina chamada de servidor e outras mquinas chamadas escravas, sendo uma ou mais. A configurao do cluster consiste essencialmente de dois passos: Configurao no n mestre (servidor) e configurao dos ns escravos. A implementao acontece atravs de modificaes no sistema operacional, ou atravs do uso de ferramentas e bibliotecas de programao especficas para esse fim. Em todos os casos, o objetivo permitir a distribuio das tarefas entre os PCs que fazem parte do cluster.

Vantagens
Sistemas escalveis, sendo possvel pr em rede e coordenar um grande nmero de ns, no existindo um limite definido para o tamanho do cluster.

Os equipamentos utilizados so facilmente comercializados, no necessitando de um equipamento especfico para a criao do cluster.

No caso de um n defeituoso, a substituio to simples quanto mudar um PC. Desta forma, possvel gerenciar as falhas de maneira eficiente, baseando-se na fcil substituio de equipamentos.

Vantagens
Existe uma mobilidade em relao ao fornecedor de hardware, uma vez que os equipamentos so comuns. Desta forma, quem for implementar o cluster Beowulf no fica amarrado a comprar peas de um nico fornecedor.

Com sistema operacional open-source, o software inclui o cdigo fonte, permitindo o debug dos erros e correes.

Desvantagens
A grande maioria do hardware de rede no foi criada para funcionar em processamento paralelo.

Mesmo com a popularidade crescendo, existem ainda poucos softwares que suportem e tratem este tipo de cluster como um sistema nico.

Opes de Software
A comunidade sobre Beowulf vem crescendo bastante e estes clusters j esto totalmente integrados com softwares comercializados pelos seguintes fornecedores:

HP Northrop Grumman Accelerated Servers Penguin Computing Aspen Systems PSSC Labs Custom Fit, Inc. Atipa Turbotek Microway

Concluso
Atravs de todo o estudo desenvolvido, concluiu-se que a implementao de um Cluster Beowulf no depende de nenhum tipo especfico de equipamento, alm de ser desenvolvido sobre uma plataforma aberta, o que possibilita ser bastante evolutivo.

Desta forma, a utilizao deste cluster se faz muito vivel, comparando as diversas vantagens que se sobressaem sob as desvantagens, uma vez que exista a necessidade de processamento com alto desempenho e alta disponibilidade, com limitaes de oramento.

Pode-se observar que a comunidade beowulf vem crescendo, mas que ainda faltam mecanismos que possibilitem melhor funcionamento em alguns hardwares, suporte e disseminao de informao para que esta popularidade e uso cresa ainda mais.

Bibliografia
BOOKMAN, Charles, Agrupamento de computadores em linux, Cincia Moderna, s/l, 2003, 240pp PITANGA, Marcos, Construindo supercomputadores com linux, 3.ed., Brasport, Rio de Janeiro, 2008, 400pp. PITANGA, Marcos, Computao em cluster in: Clube do Hardware, 30/maio/2003. http://www.beowulf.org/overview/index.html http://www.beowulf.org/overview/howto.html http://www.beowulf.org/showcase/index.html

Vous aimerez peut-être aussi