Vous êtes sur la page 1sur 55

Acadmicos: Bernardo Felipe Grazi Babriel Geovany Gustavo Juliano Marciel Monica Rafael Sandra William

O objetivo da camada fsica transmitir os dados de uma maquina a outra Os meios usados para atingir o objetivo so os mais diversos: Transmisso por meio magntico Cabo coaxial Cabo Par Tranado Cabo de fibra tica Cabo Eltrico PLC Cabos telefnicos Cabos de TV Wi-fi Satlite Bluetooth

Origem de cada mtodo: Primero no havia cabos ento o uso de meios magnticos foi o primeiro a surgir, para transmitir os dados. Surgem os cabos de dados Coaxial, as primeiras redes so criadas. Surge os cabos de Par tranado para atender a demanda que o coaxial no estava suprindo, tornando as redes mais baratas e melhores. Surge as fibras ticas as redes tornam-se intercontinentais, e a velocidade aumenta exponencialmente.

Redes telefonias antes subutilizadas passam a ser utilizada para levar internet para todos os centros urbanos. As televises a cabo passam a vender produtos diferenciados com internet e TV.

Criado um novo mtodo que dizem vai atender at onde a rede telefnica no chega, internet por rede eltrica.

A forma mais antiga de se transmitir dados at hoje ainda utilizada, Utiliza-se de : Disquetes, Cds , DVDs, Pendriver Para transmitir dados a outros ou a sistemas, em alguns casos o mtodo eficiente principalmente para grandes quantidades de dados.

Serve para grandes quantidade de dados ao mesmo tempo para um sistema de Backup. Como exemplo : Uma fita date de Ultrium pode armazenar 200Gb, uma caixa de 60cmx60cm60xm pode conter 1000 fitas date, um total de 200 Terabytes ou 1600 terabits.

muito comum e utilizado em diversos tipos de comunicao. Tem blindagem melhor que o par tranado. O cabo de 50ohms usado para transmisso de dados digitais. Cabos de 75ohms usado para transmitir sinal analgico e TV. A diferena no foi criada por fatores tcnicos mas sim por fatores histricos.

A constituio e a blindagem do cabo coaxial possibilitam um alta largura de banda e excelente imunidade a rudo.
A: capa protetora de de plstico B: Malha de cobre C: Isolante D: Ncleo central de cobre

Vantagens das Redes coaxial :

So de Baixo custo, e diminuem o nmero de ligaes e simplificando o tipo de ligao.

O anel ter um sentido nico de orientao.


Fcil de detectar um erro em redes pequenas.

Desvantagens das Redes Coaxial:

Desempenho pior, pois h aumento no retardo de transmisso;


Baixa confiabilidade.

Redes Coaxial = Cabos coaxial, conectores BNC em formato de T, solada simples, terminadores.

Muitos grupos de tecnologia tem orgulho do avano que a tecnologia esta apresentando, ao mesmo tempo a comunicao de dados. O grande invento foi a criao da rede de fibra ptica, que aumentou de 56kbps (ARPANET) para 1GBps (tica atual) com a atual tecnologia a fibra pode passar a largura de banda de 50 Tbps. Em muitos casos a informtica no esta conseguindo acompanha a capacidade das rede, prejudicando as comunicaes.

Transmisso da Luz na Fibra. As fibras pticas so utilizadas como meio de transmisso de ondas eletromagnticas. Estas fibras so feitas de plstico ou de vidro. O vidro mais utilizado porque absorve menos as ondas eletromagnticas. Atenuao ou Perda de Transmisso pode ser definida como a diminuio da intensidade de energia de um sinal. A frmula usual para esse clculo : 10.log(Psada/Pentrada).

Existem dois tipos de cabos de fibra ptica: Os multimodo ou MMF (multimode fibre) tem o ncleos mais espessos,so mais baratas e o ncleo mais espesso demanda uma preciso menor nas conexes Os monomodo ou SMF (singlemode fibre) tem o ncleo muito mais fino, o ncleo das fibras monomodo faz com que a luz se concentre em um nico feixe, com poucas reflexes.

Monomodo

Multimodo

As fibras multimodo permitem um alcance de at 550 metros no Gigabit Ethernet e 300 metros no 10 Gigabit. As fibras monomodo podem atingir at 80 km no padro 10 Gigabit.

O ncleo e o cladding so os dois componentes funcionais da fibra ptica. Eles formam um conjunto muito fino (com cerca de 125 mcrons. Fibra monomodo tem de 8 a 10 mcrons. Fibra multimodo tem 50 mcrons

Como a luz se propaga na fibra: A luz enviada dentro da fibra e se expande isto a disperso cromtica. O volume da disperso depende do tamanho da onda. Para que um pulso no sobreponha ou outro que eles no temem a mesma distancia. H uma foram especial de envio dos sinais chamado solitons, que seria uma onda solitria com alta propagao, e a soluo para vrios problemas de sinal de luz.

As fibra podem ser conectadas de trs maneiras: Primeiro podem ter conectores em suas extremidades para serem plugadas em um soquete de fibra, perda de 10 a 20%. Segundo elas podem ser unidas mecanicamente, onde so aproximadas cuidadosamente e protegidas com uma luva, perda de 10%. Terceiro as fibras so unidas atravs de um soldador especial para fuso de fibra, no h perda, mas causa uma pequena atenuao no sinal.

So usados dois tipos de fonte de luz para transmisso: Diodos emissores de Luz (LEDs) Baixa taxa de dados, So multimodo apenas, para curta distncias; Sensibilidade a temperatura pouca. Baixo custo; Laseres semicondutores Alta taxa de dados, So Monomodo e multimodo, para longas distancias; sensibilidade a temperatura substancial. Alto custo;

Aplicaes: So aplicadas a todos os tipos de redes terrestres e martimas, de curta e longa distancia, complexas e simples, tem todos os tipos de topologias.

Anel de fibra, onde h pontos de conexo entre cidades, cobrindo vrios estados. Estes anis trabalham com redundncia, com fibras mltiplas nos dois sentidos. Estrela Pasiva onde os dados so envidados e recebidos pela mesma fibra, e a ponta das fibras fundida para que todos os sinais tenham resposta.

Fibra ptica vantagens: Controla uma largura de banda maior; Custo menor; No sobre interferncia; fina e leve. No tem problema de voltagem; Fibra ptica desvantagens: Profissionais mais difceis; Tecnologia menos conhecida; Manuteno mais cara;

Fios de Cobre vantagens Mais fcil de manusear; Conserto mais fcil; Demanda de profissional menos especializado; Fios de cobre desvantagens Menor qualidade; Mais caro; Sofre interferncia externa; Atinge menor distancia.

A Internet sob rede eltrica conhecida mundialmente pelo nome BPL - Broadband over Power Lines, ou PLC - Power Line Communications.
Consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia eltrica.

A internet sob rede eltrica o encaminhamento do sinal de dados no mesmo fio da energia eltrica, cada um na sua frequncia.

Os primeiros teste foram realizados nos anos de 2000 a 2001 pela COPEL, Cemig e Eletropaulo; Em dezembro de 2006 inaugurado uma pequena rede em Porto Alegre; A partir de 2007 aproximadamente, vrias empresas comearam a investir; Em 2008 a ANATEL e anel entraram na discurso; Em 2009 a ANETEL liberou para transmisso.

O sinal de testes atingiu somente a extenso de 3,5 quilmetros; Voz, vdeo e dados trafegaram a uma velocidade de 45 megabits por segundo pela rede eltrica da CEEE;
Nas frequncias de 1,7MHz a 30MHz.

O princpio bsico de funcionamento:

sinais de conexo na casa dos MHz 91,7 a 30; Possibilita conectar TV, Modem, Radio etc, direto na internet. A Internet sob PLC possui velocidade no assncrona (envio e recebimento diferentes);

O sinal do BPL sai da central => Indo para o injetor => cai na rede eltrica => repetidores ( no deixam os transformadores filtrem frequncias) => perto da casa extrator (que deixa o sinal pronta para uso da casa) = > o modem BPL (que vai converter para uso pelo computador, atravs de uma porta Ethernet ou USB etc).

Na casa basta ligar um mdulo PLC do roteador na rede eltrica, e o do outro computador tambm. Esses mdulos tm o nome de "USB PowerLine", para ligar na porta USB, ou "Bridge Ethernet 10/100 Mbps Powerline" para ligar diretamente na porta de rede, No Brasil tem fornecedores como: Naxos, Trendnet, Siemens, e pode ser encontrado at no Mercado Livre.

No caminho poste para a casa, h 3 meios: por cabo de fibra ptica, por wireless ou pela prpria fiao eltrica, este ltimo mais provvel.

DESVANTAGENS: Desta tecnologia principalmente que o sinal acaba se corrompendo em distncias muito longas, de acordo com os seguintes problemas:

Manter a alta velocidade com longas distncias, pela proteo plstica que "roubar" os sinais de alta frequncia; Os fios de cobre com tal frequncia podem interferir em alguns equipamentos eletroeletrnicos, fazendo que os dados gerem rudo no espectro eletromagntico, alm de elevar a possibilidade de corromper os dados.

DESVANTAGENS Alguns aparelhos eletrnicos podem interferir na transmisso;

Emendas, "T"s, filtros de linha, transformadores, e o ligamento e desligamento de eletrnicos na rede eltrica causam ecos do sinal, por criar pontos de reflexo, com isso podendo haver corrupo dos dados; Necessidade de instalao de "repetidores" em cada transformador externo (aqueles dos postes), pois filtram sinais de alta frequncia da internet.

composta desde 1890 o modelo da Bell Telephone Company apresenta trs partes principais: A estao de comutao; Os fios que ligam o usurio (agora j com cabo par tranado isolado e balanceados); Conexes a longa distancia. Estas estrutura durante 100 anos so as mesmas, trocando-se apenas os sistemas manuais por eletrnicos, mesrios por sistemas de direcionamento automtico de chamadas.

As estruturas iniciais eram ligadas e um usurio at a central e a central manualmente fazia a ligao; Logo a BELL comeou a interconectar suas centrais, isto atraiu muito usurios; Iniciou-se as interligaes intercontinentais, ai surgiu o problema de fazer as conexes manualmente, a Bell cria ento as estaes de 2 nvel. Mais tarde chegou a evoluir at hoje, que so estaes de 5 nvel.

As estruturas das redes telefnicas: As redes interconectadas ou malha so utilizadas para interligao urbanas. A comunicao entre duas cidades se processa pelo caminho mais curto;

A ampliao da rede para incluso


de uma nova localidade exige a implantao de maior de feixes;

Rede com Switch centralizado Estrela.

As localidades so todas conectadas cidade mais importante;


O trfego entre duas outras cidades tem que passar atravs da cidade principal, para ser comutado numa central trnsito. A ampliao e interconexo so simples;

Rede com Hierarquia de dois nveis


A estrutura de rede Hierrquica possui pontos distantes e estes por sua vez, so ligados ao seu plo econmico por outra rede em estrela. As cidades mais importantes do pas so interligadas por uma rede em malha.

Cabos: Atualmente so utilizados cabo par tranado categoria 3, onde consegue-se fazer um Loop local. Antigamente os cabos eram coaxial, e as ligaes eram realizadas manualmente. Comunicao: Hoje a transmisso e digital (com fibra ptica, comutadores,

switch etc), era mais confivel, mais precisa e barata,


Antigamente a transmisso era analgica, era mais lenta, apresentava delay, mais cara a manuteno.

Os trs componentes principais do sistema de telefonia: Loop Local Pares tranados analgicos indo para as residncias e para a empresa direto. Troncos fibra ptica digital conectadas as estaes de comutao; Estaes de Comutao onde as chamadas so transferidas de um troco para outro. Todos os tipos de modens, analgicos ou digitais, possuem recursos que permitem a pesquisa de problemas num circuito de comunicao de dados, isto um LOOP.

Loop analgico local

Loop analgico remoto

Comunicao de dados pela telefonia podem ser:

Modens Analgicos Discados e digitais discados.


Modens - ADSL

Para um computador realizar a transmisso de dados tem que converter o sinal analgico (rede discada), na central de comutao convertido para o sinal digital que entrar na rede de longa distancia.

A palavra modem vem da contrao das palavras MOdulador e DEModulador. um equipamento bidirecional o qual instalado nas duas

extremidades de um canal de comunicao de dados


Sua funo adequar um sinal binrio vindo de um computador s caractersticas da linha. Sendo um modulador, o modem converte os pulsos digitais de corrente contnua de sistema do computador em sinais analgicos que contenha as mesmas informaes.

Principais problemas do sinalizao analgica: Atenuao a perda de energia, a mediada que o sinal se propaga externamente. A perda

expressa em decibis por km, esta perda varia


conforme a frequncia. Rudo uma energia indesejvel proveniente de outras fontes que no o transmissor. Causado por um movimento aleatrio dos eltrons em um fio ( inevitvel).

Os computadores so digitais, transmitem sinais eltricos discretos que representam os valores binrios 1 e 0.

As linhas telefnicas so analgicas, transportam


sinais que podem variar dentro de uma faixa contnua de valores. MODEMS ANALGICOS so equipamentos que convertem sinais digitais em analgicos (modulao) e vice-versa (demodulao).

O medidor de envio de dados o baud, cada baud significa 01 smbolo. Deste modo uma linha com n bauds transmite n smbolos/s.

Trabalha com as voltagens 0,1,2,3 isto cada


smbolo consiste em 2bits, Exemplo: uma linha com 2.400 bauds pode transmitir 2.400 smbolos, uma taxa de 4.800bps. Obs: todos os modem avanados utilizam uma combinao que transmite vrios bits por baud

Existem diversas formas de modulao de dados, cada uma com suas especificaes e combinaes, os principais so: ASK FSK PSK DPSK

QAM

A modulao tetrabit QAM (Quadrature Amplitude Modulation) um misto entre dois tipos de modulao para transmitir o sinal. Apresenta diversos combinaes para transmisso de dados, com varias amplitudes distintas, como QAM 16, QAM 32, QAM 64, QAM 128.

Por exemplo QAM 16 possibilita que uma linha de 2400bauds


trafegue 9.600bps.

No tempo em que o livro de Tanenbaum estava


sendo escrito o Teoria limite de Shannon estava sendo aplicada. No limite de Shannon no haveria como um modem passar de 35kbps, onde uma transmisso mais rpida violaria as leis da fsica. Mas hipstases de 56kbps estavam sendo criada.

So equipamentos que realizam uma codificao no sinal digital visando adequ-lo transmisso em uma linha fsica. A codificao uma mudana na representao do sinal digital, transformando o prprio sinal digital oriundo do ETD em um outro sinal mais adequado s condies da linha. Esse tipo de equipamento no deveria ser chamado de modem,

uma vez que no realiza a modulao/demodulao do sinal


digital.

Uma das vantagens de se usar um modem digital que, pelo fato de apenas realizar a codificao do sinal, ele mais simples

a nvel de circuitos, tornando o seu preo mas acessvel que os


modens analgicos. As diversas tcnicas de codificao do sinal digital procuram gerar o sinal codificado com muitas transies, a fim de facilitar a recuperao do sincronismo no modem receptor.

Asymetric Digital Subscriber Line (ADSL) utiliza-se da tecnologia baseada na telefonia convencional. Essa tecnologia usa o cabeamento metlico da telefonia, para criar uma rede que permite transferncias de dados a taxas de at 8 Mbps,

explorando as reais capacidade dessa planta metlica


(que, conforme ocomprimento dos fios, oferece largura de banda acima de 1 MHz, superior ao limite de 3 KHz a 4 Khz das centrais telefnicas).

Como o nome j diz, uma tecnologia assimtrica, isto , no opera mesma velocidade em ambos os sentidos. Usando-se ADSL podem ser obtidas taxas de transferncia no sentido central ---> usurios (downstream) de at 8 Mbps, e

de at 1 Mbps no sentido inverso, usurios ---> central


(upstream). Essa operao assimtrica no se d por limitao da

tecnologia (como ocorre nos modens discados), mas


intencional, pois a largura de banda da planta metlica foi intencionalmente distribuda para a privilegiar downstream.

Uma caracterstica interessante da tecnologia ADSL que a sua

operao permite o uso simultneo da linha telefnica para


conversao normal (ou mesmo transferncia de dados usando modens convencionais), pois os canais de dados ADSL e o de

voz so independentes.
Estudos sobre as plantas metlicas de vrios pases mostraram que em mdia mais de 80% das linhas so passveis de operar com ADSL, e boa parte usufruindo as maiores taxas possveis (de 6 Mbps a 8 Mbps).

A grande aplicao para ADSL o acesso residencial Internet. A tecnologia j foi concebida para esse fim, pois a sua assimetria intencional,

privilegiando o sentido downstream da


comunicao, a ideal para o acesso de usurios a servios disponveis na Internet, j que as aplicaes cliente-servidor da Internet apresentam uma relao 10:1 entre o trfego gerado pelo servidor e o gerado pelo cliente.

Cable modem o nome genrico que se d ao equipamento usado em residncias para permitir a transmisso de dados sobre a infra-estrutura de cabeamento usada para o fornecimento de servios de TV a cabo. De forma diferente das outras tecnologias discutidas at aqui que envolvem conexes por meio de pares metlicos e/ou servios de

uma companhia telefnica, o uso de cable modem conecta o


usurio rede de servios da empresa prestadora desse servio.

Cable modem portanto voltado para as residncias onde existe infra-estrutra de TV a cabo, normalmente nas grandes cidades,

e suporta velocidades bem maiores que linhas telefnicas


convencionais, na ordem de at 30 Mbps no sentido operadora --> residncia (downstream) e de at 10 Mbps no sentido residncia ---> operadora (upstream).

Vous aimerez peut-être aussi