Vous êtes sur la page 1sur 44

ELETRICIDADE

05/04/12

Eletrosttica; Eltron e corpos carregados em repouso e seus efeitos. Ex.: Eletrodinmica; Eletrn e corpos carregados em movimento e seus efeitos. Ex: Eletromagnetismo. Na prxima unidade
05/04/12 2

Eletrosttica
* tomo

05/04/12

A palavra eltrico tem origem na palavra grega elektron que significa mbar

As primeiras observaes des fenmenos datam da mais remota antiguidade. Os gregos antigos tero notado que esfregando mbar ele atraa pequenos objetos, tais como fragmentos de palha ou penas

Carga eltrica
Propriedade intrnseca da matria que se manifesta pela atrao/ repulso

05/04/12

Quando se fricciona uma barra de vidro ou plstico ela fica carregada eletricamente porque adquire ou perde eletrons. Mas, h conservao da carga Duas barras de plstico friccionadas com uma pele (logo com carga negativa) repelem-se mutuamente

repulso

atrao

O mesmo com duas barras de vidro friccionadas com tecido de seda (carga positiva) ...

... mas, plstico (/pele; carga negativa) e vidro (/seda; carga positiva) ATRAEM-SE

* Lei Qualitativa
05/04/12 5

Lei Quantitativa

Q=n.e-

Onde, Q = Carga eltrica; [Q] : C (coulomb) n = nmero de portadores de carga e - = carga elementar * Submltiplos

05/04/12

Condutores e isolantes

Nos materiais condutores os eletrons podem mover-se livremente (ex: cobre e outros metais). Nos isolantes, como a madeira ou o vidro, os eletrons esto confinados s vizinhanas de cada tomo, no podendo mover-se livremente. Um tomo com um (ou mais) eletrons removidos ou adicionados designa-se por on. Os condutores podem encontrar-se eletricamente neutros, carregados negativamente ou carregados positivamente, consoante o balano entre ctions e nions
05/04/12 7

Processos de Eletrizao Quando dizemos que um corpo est carregado, isso significa que ele tem um desequilbrio de cargas, apesar de a carga resultante geralmente representar apenas uma minscula frao da carga total positiva ou negativa contida no corpo. Existem, no entanto, trs formas de se eletrizar um objeto. Eletrizao por atrito Ocorre quando atritamos dois corpos de substncias diferentes (ou no), inicialmente neutros, e haver transferncia de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu eltrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou eltrons). A eletrizao por atrito mais forte quando feita por corpos isolantes, pois os eltrons permanecem nas regies atritadas.

05/04/12

Eletrizao por contato

Considere duas esferas de metal eletrizadas. A esfera A esta eletrizada negativamente e a esfera B que est neutra.

Quando encostamos as duas esferas os eltrons da esfera negativamente carregada(A) passem espontaneamente para a esfera neutra. Esse fenmeno acontece com freqncia na vida de todos. Por exemplo, quando tomamos choque ao encostar em um objeto que no tem ligao nenhuma com energia eltrica que possa justific-lo. E falando em choque eltrico!!!
05/04/12 9

Eletrizao por induo Sejam duas esferas metlicas A e B (A carregada negativamente e B neutra), afastadas como mostra a figura 1. Ao aproximarmos as duas esferas, a presena de cargas negativa presente em A, provocar uma separao de cargas em B(fig. 1b). Essa separao de cargas polarizao eltrica, devido induo.

Se ligarmos um condutor da esfera B at a terra (fig. 2a), as cargas negativas que foram repelidas, escoaro para a terra de maneira natural, de modo que a esfera B passe a ficar eletrizada positivamente (fig. 2b). A esse processo damos o nome de eletrizao por induo.

05/04/12

10

Lei de Coulomb

u r F q1.q2 u r 1 F 2 r
Ou ainda,

u r q1.q2 F r2

da;

k uma constante (constante eletrosttica do meio) e k = 9 x 109 N m2/C2

05/04/12

Onde,

a permivissidade eltrica do meio

11

Princpio de sobreposio das foras

Num sistema de cargas, cada carga exerce uma fora sobre as outras que pode ser calculada pela eq. anterior. A fora resultante sobre qualquer carga o vector soma das foras exercidas individualmente sobre aquela carga por todas as outras.

u r u u r F = Fi
i

* Regras de Operaes com Vetores


05/04/12 12

O Campo Elctrico
uma regio no espao onde atua uma fora eltrica. Uma carga produz um campo eltrico em todo o espao; esse campo exerce uma fora sobre qualquer outra carga.

Unidades: N/C

Lei de Coulomb:

05/04/12

13

Campo criado por mais de uma carga

Campo eltrico resultante devido a uma distribuio descontnua de cargas:

05/04/12

14

Linhas de Campo Elctrico


Fragmentos de fibra em leo

O valor do campo eltrico (intensidade) evidenciado pela densidade das linhas quanto mais prximas, mais elevado o campo

05/04/12

15

Linhas de Campo Elctrico

Mais intenso Menos intenso

05/04/12

16

Regras de construo de linhas de fora

1. O traado comea nas cargas positivas (ou no infinito) e termina n nas cargas negativas (ou no infinito)
2. As linhas so desenhadas com espaamento uniforme 3. O nmero das linhas que saem de uma carga positiva ou que entram numa carga negativa proporcional ao valor da carga 4. A densidade das linhas (nmero de linhas por unidade de rea perpendicular a elas) , em qualquer ponto, proporcional intensidade do campo nesse ponto. 5. Para grandes distncias de um sistema com certa carga resultante, as cargas comportam-se como se fossem uma nica carga de valor igual resultante. 6. As linhas no se cruzam. (Se se cruzassem haveria duas possveis direes para o campo nesse ponto) )
05/04/12 17

Movimento de cargas pontuais nos campos eltricos

Uma partcula, com carga q e massa m, colocada num campo elctrico E ur u r fica sujeita a uma fora FE = qE
Se a fora eltrica for a nica a atuar sobre a partcula, ela adquire uma acelerao

a=

q = E m m

* Monitores de computadores e ecrs de televiso funcionam com base no movimento de electres em campos elctricos

Exemplo: Um eletron projetado num campo elctrico com velocidade inicial na direo e sentido do campo, que distncia percorre at atingir bruscamente o repouso?

05/04/12

18

Um pouco de Mecnica A fora eletrosttica, sendo conservativa, s depende da posio relativa de q1 e q2. Podemos portanto associar-lhe uma energia potencial eletrosttica que, para um conjunto das duas cargas pontuais separadas por uma distncia r12, :
Ep = 1 q1 q2 4 o r12

Se as duas cargas ... ... tiverem o mesmo sinal a energia potencial positiva; ... tiverem sinais opostos ela negativa; ... estiverem infinitamente afastadas a energia potencia nula. Por definio de energia potencial, o trabalho da fora eltrica igual ao simtrico da variao da energia potencial electrosttica:

05/04/12

W ab = E p = E p E p a b

( ) ( )

19

Potencial Eltrico Verifica-se que a energia potencial eletrosttica representa o trabalho mnimo que uma fora externa tem de realizar para construir o sistema de cargas Para o sistema de duas cargas pontuais q1 e q2 , ser o trabalho que necessrio realizar contra as foras do campo para trazer a carga q2 do infinito at uma distncia r12 da carga q1 :

A energia de um sistema de cargas pontuais a soma da energia potencial de todos os pares de cargas (interaces):

E p , R = E p ,i
i

Para calcular a energia potencial podemos imaginar que trazemos as cargas do infinito, uma de cada vez, at posio que ocupam na configurao final.
05/04/12 20

Foi definido o campo eltrico como fora por unidade de carga. Do mesmo modo se define o potencial eltrico como a energia potencial por unidade de carga.

V=

Ep q

A unidade de potencial eltrico no SI o volt [V]. Notar as diferenas: - energia potencial uma propriedade do sistema de cargas, diz respeito ao conjunto; - potencial (tal como campo eltrico) refere-se a um ponto e depende do conjunto de cargas e da sua localizao relativamente ao ponto considerado. - o potencial um escalar, enquanto o campo eltrico que uma grandeza vetorial. O potencial eltrico criado pela carga pontual Q num ponto distncia r
V (r ) =
05/04/12

1 Q 4 o r
21

O potencial criado num dado ponto por um conjunto de cargas discretas obtm-se pelo princpio da sobreposio:

* O potencial num ponto onde se encontra uma carga depende de todas as outras, mas no dela prpria. * As linhas do campo elctrico apontam no sentido dos potenciais eltricos decrescentes. * Uma carga positiva abandonada numa regio onde existe um campo eltrico, desloca-se no sentido dos potenciais decrescentes. Mas em que sentido se deslocar uma carga negativa?
05/04/12 22

Quando uma partcula carregada q se desloca de um ponto para outro, na presena de outras cargas, h uma variao de energia potencial. Avariao de potencial ou diferena de potencial entre os dois pontos :

* Tal como no caso da energia potencial eltrica, apenas as variaes de potencial elctrico tm significado fsico. * Por isso, pode escolher-se o zero da energia potencial eltrica ou do potencial eltrico onde for mais conveniente. Ex.: uma carga pontual q desloca-se de uma distncia d, paralelamente s linhas de fora e no seu sentido, numa regio onde existe um campo elctrico uniforme E :
V = E d E p = q E d
05/04/12 23

Superfcies equipotenciais: Lugar geomtrico dos pontos do espao que se encontram ao mesmo potencial. As superfcies equipotenciais so sempre perpendiculares s linhas de fora do campo elctrico. O campo elctrico tem sempre o sentido das superfcies equipotenciais decrescentes.

No caso de uma carga pontual isolada as superfcies equipotenciais so esferas concntricas, centradas na carga (o campo elctrico radial).

05/04/12

24

Superfcies equipotenciais

As linhas de campo elctrico so em cada ponto perpendiculares s superfcies equipotencias


05/04/12 25

Eletrodinmica

++ +
Lquido +
05/04/12

+ +
Slido
26

Gs

CORRENTE ELTRICA ddp =(VA VB)

VA
+

VB

Bateria um exemplo de Gerado eltrico

(VA) Plo negativo de menor potencial VB)


05/04/12 27

Plo positivo de maior potencial

+
As cargas se movimentam em todas as direes. Porem, no temos corrente eltrica.
28

05/04/12

05/04/12

ddp =(VA VB)

Corrente eltrica o movimento ordenado de cargas eltricas Corrente eltrica eletrnica o movimento ordenado de eltrons
29

CORRENTE ELTRICA ( i )
Condutores inicos

+ ONS

++ +
05/04/12

Corrente eltrica inica o movimento ordenado de ONS

- ONS

30

i E
+
Sentido real da corrente

iE
Sentido convencional da corrente

+
05/04/12

31

SENTIDO DA CORRENTE ELTRICA

E
Sentido
convencional

da corrente

+
05/04/12

O sentido da corrente eltrica o sentido imaginrio das cargas positivas, isto , o mesmo do campo eltrico
32

INTENSIDADE DA CORRENTE ELTRICA ( i )


S = rea da seco transversal

N Carga Carga eltrons e Total (C) -19 -19 01 1,6.10 1,6.10


05/04/12

02 03

1,6.10 3,2.10 -19 -19 1,6.10 4,8.10

-19

-19
33

INTENSIDADE DA CORRENTE ELTRICA ( i )

Q i= t

Q= carga eltrica t = tempo

A intensidade de corrente eltrica ( i ), dada pela quantidade de carga q que passa durante um tempo (t) atravs de uma seco transversal de um condutor.
05/04/12 34

UNIDADE DE CORRENTE ELTRICA

1 Coulomb i= =1 Ampre 1segundo -3 1C i= =1 A 1s Unidade


05/04/12

1mA = 10 A -6 1A = 10 A

do S.I

35

TIPOS DE CORRENTE ELTRICAS CORRENTE ELTRICA CONTNUA

aquela que mantm o sentido de deslocamento constante.

i
05/04/12 36

t(s) 0 1 2 3

I(A) 3 3 3 3

i(A)

3
t(s)

aquela que mantm sentido de deslocamento constante. Quando alm do sentido a intensidade tambm se mantm constante, a corrente chamada de corrente continua constante.
05/04/12 37

CORRENTE ELTRICA ALTERNADA


A

60 ciclos por aquela cuja sentido e segundo

a intensidade variam periodicamete .


05/04/12

f = 60Hz
38

Andr-Marie Ampre (1775-1836) Fsico francs, nascido em Lyon, foi um dos fundadores do eletromagnetismo. Criana prodgio que dominava a matemtica aos 12 anos, tornouse mais tarde professor desta disciplina, alm de lecionar tambm fsica e qumica em escolas superiores de seu pas.
05/04/12 39

Efeitos principais da corrente eltrica


1 Efeito trmico Quando a corrente eltrica passa em um condutor, produz-se calor: o condutor se aquece. Este fenmeno, tambm chamado efeito Joule

2 Campo magntico produzido pela corrente eltrica Quando a corrente eltrica passa em um condutor, ao redor do condutor se produz um campo magntico. A corrente eltrica se comporta como um m, tendo a propriedade de exercer aes sobre ms e, sobre o ferro.

05/04/12

40

3. Efeito qumico Fazendo-se passar uma corrente eltrica por uma soluo de cido sulfrico em gua, por exemplo, observa-se que da soluo se desprende hidrognio e oxignio. A corrente eltrica produz, ento, uma ao qumica nos elementos que constituem a soluo. Esta ao, que se chama eletrlise 4 Efeitos fisiolgicos A corrente eltrica tem ao, de modo geral, sobre todos os tecidos vivos, porque os tecidos so formados de substncias coloidais e os colides sofrem ao da eletricidade. Mas particularmente importante a ao da corrente eltrica sobre os nervos e os msculos. Na ao sobre os nervos devemos distinguir a ao sobre os nervos sensitivos e sobre os nervos motores. A ao sobre os nervos sensitivos d sensao de dor. A ao sobre os nervos motores d uma comoo (choque). A corrente eltrica passando pelo msculo produz nele uma contrao.
05/04/12 41

Exemplo Se em uma seco transversal de um condutor passar 30C em 6s. Temos uma corrente de:

30C Q = = 5A i= 6s t
Quantos eltrons so necessrios para termos a corrente de 1A
05/04/12 42

Energia e Potencia Eltrica


* Em Mecnica, tem-se:

E Pot = t

[E] J ( joule) [ Pot ] : W (watt ) s ( segundo) [t ]

05/04/12

43

Aplicando em Eletricidade
E Pot = t

Mas... E = U q

Uq vem; Pot = t

da ; Pot = U i

05/04/12

44

Vous aimerez peut-être aussi