Vous êtes sur la page 1sur 8

Aristteles

CONTEXTO HISTRICO: 384-322 a.c. nasceu em Estagira, na Macednia - por isso, s vezes, recebe a designao de estagirita. Em Atenas, desde os 17 anos, frequentou a Academia de Plato. A fidelidade ao mestre foi entremeada por crticas que mais tarde justificou: "Sou amigo de Plato, mas mais amigo da verdade". Aps a morte de Plato, em 347 a.C, viajou por diversos lugares e foi preceptor do jovem de 13 anos que se tornaria Alexandre, o Grande, da Macednia. De volta a Atenas, fundou o Liceu, em 340 a.C; assim chamado por ser vizinho do templo de Apolo Lcio.

Aristteles
Segundo alguns, Aristteles e os discpulos caminhavam pelo jardim do Liceu, por isso a filosofia aristotlica s vezes designada como peripattica (do grego peri, " volta de", e pato, "caminhar"). Em meados da Idade Mdia, seu pensamento ressurgiu com vigor, adaptado s teses religiosas. Apesar das crticas sofridas a partir da Idade Moderna, permanece at hoje como referncia, sobretudo nas reas de lgica, metafsica, poltica e tica.

A Metafsica
O termo metafsica surgiu no sculo I a.C, quando Andronico de Rodes, ao classificar as obras de Aristteles, colocou a filosofia primeira aps as obras de fsica: meta fsica, ou seja,"depois da fsica". Posteriormente, esse "depois", puramente espacial, foi entendido como "alm", por tratar de temas que transcendem a fsica, que esto alm das questes relativas ao conhecimento do mundo sensvel.

A Metafsica
Desde o momento em que a razo se separou do pensamento mtico, os filsofos gregos criaram conceitos para instrumentaliz-la no esforo de compreenso do real. Entre as diversas contribuies destaca-se a de Aristteles, pela elaborao dos princpios da lgica e dos conceitos que explicassem o ser em geral, rea da filosofia que hoje reconhecemos como metafisica. Embora sempre faamos referncia metafsica de Aristteles, ele prprio usava a denominao filosofia primeira.

A Teoria do Conhecimento
A teoria do conhecimento aristotlica exposta nas obras Metafisica e Sobre a alma. Nesta ltima, ao explicar a relao entre corpo (matria) e alma (forma), define a alma como a forma, o ato, a perfeio de um corpo. Tambm usa os conceitos metafsicos para distinguir o conhecimento sensvel do racional e demonstrar como eles dependem um do outro.

A Teoria do Conhecimento
Os sentidos so a primeira fonte do conhecimento: sob esse aspecto, Aristteles critica a teoria da reminiscncia platnica. A origem das ideias explicada pela abstrao, pela qual o intelecto, partindo das imagens sensveis das coisas particulares, elabora os conceitos universais.

A Teoria do Conhecimento
Pela sua teoria do conhecimento, Aristteles pretende chegar verdade, que para ele consiste na adequao do conceito coisa real. A filosofia primeira no primeira na ordem do conhecer - j que partimos do conhecimento sensvel-, mas a que busca as causas mais universais, e, portanto, as mais distantes dos sentidos. Trata-se da parte nuclear da filosofia, na qual se estuda "o ser enquanto ser", isto , o ser independentemente de suas determinaes particulares.

Vous aimerez peut-être aussi