Vous êtes sur la page 1sur 37

No Metlicos II

Cermicos
Kirlene Salgado Fernandes Penna

9 Vidros

Caractersticas Histrico Composio e Estrutura Processamento Beneficiamento

Vidro
Substncia inorgnica, homognea e amorfa, obtida atravs do resfriamento de uma massa lquida a base de slica. ASTM

Produto inorgnico de fuso que foi resfriado at atingir condio de rigidez, sem sofrer cristalizao.

Caractersticas
um xido metlico de elevada dureza, inerte e biologicamente inativo. Os vidros formam-se a partir de lquidos inorgnicos super-resfriados e altamente viscosos; no apresentando estruturas cristalinas, apesar da sua aparncia slida nas temperaturas usuais. Os lquidos que do origem ao vidro possuem uma estrutura reticular com baixo n de coordenao, o que garante ordem em pequenas distncias. Fuso de 1250C: SiO2, Na2CO3 e CaCO3

Histrico
Surgiu em 4000 a.c. - egpicios Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando navegadores fizeram fogueiras na praia. A areia e o calcreo (conchas) se combinaram atravs da ao da alta temperatura. No sculo XVIII Portugal iniciou a indstria vidreira com produo artesanal. Decomposio do vidro leva 4000 anos. A cada 1000Kg de vidro leva-se 1300 Kg de areia.

Composio e Estrutura
As matrias primas que compem o vidro so vitrificantes, fundentes e estabilizantes. - Vitrificantes: utilizados para dar maior caracterstica massa vidrosa. So compostos anidrito silico, brico e fosfrico. - Fundentes: possuem a finalidade de facilitar a fuso da massa silcea. So compostos de xido de sdio e de potssio. - Estabilizantes: tem a funo de impedir que o vidro composto de silcio e lcalis seja solvel. So o xido de clcio, de magnsio e de zinco Retculo do vidro slica (vidro Quartzo)

Retculo do mineral Quartzo

Os elementos constituintes do vidro:

Vitrificantes (formadores de rede)

Estabilizantes (intermedirios)

Fundentes (modificadores de rede)

SiO2
B2O3 GeO2 P2O5 As2O5

Al2O3
TiO2 PbO BeO ZnO

MgO
K2O BaO CaO Na2O

Composio e Estrutura
A estrutura possui as seguintes caractersticas: 1) Possui relao de vizinhana ou ordem em pequenas distncias o que faz dele um material amorfo; 2) Uma estrutura tridimensional contnua de ligaes primrias fortes.

Vidro de vidro Retculo do quartzo slica (vidro Quartzo)

Retculo doMineral de quartzo mineral Quartzo

Comparao entre as estruturas de um lquido, do vidro e de um cristal:

Apesar de ser considerado, por alguns autores, um slido amorfo, o vidro possui caractersticas de uma substncia lquida possuindo inclusive reologia com alguns estudos especficos sobre sua viscosidade. O valor da viscosidade do vidro a temperatura ambiente alto: 1040 Pas a 20 C.

O grfico exibe o comportamento da viscosidade em funo da temperatura para cada tipo de vidro de acordo com sua composio.

Figura 15

xido de boro (B2O3): utilizado na fabricao de vidros especiais.

Composio do Vidro

xido de alumnio (Al2O3): aumenta a resistncia qumica do vidro e eleva a sua viscosidade em baixas temperaturas.
xido de chumbo (PbO): melhora a resistncia, aumenta a refrao e o brilho da luz, e reduz a temperatura da fundio. xido de potssio (K2O): melhora o processo de fundio, baixa o risco de cristalizao e obtm-se cores mais brilhantes.

xido de clcio (CaO): aumenta a qualidade qumica do vidro plano e vitral, facilita a homogenizao e a fundio do vidro. xido de sdio (Na2O): auxiliar a diluio do SiO2.

Propriedades dos Vidros


- Translucidez; - Dilatao trmica baixa; - Baixa condutividade eltrica;

- Baixa absorvncia, com exceo ao cido fluordrico


- Essencialmente inerte e biologicamente inativo; - Alta durabilidade porm frgil (caractersticas dos materiais

cermicos);
- Podem suportar grandes pesos quando sua superfcie no possui falhas ou riscos; - Suportam mais presso do que trao; - reutilizvel, retornvel e reciclvel.

Processamento dos Vidros

O processo pode variar de acordo com o tipo de vidro fabricado, mas basicamente formado pelas etapas: Preparao da mistura; Fundio, Conformao ; Tratamentos trmicos de tmpera (em casos especiais).

Preparao da Mistura:
a primeira etapa do processamento.
As matrias primas (fundentes, vitrificantes, estabilizantes so armazenadas em silos que tm a funo de dosar a quantidade necessria de cada material. Aps a pesagem, so conduzidas a um misturador, para produzir uma mistura homognea, a qual passa a ser chamada de composio ou mistura vitrificvel.

Fundio:
Essa mistura enviada a fornos de fundio.
Pode ser realizada de duas formas: intermitente ou contnua. A fundio intermitente: - utiliza fornos de potes que possuem seco reta circular ou oval. - Seu tempo de alimentao de cerca de 8 horas. - Este processo utilizado na fabricao de vidros de alta qualidade em funes peridicas e artesanais. - So responsveis pela fabricao de 15% do vidro mundial.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Potes Queimadores Purga Boca Compartimentos Regeneradores Fumos figura 5

Fundio contnua: - so utilizados fornos tanque onde a produo de vidro ocorre automatizada e contnua podendo chegar at 250 ton/dia. - O aquecimento feito atravs de eletrodos de grafite.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Fuso/afinagem Carga Queimadores Prticos Garganta Anteparos Trabalho/ acondicionamento 8. Distribuio 9. Alimentador 10. Gota

figura 6

As etapas pelas quais passam a mistura at ficar pronta para conformao so:
1-Fundio grossa: os componentes da mistura reagem juntos (1000 1200C). 2-Massa e concretizao: as composies gasosas evaporam. A mistura se concretiza e formam-se os silicatos. 3-Formao do vidro: a mistura de concretizao comea a fundir (1300 1600C) e a ficar transparente.

4-Fundio fina: a viscosidade aumenta e as infiltraes de ar se libertam mais facilmente. (1300 1600C)
5-Homogeneizao: remove-se as infiltraes de ar restantes. 6-Descanso da fundio: perodo de descanso entre 900 e 1200C para baixar a viscosidade e melhorar a manipulao.

Conformao:
O vidro modelado de acordo com sua aplicao. medida em que o vidro fundido se resfria sua viscosidade aumenta. Existe um intervalo de tempo certo para se conseguir dar a forma ao produto. Se demorar muito, o vidro fica rgido e no d mais para mudar sua forma. Por outro lado, se a forma dada muito rapidamente, o vidro ainda vai estar mole depois de pronto e vai fluir ou se "esparramar".

Tipo de Conformao: SOPRO


Aplicado: na fabricao de garrafas.

o material, cai dentro do bloco onde ser formado o gargalo.


A seguir, ar soprado por dentro do gargalo, criando o vazio interno da embalagem e formando o "parison" . Em seguida, o bloco se abre, e o parison transferido para o molde, que dar a forma final do produto.

Finalmente, soprado ar no interior, que vai empurrar o vidro contra o molde, definindo a forma final.

SOPRO:

Figura 7

Figura 8

Tipo de Conformao: PRENSAGEM


Esse processo normalmente se aplica na fabricao de artigos de mesas como pratos, tigelas, xcaras, etc.
o vidro condicionado termicamente cortado em gotas na quantidade correta para moldagem e depositado na forma. Em seguida, o material prensado assumindo a forma do molde em que foi depositado.

Algumas peas especficas como xcaras, por exemplo, precisando ser fabricadas em duas etapas (aba + recipiente), juntando-se as duas peas posteriormente.

PRENSAGEM:

Figura 9

Figura 10

Tipo de Conformao: LAMINAO


A Laminao aplicada em vidros planos. Exemplo, vidros para janelas, automveis, fachadas de prdios, mesas,etc. Este processo consiste passar o vidro por cilindros regulados com a espessura desejada.
Figura 11

Figura 12

LAMINAO:

Figura 11

Figura 12

Tratamento Trmico TMPERA:


Consiste no aquecimento gradativo at que o vidro atinja a temperatura de 650C (estado plstico);
Seguido de brusco resfriamento. Esse tratamento provoca tenses internas no vidro, conferindo-lhe resistncia mecnica at quatro vezes maior do que a do vidro comum. Este vidro tem como caracterstica a fragmentao segura, em pequenos pedaos e com arestas menos 14 Figura cortantes.

Tratamento Trmico RECOZIMENTO:

Diferente da tmpera, o recozimento tem por funo aliviar as tenses internas atravs do aquecimento gradativo do vidro e, em seguida, resfriamento lento at a temperatura ambiente.

Processos de Beneficiamento:
Vidro Acidado So vidros cujas texturas, desenhos ou formas geomtricas so trabalhados com a aplicao de uma soluo cida. Esses vidros no acumulam gordura, sendo assim, de fcil limpeza. Vidro Balstico O vidro balstico (a prova de bala) pode ser laminado com PVB ou resina, sendo composto de duas ou mais lminas de vidro recozido ou temperado, uma ou mais lminas de policarbonato e uma ou mais camadas de PVB ou resina, dependendo da espessura especificada para o vidro.

Processos de Beneficiamento:
Vidro Craquelado Este vidro composto por trs lminas: uma interna, de vidro temperado, com duas externas de vidro comum. Durante o processo de lapidao das bordas, a lmina temperada se fragmenta e os fragmentos ficam retidos pelcula plstica e presos s laminas externas, dando a pea um visual altamente decorativo.

Vidro Curvo Para curvar o vidro, preciso coloc-lo sobre um molde instalado dentro do forno de curvatura. Ele aquecido a temperaturas altssimas para tomar a forma do molde e, em seguida, resfriado. utilizado nas indstrias automotivas, de linha branca e moveleira e na construo civil.

Processos de Beneficiamento:
Vidro Espelhado O vidro espelhado produzido a partir da deposio de metais do tipo prata, alumnio ou cromo sobre uma de suas faces. Em seguida, esse metal protegido por camadas de tinta. A espelhao do vidro base de prata um dos mtodos mais difundidos no mundo. Vidro Insulado Conhecido como vidro duplo, utilizado para isolao trmica e acstica, formado por um conjunto de duas lminas de vidro, separadas por uma cmara de ar ou gs.

Processos de Beneficiamento:
Vidro Jateado O processo de jateamento feito por meio de jato de areia ou a laser, de modo que o vidro perca a transparncia e torne-se fosco. Vidro Lapidado Tratamento que o vidro recebe nas bordas para que no cause ferimentos e ganhe resistncia. H diversos tipos de acabamento e, depois desse tratamento, os vidros podem ser utilizados em tampos de mesa e de pia, mveis, prateleiras e esculturas, entre outras aplicaes.

Processos de Beneficiamento:
Vidro Laminado A laminao consiste na juno de duas ou mais chapas de vidro por meio de uma pelcula plstica (PVB) ou acrlica (resina). Independentemente do tipo de laminao, os vidros laminados so oferecidos em uma infinidade de cores e tm como principal caracterstica a segurana, pois, caso se quebrem, seus fragmentos permanecem presos pelcula plstica intermediria, reduzindo as chances de acidentes.

Processos de Beneficiamento:
Vidro Pintado Utilizam-se tintas especialmente desenvolvidas para pintar vidros. So produtos que detm alta tecnologia, resistem a riscos e suportam altas temperaturas.
Vidro Serigrafado Existem, no Brasil, dois processos de produo do vidro serigrafado: o frio e o quente. - Processo frio, menos utilizado no Pas, o vidro recebe uma tinta cuja cura feita pela luz ultravioleta (UV). - Processo quente, feita a aplicao do esmalte cermico (tinta vitrificada); em seguida, o vidro passa por um forno de tmpera para a incorporao

Tipos de Vidros e suas Aplicaes:


Sodo-Clcico: Embalagens em geral Potes para alimentos, frascos e garrafas para bebidas, produtos farmacuticos, higiene pessoal e mais incontveis outras aplicaes: a utilizao do vidro para embalagens uma das mais antigas e freqentes aplicaes para o vidro. Por ordem de consumo, a maior utilizao a do setor de bebidas, principalmente com cervejas, seguida pela indstria de alimentos e, logo aps, produtos no alimentcios, sobretudo farmacuticos e cosmticos. Figura 16

Vidro plano Fabricados em chapas, so consumidos principalmente pela construo civil, seguida pela indstria automobilstica e moveleira, depois na produo de espelhos e um pequeno percentual para mltiplas outra aplicaes.

Figura 17

Boro-Silicato: Aplicao: Utenslios domsticos resistentes a choque trmico

Figura 17

Ao chumbo

Aplicao: Copos, taas, clices, ornamentos, peas artesanais (o chumbo confere mais brilho ao vidro).

Figura 18

Vous aimerez peut-être aussi