Vous êtes sur la page 1sur 55

Sala 000 UNINOVE Campi

Prof. Luiz Henrique Mouro Machado


harmach@uol.com.br

luizmachado@uninove.br

Material de Apoio:
Disponvel no site www.lhmachado.com

Bibliografia:

Bibliografia Bsica:
>> STEWART R. C, HARDY C, NORD W. R. Handbook de

Estudos Organizacionais Volume 1: Modelos de Anlise e Novas Questes em Estudos Organizacionais. 2Ed.; Atlas: 2001.
>> STEWART R. C, HARDY C, NORD W. R. Handbook de Estudos Organizacionais Volume 2: Modelos de Anlise e Novas Questes em Estudos Organizacionais. 2Ed.; Atlas: 2001. >> STEWART R. C, HARDY C, NORD W. R. Handbook de Estudos Organizacionais Volume 3: Modelos de Anlise e Novas Questes em Estudos Organizacionais. 2Ed.; Atlas: 2001. >> MORGAN. G Imagens da Organizao Edio Executiva. 2Ed.; Atlas: 2002.

Diante

da

presente

realidade,

Cincia

da

Administrao vem recomendando o desenvolvimento

de novas abordagens no uso da Gesto Estratgica,


baseadas principalmente na Inteligncia Competitiva, na Aprendizagem Organizacional e na Prospeco de Cenrios, para enfrentamento de mercados

turbulentos e em constante mudana.

A Gesto do Conhecimento Organizacional como Fator Estratgico

Cincia

no mais compreendida como

estoque de conhecimento, mas como


processo de renovao permanente.
Pedro. 1989; p.15) (DEMO,

45END#1

O ciclo de evoluo tecnolgica est cada vez mais curto;

O ser humano deve acumular contnuamente

conhecimento e experincias;

45END#1

A realidade social deste milnio que, no


contexto das organizaes, se expressa a

necessidade
produo de

de

se

gerar

estmulos

para

conhecimento mais voltados a

estudos qualitativos;

Motivo:

A descoberta da importncia do fator humano na construo e manuteno desse ativo intangvel.

As linhas pontilhadas na figura representam os fluxos de conhecimento entre os trs tipos de capital, que resultam em um VALOR para a organizao situado no centro.

Modelo do Capital Intelectual, segundo Edvinson, Hubert, Gordon e Charles FONTE: Adaptado de Edvinson & Malone, 1998

Edvinsson e Malone (1998) utilizam uma metfora para conceituar o capital intelectual: Comparam a empresa a uma rvore, considerando a parte visvel (tronco, galhos e folhas) como a que est descrita em

organogramas, nas demonstraes contbeis e em outros


documentos; A parte que se encontra abaixo da superfcie, no sistema de

razes, capital intelectual, que so os fatores dinmicos


ocultos que embasam a empresa visvel formada por edifcios e produtos.

Eles propem um cenrio no qual as organizaes


necessitam gerenciar simultaneamente tipos diferentes de capital intelectual para criar valor.
04/05/2012 15:48:40 Prof.Ms. Edison Ferreira - UNINOVE 13

Para gerar valor a partir do capital intelectual, as


organizaes necessitam gerenciar os fluxos de

conhecimento (BUKOWITZ e WILLIAMS, 2002, p.237)


entre:

Capital humano - a capacidade dos indivduos e das


equipes de aplicarem solues para as necessidades

dos

clientes;

as

competncias

os

mind-sets

(capacidade da mente ajustar-se s necessidades do

momento).

Capital do Cliente - a fora do relacionamento com o cliente; o valor superior percebido pelo cliente; a customizao crescente das solues. As linhas pontilhadas na figura a seguir representam os fluxos de conhecimento entre os trs tipos de capital intelectual, que resultam no VALOR situado no centro.
04/05/2012 15:48:40 Prof.Ms. Edison Ferreira - UNINOVE 15

Capital Organizacional - as capacidades da organizao, compostas de conhecimento retido e codificado de todas as fontes - as bases de conhecimento, os processos de negcios, a

infra-estrutura de tecnologia - a cultura, valores


e normas compartilhadas.
04/05/2012 15:48:40 Prof.Ms. Edison Ferreira - UNINOVE 16

Capital Intelectual - a relao entre o capital humano, do cliente e organizacional que maximiza o potencial da organizao para criar valor.

Quanto melhor esses fluxos so gerenciados, mais os inter-relacionamentos entre os trs tipos de capital atingem a harmonia. Quando eles interagem afinadamente, a organizao fica mais bem posicionada para criar VALOR.
Prof.Ms. Edison Ferreira - UNINOVE

Matria-Prima do Capital Intelectual

Antunes (2005, p. 121) diz que a contradio se evidencia quando o olhar se volta para a (des) sociabilidade contempornea no mundo produtivo: Quanto maior a incidncia do iderio e da pragmtica na chamada "empresa moderna", quanto mais racionalizado e seu modus operandi, quanto mais as empresas elaboram na implantao das "competncias", da chamada "qualificao", da gesto do "conhecimento", mais intensos parecem tornar-se os nveis de degradao do trabalho.

Isso se d porque a gesto do "conhecimento e da competncia" est inteiramente conformada pelo receiturio e pela pragmtica presente na "empresa enxuta", na

empresa liofilizada que, para ser competitiva, deve reduzir

ainda mais o trabalho vivo e ampliar sua dimenso


tecnocientfica, o trabalho morto, cujo resultado no outro

seno o aumento da informalidade, da terceirizao, da


precarizao do trabalho e do desemprego estrutural em escala global.

Consultoria Organizacional
possvel detectar inicialmente duas grandes vertentes no desenvolvimento das teorias organizacionais ou de administrao: Vertente Administrativista; Vertente apoiada nas cincias sociais.
1. 2.

1. A VERTENTE ADMINISTRATIVISTA
Onde as preocupaes sempre estiveram primordialmente voltadas a questes de pratica administrativa.
Tratava-se de profissionais, ou consultores, ou mesmo acadmicos, mas sempre voltados gesto empresarial ou organizacional. Este o universo no qual encontram-se inseridos os

fundadores da administrao, como Frederick Taylor, Henri Fayol, Gantt, L. Urwick e outros.

1. A VERTENTE ADMINISTRATIVISTA
O administrativismo no desapareceu e se mantm com grande vigor ate os dias atuais, especialmente nos ltimos vinte anos, mais especificamente a partir da dcada de oitenta, quando a presso por resultados e para que administradores fossem capazes de continuar gerindo e bem gerindo organizaes.
Tanto pblicas como privadas, respondem pela pesada orientao em direo pratica que vem sendo impressa em cursos e demais programas de formao ou de re-treinamento de profissionais de administrao.

1. A VERTENTE ADMINISTRATIVISTA
A maioria das tcnicas, modismos e tpicos que vem ocupando a literatura e o ensino de administrao nos ltimos vinte anos esto claramente alinhados dentro da vertente administrativista.
Basta que lembremos coisas como KAN-BAN, Administrao de estoques por tcnicas JUST IN TIME, DELAYERING, REENGENHARIA, ABCACTIVITY BASED COSTING, SBU-STRATEGIC BUSINESS UNITS OU UNIDADES ESTRATEGICAS DE NEGOCIOS, TQM-TOTAL QUALITY MANAGEMENT deixam claro o que se quer dizer a respeito.

A VERTENTE ADMINISTRATIVISTA

A maioria das tcnicas, modismos e tpicos que vem ocupando a literatura e o ensino de administrao nos ltimos vinte anos esto claramente alinhados dentro da vertente administrativista.

2. A VERTENTE APOIADA NAS CIENCIAS


SOCIAIS
A vertente apoiada nas cincias sociais usa referenciais tericos e conceitos das diversas cincias sociais para explicar e eventualmente atuar sobre organizaes. Diferentemente da vertente administrativista, onde a gesto o foco, para esta vertente as organizaes e o mundo da administrao constituem primordialmente um campo onde teorias e variveis das diversas cincias sociais podem ser testadas ou comprovadas.

2. A VERTENTE APOIADA NAS CIENCIAS


SOCIAIS
Isto no significa que esta vertente no fornea subsdios importantes prtica da administrao. Isto por vezes ocorre, mas o seu interesse em organizaes no primordialmente gestionrio. Exemplos importantes desta vertente podem ser encontrados na literatura de teoria administrativa. Alguns exemplos so apresentados a seguir:

2. A VERTENTE APOIADA NAS CIENCIAS


SOCIAIS
I - A chamada ESCOLA BUROCRTICA de inspirao parcialmente weberiana, mas que acabou por se transformar num grande modelo de gesto ao longo de todo o sculo XX, no s no mundo da administrao publica, mas tambm na administrao empresarial.

2. A VERTENTE APOIADA NAS CIENCIAS


SOCIAIS I - Continuao A grande produo organizacional da Segunda Revoluo Industrial foi a EMPRESA MULTIDIVISIONALIZADA COM UMA ADMINISTRAO CENTRAL que ate hoje ocupa posio central na gesto empresarial. Diria que apesar de toda a retrica mudancista o que temos hoje so, na verdade, formas MITIGADAS de burocracias industriais.

2. A VERTENTE APOIADA NAS CIENCIAS


SOCIAIS
II - A entrada da PSICOLOGIA e particularmente da psicologia social e algumas variveis da PSICOLOGIA CLNICA que abriram a grande avenida da chamada ESCOLA DAS RELAES HUMANAS, iniciada na dcada de trinta por Elton Mayo e seus associados da Harward Business School.

2. A VERTENTE APOIADA NAS CIENCIAS


SOCIAIS
III - A contribuio da ECONOMIA sempre foi
decisiva e se manifesta de maneira muito mais
pervasiva do que as demais cincias sociais. De fato a contribuio tpica da economia poderia ser apontada na rea de ESTRATEGIA, mas ela permeia todo o universo da administrao, na medida em que...

2. A VERTENTE APOIADA NAS CIENCIAS


SOCIAIS
III (continuao) responsvel pela introduo do conceito de RACIONALIDADE no universo administrativo. As concepes de eficincia, produtividade e eficcia, que so bsicas no universo da administrao, foram simplesmente transplantadas do universo da racionalidade econmica.

2. A VERTENTE APOIADA NAS CIENCIAS


SOCIAIS
IV - A contribuio da CIENCIA POLTICA com seus trabalhos na linha de poder organizacional e explorao da interafce envolvendo sistemas organizacionais e sistemas polticos. Embora boa parte desta literatura lide com unidades organizacionais de tipo empresarial a sua relevncia e transferibilidade para a rea da administrao publica so bvias.

2. A VERTENTE APOIADA NAS CIENCIAS


SOCIAIS
V - Ainda na linha da cincia poltica a importncia do trabalho de Philip Selznick, Alvin Gouldner e toda a tradio francesa de Michel Crozier e Le Goff so fundamentais.

2. A VERTENTE APOIADA NAS CIENCIAS


SOCIAIS
VI. A recente mas decisiva contribuio da

ANTROPOLOGIA, para a rea sob a forma de estudos envolvendo CULTURA ORGANIZACIONAL.

2. A VERTENTE APOIADA NAS CIENCIAS


SOCIAIS
VI. Esta uma rea recente, na verdade

preocupaes de cultura organizacional no tem mais do que vinte anos, e a rea parece estar em processo de consolidao, no passando como mais um modismo. Firma-se como rea para a teorizao, para a pesquisa e tambm para as praticas administrativas.

Duas outras tendncias merecedoras de ateno so as formadas pelas


1. TEORIAS CONTINGENCIAIS e pelo

2.

SIMBOLISMO ORGANIZACIONAL.

TEORIAS CONTINGENCIAIS As Teorias contingenciais constituem um afastamento definitivo do ideal original, partilhado pelos pioneiros da teoria administrativa, de que seria possvel construir uma cincia da administrao nos moldes de tradio cientifica ocidental. ISTO IMPLICARIA NUMA CIENCIA ADMINISTRATIVA DE TIPO UNIVERSAL E ABSOLUTO, exatamente como se desenvolvera nas reas das chamadas cincias exatas e biolgicas.

TEORIAS CONTINGENCIAIS

Manifestaes do contingencialismo podem ser encontradas no inicio dos anos cinqenta com o trabalho de Burns e Stalker na Inglaterra, de onde sai a constatao de que no existia UM, porm DOIS tipos de organizao, s quais deveriam corresponder tratamentos gestionrios diversos. Organizaes MECANICAS e Organizaes ORGANICAS so diferentes e como tal devem ser analisadas e administradas. Portanto a idia de uma cincia administrativa nica e universalmente aplicvel sofre aqui o seu primeiro impacto.

TEORIAS CONTINGENCIAIS

Outro trabalho decisivo foi o de Joan Woodward envolvendo empresas industriais e onde se submetia a teste a prpria teoria clssica, de uma perspectiva claramente administrativista ou gerencialista. As concluses de Woodward so relativizadoras e indicam que, dependendo do tipo de tecnologia de produo que se utilize, mudam estruturas, processos e formas de coordenao e controle.

TEORIAS CONTINGENCIAIS

Produes unitrias ou por job order, em pequenos lotes, em massa ou por processo que detm a chave das respostas maneira mais adequada ou conveniente de se administrar. No convm preparar administradores para que atuem de uma nica forma, mas sero necessrias vrias formas.

Certamente uma rea onde o contingencialismo exerce

grande influncia na rea de estratgia tanto empresa


privada como pblica, nesta ltima, freqentemente denominada rea de Polticas Pblicas. Aqui predomina o pressuposto de que organizaes devem adaptar-se sempre a ambientes e situaes em permanente mutao, e que, no adaptar-se pode significar at o fim, morte ou extino organizacional.

Boa parte dos esforos de REFORMA da administrao pblica em nossos dias conduzida com o pressuposto de que necessrio ADEQUAR aparatos administrativos governamentais a uma sociedade civil que se altera e que na mudana passa a demandar novas formas de atuao do setor pblico. Na esfera empresarial a mesma coisa ocorre na medida em que mudanas no ambiente dos negcios exigem que as empresas se adaptem ou peream.

Preparar para o terceiro encontro:


O ps-graduando dever construir um resumo - de
acordo com a metodologia do trabalho cientfico (vide
orientaes ao final deste material) - abordando os

assuntos aqui encontrados e os observados nos trechos exibidos em classe, do filme A

corporao, associando-os aos observados nos filmes abaixo indicados para assistir em casa (complementar): O Senhor das Armas

Preparar para o quarto / quinto encontro:


Os grupos de ps-graduandos prviamente constitudos, devero construir e apresentar um Artigo de acordo com a metodologia do trabalho cientfico (vide orientaes ao final

abordando os assuntos aqui encontrados e onde dever conter o ponto de vista crtico em relao a uma organizao existente (com ou sem vnculo empregatcio).
deste material) -

Um exemplar dever ser fornecido ao professor. O trabalho tambm ser apresentado em Power-Point. Sero objeto de debate e discusso - em classe - os aspectos levantados pelo trabalho, visando conexo entre os diversos pontos divergentes ou convergentes dos mtiplos ambientes organizacionais observados.

Preparar para o sexto encontro: Ser enviado, em seguida, um material relativo Ecologia Organizacional para a produo de um Paper - de acordo com a metodologia do trabalho cientfico (vide orientaes ao final deste material) - em grupo, que dever ser apresentado e discutido em classe. A questes propostas da disciplina sero enviadas antes do stimo encontro para resposta individual e entrega no mximo no ltimo encontro.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO

Vous aimerez peut-être aussi