Vous êtes sur la page 1sur 25

Turbinas a gs

Introduo as turbinas
Turbina uma mquina construda para captar e converter energia mecnica e trmica contida em um fluido em trabalho de eixo. Os principais tipos encontrados so: Turbina a vapor Turbina a gs Turbina hidrulica Turbina Aeronautica Turbina Elica

Histria
A primeira turbina a gs foi desenvolvida a cerca de 150 anos, a partir dos conhecimentos adquiridos com a evoluo dos motores trmicos. O grande avano nas turbinas a gs ocorreu na poca da 2 Guerra Mundial devido a aeronutica, que tinha necessidade de aumentar a velocidade de seus avies e continuou com a industrializao aps a 2 Guerra, com a instalaes de potncia a gs. Por fim, com o desenvolvimento da metalurgia nos ltimos 30 anos foi possvel obter materiais que suportam temperaturas mais elevadas (superiores a 500oC) e que permitiram o desenvolvimento das turbinas a gs modernas.

Em 150 A.C., um filsofo e matemtico egpcio,Hero , inventou um brinquedo, o Aeolipile Ele verificou o efeito da reao do ar quente ou vapor movimentado por alguns bocais sobre umroda.

Em 1500, Leonardo da Vinci desenhou um esboo de um dispositivo, o macaco de chamin, que girava pelo efeito dos gases quentes subindo a chamin. Ele criou um dispositivo que usava o ar quente para girar um espeto.

Em 1687, Sir Isaac Newton anuncia as leis do movimento. Especificamente, a 3 Lei de Newtonafirmava haver um equilbrio entre ao e reao.
Baseado nessas leis, Newton imaginou um veculo movido por jatos de vapor.

Em 1629, Giovanni Branca desenvolveu uma oficina de estampagem que usava jatos de vapor para girar uma turbina que ento, fornecia trabalho para as mquinas.

A primeira concepo da turbina a gs e seu conseqente patenteamento foi proposta em 1791 peloingls John Barber. 1 Turbina2 Compressor de Ar ou Gs3 Cmara de Combusto4- Receptor5 Produtor de Gs. interessante observar que as melhores concepes e arranjos foram introduzidos a partir dosmeados do sculo XIX ocasio em que os estudos tericos de termodinmica (Dalton,Lord Kelvin,Joule,Brayton) tiveram um grande desenvolvimento.

Turbinas a gs

A Turbina a gs uma mquina trmica que utiliza o ar como fluido motriz para prover energia. Para conseguir isto o ar que passa atravs da turbina deve ser acelerado; isto significa que a velocidade ou energia cintica do ar aumentada. Para obter esse aumento, primeiramente aumenta-se a presso e, em seguida, adiciona-se calor. Finalmente a energia gerada (aumento de entalpia) transformada em potncia no eixo da turbina .

Tipos de combustveis
Gs Natural. Petrleo Bruto. Gases de Alto. Derivados de Petrleo. Algumas das principais caractersticas que devem ter os combustveis para as turbinas a gs so: ser abundante na natureza e ter extrao rentvel; ter um poder calorfico por unidade de peso ou volume elevado; produzir gases de combusto que no poluam tanto o meio ambiente; no atacar as partes que esto em contato com ele ou com os seus produtos de combusto.

Ciclo Brayton
O ciclo Brayton um ciclo ideal, uma aproximao dos processos trmicos que ocorrem nas turbinas a gs,descrevendo variaes de estado (presso e temperatura) dos gases. O conceito utilizado como base didtica e para anlise dos ciclos reais, que se desviam do modelo ideal, devido a limitaes tecnolgicas e fenmenos de irreversibilidade, como o atrito.

Classificao das Turbina a Gs

Axiais: So usados em sistemas de turbinas a gs de grande e mdio porte, tais como centrais termoeltricas e avies. Possuem escoamento sem mudana de direo, o que os permite atingir um melhor rendimento que o tipo radial. Radiais: So utilizados somente em turbinas a gs depequeno porte at 500 kW. Suas vantagens so serem compactos, mais resistentes e mais fceis de serem construdos. Sua desvantagem o rendimento mais baixo.

Axial

Radial

Campos de aplicao
As turbinas a gs tem sido utilizadas:
1. Como elemento propulsor para: Navios Avies Carros 2. Como acionador de estaes booster de bombeamento oleodutos gasodutos
3. Para gerao de eletricidade: Horrio de ponta Sistemas Stand-by Sistemas de No-Break Plataformas Off-shore de extrao de petrleo (onde peso e volume so levados em conta) Locais remotos de difcil acesso (alta confiabilidade e possibilidades de serem operadas a distncia)

Carro turbina

Turbina de um aviao

O primeiro e nico veculo terrestre a quebrar a barreira do som, atingindo a velocidade de 1.228 km/h

Turbina Aeronutica

Compressor

o componente da turbina a gs onde o fludo de trabalho pressurizado.Podem ser do tipo radial e do tipo axial

Turbina a gs Cmara de combusto


O ar comprimido flui para as cmaras de combusto, onde ocombustvel, a alta presso, injetado e queimado a uma presso constante. A ignio da mistura ar/combustvel ocorre durante a partida, atravs ignitores. Posteriormente a combusto se auto sustenta.

Turbina a gs Camara de combustao

Turbina a gs - turbina
a parte motriz da unidade. O gs, ao escoar atravs da turbina, perde presso e temperatura, medida que se expande e transforma a sua energia em trabalho.

Vantagens

Peso reduzido Pequeno volume (ocupa pouco espao) Versatilidade de operao Ausncia de movimentos alternativos e de atrito entre superfcies slidas Elevada confiabilidade Baixa inrcia trmica que lhes permite atingir sua carga plena em um espao de tempo bastante reduzido. Ideal para uso em sistemas de gerao eltrica de ponta ou sistemas de No-Break

Desvantagens

Possuem rendimento baixo; Comparadas a motores de pisto de mesmo tamanho, so caras; So de difcil projeto; Operam a altas temperaturas; Tendem a consumir mais combustvel quando esto em marcha lenta e preferemuma carga constante varive

Curiosidades

Conclusao

Vous aimerez peut-être aussi