Vous êtes sur la page 1sur 17

RESDUOS DE SERVIOS DE SADE (RSS)

Jamylle Porto

Os Resduos de Servios de Sade (RSS) = Lixo Hospitalar;

Representam uma fonte de riscos sade e ao meio ambiente;

Falta de adoo de procedimentos tcnicos adequados ao manejo das diferentes fraes slidas e lquidas geradas como materiais biolgicos contaminados, objetos perfurocortantes, substncias txicas, inflamveis e radioativas.
Os RSS so gerados em todos os locais em que prestado atendimento sade

Os riscos englobam: A equipe que manuseia os RSS; A comunidade hospitalar; O grupo constitudo de pacientes em tratamento. O manejo inadequado dos RSS pode ainda causar situaes de risco ambiental; Os RSS podem abrigar organismos produtores de doenas; Tornam-se poluentes do ar e da gua; Apresentam srios riscos segurana para a populao em geral.

TIPOS DE RESDUOS DE SERVIOS DE SADE

GRUPO A (POTENCIALMENTE INFECTANTES) : Resduos com a possvel presena de agentes biolgicos, que por suas caractersticas de maior virulncia ou concentrao podem apresentar riscos de infeco, tais como: peas anatmicas (membros), culturas e estoques de microrganismos, sobras de amostras de laboratrio e seus recipientes contendo fezes, urina e secrees, provenientes de pacientes, entre outros.

TIPOS DE RESDUOS DE SERVIOS DE SADE

GRUPO B (QUMICOS) : Resduos contendo substncias qumicas que apresentam riscos sade publica ou a o meio ambiente, independente de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Como exemplo temos os resduos de saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resduos contendo metais pesados; reagentes para laboratrio, inclusive os recipientes contaminados por estes, medicamentos descartados por data de validade esgotada e/ ou que no podem ser utilizados novamente.

TIPOS DE RESDUOS DE SERVIOS DE SADE

GRUPO C (REJEITOS RADIOATIVOS):Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de iseno especificados nas normas do CNEN (Comisso Nacional de Energia Nuclear) e para os quais a reutilizao imprpria ou no prevista. Enquadram-se neste grupo os rejeitos radioativos ou contaminados com radionucldeos, provenientes de laboratrios de anlises clinicas, servios de medicina nuclear e radioterapia.

TIPOS DE RESDUOS DE SERVIOS DE SADE

GRUPO D (RESDUOS COMUNS): Resduos que no apresentem risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resduos domiciliares, como sobras de alimentos, papis higinicos, fraldas, etc.

TIPOS DE RESDUOS DE SERVIOS DE SADE

GRUPO E (PERFUROCORTANTES): Materiais perfurocortantes tais como: Lminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodnticas, pontas diamantadas, lminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lminas; esptulas; e todos os utenslios de vidro quebrados no laboratrio (pipetas, tubos de coleta sangunea e placas de Petri) e outros similares.

COLETA DE RSS

A separao do lixo deve ser feita em cada setor onde h os recipientes: descarpak, saco branco leitoso e lixeiras para separao de plsticos e de papis. Ateno especial em todas as fases de manejo: Segregao; Condicionamento; Armazenamento; Coleta; Transporte; Tratamento.; Disposio final

COLETA DE RSS

Deve ser feita em horrios no coincidentes com a distribuio de roupas, alimentos, medicamentos e perodos de visita; Deve ser feita separadamente de acordo com o grupo de resduos e em recipientes especficos; A lavagem das mos deve acontecer antes e aps calar as luvas e antes de retirar a luva lav-las.

Os carros de coleta devem ser constitudo de material rgido e de fcil limpeza. Deve ser identificado com o smbolo correspondente ao resduo.
O armazenamento temporrio dever ser feito em uma sala especfica at que o servio de coleta externa os colete. A coleta externa consiste na remoo dos RSS do abrigo de resduos;

TECNOLOGIA DE TRATAMENTO DOS RSS

Consiste em processos manuais, mecnicos, fsicos, qumicos ou biolgicos que alterem as caractersticas dos resduos; Visa eliminar os riscos de contaminao, de acidentes ocupacionais ou de danos ao meio ambiente; Os sistemas de tratamento so fiscalizados e controlados pelos rgos de vigilncia sanitria e do meio ambiente.

TIPOS DE TRATAMENTO

Desinfeco qumica ou trmica: Autoclavagem: Mantm o material contaminado em contato com vapor de gua, a uma temperatura elevada, durante um perodo de tempo suficiente para destruir potenciais agentes patognicos ou reduzi-los a um nvel que no constitua risco. Microondas: Descontaminao dos resduos com emisso de ondas de alta ou de baixa freqncia, a uma temperatura elevada. Os resduos devem ser previamente triturados e umidificados. Incinerao: uma reao qumica em que os materiais orgnicos combustveis so gaseificados. O processo se d pela oxidao dos resduos com a ajuda do oxignio contido no ar.

DISPOSIO FINAL DO RSS

Formas de disposio final dos RSS:


Aterro sanitrio: Processo utilizado para disposio de resduos slidos no solo de forma segura e controlada; Aterro de resduos perigosos: Disposio de resduos qumicos no solo, utilizando procedimento especficos de engenharia para o confinamento destes;

Lixo ou vazadouro: Forma inadequada de descarga de resduos no solo sem medidas de proteo;
Aterro controlado: Trata-se do Lixo melhorado,com recobrimento de camada de material inerte diariamente; Valas spticas: Preenchimento de valas escavadas impermeabilizadas, com largura e profundidade proporcionais a quantidade de lixo.

SEGURANA OCUPACIONAL

O manuseio a operao mais importante; Envolve riscos potenciais de acidentes principalmente para os profissionais que atuam na coleta e transporte dos resduos; Com o objetivo de proteger as reas do corpo expostas ao contato com os resduos, os funcionrios devem obrigatoriamente usar EPIs. EPI's Recomendados:

- Uniforme composto de um macaco; - Luvas de borracha de PVC antiderrapante e de cano longo; - Bota de borracha; - Mscara.

RISCOS DURANTE O MANEJO

Para que ocorra a infeco necessria a inter-relao entre os seguintes fatores: Presena do agente; Dose de infectividade; Resistncia do hospedeiro; Porta da entrada; Via de transmisso. Riscos ao meio ambiente:

a) b) c) d) e)

- Contaminao do solo; Das guas superficiais e subterrneas; Do ar, devido a incinerao descontrolada.

MEDIDAS DE PREVENO DE ACIDENTES

Descartar os resduos, conforme indicao nos recipientes prprios; No manipular perfurocortantes; Lavar as mos aps manipular os resduos independentes da sua classificao;

Usar luvas antiderrapantes para manusear os resduos;


Notificar acidentes com perfurocortantes, ou qualquer material contaminante a chefia direta, ao tcnico de segurana do trabalho ou CCIH.

Referncias
Manual de gerenciamento de resduos de sade/ Ministrio da Sade, Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Braslia: Ministrio da Sade, 2006. 182 p. (Srie A. Normas e Manuais tcnicos).

Vous aimerez peut-être aussi