Vous êtes sur la page 1sur 28

A Colonizao da Amrica Espanhola: histria de uma conquista violenta

A conquista da Amrica e a sua posterior colonizao, foi um empreendimento gigantesco, que sem dvida alguma mudou os rumos da civilizao ocidental. Esta obra, cujas marcas principais esto diretamente relacionadas a expanso martima e comercial levada a cabo pelos pases ibricos (Portugal e Espanha) no final do sculo XV, realizouse com a perda de milhes de vidas e o extermnio completo de muitas civilizaes indgenas

. Se

por um lado o Novo Mundo representava um eldorado de oportunidades para europeus vidos por riquezas e metais preciosos (ouro, prata e cobre), por outro ele se transformou num verdadeiro inferno e numa dolorosa provao para aqueles que se submeteram pela fora, ao jugo dominador das naes europias, notadamente da Espanha

A colonizao efetiva do continente americano pelos espanhis comeou em 1493, quando Cristvo Colombo (um ano depois de ter aportado na ilha de Hispaniola, atual Santo Domingo, capital da Repblica Dominicana) fundou a colnia de Natividade. A partir da, iniciou-se de modo irreversvel o embrio daquele que se transformaria num dos maiores imprios do mundo: O Imprio Espanhol na Amrica.

Aps alguns contatos amistosos no incio da colonizao, a relao entre espanhis e gentios da terra sofreu uma transformao que, caracterizou por assim dizer, o tipo e a mentalidade colonizadora desenvolvida pela Espanha. A busca por riquezas e a converso dos ndios ao cristianismo foram, entre outros fatores, as bases motivadoras do projeto colonial em territrio americano.

O segundo objetivo era constantemente utilizado para mascarar o primeiro e em busca deste, inmeras atrocidades foram cometidas contra os povos dominados. A cruel matana de indgenas, bem como a ganncia e a sede espanhola por metais preciosos, foi muito bem retratada por Frei Bartolom de Las Casas (testemunha ocular de tais acontecimentos), que jamais ficou calado diante do tratamento desumano dispensado pelos colonizadores aos povos nativos:

A causa pela qual os espanhis destruram tal infinidade de almas foi unicamente no terem outra finalidade ltima seno o ouro, para enriquecer em pouco tempo, subindo de um salto a posies que absolutamente no convinham a suas pessoas. Enfim no foi seno a sua avareza que causou a perda desses povos e quando os ndios acreditaram encontrar algum acolhimento favorvel entre esses brbaros, viram-se tratados pior que os animais e como se fossem menos ainda que o excremento das ruas; e assim morreram sem f e sem sacramentos, tantos milhes de pessoas. (Las Casas, 2001, p. 32).

Uma opinio diferente daquela manifestada por Las Casas, nos fornecida por Vicente Tapajs em seu livro Histria da Amrica. Este autor, ao abordar as fases iniciais da conquista e da colonizao praticamente no toca no morticnio praticado pelos espanhis contra os povos nativos, e quando o faz, utiliza-se de uma linguagem depreciativa para com os indgenas. Em alguns pontos a sua viso eurocntrica da conquista fica evidente, vamos a eles:

A fim de proteger-se e evitar a reao dos Incas, Pizarro aclamou sucessor do Imperador, o terceiro filho de Huaina Capac, chamado Toparca, e com a proteo dele entrou em Cuzco, capital do Imprio. atitude dos espanhis acabou por provocar a revolta dos selvagens, abafada pelos conquistadores. (Tapajs, 1968, p. 83).

Ao invs de abordar a colonizao pelo vis do extermnio indgena (como o fez Las Casas), Tapajs preferiu defender a tese de que os primeiros momentos na Amrica foram de pouca paz devido a divergncias existentes entre os prprios colonizadores, bem como causados por desacertos ocorridos no processo de administrao das terras conquistadas. Isso fica claro na seguinte passagem:

Colombo errou desde o princpio como administrador. Um de seus primeiros erros foi a nomeao de seu irmo, Diego, para substitu-lo, enquanto se punha numa expedio exploradora. Ao voltar encontrou-se situao difcil de resolver-se. (Tapajs, 1968, p. 77). Outro autor J.H. Elliot, aborda de forma crtica tanto os erros administrativos da famlia Colombo, bem como o extermnio dos nativos pela crueldade, pela fome, pelo trabalho forado e pelos maus tratos a que os mesmos eram submetidos:

A famlia de Colombo que tinha jurisdio sobre as ilhas, revelou-se no estar a altura da tarefa. Na qualidade de genoveses adventcios, comearam em desvantagem natural, e por temperamento nem o almirante, nem seus irmos, estavam preparados para lidar com a indisciplina endmica de um bando de espanhis, cujo nico pensamento era a riqueza fcil. (Elliot in Bethel (org), 1998. p. 150).

Quanto aos indgenas, de acordo com Elliot: O estabelecimento formal do trabalho forado para a populao nativa, apenas precipitou um processo que j estava tornando-se catastrfico - a sua total extino. (Elliot in Bethel (org) 1998, p. 153). Percebe-se que h uma concordncia entre Las Casas e Elliot no que se refere ao mau tratamento dispensado pelos colonizadores espanhis aos gentios da terra. Entretanto Las Casas mais enftico em suas crticas, que muitas das vezes assumem um tom de denncia acalorada:

(...) os espanhis entravam nas vilas, burgos e aldeias no poupando nem crianas e velhos, nem mulheres grvidas e parturientes e lhes abriam o ventre e faziam em pedaos (...). Sempre matando, incendiando, queimando, torrando ndios e lanando-os aos ces (...) e assassinaram tantas naes que muitos idiomas chegaram a desaparecer por no haver ficado quem os falasse (...) e no entanto ali teriam podido viver como num paraso terrestre, se disso no tivessem sido indignos.... (Las

No acostumados ao modo de vida dos europeus que baseava-se numa existncia sedentria, os indgenas simplesmente tendiam a no suportar tamanha diferena entre uma cultura e outra. Dessa forma, o choque entre ambas tornou-se inevitvel e a reao indgena assumiu as mais variadas formas: hostilidade, guerra, suicdios em massa, movimentos de resistncia religiosa, etc. Referindo-se a extino quase que completa da populao nativa da ilha de Hispaniola, Elliot nos d um exemplo extremamente lcido do que representou para os indgenas, o contato com os espanhis:

Em vinte anos, desde o desembarque de Colombo, a populao dessa ilha densamente habitada havia sido quase varrida pela guerra, pelas doenas, pelos maus tratos e pelo trauma resultante dos esforos dos invasores para obrig-la a aceitar modos de vida e comportamento totalmente desvinculados de sua experincia anterior. (Elliot in Bethel (org), 1998, p. 153).

Mas quais foram os motivos (alm claro da obsesso por riquezas e metais preciosos) que levaram os espanhis a adotar um comportamento brbaro e cruel em relao aos povos nativos? Para se entender tal cenrio, preciso voltar um pouco no tempo, recuando por intermdio do mesmo at os primrdios da colonizao espanhola na Amrica.

A chegada de Cristvo Colombo a este continente ocorreu em 1492, no mesmo ano em que mouros e judeus haviam sido definitivamente expulsos da Espanha. Este pas passava nesta poca por um perodo de transio poltica, atravs da unificao dos reinos de Arago e Castela, fato que se deu aps o casamento dos reis catlicos Fernando e Isabel.

Por outro lado, todas essas novidades faziam com que a Espanha, em sua gnese como pas unificado, sofresse um processo de acomodao de foras e de adaptao a uma situao inusitada, que o destino havia lhe proporcionado.

Guiada desde o incio pela busca de riquezas, a poltica colonial espanhola inseria-se perfeitamente dentro dos conceitos mercantilistas que dominavam a economia europia no perodo da expanso ultramarina. Por sua vez, o princpio do metalismo (que estabelecia que a riqueza de uma nao era medida pela quantidade de ouro e prata que a mesma possua), aliado ao bulhonismo (que defendia a tese de que os pases necessitavam ter uma balana comercial favorvel), deram origem ao modelo econmico que moldou a configurao poltico-administrativa da Espanha em relao ao seu Imprio Colonial Americano.

To logo foram descobertas as minas de ouro e prata no Peru e no Mxico, a coroa espanhola comeou a explor-las, utilizando-se para isso da mo-de-obra indgena. A partir da, foi organizado um vasto sistema de explorao econmica, que baseava-se na servido e na escravido dos gentios da terra.

O trabalho forado mostrouse prejudicial aos ndios, uma vez que os mesmos no estavam acostumados a uma existncia calcada no trabalho sistemtico e no sedentarismo imposto pelos europeus. Somese a isso as doenas tpicas do homem branco, o sadismo e o instinto bestial dos colonizadores e o resultado obtido foi a morte incontida de milhes de indgenas, bem como o desaparecimento completo de muitas civilizaes.

Tem razo Frei Bartolom de Las Casas, ao afirmar que a histria da conquista e colonizao da Amrica, foi uma obra escrita com sangue. Comportando-se como verdadeiros tiranos, os espanhis cegos pela cobia e pela avareza, no mediram esforos para alcanar os seus objetivos coloniais. A conta dessa sanha conquistadora, foi paga pelos pobres nativos com o ceifamento precoce de suas vidas. Entretanto, para os colonizadores isso no possua a menor importncia, pois uma vez que os seus intentos, mesmo os mais esprios, fossem plenamente satisfeitos, as demais coisas em nada lhes interessavam.

Vous aimerez peut-être aussi