Vous êtes sur la page 1sur 16

Rpteis

A Anaconda tambm conhecida como Anaconda-verde, um animal que impressiona pela dimenso, nas florestas do Amazonas esta espcie das mais temidas.

Distribuio Encontra-se por toda a Amrica do sul, a leste dos Andes, mas sobretudo nas regies do rio Amazonas, do Orenoco e das Guianas.

Anatomia - No venenosa captura as suas presas por esmagamento.

Hbitos sociais - Estas serpentes so sobretudo aquticas, mas caam frequentemente em terra. Devido ao seu tamanho parecem um pouco lentas em terra mas podem alcanar velocidades surpreendentes, quer superfcie, quer debaixo de gua.

O animal adulto pode alcanar os 9 metros de comprimento.

Os olhos e as narinas situam-se no topo da cabea o que lhes permite ver e respirar enquanto nadam. A cabea grande no se distinguindo do pescoo forte e musculado.

Alimentao - Normalmente aguardam na gua pela passagem de um animal. Depois de o prender com as mandbulas, enrola-se rapidamente sua volta, at que este sufoque ou se afogue. Em terra costumam ficar suspensas nas rvores surpreendendo a vtima por cima.

Hbitos reprodutivos Os rituais de acasalamento podem arrastar-se por vrios meses, mas a fecundao ocorre quase sempre nos meses de Abril ou Maio. O acasalamento decorre quase sempre dentro de gua e o perodo de gestao de 6 meses. Vivparas, cada fmea pode dar luz at 100 crias.

O gnero Corallus continua a ser um rptil muito estudado. A Boaamazonica foi at h pouco tempo reconhecida como Corallus enydris. Alimentao Agarra as presas com a boca, matando-as por presso. Quando jovens alimentam-se de pssaros, morcegos e lagartos. Quando crescem preferem mamferos mas podem sobreviver 10 dias apenas com um rato.

Anatomia Possuem longos dentes, cores fabulosas e uma cauda prensil que a ajuda a deslocar-se nas rvores. A ponta da cauda tem uma forte mancha vermelha. As fmeas possuem cores diferentes das dos machos e cabeas menores.

Hbitos reprodutivos Animal vivparo, a fmea reproduz-se 1 vez por ano, podendo dar luz de 30 a 80 crias. Hbitos sociais Gosta de trepar pelas rvores e ficar enrolada nas mesmas.

O pescoo fino e a cabea muito larga.

Distribuio Pode ser encontrada na Costa Rica, Panam, Amrica do Sul, Venezuela, Guiana, Colmbia Amaznica, Equador, Peru, Bolvia e Brasil.

Olhos grandes com pupilas elpticas verticais

As florestas tropicais hmidas, nas quais se encontra o seu habitat natural tm vindo a ser destrudas para utilizao agrcola, o que as coloca em perigo iminente.

Hbitos reprodutivos Macho e fmea so indistintos at aos 3 anos. A partir da desenvolvem-se diferenciadamente e a fmea est pronta para procriar. A maior parte das fmeas no se alimenta durante a incubao dos ovos. Nascem de 10 a 30 crias, a fmea pode comer os ovos no fertilizados.

Anatomia Os juvenis no possuem uma colorao to apelativa, facto que se altera a partir do momento em que atingem os 70 cm. As cores podem variar entre o laranja, o amarelo e o castanho claro.

Distribuio - Pode ser encontrada na Amrica do sul, nomeadamente no Brasil, Venezuela, Suriname e Guiana. Gosta de zonas hmidas.

Hbitos sociais - Nocturna quando em cativeiro, no muito activa e apresenta hbitos terrestres. Os juvenis so especialmente agressivos.

Alimentao Em cativeiro, ingere ratos ou frangos. Em liberdade, a sua alimentao-base constituda por pequenos mamferos.

A Boa-doBrasil uma jibia de mdio porte, que mede entre 1,80 a 2 metros de comprimento. Possuem manchas circulares castanhas escuras.

As escamas brilhantes e reflectoras do-lhe o nome arco-ris.

Caadora solitria, faz parte de um grupo de rpteis (sui generis) pertence primeira classe de vertebrados completamente independentes da gua. Distribuio Desde a Argentina ao Norte do Mxico. a que possui o habitat mais diversificado. Habita em desertos, savanas e campos de cultivo.

Anatomia Da famlia do pito e da Anaconda, no entanto mais pequena que estas. Mede em mdia 4 metros de comprimento. Apresenta uma colorao em tons amarelos acastanhados, com manchas castanhas escuras. A esperana mdia de vida de 25 a 30 anos.

Hbitos reprodutivos Do luz sazonalmente. A fmea possui uma cloaca, cavidade na qual terminam o sistema digestivo, urinrio e genital, por onde emite um odor intenso que atrai o macho. Este junta-se fmea aproximando os seus rgos genitais na zona da cloaca, de modo a fertilizar os vulos que se encontram no interior da fmea. A maior Boaconstrictor de que h memria media 5,5 metros.

Hbitos sociais Tanto pode andar pelo solo, como trepar pelas rvores, mas sempre um animal de hbitos solitrios e nocturnos.

Alimentao um caador nocturno e utiliza as escamas para detectar as presas, pela capacidade que estas tm de pressentir o calor. Alimenta-se de grandes lagartos, pssaros, ratos e esquilos. No sendo uma espcie venenosa, mata-as por compresso.

O maxilar inferior no est ligado ao crnio.

Apesar de ter um aspecto impressionante, esta jibia no venenosa. tpica de zonas quentes e hmidas e prefere caar a partir dos ramos das rvores. Anatomia provavelmente a que possui um sistema de deteco de presas mais elaborado. Detentora de uma cabea larga, que se distingue do pescoo fino, tem um corpo esbelto e comprimido de lado, que termina numa cauda prensil. Pode medir at 3 metros e nas florestas da Amaznia que atinge as maiores propores.

Distribuio As florestas tropicais hmidas so o habitat natural desta jibia, que se pode encontrar na Venezuela, Peru, Colmbia, Suriname e Brasil.

Alimentao Ingerem mamferos, nomeadamente ratos, pequenos macacos e morcegos. Para apanhar as presas socorrem a grandes dentes afiados prendendo-as e depois matando-as por constrio.

Hbitos reprodutivos Sabe-se que atingem a maturidade sexual 2 ou 3 anos mais tarde do que as outra jibias.

Quando nascem raramente so desta cor, apresentando uma colorao vermelha ou cor de laranja.

Hbitos sociais Gosta de se colocar em posio de descanso nas rvores: enrola-se de uma maneira tal, em drapeado, que a parte do corpo onde fica situada a cabea se sobrepe exactamente a meio de toda a zona enrolada. So estritamente arbreas e se alguma estiver no solo porque algo de errado aconteceu ou est para acontecer.

Relativamente comum, esta espcie protegida reconhecida pelas capacidades de mudar de cor e mover os olhos independentemente. Distribuio Podemos encontra-lo especialmente no Norte de frica, em reas semidesrticas, dunas arborizadas, dunas martimas, pomares, florestas, pinhais e zonas junto aos cursos de gua.

Hbitos Sociais Solitrio e diurno tambm territorial e arborcola. A mudana de cor da pele exprime uma condio fsica ou psicolgica, ocorrendo por influncia da luz, do calor ou do humor ajudando a camuflar-se, evitando os predadores.

Relativamente comum, esta espcie protegida reconhecida pelas capacidades de mudar de cor e mover os olhos independentemente. Distribuio Podemos encontra-lo especialmente no Norte de frica, em reas semidesrticas, dunas arborizadas, dunas martimas, pomares, florestas, pinhais e zonas junto aos cursos de gua. Hbitos reprodutivos O macho procura a fmea e o acasalamento pode durar dez minutos, dois meses depois, a fmea procede postura dos ovos, entre 6 e 66, enterrando-os na base de um arbusto e morrendo a seguir. A ecloso ocorre em Maio durante uma ou duas semanas, e as crias medem 35 mm.

Vous aimerez peut-être aussi