Vous êtes sur la page 1sur 97

Teoria Geral da Administrao

A administrao um processo que envolve:


Planejar Organizar Dirigir Controlar

O uso de recursos a fim de alcanar seus objetivos.

Teorias Administrativas
Variveis Bsicas:
Tarefa

Estruturas
Pessoas Tecnologia

Ambiente

Teorias Administrativas
Origens da abordagem Clssica
Remontam s conseqncias geradas pela Revoluo

Industrial e podem ser resumidas fatos genricos:


Crescimento acelerado e desorganizado das organizaes; Necessidade de aumentar a eficincia e a competncia das

organizaes.

Teorias Administrativas
Desdobramento da Abordagem Clssica

Teorias Administrativas
Administrao Cientfica (Taylor EUA )

Taylor
Criada no incio do sculo XX Enfatiza as tarefas Reduo dos desperdcios e aumento da produtividade

mediante a aplicao de tcnicas de engenharia industrial (tempos e movimentos). O empregado irresponsvel e preguioso Administrao cabe o planejamento e a superviso Ao operrio cabe apenas a execuo da tarefa.

Teorias Administrativas
Taylor
Os objetivos do estudo dos processos de produo so (anlise de tempos e movimentos): Treinamento dos operrios Estabelecimento de normas de execuo Adaptao do operrio prpria tarefa Maior especializao das atividades Aumento de produtividade dos operrios

Teorias Administrativas
Taylor
Acreditava que salrio era a nica fonte de

motivao. Prmios em dinheiro para produtividade acima do padro definido. Percepo inicial de que a produtividade no dependia apenas do salrio, mas tambm das condies fsicas do ambiente de trabalho.

Teorias Administrativas
Princpios Bsicos de Henry Ford
Intensificao: diminuir o tempo de durao com o emprego imediato

dos equipamentos e da matria-prima e a rpida colocao do produto no mercado.


Economicidade: reduzir ao mnimo o volume de estoque da matria-

prima em transformao, fazendo com que o automvel fosse pago empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matriaprima e dos salrios.
Produtividade: aumentar a capacidade de produo do homem no

mesmo perodo por meio da especializao e da linha de montagem.

Teorias Administrativas
Taylor
Principais Crticas:

Operrio como simples pea no processo de produo Submisso do operrio a uma superviso rigorosa e opressiva Mecanizao do operrio devido a sua excessiva especializao Viso microscpica do homem Falta de comprovao cientfica Abordagem incompleta, envolvendo apenas a organizao formal Limitao do campo de aplicao apenas fbrica, omitindo o restante da vida da empresa; Sistema fechado, visualiza apenas o que ocorre dentro da organizao, sem considerar o ambiente em que ela est situada.

Teorias Administrativas
Teoria Clssica da Administrao (Fayol Europa)
Taylor: funes do operrio atribuies da gerncia Fayol: parte-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficincia a todas as partes envolvidas.

Teorias Administrativas
As funes Bsicas da Empresa
Tcnicas Comerciais Financeiras Contbeis Administrativas, relacionadas com a integrao de cpula das outras

cinco funes. As funes administrativas coordenam e sincronizam as demais funes da empresa, pairando sempre acima delas.tual

Teorias Administrativas
Atualmente , as funes administrativas recebem o nome de reas da administrao.
Funo administrativa rea de administrao geral Funo tcnica rea de produo Funo comercial rea de vendas/marketing Funo de segurana passaram a um nvel mais baixo Surgimento da rea de recursos humanos ou gesto de pessoas.

Teorias Administrativas
Conceito de Administrao Funes administrativas
1. Prever: visualizar o futuro e traar o plano de

2.
3. 4. 5.

ao. Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa. Comandar: dirigir e orientar o pessoal. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforos coletivos. Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Teorias Administrativas
Proporcionalidade das Funes Administrativas
Para Fayol existe uma proporcionalidade da funo

administrativa, isto , ela se reparte por todos os nveis da hierarquia da empresa e no privativa da alta cpula. A funo administrativa no se concentra exclusivamente no topo da empresa. medida que se desce na escala hierrquica, mais aumenta a proporo das outras funes da empresa e, medida que se sobe na escala hierrquica, mais aumenta a extenso e o volume das funes administrativas (apostila, pg 237).

Teorias Administrativas
Os Princpios Gerais da Administrao para Fayol
1. Diviso do trabalho 2. Autoridade e responsabilidade 3. Unidade de comando 4. Unidade de direo 5. Disciplina 6. Prevalncia dos interesses gerais 7. Remunerao

Teorias Administrativas
Os Princpios Gerais da Administrao
8. Centralizao 9. Hierarquia 10. Ordem 11. Eqidade 12. Estabilidade dos funcionrios 13. Iniciativa 14. Esprito de corpo

Teorias Administrativas
Teoria da Organizao
A Teoria Clssica concebe a organizao como uma

estrutura. Para Fayol, Mooney e Urwick, a organizao militar o modelo do comportamento administrativo. A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posies da organizao e define quem se subordina a quem. Princpio da unidade de comando.

Teorias Administrativas
Diviso do Trabalho e Especializao
Quanto maior a diviso do trabalho, maior seria a

eficincia de uma organizao. Administrao Cientfica: diviso do trabalho no nvel operrio. Teoria Clssica: diviso no nvel dos rgos que compem a organizao departamentos, sees, divises, unidades etc.

Teorias Administrativas
Para a Teoria Clssica, a diviso do trabalho pode dar-se em duas direes:
Vertical: nveis de responsabilidade e de autoridade; Horizontal:

diferentes tipos de atividades da organizao. Em um mesmo nvel hierrquico, cada departamento ou seo responsvel por uma atividade tpica e prpria.

Teorias Administrativas
Organizao linear
Fayol: preferncia pela organizao linear, cujos princpios so:
Unidade de comando ou superviso nica
Unidade de direo: planos menores se integram a planos

maiores que conduzem aos objetivos da organizao. Centralizao da autoridade: autoridade mxima no topo. Cadeia escalar: autoridade distribuda em escales hierrquicos, de maneira que todo nvel hierrquico est subordinado ao nvel hierrquico superior (autoridade de comando).

Teorias Administrativas
Conceito de Linha e de Staff
Para que os rgos de linha possam se dedicar exclusivamente a

suas atividades especializadas, tornam-se necessrios outros rgos prestadores de servios especializados estranhos s atividades dos rgos de linha. Esses rgos prestadores de servios formam o staff e fornecem servios, conselhos, recomendaes, assessoria e consultoria. Os rgos de staff no obedecem ao princpio ao princpio escalar nem possuem autoridade de comando em relao aos rgos de linha. Sua autoridade de especialista e no autoridade de comando.

Teorias Administrativas
Crticas Teoria Clssica
1. 2.

3.
4. 5. 6.

Abordagem simplificada da organizao formal. Ausncia de trabalhos experimentais. Extremo racionalismo na concepo da Administrao (racionalismo anatmico). Teoria da Mquina: correlao determinstica entre causas e efeitos. Abordagem incompleta da Organizao: preocupou-se apenas com a organizao informal, ignorando os problemas humanos. Abordagem de sistema fechado.

Teorias Administrativas
Abordagem Humanstica da Administrao Teoria das Relaes Humanas
A prioridade a preocupao com as pessoas e grupos sociais. Movimento de reao Teoria Clssica da Administrao. A Teoria Humanstica surgiu com a necessidade de humanizar e

democratizar a Administrao.
Surgiu em 1930 nos EUA. Sua divulgao para o restante do mundo

somente ocorreu aps a 2 Guerra Mundial.

Teorias Administrativas
Concluses da experincia de Hawthorne
Nvel de produo resultante da integrao social Comportamento social dos empregados Recompensas e sanes sociais Grupos informais Relaes Humanas Importncia do contedo do cargo nfase nos aspectos emocionais.

Teorias Administrativas
Nvel de produo resultante da integrao social
O nvel de produo no determinado pela

capacidade fsica ou fisiolgica do empregado, como afirmava a Teoria Clssica, mas por normas sociais e expectativas grupais. a capacidade social do trabalhador que determina o seu nvel de competncia e eficincia. Quanto maior a sua integrao social no grupo de trabalho, tanto maior a disposio de produzir.

Teorias Administrativas
Comportamento social dos empregados
O comportamento do indivduo se apia no do grupo. A qualquer desvio de normas grupais, o trabalhador

sofre punies sociais ou morais dos colegas, no intuito de se ajustar aos padres do grupo. A administrao deve tratar os empregados como membros de grupos e sujeitos s influncias sociais desses grupos. Existe o controle social sobre o comportamento individual.

Teorias Administrativas
Recompensas e sanes sociais
O

comportamento dos trabalhadores est condicionado a normas e padres sociais. Os operrios que produzirem acima ou abaixo da norma socialmente determinada perderam o respeito e considerao dos colegas. Conceito do homem social em oposio ao homo economicus da Administrao Cientfica.

Teorias Administrativas
Grupos informais
A empresa passou a ser visualizada como uma

organizao social composta de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organizao formal da empresa. Os grupos informais definem suas regras de comportamento, formas de recompensas ou sanes sociais, crenas e expectativas que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento.

Teorias Administrativas
Relaes Humanas
Cada pessoa possui uma personalidade prpria e

diferenciada que influi no comportamento e atitudes das outras com quem mantm contatos e , por outro lado, influenciada pelas outras. A compreenso das relaes humanas permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criao de uma atmosfera na qual cada pessoa a exprimir-se de forma livre e sadia.

Teorias Administrativas
Importncia do Contedo do Cargo
Elton Mayo e seus colaboradores observaram que os

operrios trocavam de funo para variar e evitar a monotonia, contrariando a poltica da empresa. Essas trocas provocavam efeitos negativos na produo mas elevavam o moral do grupo. O contedo e a natureza do trabalho tm influncia sobre o moral do trabalhador. Trabalhos simples e repetitivos tornam-se montonos e afetam de forma negativa a atitude do trabalhador, o que reduz a sua satisfao e eficincia.

Teorias Administrativas
nfase nos aspectos emocionais
Os elementos emocionais no planejados e irracionais

do comportamento humano merecem especial da Teoria das Relaes Humanas.

ateno

Da a denominao de socilogos da organizao

aos autores humanistas.

Teorias Administrativas
Funes Bsicas da Organizao Industrial Para Roethlisberger e Dickson, a organizao industrial tem duas principais funes: produzir bens ou servios (funo econmica que busca o equilbrio externo) e distribuir satisfao entre seus participantes (funo social que busca o equilbrio interno da organizao) A organizao deve buscar simultaneamente essas duas formas de equilbrio (apostila, pg 240).

Teorias Administrativas
Teoria Clssica
A organizao uma mquina Enfatiza as tarefas ou a tecnologia Inspirada em sistemas de engenharia Autoridade centrallizada Linhas claras de autoridade

Teoria das Relaes Humanas


Organizao como grupo de pessoas

Enfatiza as pessoas
Inspirada em sistemas de psicologia Delegao de autoridade Autonomia do empregado Confiana e abertura nfase nas relaes entre as pessoas Confiana nas pessoas

Especializao e competncia tcnica


Acentuada diviso do trabalho Confiana nas regras e nos regulamentos

Clara separao entre linha e staff

Dinmica grupal e interpessoal

Teorias Administrativas
Crticas Abordagem da Teoria das Relaes Humanas
O confronto com a Administrao Cientfica prejudicou o

seu senso crtico. A limitao das variveis analisadas gerou impossibilidade da generalizao de resultados Viso idealizada do operrio feliz e integrado no ambiente de trabalho (funcionrios infelizes podem ser produtivos). nfase nos grupos informais. No forneceu critrios de gesto

Teorias Administrativas
A Teoria da Burocracia
A burocracia uma forma de organizao humana que

se baseia na racionalidade, isto , na adequao dos meios aos objetivos. A Burocracia, teve sua origem nas mudanas religiosas verificadas aps o Renascimento. Max Weber salientou que o sistema moderno de produo, racional e capitalista, se originou de um novo conjunto de regras sociais morais, s quais denominou tica protestante.

Teorias Administrativas
Para compreender a Burocracia, Weber estudou os tipos de sociedade e de autoridade Tipos de sociedade:
Tradicional: patriarcal e patrimonialista
Carismtica: predominam as caractersticas msticas,

arbitrrias e personalsticas, como nos grupos revolucionrios e nos partidos polticos. Legal, racional ou burocrtica: normais impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins.

Teorias Administrativas
Tipos de autoridade
Para

Weber, a cada tipo de corresponderia um tipo de autoridade.

sociedade

Ele

estabelece uma tipologia de autoridade, baseando-se no nos tipos de poder utilizados, mas nas fontes e tipos de legitimidade aplicados.

Teorias Administrativas
Autoridade Tradicional
Caractersticas: No racional. Poder herdado ou

delegado. Baseada no senhor. Legitimao: tradies, hbitos, usos e costumes. Aparato administrativo: forma patrimonial e forma feudal.

Teorias Administrativas
Autoridade carismtica
Caractersticas: no racional, nem herdada, nem

delegvel. Baseada no carisma. Legitimao: caractersticas pessoais carismticas do lder. Aparato administrativo: inconstante e instvel. Escolhido pela lealdade e devoo ao lder e no por qualificaes tcnicas.

Teorias Administrativas
Autoridade legal, racional ou burocrtica
Caractersticas: legal, racional, impessoal, formal.

Meritocrtica. Legitimao: justia da lei. Promulgao e regulamentao de normas legais previamente definidas. Aparato administrativo: burocracia.

Teorias Administrativas
Caractersticas da Burocracia segundo Weber
Carter legal das normas e regulamentos Carter formal das comunicaes Carter racional e diviso do trabalho Impessoalidade nas relaes Hierarquia de autoridade Rotinas e procedimentos padronizados Competncia tcnica e meritocracia

Especializao da administrao que separada da propriedade


Profissionalizao dos participantes Completa previsibilidade do funcionamento

Teorias Administrativas
Vantagens da Burocracia segundo Weber
Racionalidade em relao ao alcance dos objetivos da organizao. Preciso na definio do cargo e na operao, devido ao

conhecimento exato dos deveres. Rapidez nas decises, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e papis tramitam por meio de canais preestabelecidos. Univocidade de interpretao, garantida pela regulamentao especfica e escrita. Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronizao, reduo de custos e erros, pois as rotinas so definidas por escrito.

Teorias Administrativas
Vantagens da Burocracia segundo Weber cont.
Continuidade da organizao atravs da substituio do pessoal que

afastado. Alm disso, critrios de seleo de pessoal baseiam-se na capacidade e na competncia tcnica. Reduo do atrito entre as pessoas, pois cada funcionrio conhece o que exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidades e as dos outros. Constncia, pois os mesmos tipos de deciso devem ser tomados nas mesmas circunstncias. Confiabilidade, pois o negcio conduzido por meio de regras conhecidas. As decises so previsveis e o processo decisrio elimina a discriminao pessoal.

Teorias Administrativas
Disfunes da Burocracia (pg 243)
Internalizao das regras e apego aos regulamentos. Excesso de formalismo e papelrio

Resistncia a mudanas
Despersonalizao do relacionamento Categorizao como base do processo decisorial (hierarquia ou

conhecimento?) Superconformidade s rotinas e aos procedimentos Eixibio de sinais de autoridade Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o pblico

Teorias Administrativas
Teoria dos Sistemas
Sob a concepo de sistemas, a organizao deve ser

estudada como um todo, que no pode ser separado em partes sem haver perdas das suas caractersticas essenciais. A palavra sistema denota um conjunto de elementos interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. O todo apresenta caractersticas prprias que no so encontradas em nenhum dos elementos isolados.

Teorias Administrativas
Sob o enfoque sistmico, a organizao mostra-se como dois sistemas que se influenciam simultaneamente:
O sistema tcnico: componentes no humanos
O sistema social: componentes humanos (pessoas e

comportamento).

Teorias Administrativas
Tipos de sistemas:
Quanto constituio, os sistemas podem ser

fsicos ou abstratos.
Quanto natureza, os sistemas podem ser fechados

ou abertos

Teorias Administrativas
Sistemas

fsicos: compostos de equipamentos, maquinarias, objetos e coisas reais. Sistemas abstratos: compostos de conceitos.
Sistemas fechados: no apresentam intercmbio com o

ambiente que os circunda. Os sistemas fechados no sofrem influncia e nem influenciam o ambiente. Sistemas abertos: apresentam intercmbio com o ambiente por meio de entradas e sadas. So adaptativos, isto , para sobreviver devem reajustar-se constantemente s condies do meio.

Teorias Administrativas
Caractersticas dos sistemas abertos
O ciclo de eventos: implica entradas, transformao e sadas de

energia. Entropia negativa: para crescer, o sistema deve absorver mais energia do que liberar Processamento da informao: seletividade das informaes a serem processadas. Crescimento e manuteno: contnua interao com o meio ambiente e alcance de uma equilbrio dinmico. Comportamento probabilstico e no determinstico. Interdependncia das partes

Teorias Administrativas
Teoria Contingencial
Segundo essa teoria, no existe uma nica melhor

maneira de organizar. As organizaes precisam sistematicamente se ajustar s condies ambientais. Os princpios gerais de administrao no so absolutos

Teorias Administrativas
A Teoria Contingencial apresenta os seguintes aspectos bsicos:
A organizao um sistema aberto. As caractersticas organizacionais apresentam interao

entre si e com o ambiente.


As

caractersticas ambiente.

organizacionais

dependem

do

Teorias Administrativas
Abordagem Contingencial
Aes administrativas

So contingentes das

Caractersticas situacionais

Para obter
Resultados organizacionais

Organizao
Organizao da empresa

definida como a ordenao e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos

Estrutura Organizacional o conjunto ordenado de

responsabilidades, autoridades, comunicaes e decises das unidades organizacionais de uma empresa.

Organizao
A Estrutura Organizacional estabelece como as

tarefas de trabalho so formalmente divididas, agrupadas e coordenadas, ou seja, correspondem ORGANIZAO FORMAL.
A ORGANIZAO INFORMAL composta por

interaes e relacionamentos criados entre os funcionrios de uma organizao e enfatiza a importncia do relacionamento interpessoal dentro e fora das organizaes.

Organizao
ESTRUTURA

FORMAL: aquela definida oficialmente na empresa. Pode ser encontrada em manuais, comunicaes internas, descrio de cargos.

Em determinadas empresas, a estrutura formal pode

no ser a mais adequada.


A estrutura formal sempre ter que conviver com a

estrutura informal.

Organizao
ESTRUTURA INFORMAL: relacionamentos extra-

estruturais, conceitos desentendimentos.

alheios

normas,

estrutura organizacional dinmica, especialmente quando se consideram os aspectos informais provenientes da caracterizao das pessoas que a integram.

Organizao
Componentes relevantes da organizao informal:
Grupos informais: criados por iniciativa de seus prprios membros.

Normas de conduta: regras implcitas ou explcitas, criadas por

grupos e que determinam o comportamento dos indivduos.


Cultura organizacional: crenas, valores, preconceitos, cerimnias

e smbolos adotados ou valorizados pela organizao.


Clima organizacional: sentimentos positivos, negativos ou de

indiferena, produzidos pela organizao sobre seus integrantes.

Organizao
Normas de conduta Em regra, conflitam com o regulamento interno da organizao.
Seu

cumprimento/descumprimento acarreta recompensas/punies por parte do grupo.

medida que as regras de conduta se fortalecem

na organizao informal, as regras formais perdem a credibilidade.

Organizao
Cultura Organizacional
um modo de vida, um sistema de crenas,

expectativas e valores. Representa uma forma de interao e relacionamento tpicos de determinada organizao.
Cada organizao um sistema complexo e

humano, com caractersticas prprias.

Organizao
Indicadores da Cultura Organizacional
Identidade: grau de identificao das pessoas como um

todo, mais do que um grupo imediato ou colegas de profisso. Tolerncia ao risco e inovao: capacidade da organizao de adaptar-se a situaes novas, em contraposio a seu interesse em permanecer mantendo as tradies e as estruturas vigentes. Individualismo: crena em que o indivduo deve cuidar de si prprio e de sua famlia.

Organizao
Coletivismo: crena em que os membros do grupo

preocupam-se com o bem-estar comum.


Participao: nvel de participao das pessoas no

processo de administrar a organizao.


Adaptao: nvel de preocupao da administrao com

os clientes, acionistas e empregados, em contraposio preocupao consigo mesma.

Organizao
Smbolos
So palavras, objetos, aes ou eventos que

significam algo para as pessoas organizao.


Os smbolos so modificveis

e grupos da

em uma cultura

organizacional.

Organizao
Clima Organizacional
um dos mais importantes componentes da

organizao informal.
Refere-se aos sentimentos dos funcionrios em

relao organizao formal.

influenciada por vrios fatores, tais como: localizao fsica, salrios, limpeza das instalaes.

Organizao
Caractersticas da organizao informal
Relao de coeso ou de antagonismo: so as relaes

criadas entre pessoas de diferentes nveis. Podem ser relaes pessoais de simpatia ou de antipatia.
Status: os indivduos se sentem mais prestigiados pela

sua importncia em uma organizao informal do que propriamente pela sua posio na organizao.

Organizao
Caractersticas da organizao informal
Colaborao espontnea: em uma organizao informal o nvel de

colaborao espontnea muito superior ao da organizao formal.


Possibilidade de oposio organizao: resulta da manipulao

inadequada da organizao informal.


Padres de relao e atitude: a organizao informal desenvolve

padres de comportamento, relacionamento e atitudes.

Organizao
Caractersticas da organizao informal
Mudanas de nveis e alteraes dos grupos informais: alteraes

da organizao formal fazem os funcionrios passarem a integra outras organizaes informais.


A organizao informal transcende a organizao formal: os padres

da organizao informal no se limitam necessariamente aos da organizao formal.


Padres de desempenho nos grupos informais: podem ser

diferentes daqueles estabelecidos pela administrao. A motivao individual em relao aos objetivos da empresa determinar os padres de desempenho.

Organizao
Tipos de Organizao
Para se adaptar s caractersticas que mudam de

acordo com o ambiente institucional, a organizao formal pode ser estruturada de trs formas bsicas:
Linear;

Funcional; e
Linha-staff

Organizao
Organizao linear

Organizao
Organizao linear
o tipo de organizao mais simples e mais antiga.

indicada para pequenas empresas.


Autoridade nica com base na hierarquia, tpica das organizaes

eclesisticas e militares.
Linhas formais de comunicao, que correspondem exatamente s

do organograma.

Organizao
Organizao linear
Centralizao do comando em uma autoridade

mxima.
Aspecto piramidal da organizao em decorrncia

da centralizao da autoridade.
Estrutura simples e de fcil compreenso para o

subordinado.

Organizao
Organizao linear
Clara fixao de responsabilidades. Fcil implantao, funcionamento, controle e disciplina. Rigidez e estabilidade excessivas, o que pode prejudicar

a capacidade de adaptao da organizao mudanas dos ambientes externo e interno.

Organizao
Organizao linear
A autoridade pode se tornar autocrtica e prejudicar

a cooperao e iniciativa das pessoas.


Congestionamento

das linhas formais comunicao, o que as torna mais ineficientes.

de

Organizao
Organizao Funcional
Baseada na especializao. Os subordinados recebem ordens de vrios chefes,

porm de acordo com sua especializao.


A

autoridade advm determinado assunto.

do

conhecimento

sobre

Organizao
Organizao Funcional outras caractersticas
Autoridade fundamentada no conhecimento. Nenhum

superior subordinados.

tem

autoridade

total

sobre

os

Comunicaes diretas e mais rpidas.


Decises descentralizadas

Organizao
Organizao Funcional Vantagens
Mxima especializao dos rgos.

Melhor superviso tcnica, pois os subordinados se reportam a

especialistas nas respectivas reas.


Desenvolve comunicaes diretas, com menor probabilidade de

rudo.
Segrega as funes de planejamento e controle da funo

executiva.

Organizao
Organizao funcional Desvantagens
Enfraquecimento da autoridade, que causa reduo de

controle.
Subordinao mltipla, que causa problemas de comunicao

e ineficincia no encaminhamento dos assuntos. Perda da viso geral da organizao.


Divergncia quanto aos objetivos, o que leva a conflitos

internos organizao.

Organizao
Organizao Linha Staff

S S

S S

Organizao
Organizao Linha Staff
Resulta da combinao entre a organizao linear e

a funcional. Predominncia das caractersticas lineares. Adequada a organizaes mais complexas e nas quais se deseja preservar a unidade de comando, sem desconsiderar a especializao. O Staff no tem autoridade formal,apenas recomenda, aconselha.

Organizao
Organizao Linha Staff
Os rgos de linha preservam a unidade de comando,

enquanto os de staff prestam assessoria.


Linhas formais de comunicao entre os rgos de linha

(hierarquia) e ligaes diretas com os rgos de staff.


Manuteno da hierarquia e unidade de comando.

Organizao
Organizao Linha Staff
Possveis conflitos entre a operao (linha) e a

assessoria (staff).
Dificuldade no equilbrio dinmico entre o poder de

linha e de staff.
Tipo de estrutura mais adequado a empresas de

grande porte.

Organizao
Comisses
Destinam-se

tratar

de

assuntos

de

maior

relevncia.
Podem ser: conselhos, comits, grupos de trabalho. Podem ser permanentes ou temporrias.

Organizao
Comisses
Vantagens:

envolve pessoas e atividades diferenciadas. Velocidade de comunicao.

Desvantagens: perda de tempo com o crescimento

da comisso. Problemas com diviso de responsabilidade. Necessidade de coordenao eficiente.

Organizao
Departamentalizao
Deriva da especializao horizontal/funcional. caracterstica das grandes organizaes Pode ser: funcional, por produtos e servios, por

base territorial, por clientela, por processo

Organizao
Departamentalizao funcional
Formada pela soma de atividades semelhantes. Adapta-se a atividades rotineiras No adequada a ambientes dinmicos, ou onde h

pouca cooperao interdepartamental.

Organizao
Departamentalizao por produto
Adequada a empresas que fabricam diversos produtos. Facilita a anlise dos resultados por produtos Ideal para circunstncias mutveis. Dificulta a viso global da empresa.

Organizao
Departamentalizao geogrfica, territorial ou regional
Requer diferenciao e agrupamento de atividades das atividades

conforme o local da realizao do trabalho ou com a rea de mercado a ser abrangida.


As funes e os produtos/servios, similares ou no, devero ser

agrupados por regio.


adequada a empresas que abrangem grandes reas geogrficas

com grandes mercados.


Tambm

se adequa a geograficamente dispersas.

empresas

cujas

atividades

sejam

Organizao
Departamentalizao geogrfica, territorial ou regional
Possibilita maior ajuste s condies locais ou

regionais.
ideal para firmas de varejo. Pode prejudicar a especializao, o planejamento, a

execuo e o controle da organizao.

Organizao
Departamentalizao por clientela
Estrutura centrada na satisfao do cliente. Comum em lojas de departamentos. Desvantagem: as demais atividades da empresa se

tornam secundrias.

Organizao
Departamentalizao por processo
Bastante utilizada em indstrias. Estrutura influenciada pelos avanos tecnolgicos. Reengenharia: redesenho dos processos.

Organizao
Departamentalizao por projeto
Utiliza pessoal de elevada especializao tcnica . Adequada para organizaes que necessitam de

flexibilidade.
Ideal para produtos de alta complexidade.
Possibilidade de demisses com a concluso do projeto.

Organizao
Princpios de departamentalizao
Princpio do maior uso quem mais faz deve ser

dono Princpio do maior interesse quem mais tem interesse deve supervisionar. Princpio de separao do controle quem faz no pode controlar (princpio da segregao de funes) Princpio da supresso da concorrncia eliminao da concorrncia entre departamentos.

Motivao
Fatores externos Sucesso
Necessidade (desejo) Tenso Desconforto

Estmulo (causa)

objetivo Fracasso (frustrao)

Fatores internos

Comportamento Compensao

Motivao
A pirmide de Maslow Hierarquia das Necessidades
As necessidades humanas so ordenadas numa

hierarquia.
A busca pela satisfao de uma necessidade ou de

todas elas o que nos motiva.


Uma necessidade inferior no satisfeita impede a busca

da satisfao de outra necessidade superior.

Motivao
Pirmide das necessidades de Maslow
Mesmo que todas as necessidades sejam alcanadas, a pessoa sempre desejar mais e nunca atingir a satisfao plena.

Auto-realizao De estima sociais segurana fisiolgicas

Motivao
Teoria dos dois fatores de Herzberg
1. Fatores higinicos: referem-se s condies fsicas

e ambientais do trabalho. Sua satisfao no melhora a motivao, mas a insatisfao pode pior-la.
2. Fatores motivacionais: relacionados ao contedo

do cargo. Agregao de atividades estimulantes.

Motivao
O modelo contingencial de Vroom
Trs fatores so determinantes:
1. Objetivos pessoais do indivduo 2. Relao percebida entre satisfao dos objetivos e alta produtividade.

3. Percepo de sua capacidade de influenciar sua produtividade. Relao entre esforo e resultado.

Vous aimerez peut-être aussi