Vous êtes sur la page 1sur 26

Tecnologia da Informao

Sistemas de Informaes
A revoluo industrial gerou uma transformao abrupta na humanidade com consequncia irreversveis na vida social e principalmente na estrutura familiar. Terceira Revoluo Industrial -> Revoluo TcnicoCientfico-Informacional, ou Revoluo da Informao. Era da informao o nome dado ao perodo posterior Era Industrial.
o Marcada pelas invenes microcomputador, rede de computadores, fibra ptica e computador pessoal.

Sistemas de Informaes
um tipo especializado de sistema que possui uma srie de elementos inter-relacionados com propsito de coletar, manipular, armazenar e disseminar dados e informao (Stair, 1996). SI: entrada -> atividade captar dados e informaes.
o Ex: carto de ponto de um funcionrio ou uma ligao de um cidado ao 190 (um sistema de atendimento).

Sistema de Informaes
O processamento refere-se s atividades de tratamento atravs de converses e/ou transformaes das entradas em sadas teis. SI: Sada -> poder ser de diversos formatos, sendo que documentos e relatrios so mais comuns. O SI visam auxiliar o processo de tomada de deciso dentro de uma organizao.
Entrada Sada Consulta

Sistema de Informaes
Uso eficiente pode ter impacto no sucesso da empresa.
o Melhorias nos servios prestados. o Reduo de erro. o Reduo de custos.

Muitos consideram que vivemos na era da informao e que o domnio trar diferencial s organizaes.

Tecnologia da Informao
Todo recurso tecnolgico e computacional destinado coleta, armazenamento e processamento de dados e/ou informaes dentro de uma organizao. Componentes essenciais so hardware e software. Costumasse considerar as telecomunicaes como parte da TI, devido ao fato de que hardware e software so interligado por meio de recursos de telecomunicaes.

Telecomunicao
As comunicaes podem ser definidas como as transmisses de sinais por um meio qualquer, de um emissor para um receptor (Resende, 2000). Referem-se transmisso eletrnica de sinais para comunicaes. Comunicaes de dados so um subconjunto especializados de telecomunicaes que se referem a coleta, processamento e distribuio eletrnica de dados, normalmente entre hardware de computadores.

Telecomunicao
A arquitetura formada por computadores que fazem a recepo e o envio dos dados, atravs de fio eltrico, telefnico ou ondas de rdio. Equipamento de interconexo, como os modens, realizam as converses de sinais necessrias para a transmisso dos dados. Software se responsabiliza por definir o protocolo de comunicao que dever ser seguido.

Telecomunicao
Rede de comunicao o nome que se d quando vrios computadores e/ou perifricos esto interconectados. As redes podem ser locais ou remotas. Funcionamento travs de um programa com regras de como as mensagens se processaro entre pontos diferentes da rede.
Frame Relay (utilizado pelos mainframes) e TCP/IP(utilizado na internet)

LAN

Servidor Web

Servidor

Internet

Telecomunicao
Meios de comunicao:
o Fios de pares tranados, cabo coaxial, fibra tica, micro-ondas, satlites e outras formas de transmisso sem fio.

Algumas aplicaes bsicas so:


o o o o o Transferncia simples de arquivos. Conexo remota. Correio eletrnico. Teleconferncia. Internet.

Geoprocessamento
o conjunto de tcnica de coleta, tratamento, manipulao e apresentao de informaes espaciais.
o Cartografia automatizada, processamento de imagens de satlites, digitalizao de mapas e Sistemas de Informao Geogrfica SIG.

Objeto de trabalho a geoinformao que corresponde a uma informao com atributos geogrfico.

Geoprocessamento
O Sistema de Informao Geogrfica (SIG ou GIS Geographic Information System, do acrnimo ingls) um sistema de hardware, software, informao espacial e procedimentos computacionais, que permite e facilita a anlise, gesto ou representao do espao e dos fenmenos que nele ocorrem.

Geoprocessamento
Objetivos do SIG:
o Inserir e integrar, numa nica base de dados, informaes espaciais provenientes de dados cartogrficos, dados censitrios e cadastro urbano e rural, imagens de satlite, redes e modelos numricos de terreno; o Oferecer mecanismos para combinar as vrias informaes, atravs de algoritmos de manipulao e anlise, bem como para consultar, recuperar, visualizar e imprimir o contedo da base de dados georreferenciado

Geoprocessamento
Componentes de um SIG:

Computer Hardware & Software

Database
Organizational Structure & People

Geoprocessamento
GPS

Inteligncia no Negcio
Business Inteligent - BI: uma rea da inteligncia artificial que analisa grandes volumes de dados servindo de auxilio tomada de deciso. Data Warehouse (DW): Segundo Inmon (INMON, 2006), um Data Warehouse (DW) uma coleo de dados orientados por assuntos, integrados, variveis com o tempo e no volteis, para dar suporte ao processo de tomada de deciso. OLAP: uma categoria de processamento para a explorao de informao em grandes volumes de dados organizados em data warehouses segundo o modelo multidimensional.

Inteligncia no Negcio
Business Inteligent - BI: uma rea da inteligncia artificial que analisa grandes volumes de dados servindo de auxilio tomada de deciso. Data Warehouse (DW): Segundo Inmon (INMON, 2006), um Data Warehouse (DW) uma coleo de dados orientados por assuntos, integrados, variveis com o tempo e no volteis, para dar suporte ao processo de tomada de deciso. OLAP: uma categoria de processamento para a explorao de informao em grandes volumes de dados organizados em data warehouses segundo o modelo multidimensional.

Inteligncia no Negcio
Funes mais frequentes:

Inteligncia no Negcio
Minerao de dados, ou data mining:
o Consiste na aplicao de tcnicas estatsticas e de inteligncia artificial a grande base de dados para encontrar tendncias ou padres a fim de apoiar decises.

Tcnicas utilizadas (Carvalho, 2001):


o o o o Classificao. Previso. Agrupamento conceitual. Anlise de correlaes

Marketing
Ferramenta de OLAP
o o o o o o o o Mondrian. Jpivot. OpenI. SpagoBI. Pentaho. BEE Project. Business Object. Entre outras.

Comrcio Eletrnico
As empresas entraram uma maneira mais rpida, de baixo custo e eficaz para alcanar o consumidor, transformando o comercio tradicional em todo o mundo. Fenmeno que se transformou no principal meio de negociao na sociedade digital. Tipos de comrcio eletrnico:
o Acesso a informao Fornece pesquisa e capacidade de recuperao de dados de arquivos de domnio pblico ou a eles relacionados. o Servio de comunicao interpessoal Mtodo para organizaes, ou indivduos, com interesses comuns, trocarem informaes, ideias e cooperao entre si. o Empresas virtuais Acordo em que empresas associadas, fisicamente separadas na geografia e especializao, integram suas atividades como se fossem uma nica empresa.

Comrcio Eletrnico
Natureza das transaes do CE (Turban, Rainer e Potter, 2003).
o Business-to-business (B2B): Duas ou mais empresas fazem transaes ou colaborao eletronicamente. o Comercio colaborativo (c-commerce): Parceiros de negcios colaboram eletronicamente. o Business-to-consumers (B2C): Vendedores so organizaes e os compradores, pessoas fsicas. o Consumers-to-business (C2B) : Clientes apresenta uma caracterstica particular por um produto ou servio, e as organizaes concorrem para fornecer o produto. o Consumer-to-consumer (C2C): individuo vende produto a outros individuos. o Comrcio intra-empresas (intra organizacional): Organizaes utilizam CE para aprimorar suas operaes. o Governo para cidados (G2C) e para outros: Prestao de servios a seus cidados por meio do CE. o Comrcio mvel (m-commerce): CE ocorre em um ambiente de comunicao sem fio.

Comrcio Eletrnico
Ausncia de regulamentao na nova economia baseada nas transaes eletrnicas tem se tornado grande limitados para o seu crescimento. O CE dispe de uma srie de quesitos para regular as transaes na rede j existente na legislao vigente, para transaes do mundo real. Formalizao vem em desencontro cultura da exigncia suporte fsico do papel. Exceo das leis que exige forma especial para a sua validade, todos os contratos podem ser celebrados eletronicamente, cumprindo os requisitos para a sua validade.
o Identificao, autenticao, impedimento de rejeio, verificao, privacidade e comprovao inequvoca recebimento.

Comrcio Eletrnico
A segurana no CE, uma peculiaridade que assola a insegurana quanto autenticidade, ou seja, falta de garantia da autenticidade das partes que transacionam. Cdigo de Defesa do Consumidor dispe. So direitos bsico do consumidor: I a [...] segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos. Por tanto h responsabilidade objetiva por parte do fornecedor.

Comrcio Eletrnico
Objetivos da (Pinheiro,2008):
o Confidencialidade. o Integridade. o Disponibilidade.

Segurana

da

Informao

Alguns autores acrescentam autenticidade e legalidade.

Vous aimerez peut-être aussi