Vous êtes sur la page 1sur 36

Asma: Definio

A asma uma doena inflamatria crnica das vias areas que ataca o sistema respiratrio, e resulta na reduo ou at mesmo obstruo no fluxo de ar.

Asma
Sua fisiopatologia est relacionada a interao entre fatores genticos e ambientais que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema da mucosa brnquica, a hiperproduo de muco e a contrao da musculatura lisa das vias areas, com consequente diminuio de seu dimetro (broncoespasmo).

Asma

Asma

Asma: sinais e sintomas

Dentre os principais sinais e sintomas esto: a tosse, que pode ou no estar acompanhada de alguma expectorao; dificuldade respiratria, com dor ou ardncia no peito; alm de um chiado(sibilncia). Na maioria das vezes no h expectorao ou se tem, do tipo "clara de ovo". Podem aparecer a qualquer momento do dia, mas tendem a predominar pela manh ou noite.

Asma: Sinais e sintomas


Os sintomas de asma ocorrem, ou agravam-se, noite e, tambm, na presena de exerccio, infeco viral, animais com plo e penas, caros domsticos (nos colches, nas roupas de cama, nas almofadas, nas carpetes, na moblia acolchoada), fumo, plenes, alimentos, alteraes da temperatura, emoes fortes (riso, choro), aerossis de produtos qumicos e de frmacos.

Asma: Fatores desencadeantes (exemplos)

Asma: Diagnstico
O diagnstico da asma tem por base: Histria clnica : para determinar a presena de sintomas e as suas caractersticas, relacionados com exposies a fatores de agresso; Exame especfico : para determinar sinais de obstruo brnquica, embora um exame normal possa possibilitar o diagnstico; Avaliao funcional respiratria : para comprovao de obstruo brnquica, da presena de hiperreatividade brnquica e de limitao varivel do fluxo areo; Avaliao de atopia; Excluso de situaes que podem confundir-se com a asma.

Asma: Classificao
Asma Intermitente: sintomas menos de uma vez por semana; crises de curta durao (leves); sintomas noturnos espordicos (no mais do que duas vezes ao ms); provas de funo pulmonar normal no perodo entre as crises. Asma Persistente Leve: presena de sintomas pelo menos uma vez por semana, porm, menos de uma vez ao dia; presena de sintomas noturnos mais de duas vezes ao ms,porm, menos de uma vez por semana; provas de funo pulmonar normal no perodo entre as crises. Asma Persistente Moderada: sintomas dirios; as crises podem afetar as atividades dirias e o sono; presena de sintomas noturnos pelo menos uma vez por semana; provas de funo pulmonar: pico do fluxo expiratrio (PFE) ou volume expiratrio forado no primeiro segundo (VEF) >60% e < 80% do esperado. Asma Persistente Grave: sintomas dirios; crises frequentes; sintomas noturnos frequentes; provas de funo pulmonar: pico do fluxo expiratrio (PFE) ou volume expiratrio forado no primeiro segundo (VEF) > 60% do esperado

Asma

Asma: Tipos de crise


Crise ligeira Apresenta dispnia marcha (a andar); Tolera posio de decbito (posio de quem est deitado); Apresenta um discurso quase normal; consciente; normalmente calmo ; No apresenta habitualmente tiragem respiratria; A frequncia respiratria est habitualmente normal, podendo estar ligeiramente elevada; A frequncia cardaca est habitualmente abaixo dos 100/min; Apresenta sibilos (rudos feitos ao respirar que indicam obstruo parcial dos brnquios) moderados. No apresenta pulso paradoxal.

Asma: Tipos de crises


Crise moderada Apresenta dispnia a falar; Adota a posio de sentado; Fala com frases curtas; Est consciente mas ansioso; Apresenta tiragem respiratria; A frequncia respiratria encontra-se elevada; A frequncia cardaca encontra-se entre 100 e 120/min; Apresenta sibilos evidentes; Pode apresentar pulso paradoxal.

Asma: Tipos de crise


Crise grave Apresenta dispnia em repouso; Encontra-se inclinado para a frente; Encontra-se ansioso ou at agitado; Apresenta tiragem respiratria; A frequncia respiratria superior a 30/min; A frequncia cardaca superior a 120/min; Apresenta sibilos muito evidentes; Apresenta geralmente pulso paradoxal.

Asma: Tipos de crise


Crise com paragem respiratria iminente Apresenta-se sonolento ou em estado de confuso; Apresenta bradicardia (diminuio do nmero normal das contraes cardacas); Apresenta silncio respiratrio; No apresenta pulso paradoxal.

Asma: Pulso paradoxal


Na medicina, pulso paradoxal definido como uma queda superior a 15 mmHg na presso arterial sistlica durante a fase inspiratria da respirao. um sinal mdico indicativo de diversas condies incluindo tamponamento cardaco, pericardite, apneia do sono crnica, crupe, e doena obstrutiva dos pulmes, como asma e DPOC.

Asma: Tratamento

Para se tratar a asma, a pessoa deve ter cuidados com o ambiente, principalmente na sua casa e no trabalho, alm de usar medicaes e manter consultas mdicas regulares.Tcnicas fisioteraputicas se mostram bastante eficientes. Os medicamentos podem ser divididos em duas classes: de alvio e de manuteno.

Asma: Tratamento
O tratamento da asma tem dois componentes: 1) Uso de um agente aliviador (resgate) na fase aguda (broncodilatador) para reverter a obstruo aguda das vias ereas asmticas. 2) Uso de medicaes controladoras, que modifiquem o ambiente das vias ereas, de forma a diminuir a frequncia de broncoconstrio. A asma uma doena crnica que deve, exceto nas formas mais leves, ser tratada por longo prazo.

Asma: Tratamento
O doente asmtico deve procurar cuidados mdicos imediatos se: 1. A crise de asma grave. O doente apresenta-se em insuficincia respiratria global. Nos lactentes e em crianas de idade inferior a 5 anos a evoluo para um quadro de insuficincia respiratria grave pode ser mais rpida. 2. A resposta ao tratamento broncodilatador inicial no foi imediata e mantida pelo menos durante 3 horas. 3. H deteriorao progressiva do seu estado clnico.

Asma: Tratamento
Segundo o principal mecanismo de ao, os medicamentos usados no tratamento da asma podem ser divididos em duas categorias: os de alvio e os controladores. Os de alvio (2 agonistas de curta durao, brometo de ipratrpio, teofilina e derivados, e corticosterides sistmicos) so administrados para controle de sintomas agudos. Os controladores (2 agonistas de longa durao, cromoglicato dissdico, nedocromil sdico, cetotifeno, glico-corticosterides inalatrios e os antileucotrienos) so administrados por perodo de tempo prolongado para controle da inflamao.

Asma: Tratamento
Tanto os broncodilatadores quanto os antiinflamatrios podem ser usados de vrias formas: *por nebulizao; *nebulmetro ("spray" ou "bombinha"); *inaladores de p seco; * comprimido; *xarope. Os mdicos do preferncia ao uso das medicaes por nebulizao, nebulmetro ou inaladores de p seco por serem mais eficazes e causarem menos efeitos indesejveis.

Asma: Nebulizadores
*Use o nebulizador de acordo com as orientaes de seu mdico e do fabricante. *No misture medicamentos no nebulizador ou use o nebulizador de um medicamento especfico com outro medicamento. *Em caso de vazamentos ou obstruo, troque o nebulizador. *Seu nebulizador de uso individual. *Sempre limpe e desinfete o nebulizador aps cada aplicao.

Asma: Broncodilatadores
Utilizados principalmente como medicaes de alvio para cortar uma crise de asma. O broncodilatador um medicamento, como o prprio nome diz, que dilata os brnquios (vias areas) quando o asmtico est com falta de ar, chiado no peito ou crise de tosse.

Asma: Broncodilatadores
Existem broncodilatadores chamados beta2agonistas - uns apresentam efeito curto e outros efeito prolongado (que dura at 12h). Os de efeito curto costumam ser utilizados conforme a necessidade. J aqueles de efeito prolongado costumam ser utilizados continuamente, a cada 12 horas. Alm dos beta2-agonistas, outros broncodilatadores, como teofilinas e anticolinrgicos, podem ser usados.

Asma: Broncodilatadores
A teofilina um broncodilatador que pode ajudar a aliviar os sintomas. O mdico pode recomendar monitorao com exames de sangue para assegurar-se que a dosagem est correta. A teofilina encontra-se disponvel em vrias formas diferentes, inclusive comprimidos ou cpsulas de liberao prolongada. Na forma de liberao prolongada, o medicamento deve ser engolido inteiro, no podendo ser esmagado nem mastigado. Pergunte ao mdico ou farmacutico sobre como tomar o tipo especfico de teofilina receitado.

Asma: Antinflamatrios
Utilizados principalmente para evitar crises (manuteno). Os corticides inalatrios so, atualmente, a melhor conduta para combater a inflamao. So utilizados com o intuito de prevenir as exacerbaes da doena ou, pelo menos, minimiz-las e aumentar o tempo livre da doena entre uma crise e outra. Os antiinflamatrios devem ser utilizados de maneira contnua (todos os dias), j que combatem a inflamao crnica da mucosa brnquica.

Asma: Corticides inalatrios


importante bochechar e lavar a boca com gua depois de usar esses inaladores a fim de evitar a irritao da boca e da garganta. Alguns exemplos so: Fluticasona , budesonida , triancinolona , flunisolida, beclometasona e (combinao de fluticasona e salmeterol).

Manejo da asma
Todo paciente asmtico deve ter em mos um aparelho medidor do pico do fluxo expiratrio (PFE). Esse aparelho to importante quanto um termmetro ou o aparelho de medir a presso arterial, pois assim como a temperatura e a presso, a asma pode ser mais bem controlada quando medida.

Manejo da asma
O medidor do pico do fluxo avalia o fluxo de ar no momento da expirao. Seu mdico pode informar qual o valor do PFE esperado, tendo por base sua idade, peso e altura. Quando a asma est sob controle, o fluxo de ar normal ou muito prximo do valor esperado. Porm, mesmo antes da percepo dos sintomas de uma crise de asma, o pico do fluxo expiratrio pode estar diminudo, evidenciando a obstruo das vias areas
.

Manejo da asma
O sistema de semforo foi estabelecido para ser um guia de ajuda para os pacientes no manejo da asma. Assim que seu PFE for estabelecido, todos os esforos devem ser feitos para manter os valores no mnimo em torno de 80% deste valor.

Manejo da asma
Veja o que cada cor do semforo indica: PFE entre 80% e 100% do melhor PFE esperado: ZONA VERDE SIGA: Voc deve estar relativamente livre de sintomas e pode manter os medicamentos em uso.

MANEJO DA ASMA
ZONA AMARELA PFE entre 50% e 80% do PFE esperado: ATENO: A asma est piorando. Um aumento temporrio na medicao para a asma indicado. Se voc usa medicao crnica, a terapia de manuteno ir provavelmente precisar ser aumentada. Entre em contato com seu mdico para ajustar seu tratamento.

Manejo da asma
ZONA VERMELHA PFE abaixo de 50% do PFE esperado: PERIGO - O controle da asma est falhando. Use seu broncodilatador inalatrio. Se o PFE no retornar zona amarela, entre em contato com seu mdico imediatamente, ou inicie o tratamento orientado para os momentos de exacerbao da asma.

A educao teraputica do paciente asmtico


Os doentes devem ser ativamente envolvidos no controle da sua prpria asma e na preveno de situaes de crise, podendo, assim, viver de forma ativa e produtiva. Com a ajuda do profissional de sade, os doentes com asma devem aprender a: * tomar os medicamentos corretamente * compreender as diferenas entre o alvio imediato da crise e o tratamento preventivo a longo prazo * evitar fatores desencadeantes * monitorizar o estado da sua asma, reconhecer os sintomas e, se possvel, analisar os valores do seu PEF * reconhecer os sinais de agravamento e tomar as medidas necessrias * procurar a ajuda mdica adequada

Fontes
* Programa Nacional do controlo da asma Lisboa: Direco-Geral da Sade, 2000. * Asma e Rinite: Linhas de conduta em ateno bsica Editora MS Braslia-DF 2004 * Wikipdia

Compilao

Aline Maria S Nascimento


Farmacutica-Boquimica Pos-graduada em Farmcia

12/2011

Vous aimerez peut-être aussi