Vous êtes sur la page 1sur 10

ANLISE DE POLTICA EXTERNA: DEFINIES BSICAS E CARACTERSTICAS GERAIS DA SUBREA. UMA COMPILAO GERNER, Deborah J.

(1995) Desde dos anos 50, pesquisadores de poltica externa tm tentado definir um campo independente de estudo. O estudo da poltica externa atpico no sentido que lida com ambas as arenas domsticas e internacionais, pulando do nvel de anlise individual para o estatal e enfim para o sistmico. O foco central da APE nas intenes, declaraes e aes do ator (geralmente um Estado) em direo ao mundo externo a resposta de outros atores a essas intenes, declaraes e aes. Rosenau chamou a PE de uma disciplina-ponte, com fronteiras sem limites que tem que lidar com a continua eroso da distino entre assuntos domsticos e externos, entre processos scio-polticos e econmicos que desdobram internamente e externamente. APE pode ser descritiva, avaliativa (conseqncias e impactos) ou analtica (inputs societais, governamentais, individuais que afetam as escolhas em PE). SMITH, Steve (1986) Nenhuma das 3 formas de pensar sobre as relaes internacionais (idealismo, realismo e abordagem da sociedade internacional) tem seu foco no processo de tomada de deciso (o consideram mais como determinado do que como determinante). Nessas 3 perspectivas, os determinantes crticos da PE so encontrados na natureza do sistema poltica internacional. Os anos 60 e 70 testemunharam um crescimento de um sub-campo de APE, mas que no conseguiu se desenvolver na ltima dcada. Os eventos no mundo real e deficincias tericas resultaram na reduo de interesse em APE, no retorno aos estudos de caso e na concentrao em teorias de meio-campo.

5 maiores problemas o estudo de PE: a busca por uma teoria geral a anlise quantitativa da PE a falta de vontade de assumir um trabalho cumulativo a confiana na noo sedutora de interesse nacional a incapacidade de concordar em o que o Estado e em que consiste a PE LIGHT, Margot (1994) Em alguns aspectos, APE est firmemente dentro de um paradigma realista (sistema internacional voltado pro Estado e foco nas transaes que ocorrem entre Estados ou que dizem respeito a um governo agindo em nome do Estado). Em outros aspectos, entretanto, a APE diverge do realismo: APE aceita outros tipos de relaes e instrumentos polticos, alm da fora e as relaes de poder. APE examina as vrias unidades dentro do Estado que integram o aparato de tomada de deciso APE contesta a racionalidade dos atores e buscam explicao pelas decises aparentemente irracionais de PE Grandes tericos no consideram a APE como uma teoria, como simplesmente uma histria diplomtica. Ambos histricos diplomticos e tradicionalistas de RI os acusam de cientificismo, reclamando que a APE concentra em processos polticos s custas de um resultado poltico. Tericos do sistema internacional argumenta que ao focar nos trabalhos internos do Estado, a APE atinge um nvel de anlise errneo e acaba estudando poltica, ao invs de RI.

No pode haver RI sem APE. As relaes oficias que ocorrem entre as unidades do sistema internacional constituem a PE. APE o estudo destas transaes, as circunstancias domesticas que as produzem, seu efeito no sistema e suas estruturas e sua influncia no sistema. Ao se concentrar na interface entre o Estado e o sistema estatal, APE liga o nvel micro da poltica com o nvel macro do sistema internacional, conectando as RI com outras cincias sociais. WALTZ, Kenneth (1996) O escopo de uma teoria a medida de seu poder, mas o fato da minha Teoria de Poltica Internacional (1979) responder algumas questes sobre PE no a torna em uma teoria dupla. A Teoria de Poltica Internacional mostra como a interao entre estados gera uma estrutura que constrange suas aes e os levam a outras. A teoria baseia-se no Estado como ator unitrio com um motivo nico: o desejo em sobreviver. A explicao para o comportamento dos Estados est no nvel internacional e no no domstico. Em contraste, uma teoria de PE explica o comportamento dos Estados pela sua composio interna. APE um produto governamental. A teoria poltica internacional no inclui fatores no nvel dos Estados. A teoria neo-realista explica como foras externas moldam o comportamento dos estados, mas no diz nada sobre os efeitos das foras internas. Em vrias circunstncias, uma teoria de poltica internacional s consegue explicar o comportamento dos Estados quando presses externas dominam a sua disposio interna, o que raramente acontece. Caso contrrio, a teoria de poltica internacional precisa de ajuda. HILL, Christopher (2003). HILL: PE a soma das relaes oficiais externas conduzidas por um ator independente (usualmente um Estado) nas RI. Maria Izabel Valado Carvalho: APE muitas vezes baseada na concepo centralizada no Estado e limitada ao ambiente domstico

Webber & Smith: PE composta de objetivos a serem perseguidos, valores estabelecidos e decises feitas e aes tomadas pelos Estados e governos nacionais que os representam, no contexto das relaes externas das sociedades nacionais. Joo Augusto de Arajo Castro: A poltica externa e a poltica internacional se ajustam e se complementam, tal como, no campo especfico da segurana, a ttica e a estratgia. Georges Lamaziere: A poltica externa teria maior afinidade com a diplomacia bilateral e a poltica internacional com a diplomacia multilateral. A PE trata da conjuntura e da aes a que procede o pas para aproximar-se ou opor-se a determinado ator, em funo de seus interesses mais concretos. A PI refere-se viso do mundo e das regas que devem rege-lo e que adquirem caractersticas de maior durabilidade. Jos Guilherme Merquior: equivaleria poltica internacional o somatrio das polticas externas ARENAL, Celestino (1994). Poltica exterior: estudo da forma com que um Estado conduz suas relaes com outros Estados, se projeto ao exterior, sem atender a uma sociedade internacional como tal (RI mt mais amplo) Poltica internacional: se refere no apenas ao exterior de um Estado, mas ao conjunto das relaes interestatais que constituem o sistema de Estados. Poltica mundial: reflete uma realidade internacional que se apresenta como global e na qual no cabe mais a separao entre o meio interno e o internacional, dada a sua profunda interpenetrao. Em alguns casos a denominao mundial utilizada tambm para superar a denotao estadocntrica dominante nas RI. DUROSELLE, Jean-Baptiste (2000). Existem numerosos atos de poltica interna pura, sem nenhum aspecto exterior. Por outro lado, no existe nenhum ato poltico exterior que no tenha um aspecto de poltica interna. Toda teoria de RI implica um estudo aprofundado de poltica interna.

Contudo, esta ltima no suficiente pois a existncia do estrangeiro introduz um elemento irredutvel aos esquemas de poltica interna. Todos os casos de RI compreendem um elemento interno, em que os meios so conhecidos, e um elemento aleatrio, que a reao do estrangeiro. Nenhuma teoria das RI possvel se no se determinam as combinaes, infinitamente variadas, entre a hierarquia e o aleatrio Lima - Instituies Democrticas e Poltica Exterior - Discutir a relao entre instituies polticas e democrticas e poltica externa em contextos de liberalizao econmica. 2 argumentos principais quanto a dificuldade de se relacionar poltica externa e democracia: especificidade da poltica externa e as deficincias institucionais das democracias. - Para os autores realistas, a boa poltica externa aquela que est de acordo com os verdadeiros interesses nacionais, cujo contedo s conhecido pelos verdadeiros estadistas, intrpretes da vontade nacional, e cuja viabilidade pode ser impedida pela democracia. - democracias guiadas pela opinio pblica tornam-se imediatistas. - Schumpter expem o problema do governante na democracia: conciliar objetivos individuais de sobrevivncia politico-eleitoral com os interesses coletivos da populao. - os atores no so mais os Estados, mas os governantes. - possibilidade da ocorrncia de conflito domsticos sobre a prpria definio desse interesse. - O interesse nacional depende das preferncias e interesses da coalizo vencedora e no apenas pode mudar, como objeto de conflito interno. - Continuidade da poltica externa brasileira: Esses momentos so paradoxais em relao associao entre regime poltico e poltica externa. Com exceo do governo de Castello Branco, observou-se mudana de poltica sem mudana de regime (Geisel e Collor) e mudana de regime sem mudana de poltica (Sarney). Isto explicado a partir do forte componente institucional na formao da poltica externa e a existncia de uma agncia especializada Itamaraty.

- 3 grandes perodos na PE brasileira: 1- Momento de construo do Estado: Processo de demarcao territorial; Insero na economia mundial como pas agroexportador; Regime poltico de tipo oligrquico. Rio Branco; 2- Perodo da industrializao protegida: substituio de importaes; contexto: guerra fria. Internacionalizao das polticas domstica e externa. 3- Fase da integrao competitiva: fim da Guerra Fria; globalizao financeira; -Principal conseqncia da liberalizao poltica e da abertura econmica foi ter modificado a natureza da PE que, alm de representar interesses coletivos no plano munidal, passou a ter que negociar interesses setoriais, inserindo-se diretamente no conflito distributivo interno. HURRELL, A. et al.In: Os Brics e a Ordem Global. RJ, Ed. FGV, 2009 Introduo - Objetivo do livro: examinar algumas reaes do Brasil, Rssia, ndia e China hegemonia estadunidense e o carter cambiante da sociedade internacional. - Artigo expe preferncias de poltica externa desses pases, alm das principais categorias conceituais e tericas. Brasil, Rssia, ndia, China: fatores comuns e caractersticas distintivas - Por que esses pases em questo? Dispem de recursos de poder militar, poltico e econmico; so capazes de contribuir para a gesto da ordem internacional no mbito regional ou global, alm de possurem grau de coeso interna e capacidade de ao estatal efetiva. Partilham uma crena em seu direito a um papel mais influente em assuntos mundiais. Desenvolvimento das relaes entre os mesmos. Esses quatro pases podem ser distinguidos de outros pases de segunda ordem e potncias mdias. - Esses pases tm sido confrontados pelo poder estadunidense e pelas mudanas do carter da sociedade internacional. - Viso pluralista tradicional => viso caracterizada por maior solidarismo.

- As normas cambiantes e as grandes potncias. - Diferenas substanciais entre esses pases: termos de poder e importncia geopoltica; peso econmico e grau de integrao economia global; trajetrias culturais e histricas distintivas; e sistemas polticos domsticos. Perspectivas tericas - Distribuio de poder e a teoria neorrealista. - Limitaes da teoria neorrealista. - Mudanas profundas nas sociedades internacional e global => destacando a globalizao. - Liberais institucionalistas e a globalizao. - Liberais sistmicos e a economia. - Argumentos sistmicos e as implicaes para a anlise do Brasil, Rssia, ndia e China. Preponderncia regional e poder global - Preponderncia regional como reivindicao do status de grande potencial - Regio como meio de agregar poder e formao de coalizo para facilitar nas negociaes - Status de grande potncia se o pas produzir e administrar a ordem da regio -Nos casos de Brasil, Rssia e China a poltica externa fortemente condicionada pelo contexto regional - A regio pode ser fonte de fraqueza devido a conflitos mal resolvidos e da dificuldade de manuteno da influncia - Lima e Hirst: O Brasil tem expandido seus interesses na Amrica do Sul e se preparando para assumir um papel poltico mais afirmativo - Posio norte-americana: esquiva de compromissos ou envolvimento excessivo; pode desconsiderar a regio e no ter uma poltica especfica - Tentativas de conquistar um papel global pode facilmente estimular animosidade ou ao menos suscitar a preocupao de vizinhos regionais. - A potncia dominante do sistema pode se aproveitar da oportunidade e explorar conflitos regionais

Instituies internacionais e enredamento institucional - Instituies internacionais so facilitadoras de interesse comum, promotoras de valores compartilhados e espaos de poder - Temas como hierarquia e desigualdade permanecem centrais na concepo e funcionamento das instituies - Potncias emergentes do ateno para jogar no jogo da hierarquia institucionalizada -Brasil e ndia Tratado de no proliferao nuclear; exemplo de congelamento do poder mundial - No caso da ndia o TNP representava um impedimento a sua poltica externa - A poltica dos quatro pases referente as instituies internacionais tem um qualidade dual: Utilizam as instituies para realizar funes clssicas de poder e ressegurar pases mais fracos O status de pases de segunda ordem significa que tem o interesse de amansar os EUA atravs das instituies - Instituies podem constranger os mais poderosos por meio de regras e procedimentos estabelecidos - Espao poltico onde pases mais fracos podem construir coalizes para atingir seus interesses e assim contrabalancear os mais poderosos - Oportunidade de voz que permite a pases relativamente fracos tornar pblico seus interesses e angariar apoios Relaes com os Estados Unidos: bandwagoning ou acomodao pragmtica? - As nicas opes disponveis a Estados de segundo escalo so a de praticar bandwagoning com a potncia polar (explcita ou implicitamente) ou, ao menos, no tomar qualquer ao que possa implicar a concentrao de sua inimizade. (WOHLFORTH) - Trs motivos para o bandwagoning: evitar desafios da potncia ou de terceiros; tentativa de angariar esplios de guerra, ou outras formas de conflito; e, assegurar vantagens polticas ou econmicas. -- Comportamento dos Brics em relao aos Estados Unidos

- Os Estados Unidos nunca foram um pas fcil de seguir, e isto especialmente vlido para o perodo aps 2001. Esse tem sido um perodo no qual Washington enfatiza seu direito inalienvel segurana (mesmo custa da insegurana de outros), sustenta uma concepo tradicional e rgida de sua soberania (enquanto argumenta que a soberania de outros deve ser condicional), e proclama um moralismo estridente e uma atitude profundamente revisionista em relao estrutura da sociedade internacional. (HURREL) Desenvolvimento econmico e opes de poltica externa - Imperativos do desenvolvimento econmico so evidentes; - Dificuldade em estabelecer conexes claras entre modelos especficos de desenvolvimento e a escolha de uma opo especfica de poltica externa; - Variao de trajetrias nacionais de desenvolvimento impressionante; - Continuado grau de controle estatal sobre a poltica externa; - Movimento em direo liberalizao econmica e maior integrao economia global no parece possuir claro correlato com a poltica externa. Concluso - Duas outras similaridades devem ser realadas entre os Brics alm das j apresentadas; - Contudo, h razes para se crer que os Brics ainda compem um grupo extremamente heterogneo. HUDSON As Relaes Internacionais como um campo de estudo tambm possuem uma base, que se aproxima do campo das Cincias Sociais, que estuda como o ser humano percebe e reage ao mundo ao seu redor. Nas RIs isso ocorre entre naes e entre atores que podem agir individualmente ou em grupos. Porm, nas RIs o estado acaba sendo tratado como unitrio e racional, como uma espcie de caixa preta. APE um processo resultante de um conjunto de decises humanas que vo ter impactos diretos em entidades estrangeiras

APE so fatores que podem influenciar na poltica externa tanto para quem planeja as aes quanto para quem as executam. APE possui seis caractersticas prprias: multifactorial (examina diversas variveis), multilevel (analisa as variveis em diversos nveis de anlise), multi-/interdisciplinarity (consegue aplicar os resultados em diversas disciplinas), integrative (integra uma variedade de informaes sobre diversos nveis de anlise e as expande para outras disciplinas), agent-oriented (o estado como um agente) e actor-specific (leva em considerao o nvel do indivduo nas atitudes tomadas pelo estado). A maior contribuio da APE para as RIs encontrar o ponto de interseo entre os fatores material e ideacional, que no caso no o estado, mas sim as decises humanas. O segundo avano da APE a possibilidade de incorporar um conceito mais robusto de agncia dentro da teoria de RI. Os estudiosos de RI j tentaram, sem sucesso, encontrar uma soluo para o dilema de agente-estrutura, pois do valor mais a estrutura do que aos agentes. APE busca minimizar essa diferena, creditando maior importncia ao agente, atravs da foreign policy substitutability. A terceira contribuio da APE foi promover uma mudana nas anlises que eram feitas, fazendo uma transio da generalizao do estado de comportamento dos agentes atravs das leis naturais para analisar esse estado de comportamento atravs da interao entre os seres humanos. A quarta contribuio da APE foi fazer uma ponte entre RI e outros campos do conhecimento, como poltica comparada, ou poltica pblica. As origens da APE vem de trs paradigmas. De Snyder, de Rosenau e de Sprout. O trabalho de Snyder inspirou os pesquisadores a olharem abaixo do estado-nao, para levar em considerao o nvel de anlise dos jogadores envolvidos. Rosenau sugere em sua pesquisa que devemos levar em conta a teoria actor-specific. Essa teoria esta entre princpios e a complexidade da realidade. Rosenau acreditava que para desenvolver sua teoria, ele deveria agregar explorao estatstica e confirmao, alm de integrar as informaes obtidas em diversos nveis de anlise. Sprout sugeriu que analisar as capacidades dos estados sem levar em conta um sistema inter-estatal errado. Esses trs paradigmas apontam para a necessidade de levar em considerao as particularidades do ser humano no processo de construo de uma poltica externa de um estado.

Vous aimerez peut-être aussi