Vous êtes sur la page 1sur 22

+

Organizaes Internacionais e Ordem Europeia


Dulce Lopes

+
Parte I
Classificao das Organizaes Internacionais

Classificaes possveis das organizaes internacionais


 Em


funo do respectivo objecto

Organizaes de fins gerais, cujo objecto abrange a totalidade ou quase totalidade de questes relevantes no plano internacional, como sucede com a ONU e, em grande medida, com o Conselho da Europa (o seu objecto definido pela negativa, excluindo-se as questes econmicas e de defesa)  Organizaes de fins especficos, cujo objecto se limita a sectores especficos da cooperao internacional, seja econmico, social, humanitrio, tcnico, energia, militar, poltico (por exemplo, as organizaes inseridas no sistema da ONU e, em regra, as organizaes regionais)

Classificaes possveis das organizaes internacionais


 Em

funo do mbito territorial (em funo do nmero de membros que podem vir a compor a OI)
Organizaes para-universais (de incluso), que pelos seus objectivos e quaadro jurdico podem compreender todos os Estados.  Organizaes regionais ( de excluso), que definem de forma restritiva o seu espao de actuao, recortando os critrios (geogrficos, polticos e ideolgicos, jurdicos, culturais) que presidem possibilidade de adeso de certos Estados.


Classificaes possveis das organizaes internacionais


 Em


funo do grau de abertura (ou facilidade de ingresso na organizao internacional)


Organizaes abertas (ou semi-abertas) a outros Estados que no participaram na sua negociao, se os Estados preencherem os requisitos plasmados no Tratado (caso em que se forma um direito a participar na OI, embora possa haver lugar a alguma politizao dos critrios de adeso).  Organizaes fechadas, que, dado as suas finalidades, limitam a possibilidade de adeso aos Estados que satisfaam certos requisitos que comportam uma dose de poder discricionrio.

Classificaes possveis das organizaes internacionais


 Em


funo da estrutura jurdica

Continuum, na prtica, entre as caractersticas das organizaes internacionais Organizaes de cooperao: domnio limitado de atribuies, estrutura institucional simples, decises tomadas em regra por unanimidade, nalguns casos no vinculativas e dirigidas apenas aos Estados-membros, cumprindo a estes execut-las e garantilas Organizaes de integrao: atribuies extensas, estrutura institucional complexa dotada de poder jurisdicional e de execuo prprio, exerccio de poder normativo vinculativo relativamente aos Estados e aos particulares, generalizao da votao por maioria simples ou qualificada.

Trabalhos de grupo


Caracterize a Comunidade Europeia e a Unio Europeia de acordo com os critrios de classificao expostos Caracterize a OMC de acordo com os critrios expostos Caracterize a OPEP de acordo com os critrios expostos Caracterize o BENELUX de acordo com os critrios expostos Caracterize a UNESCO e a UNICEF de acordo com os critrios expostos Carcteriza a CPLP de acordo com os critrios expostos

  

+
Parte I
A vida das Organizaes Internacionais

Criao e extino das organizaes internacionais


A

criao de uma OI feita atravs de um Tratado internacional concludo entre os Estados fundadores e, eventualmente, organizaes internacionais


Forma de vinculao internacional dos Estados que, assim, delegam o exerccio de determinadas atribuies a essas organizaes internacionais O incentivo para a constituio das organizaes internacionais pode provir da iniciativa de um Estado, de um conjunto de Estados ou, mesmo de uma organizao internacional

Criao e extino das organizaes internacionais


 Tm, no

entanto, sido criadas organizaes internacionais subsidirias da actividade da organizao me por intermdio de acto unilateral (Resoluo, no caso das Naes Unidas relativamente Comisso das Naes Unidas para o Comrcio e Desenvolvimento)


A actuao autnoma da OI assim criada depende da previso dos Tratados nesse sentido; A forma de actuao das OI subsidirias desprende-se, em grande medida, da organizao me (e dos Estadosmembros desta), adquirindo uma vitalidade prpria.

Criao e extino das organizaes internacionais


 Designao


e contedo do Acto Institutivo:

Carta, Pacto, Estatuto, Tratado, Conveno, Constituio (Resoluo) A designao pode no ser indiciadora de uma especial natureza da organizao, mas pode no ser um termo neutro; Elementos essenciais que devem constar do Acto Institutivo: Objectivos e atribuies da OI, arquitectura institucional, competncias dos seus rgos, garantias de actuao, designadamente financeiras

Criao e extino das organizaes internacionais




Elementos adicionais que normalmente constam do Acto Institutivo Admisso de novos Estados ou da sua excluso, reviso dos Tratados, extino da OI, relao com compromissos internacionais celebrados pelos Estados-membros Reservas ao Acto Institutivo Tradicionalmente, as reservas a este acto por parte de Estados que se propunham aderir OI tinham de estar expressamente previstas no acto institutivo. Actualmente, h um conjunto de outros mecanismos que permitem uma cooperao diferenciada no seio das organizaes internacionais (clusulas de opting in e out, etc.)

Criao e extino das organizaes internacionais


 Natureza

Jurdica e interpretao do acto institutivo  Carta Constitucional




O seu relevo como direito originrio da OI que serve de parmetro de legalidade para todas as actuaes desta A dimenso da outorga (a inexistncia de um poder constituinte originrio) A primazia relativamente a outros compromissos internacionais dos Estados-membros (artigo 103. da Carta da ONU e 306. e 307. do TCE)

Criao e extino das organizaes internacionais


8. da Constituio da Repblica Portuguesa


 Artigo

1. As normas e os princpios de direito internacional geral ou comum fazem parte integrante do direito portugus. 2. As normas constantes de convenes internacionais regularmente ratificadas ou aprovadas vigoram na ordem interna aps a sua publicao oficial e enquanto vincularem internacionalmente o Estado Portugus. 3. As normas emanadas dos rgos competentes das organizaes internacionais de que Portugal seja parte vigoram directamente na ordem interna, desde que tal se encontre estabelecido nos respectivos tratados cons- titutivos. 4. As disposies dos tratados que regem a Unio Europeia e as normas emanadas das suas instituies, no exerccio das respectivas competncias, so aplicveis na ordem interna, nos termos definidos pelo direito da Unio, com respeito pelos princpios fundamentais do Estado de direito democrtico.

Criao e extino das organizaes internacionais




A primazia relativamente a actos internos dos Estadosmembros Valor supra-constitucional? Valor constitucional? Valor infra-constitucional, mas supralegal? Valor legal?

Criao e extino das organizaes internacionais


 Natureza

Jurdica e interpretao do acto institutivo  Uma carta constitucional esttica ou dinmica?

O artigo 31. da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969 determina que a interpretao se far de acordo com o texto, o contexto, bem como o objecto e os fins das disposies; O especial papel do elemento teleolgico no mbito das organizaes internacionais de integrao e mesmo o mbito da ONU (Parecer de 11 de Abril de 1949, que firmou a teoria dos poderes implcitos) A limitao interpretao: impossibilidade de se darem saltos qualitativos ou modificadores dos contornos do direito originrio.

Criao e extino das organizaes internacionais


A

vida das Organizaes Internacionais




As vicissitudes normais: aprovao de actos de direito derivado, a interpretao do direito das organizaes internacionais; a entrada de novos membros As vicissitudes patolgicas:  aplicao de sanes aos Estados-membros (228., n. 2 CE, 7. e 309., 104., n. 11 do TCE): suspenso do direito de representao ou participao em determinadas actividades, do direito de voto, do exerccio de certos direitos ou prerrogativas

Criao e extino das organizaes internacionais




Sada dos Estados-membros: Expulso Possvel em casos limite de violao das obrigaes que incumbem ao Estado por fora da sua participao na OI; Cfr. artigo 6. da Carta das Naes unidas, que estabelece exigncias de maioria qualificada na deliberao da Assembleia Geral e do Conselho de Segurana retirada unilateral (normalmente mediante pr-aviso) possvel mesmo que no prevista nos Tratados (?): aplicao dos artigos 54. e 56. da Conveno de Viena

Criao e extino das organizaes internacionais




Alteraes mais profundas motivadas pelo ajustamento relevante das circunstncias que haviam presidido sua constituio: Reviso dos Tratados (normalmente por Tratado internacional, apesar de poder ser previsto um mecanismo de reviso mais clere e simplificado nos Tratados, que dependa, essencialmente, dos prprios rgos da OI, ficando os Estados vinculados por essas alteraes)

Criao e extino das organizaes internacionais


 A morte das


Organizaes Internacionais

Em ltima anlise, a extino das organizaes internacionais e o problema da sua sucesso (direitos e obrigaes no plano dos seus bens, pessoal e continuidade dos actos jurdicos praticados pela organizao internacional extinta): Exemplos: CECA e CEE OECE e OCDE SDN e ONU (o Parecer de 21 de Junho de 1971 do Tribunal de Justia)

Participao nas Organizaes Internacionais




Os membros de pleno direito (originrios ou supervenientes):  Adquirem esse ttulo mediante um acto formal de adeso, eventualmente precedido de negociao por tratado. A regra a da unanimidade na deliberao (CE), podendo ser por maioria, por exemplo no caso da ONU (aprovao por resoluo da Assembleia geral sob recomendao do Conselho de Segurana e direito de veto dos membros permanentes deste), ou por convite (do Conselho da Europa). Nas organizaes subsidirias da ONU, basta pertencer a esta ltima e manifestar a vontade de adeso.

Participao nas Organizaes Internacionais




Os Associados, que gozam de um Estatuto similar aos membros de pleno direito, com excluso do direito de voto (podendo ser uma situao permanente ou transitria). Normalmente trata-se de uma antecmara para a aquisio do estatuto de membro de pleno direito. Os observadores, que gozam de um estatuto mais limitado, participando em matrias nas quais so directamente interessados e sempre sem direito a voto. Regulamentao destes estatutos no acto institutivo da OI, sendo que, normalmente, estas participaes limitadas resultam de acordos celebrados ad hoc.

Vous aimerez peut-être aussi